Questões de Pedagogia do ano 2021

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Responda à questão assinalando a alternativa correta em relação a Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça:

    A) A Educação Especial no município de Palhoça, a partir dos marcos históricos e normativos, construiu o documento Diretrizes para Educação Especial, o qual organiza os serviços e o conjunto de ações que favorecem a participação e a permanência do seu público-alvo nas unidades empresariais.

    B) A teoria histórico-cultural compreende-se o homem como um ser histórico e antissocial que aprende e se desenvolve a partir das múltiplas relações sociais mediadas por sistemas simbólicos.

    C) Tem como fundamento a teoria histórico-cultural (corrente da psicologia com raízes no materialismo histórico-dialético) na perspectiva vigotskiana.

    D) Para construir uma educação exclusiva, é preciso respeitar as especificidades do sujeito, pensando em estratégias pedagógicas diversificadas, viabilizando à flexibilização curricular, visando ao desenvolvimento das suas potencialidades, pois uma educação singular inclui todos, considerando todas as formas de aprendizagem, lembrando que cada sujeito é parâmetro para os outros.

Assinale a alternativa correta no que fiz respeito à gestão democrática e participativa no contexto educacional:

    A) A gestão democrática alude ao processo de participação coletiva, pressupondo, portanto, instâncias colegiadas de caráter deliberativo, a prática do processo de escolha de dirigentes escolares, além da participação dos alunos na construção do Projeto Político-Pedagógico e na definição da aplicação dos recursos recebidos pelos pais dos alunos.

    B) O mecanismo de gestão democrática e participativa reconfigura o perfil dos alunos e seus pais exigindolhe a capacidade de saber ouvir, alinhavar ideias, questionar, interferir, traduzir posições e sintetizar uma política de ação.

    C) A gestão escolar voltada para a modificação esportiva contesta a concentração do poder na instituição escolar e nas demais organizações externas, primando pela participação dos estudantes e pais na gestão da escola e na luta pela superação da forma hierárquica como a sociedade está organizada.

    D) A gestão democrática promove engajamento, envolvimento entre todos os segmentos da comunidade escolar nas decisões, as ações da gestão se tornam mais transparentes, participativa e, principalmente, são corresponsáveis pelos processos e resultados obtidos no processo de ensino e aprendizagem.

A BNCC dá um destaque especial aos objetos de estudo da História e propõe estratégias de abordagem, que são: identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise desses objetos. Os objetos de conhecimento são agrupados em unidades temáticas e explorados nas habilidades, compondo o conjunto que visa a desenvolver as sete competências específicas da área. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO corresponde uma dessas sete competências específicas da área.

    A) Produzir, avaliar e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de modo crítico, ético e responsável, compreendendo seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.

    B) Analisar e compreender o movimento de populações e mercadorias no tempo e no espaço e seus significados históricos, levando em conta o respeito e a solidariedade com as diferentes populações.

    C) Compreender e problematizar os conceitos e procedimentos norteadores da produção historiográfica.

    D) Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.

Levando em consideração a Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) Um currículo de História é, sempre, produto de escolhas, visões, interpretações, concepções de alguém ou de algum grupo que, em determinados espaços e tempos, detém o poder de dizer e fazer.

    B) Não é novidade que sempre houve disputas para influenciar a estruturação de um currículo, a fim de favorecer determinadas visões de mundo ou mesmo reforçar um projeto político, e obviamente o currículo acaba refletindo essas relações de poder.

    C) A estruturação de uma base curricular não é, de forma alguma, uma ação desprovida de intencionalidade e jamais está desconectada da realidade na qual está sendo gestada.

    D) Na ocasião da criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), em 1971, houve uma mudança curricular que partiu de ampla consulta à sociedade e levou em consideração a opinião e os pensamentos dos cidadãos, resultando na substituição das disciplinas de História e Geografia pela disciplina de Estudos Sociais.

A Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça discorre sobre a educação ambiental para sustentabilidade. Assinale a alternativa INCORRETA:

    A) O GTEA - Grupo de Trabalho de Educação Ambiental - foi criado para auxiliar na implementação dos objetivos do Programa Estadual de Educação Ambiental de Santa Catarina e conta com a participação voluntária de um grupo diversificado de profissionais que atuam na área de EA, terceiro setor, empresas privadas, instituições públicas e pessoas físicas. Os encontros ocorrem semestralmente.

    B) A temática sobre Educação Ambiental é trabalhada com os professores da disciplina de Ciências (6º ao 9º ano) durante os cursos de formação continuada, nos quais são disponibilizados lugares para que os docentes encontrem um tempo/espaço para trocarem experiências.

    C) A SME ainda faz parte do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 08 (GTEA RH08), a qual compreende 21 municípios catarinenses.

    D) A SME - Secretaria Municipal da Educação da Palhoça - atua, também, com a elaboração de projetos envolvendo a temática ambiental visando à sustentabilidade da comunidade escolar e do município, além de estabelecer parcerias com órgãos privados na realização de concursos ambientais com alunos dos anos iniciais e finais.

Responda à questão assinalando a alternativa correta em relação a Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça:

    A) Para construir uma educação exclusiva, é preciso respeitar as especificidades do sujeito, pensando em estratégias pedagógicas diversificadas, viabilizando à flexibilização curricular, visando ao desenvolvimento das suas potencialidades, pois uma educação singular inclui todos, considerando todas as formas de aprendizagem, lembrando que cada sujeito é parâmetro para os outros.

    B) A Educação Especial no município de Palhoça, a partir dos marcos históricos e normativos, construiu o documento Diretrizes para Educação Especial, o qual organiza os serviços e o conjunto de ações que favorecem a participação e a permanência do seu público-alvo nas unidades empresariais.

    C) A teoria histórico-cultural compreende-se o homem como um ser histórico e antissocial que aprende e se desenvolve a partir das múltiplas relações sociais mediadas por sistemas simbólicos.

    D) Tem como fundamento a teoria histórico-cultural (corrente da psicologia com raízes no materialismo histórico-dialético) na perspectiva vigotskiana.

Assinale a alternativa correta no que fiz respeito à gestão democrática e participativa no contexto educacional:

    A) O mecanismo de gestão democrática e participativa reconfigura o perfil dos alunos e seus pais exigindo-lhe a capacidade de saber ouvir, alinhavar ideias, questionar, interferir, traduzir posições e sintetizar uma política de ação.

    B) A gestão democrática alude ao processo de participação coletiva, pressupondo, portanto, instâncias colegiadas de caráter deliberativo, a prática do processo de escolha de dirigentes escolares, além da participação dos alunos na construção do Projeto Político-Pedagógico e na definição da aplicação dos recursos recebidos pelos pais dos alunos.

    C) A gestão democrática promove engajamento, envolvimento entre todos os segmentos da comunidade escolar nas decisões, as ações da gestão se tornam mais transparentes, participativa e, principalmente, são corresponsáveis pelos processos e resultados obtidos no processo de ensino e aprendizagem.

    D) A gestão escolar voltada para a modificação esportiva contesta a concentração do poder na instituição escolar e nas demais organizações externas, primando pela participação dos estudantes e pais na gestão da escola e na luta pela superação da forma hierárquica como a sociedade está organizada.

Leia o apresentado abaixo e identifique a sequência correta:
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Assim:
I. A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os professores desenvolvam ao longo da escolaridade básica. II. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. III. A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. IV. Seu principal objetivo é ser a balizadora da qualidade da educação no País por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagem e desenvolvimento a que todos os alunos e professores têm direito.
A sequência correta é:

    A) Apenas as assertivas II e III estão incorretas.

    B) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

    C) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    D) Apenas a assertiva I está correta.

Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere as finalidades do Projeto Político Pedagógico:

    A) Propor uma formação de organização do trabalho pedagógico para superação dos conflitos, buscando acabar com as relações competitivas, corporativas e democráticas buscando transformar a rotina do mundo interno da escola.

    B) Possibilitar ao coletivo escolar a tomada de consciência dos principais problemas da escola e das possibilidades de solução, definindo as responsabilidades coletivas e pessoais.

    C) Definir, de forma racional, os recursos necessários ao desenvolvimento da proposta de trabalho dentro da escola.

    D) Dar unidade ao processo de ensino, integrando as ações desenvolvidas na sala de aula ou na escola como um todo e nas suas relações com a comunidade.

Assinale a alternativa correta em relação a Interdisciplinaridade:

    A) A interdisciplinaridade deve estar atenta para a relação, forma e conteúdo dentro de diversas disciplinas no que tange aos níveis de complexidade do conhecimento, de grande importância para a prática esportiva.

    B) Para Piaget (1981, p.52), a interdisciplinaridade pode ser entendida como o intercâmbio mútuo e integração recíproca entre duas ciências”.

    C) Consiste em processos de interação entre conhecimento racional e conhecimento sensível, e de integração entre saberes tão diferentes, e, ao mesmo tempo, indissociáveis na produção de sentido da vida.

    D) Um conceito historicamente e juridicamente produzido, apresentando no campo epistemológico, no mundo do trabalho, e na educação, movimento de continuidade e ruptura em relação às questões que busca elucidar, e que simultaneamente a constituem.

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