Questões de Pedagogia do ano 2020

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O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é um conjunto de programas lançado em abril de 2007, visando à melhoria da educação em todas as suas etapas. Sobre o PDE é CORRETO afirmar:
I- O Fundeb incorporou a diferenciação dos coeficientes de remuneração das matrículas não apenas por etapa e modalidade da educação básica, mas também pela extensão do turno: a escola de tempo integral passa a receber 45% a mais por aluno matriculado. II- O PDE promoveu alteração no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), estabelecendo conexões entre avaliação, financiamento e gestão da educação. III- O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) são programas integrantes do PDE. IV- O PDE iniciou com mais de 40 programas e em 2010 contava 130 programas distribuídos em diversas áreas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) I, II e IV.

    B) II, III e IV.

    C) I, II e III.

    D) I e II.

    E) III e IV.

O Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Sua vigência é de 10 anos e apresenta 20 metas, perspectivando a melhoria da educação no Brasil. Sobre o PNE é CORRETO afirmar:
I- Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 70% (setenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional é uma das metas do PNE. II- Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei nº 9.394/96, assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam é a meta 15 do PNE. III- Assegurar condições, no prazo de 2 (dois) anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e políticos de desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto é meta do PNE. IV- Garantir fontes de financiamento permanentes e sustentáveis para todos os níveis, etapas e modalidades da educação básica, observando-se as políticas de colaboração entre os entes federados, em especial as decorrentes do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e do§ 1o do art. 75 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que tratam da capacidade de atendimento e do esforço fiscal de cada ente federado, com vistas a atender suas demandas educacionais à luz do padrão de qualidade nacional é uma das estratégias da meta 20 do PNE.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) II e III.

    B) I, II e IV.

    C) II, III e IV.

    D) II e IV.

    E) I, II e III.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta-se como documento de caráter normativo, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais a todos os alunos ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo que assegure seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Sobre a BNCC, é CORRETO afirmar que:
I- Campos de experiência é a nomenclatura utilizada para denominar a organização curricular da educação infantil e do ensino fundamental. II- “Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas” é uma das dez competências gerais da educação básica. III- Por se constituir uma política nacional, a implementação da BNCC requer monitoramento dos entes federados, através dos seguintes órgãos: Conselho Nacional de Educação (CNE), Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e os Conselhos Estaduais e Municipais de Educação. IV- Na BNCC, o ensino fundamental está organizado em cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso. No ensino médio, ela está organizada em quatro áreas do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas tecnologias.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) I e IV.

    B) IV.

    C) I, II e III.

    D) II e IV.

    E) III e IV.

A sociedade vem passando por muitas mudanças, em grande medida provocadas e potencializadas pelo avanço das tecnologias da informação. Na escola, tais tecnologias também se fazem presentes. Sobre o uso das tecnologias da informação na escola, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite o armazenamento de dados, tais quais planos de curso, planos de aula, sequências pedagógicas, textos de diversos gêneros, fotos, gravuras, dentre outros, num computador em sala de aula. Essa tecnologia garante que os dados estejam sempre disponíveis ao professor e aos alunos.

    B) Webquest, correio eletrônico, hipertexto e o uso de tablet garantem a efetiva aprendizagem em sala de aula.

    C) Reálias e Phillips 66 são exemplos de tecnologias da informação que podem ser utilizadas na escola.

    D) São denominados como “nativos digitais” a população nascida após os anos 2010.

    E) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva é uma das competências da BNCC.

As proposições a seguir se referem à política educacional para a pessoa com deficiência. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso, em seguida responda o que se pede.
( ) A Declaração de Salamanca é considerada um marco para a educação inclusiva. Ela se refere exclusivamente à proposta de inclusão para pessoas com deficiências ou condições atípicas nos processos de escolarização. ( ) Alunos com necessidades educacionais especiais incluídos com atendimento educacional especializado no contraturno devem receber recursos em dobro do FUNDEB. ( ) Um sistema educacional inclusivo que se propõe a atender com qualidade a todos os alunos, mesmo aqueles que apresentam necessidades educacionais especiais, demanda professores com um tipo de formação profissional generalista. ( ) O ensino itinerante é um serviço de orientação e supervisão pedagógica desenvolvido por professores especializados, que fazem visitas periódicas às escolas para trabalhar com os alunos especiais matriculados em turmas comuns e orientar seus respectivos professores.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa:

    A) V, F, F e V.

    B) V, V, F e V.

    C) V, F, V e F.

    D) F, F, V e V.

    E) F, V, F e V.

Leia atentamente as proposições a seguir.


I- O Letramento possui uma dimensão individual e outra social. Em sua dimensão social, o letramento não pode ser considerado um “instrumento“ neutro a ser usado nas práticas sociais quando exigido, mas é um conjunto de práticas socialmente construídas que envolvem a leitura e a escrita, geradas por processos sociais mais amplos, e responsáveis por reforçar ou questionar valores, tradições e forma de distribuição de poder.

II- As práticas de letramento se relacionam com situações de escrita e leitura de textos, geradas em contextos que movem pessoas e sentimentos, tendo como base uma necessidade.

III- Letramento informacional é um tipo de letramento que se relaciona com as capacidades do sujeito de buscar informações, selecioná-las e organizá-las em um suporte tecnológico.


Está CORRETO o que se afirma em:

    A) I e II apenas.

    B) II e III apenas.

    C) I e III apenas.

    D) I, II e III.

    E) I apenas.

Os materiais curriculares aliados aos processos de ensino e de aprendizagem correspondem a materiais para o uso do professor para a realização da aula e materiais para o aluno. Historicamente, o principal material de ensino foi o livro impresso. Sobre o uso do livro impresso como recurso didático, é CORRETO afirmar:

    A) Os livros didáticos foram praticamente a única fonte de ensino quando a ênfase recaía sobre os conteúdos factuais, nas disciplinas. Na atualidade, o seu uso deve estar aliado a outras fontes de pesquisa.

    B) Atualmente, o professor deve escolher outros recursos tecnológicos para o ensino, porque o livro impresso está ultrapassado.

    C) O uso de redes sociais é o mais interessante de trabalhar com crianças e adolescentes nos anos iniciais, por esse motivo não é mais admissível o uso do livro impresso.

    D) O livro impresso é a única fonte que garante fidedignidade aos conhecimentos.

    E) Apolítica de distribuição de tablets para estudantes e professores banalizou o uso do livro didático no interior das escolas.

A organização da classe para a realização de tarefas é uma importante variável no processo de ensino. Assim, para a realização das tarefas a classe pode ser agrupada em equipes fixas ou equipes flexíveis ou até mesmo de forma individual. No que tange aos agrupamentos flexíveis(ou móveis), pode-se afirmar que:

    A) A duração desses agrupamentos se limita ao período de tempo da realização da tarefa em questão.

    B) Esses agrupamentos podem durar por mais de um bimestre, mediante a distribuição em equipes de 5 a 6 alunos, com funções específicas.

    C) Esses agrupamentos favorecem o aprofundamento das relações pessoais e a integração de meninos e meninas.

    D) Os agrupamentos flexíveis têm duração longa no calendário letivo.

    E) As funções nos agrupamentos flexíveis são determinadas pelas idades dos alunos e alunas.

A avaliação da aprendizagem, em conexão com a perspectiva construtivista

    A) prioriza os aspectos quantitativos dos resultados obtidos pelos estudantes.

    B) considera o erro como um aspecto positivo relacionado ao ato de aprender.

    C) atribui um valor relevante aos resultados finais obtidos pelos estudantes.

    D) não considera necessária a avaliação dos materiais de ensino e das circunstâncias em que as aulas ocorreram.

    E) se pauta pela aplicação de provas e de testes ao longo do processo de ensino.

A intersecção entre a formação dos alunos e os conhecimentos das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso, em conformidade com a BNCC, se dá através do desenvolvimento de:

    A) Trabalho coletivo.

    B) Pesquisas científicas.

    C) Estudos de campo.

    D) Competências e habilidades.

    E) Participação em movimentos sociais.

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