Questões de Pedagogia do ano 2021

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:

    A) Respeito à liberdade e apreço à tolerância.

    B) Coexistência de instituições públicas de ensino.

    C) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

    D) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

As manifestações lúdicas estão relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, ou seja, estão relacionados aos estágios do desenvolvimento cognitivo. (Piaget). Cada etapa do desenvolvimento está relacionada a um tipo de atividade lúdica , verificou três grandes tipos de estruturas que caracterizam o jogo infantil: o exercício, o símbolo e a regra. Assinale a alternativa que corresponde ao jogo de exercício:

    A) É a repetição de movimentos e ações que exercitam as funções tais como andar, correr, saltar e outras pelo simples prazer funcional.

    B) É a representação dos objetos por meio de palavras e manipular mentalmente as palavras.

    C) É uma forma de a criança pré-exercitar a sua imaginação, concebida como uma faculdade a desenvolver a maneira da inteligência.

    D) A criança está se desenvolvendo intelectualmente, está consolidando a capacidade de simbolizar situações que são a base do desenvolvimento da linguagem.

Cultura infantil é a capacidade de a criança dar significado ao mundo, construindo uma cultura própria. A respeito dessa afirmação analise o trecho a seguir: A criança aprende a se identificar com outros seres humanos, a partir de suas ações intencionais, tentando entender seus significados, suas intenções e seus sentimentos. O trecho refere-se a :

    A) Cultura infantil e brincar.

    B) Cultura infantil e imaginação.

    C) Cultura infantil e repetição.

    D) Cultura infantil e imitação.

Sobre algumas possibilidades nas organizações diárias das ações na instituição infantil, assinale a alternativa que corresponde a entrada e saída:

    A) Este momento se relaciona com o cumprimento de regras, horários estabelecidos pela escola, deste modo, busca-se avançar sobre estes estudos, confrontando este rápido instante de entrada e saída como ação participante das práticas pedagógicas e momentos de atividades.

    B) Este momento é a troca de experiências onde as crianças, possam comunicar-se e expressar-se, demonstrando seus modos de agir, de pensar e de sentir, em um ambiente acolhedor e que propicie a confiança e autoestima , é a socialização de suas descobertas, onde os conflitos e negociações são indispensáveis e solucionados em sintonia e trabalho.

    C) Este momento contribui de forma direta ou indireta para a construção da autonomia, da identidade e da socialização, é um excelente instrumento para o desenvolvimento integral da criança.

    D) É o momento o qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos é para a criança a mais valiosa forma de aprender e a conviver com pessoas, de compartilhar ideias, objetos e brinquedos.

Assinale alternativa que corresponde a portfólios referente a avaliação na educação infantil:

    A) Devem guiar os procedimentos de observação da criança, do contexto e do grupo, bem como da interação entre as crianças e entre elas e o professor nas atividades da rotina.

    B) Considerar que as crianças têm muito a dizer sobre seu próprio processo de aprendizagem e um professor atento pode qualificar muito sua avaliação com base na escuta, mesmo com as crianças bem pequenas.

    C) Devem ser uma amostragem dinâmica do que foi produzido na escola e de como foi feita essa produção, com conteúdos que façam sentido para as crianças e os docentes.

    D) Podem ser vistos e ouvidos várias vezes e apresentados para toda comunidade escolar. Por isso, cabe discutir com os gestores, no planejamento institucional da escola, formas de viabilizar esses registros.

Com base na teoria Psicogenética de Wallon, sendo o processo de desenvolvimento a integração de duas suas ramificações: integração organismo-meio e integração cognitiva, afetiva e motora. Assinale alternativa CORRETA sobre tipos de domínio:

    A) O domínio motor é desenvolvido pelo jogo, onde a criança entra em contato direto com a realidade, buscando respostas para os diversos impasses propostos.

    B) O domínio afetivo deve ser trabalhado através de práticas lúdicas coletivas, para colocar de lado a timidez, os atrasos de comunicação e o sentimento de insegurança que muitos alunos detêm.

    C) O domínio cognitivo também é conhecido como psicomotor. Ele envolve o aprendizado e a combinação de atos motores e cognitivos, assim como a manipulação de objetos e ferramentas.

    D) O domínio cognitivo é concebido como o deslocamento do corpo no tempo e no espaço, com base no equilíbrio corporal. Através da motricidade, os sentimentos e as emoções são expressos.

Complete a lacuna a seguir: A ____________pode ser revelada desde os pequenos gestos motores de uma criança, externados através de atividades que proporcionam o conhecimento e o domínio do próprio corpo.

    A) inclusão

    B) socialização

    C) diversidade

    D) psicomotricidade

Analise o trecho a seguir: Garantir para a criança o direito de aprender e de se desenvolver. Assinale alternativa que corresponde a melhor definição do trecho:

    A) A diversidade e a complexidade dos contextos exige que o professor produza conhecimento pedagógico, tenha domínio sobre sua prática e crie formas ou procedimentos adequados ao ensino dos conteúdos indicados nas reformas da educação básica.

    B) Organizar situações de aprendizagem adequadas à criança de quatro a seis anos a partir da compreensão de que vivem um processo de ampliação de experiências com relação à construção das linguagens e dos objetos de conhecimento, considerando o desenvolvimento, em seus aspectos afetivo, físico, psicossocial, cognitivo e linguístico.

    C) A criança requer olhar atento e ações comprometidas e articuladas por parte dos adultos que com ela convivem quer no espaço institucional quer no familiar, exercendo funções distintas.

    D) É necessário construir os vínculos pela interação com a criança, no diálogo com as formas de manifestar-se dessa criança, percebendo-a como um ser competente.

Analise as afirmativas abaixo a respeito de algumas condições da organização curricular das instituições de Educação Infantil:
I-Assegurar a educação de modo integral, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. II- Considerar a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças. III-Conhecer as culturas plurais que constituem o espaço da creche e da pré-escola, a riqueza das contribuições familiares e da comunidade, suas crenças e manifestações, e fortalecer formas de atendimento articuladas aos saberes e às especificidades étnicas, linguísticas, culturais e religiosas de cada comunidade. IV-Cumprir o dever do Estado com a garantia de uma experiência educativa com qualidade a todas as crianças na Educação Infantil.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:

    A) I, III e IV.

    B) II, III e IV.

    C) I, II e III.

    D) II e IV.

Sobre os estágios de desenvolvimento infantil segundo Wallon assinale a alternativa CORRETA sobre o estágio categorial (seis anos):

    A) Ocorre neste período uma intensa exploração do mundo físico, em que predominam as relações cognitivas com o meio. A criança desenvolve a inteligência prática e a capacidade de simbolizar.

    B) Nesta fase ocorre a construção da consciência de si, através das interações sociais, dirigindo o interesse da criança para as pessoas, predominando assim as relações afetivas.

    C) A criança dirige seu interesse para o conhecimento e a conquista do mundo exterior, em função do progresso intelectual que conseguiu conquistar até então, ela imprime às suas relações com o meio uma maior visibilidade do aspecto cognitivo.

    D) Nesta fase predominam nas crianças as relações emocionais com o ambiente. Trata-se de uma fase de construção do sujeito, em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...