Questões de Pedagogia do ano 2020

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Leia com atenção a citação e responda o que se pede.
“Uma evidência nem sempre tida em conta na didática da escrita é que, anterior ao 'como dizer' ou 'em que ordem dizer', está 'o que dizer', ponto onde começa, inclusive, a relevância do texto” (ANTUNES, Irandé. Língua, Texto e Ensino: Outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009. p. 168). Neste sentido, é preciso refletir que:
( ) A produção de gêneros escritos na escola e suas deficiências mais significativas se devem ao foco em paradigmas gramaticais, que são legítimos, mas não devem ser prioritários. ( ) O insucesso da escrita escolar tem raízes em espaços e momentos anteriores àqueles da elaboração de um trabalho escrito, insubstituíveis e necessários. ( ) A escrita produzida na escola deve ser pontual, no sentido de ser construída no momento imediato de sua materialização gráfica.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa

    A) F, F e V.

    B) F, V e F.

    C) F, F e F.

    D) V, F e V.

    E) V, V e F.

Leia com atenção a citação abaixo e responda o que se pede.
“Texto de prazer: aquele que contenta, enche, dá euforia; aquele que vem da cultura, não rompe com ela, está ligado a uma prática confortável da leitura”. (BARTES, Roland. O prazer do Texto. São Paulo: Perspectiva, 2002. p. 20).
A assertiva acima nos faz refletir sobre

    A) elencar habilidades de leitura como pretexto para explorar conteúdos gramaticais.

    B) colocar em prática, apenas, uma metodologia de decodificação para que os alunos se apropriem da competência linguística.

    C) considerar a leitura como uma atividade exclusiva da aula ou do professor de português, sem considerar a leitura de outras disciplinas.

    D) ler somente na perspectiva informativa para ampliação dos conhecimentos, observação e análise.

    E) desenvolver habilidades de prazer na compreensão e interpretação de textos verbais e multimodais, vendo a leitura como uma porta de entrada que leva ao partilhamento, ao encontro com a alteridade.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Sobre a BNCC, avalie as proposições e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A BNCC apresenta dez competências gerais que abrangem a aprendizagem de conteúdos conceituais, bem como o desenvolvimento de conteúdo atitudinais. ( ) ABNCC ratifica, ao longo do texto, a necessidade de implementação parcial do ensino em tempo integral. ( ) Conviver, Brincar, Explorar, Expressar e Conhecer-se são os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil. ( ) As Áreas de Linguagem e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias são obrigatórias em todos os itinerários formativos para o ensino médio. ( ) Os padrões de desempenho para o ensino médio, referência nos processos nacionais de avaliação, devem estar ancorados na Base Nacional Comum Curricular.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

    A) F, V, V, F e F.

    B) F, F, V, V e V.

    C) V, F, F, F e V.

    D) V, F, F, F e F.

    E) V, V, V, F e F.

Os estudos sobre currículo têm crescido ao longo do tempo. Com relação aos estudiosos dessa áreas, é CORRETO afirmar que:

    A) Ralph Tyler e John Dewey foram contemporâneos e suas ideias sobre currículo são convergentes na medida em que focam a resolução dos problemas sociais.

    B) Michael Apple trabalha com dois conceitos, hegemonia e ideologia, para uma análise reprodutivista do currículo.

    C) William Kilpatrick é apontado como o responsável pela sistematização do método de projetos, que utiliza as ideias de Dewey e Tyler.

    D) Paulo Freire é um expoente representante da vertente pós-estruturalista do currículo.

    E) Bobbitt e Michel Young são representantes da Nova Sociologia da Educação.

Sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, afirma-se:


I- A Lei 13.746 institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

II- A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo nos níveis básicos de aprendizado, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

III- Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, é reservado o mínimo de 5% (cinco por cento) das unidades habitacionais para a pessoa com deficiência.

IV- É assegurada a oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.

V- O poder público deve assegurar planejamento de estudo de caso, de elaboração de plano de atendimento educacional especializado, de organização de recursos e serviços de acessibilidade e de disponibilização e usabilidade pedagógica de recursos de tecnologia assistiva ao aluno com deficiência.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) I, II, IV e V.

    B) I, II e III.

    C) I, III e V.

    D) I, II e IV.

    E) IV e V.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) é um fundo de natureza contábil e de âmbito estadual. Sobre o FUNDEB, é CORRETO afirmar:

    A) O FUNDEB é composto por recursos provenientes de impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios vinculados à educação. Sempre que, no âmbito de cada estado, esses recursos não alcancem o valor mínimo por aluno definido nacionalmente, somam-se a eles os recursos federais. Este acréscimo acontece como complementação.

    B) O FUNDEB foi criado em 1997, por meio da Lei 9.424 e regulamentado pelo Decreto 2.264, de junho deste mesmo ano.

    C) O FUNDEB garantiu, inicialmente, financiamento apenas para o ensino fundamental.

    D) O FUNDEB é um programa de governo renovado a cada 10 anos.

    E) Os recursos do FUNDEB são distribuídos, periodicamente, mediante autorização prévia, sendo creditados na conta específica de cada governo estadual e municipal. A distribuição é realizada com base no número de alunos da educação básica pública, de acordo com dados do último censo escolar.

A Lei 13.005/2014 aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), cuja vigência é de 10 anos. Sobre as estratégias e metas do PNE, consta no documento que:
I- erradicação do analfabetismo e promoção crítica, científica, cultural e tecnológica do país estão entre as diretrizes do PNE. II- instituir e ampliar os mecanismos de acompanhamento da arrecadação da contribuição social do salário-educação estão entre as estratégias da meta 20 do PNE. III- promover a busca ativa de crianças em idade correspondente à educação infantil, em parceria com órgãos públicos de assistência social, saúde e proteção à infância, preservando o direito de opção da família em relação às crianças de até três anos é uma das metas do PNE. IV- foi prevista a realização de, pelo menos, duas conferências nacionais de educação até o final do decênio (2014-2024), precedidas de conferências distrital, municipais e estaduais, articuladas e coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação, com o objetivo de avaliar a execução do PNE vigente e subsidiar a elaboração do plano nacional de educação para o decênio subsequente. V- promover a busca ativa de crianças e adolescentes fora da escola, em parceria com órgãos públicos de assistência social, saúde e proteção à infância, adolescência e juventude é a estratégia 2.5 da meta 2 do PNE.
É CORRETO apenas o que se afirma em:

    A) II, III e IV.

    B) I, II, III e V.

    C) I, III e IV.

    D) IV e V.

    E) I, II e V.

O ano de 2020 nos trouxe a COVID-19, doença provocada pelo Sar-Cov2 em nível de pandemia, o que provocou a suspensão de atividades presenciais em estabelecimentos de prestação de serviços não essenciais e, para a escola, apresentou-se a possibilidade do ensino remoto, não presencial, como forma de garantir a continuidade do ano letivo já iniciado. Para tanto, o uso de recursos tecnológicos se tornou necessário. Acerca do uso das tecnologias da informação e comunicação na escola, afirma-se que:
I- O uso de mídias digitais garante a aprendizagem, pois dinamizam a aula e o espaço escolar. II- Google Meet, WhatsApp, Microsoft Teams e Webquest são recursos que podem ser utilizados para videoconferências entre alunos e professores. III- Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet. Os áudios podem ser curtos ou longos e o conteúdo pode ser variado, desde conteúdos de matérias escolares até moda, informações jornalísticas, etc. IV- O art. 32, parágrafo 4º da Lei 9394/96 admite que o ensino fundamental, que é ofertado presencialmente, pode ser realizado a distância, como complementação da aprendizagem, bem como em situações emergenciais. V- Reálias são recursos tecnológicos digitais amplamente utilizados durante o período de pandemia por escolas públicas e privadas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) II, IV e V.

    B) I, II e III.

    C) I, IV e V.

    D) III e IV.

    E) II e IV.

A instituição escola existe com função social específica, que é a promoção da aprendizagem, a formação para a cidadania, mas também de atitudes e valores. A Lei 9394/96 preconiza a gestão democrática da educação e da escola. Sobre gestão escolar, é CORRETA a afirmação presente na alternativa.

    A) A concepção autogestionária caracteriza-se por decisões coletivas e crença no poder instituído na cultura organizacional. A ênfase está na organização do grupo e manutenção do poder.

    B) A concepção técnico-científica caracteriza-se pela centralização de poder, por relações de subordinação e por dar mais ênfase nas pessoas do que nas tarefas da organização.

    C) A concepção interpretativa caracteriza-se pela valorização de interpretações, percepções e significados subjetivos, com destaque para o caráter o caráter formal, estrutural, normativo.

    D) A concepção democrático-participativa caracteriza-se pela explicitação de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pelo acompanhamento e avaliação assistemáticas do processo pedagógico, e pela ênfase nas tarefas a serem desenvolvidas mais do que nas relações de trabalho.

    E) As escolares públicas de educação básica gozam de progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público.

A aprendizagem humana é um processo investigado por muitos estudiosos desde a Grécia antiga. Sobre teorias da aprendizagem, é CORRETO afirmar:

    A) A. S. Neill foi o idealizador da Escola de Summerhill, escola na qual a aula tradicional representa elemento central.

    B) Célestin Freinet considera que a aprendizagem acontece a partir das experiências das crianças, da expressão de suas vivências, da organização de um contexto no qual possam formular e expressar suas experiências. O princípio da cooperação, nessa perspectiva, supera o âmbito da sala de aula.

    C) A. S Makarenko foi um revolucionário educador soviético que via na escola o espaço para formar personalidades felizes.

    D) Paulo Freire propõe uma aprendizagem dialógica como prática na alfabetização de jovens e adultos, ancorada num método comportamentalista de modelagem social.

    E) L. Stenhouse defende um modelo de ensino baseado na pesquisa, de forma que a discussão em sala de aula deva estimular mais consenso do que as divergências.

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