Questões de Pedagogia do ano 2021

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com os PCNs, as diversas concepções de tempo são produtos culturais que só são compreendidas, em todas as suas complexidades, ao longo de uma variedade de estudos e acesso a conhecimentos pelos alunos durante sua escolaridade. O tempo é um dos conceitos mais complexos de entendimento, existe uma série de abrangências que são consideradas, relacionadas às possibilidades de contornos que assume. O tempo pode abarcar concepções múltiplas. Relacione as colunas Coluna 1 1. Tempo Cronológico 2. Tempo da Duração 3. Ritmos de Tempo Coluna 2 ( ) No estudo da História, considera-se que o que existiu teve um lugar e um momento. ( ) No estudo da História, considera-se, ainda, a dimensão do tempo que predomina como ritmo de organização da vida coletiva, ordenando e sequenciando, cotidianamente, as ações individuais e sociais. ( ) No estudo da História considera-se, também, a dimensão do tempo como duração, a partir da identificação de mudanças e de permanências no modo de vida das sociedades. ( ) Utilizam-se, então, calendários, para possibilitar que diferentes pessoas possam compartilhar de uma mesma referência de localização dos acontecimentos no tempo. Assinale a sequência CORRETA:

    A) 1, 2, 3, 1

    B) 1, 3, 2, 1

    C) 2, 3, 1, 2

    D) 3, 2, 1, 3

    E) 2, 1, 3, 1

De acordo com a BNCC, um dos importantes objetivos de História no Ensino Fundamental é estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que:

    A) Os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem.

    B) A sociedade é manipulada pelos governantes.

    C) Os indivíduos agem de acordo com a história da região.

    D) A sociedade age em conjunto.

    E) Há uma grande uniformidade de sujeitos e histórias.

As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo: I. A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. II. Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.). III. Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil. IV. A não retenção das crianças na Educação Infantil. Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas os itens I e III estão corretos.

    B) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.

    C) Apenas os itens I, III e IV estão corretos.

    D) Apenas os itens II e IV estão corretos.

    E) Todos os itens estão corretos.

Em relação aos brinquedos e jogos, estes devem corresponder as características de cada faixa etária, na qual a criança se encontre. Os educadores e pesquisadores sobre o tema tem por base utilizar a descrição estudada por Piaget, nessa classificação o pesquisador descreve o que é inerente a cada faixa etária organizando-as em períodos ou estágios. Sendo assim, relacione as colunas abaixo: Coluna 1 1. Sensório motor 2. Pensamento pré-operacional 3. Operações concretas 4. Operações formais Coluna 2 ( ) A criança raciocina logicamente sobre eventos concretos e consegue classificar objetos de seu mundo em vários ambientes. ( ) O bebê constrói o significado do seu mundo pela coordenação de experiências sensoriais com o movimento. ( ) O adolescente é capaz de raciocinar logicamente e de maneira mais abstrata e idealista. ( ) A criança pequena demonstra crescente pensamento simbólico pela ligação de seu mundo com palavras e imagens. Assinale a sequência CORRETA:

    A) 1, 2, 3, 4

    B) 4, 3, 2, 1

    C) 3, 2, 4, 1

    D) 3, 1, 4, 2

    E) 3, 4, 1, 2

Segundo as DCNEI, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as:

    A) As brincadeiras e os conteúdos.

    B) As Interações e as brincadeiras.

    C) A educação bancária e conteudista.

    D) A educação libertária e as brincadeiras.

    E) As interações e os conteúdos.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu art. 29, a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade:

    A) Desenvolvimento integral da criança.

    B) Preparar a criança para ingressar no ensino básico.

    C) Iniciar a alfabetização.

    D) Cumprir o currículo formal.

    E) Integrar a criança no ambiente escolar.

Em relação ao campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” proposto pela BNCC podemos dizer que são sínteses desse campo, EXCETO:

    A) Estabelecer relações, expressar-se, brincar e produzir conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade.

    B) Coordenar suas habilidades manuais.

    C) Desconhecer, mas respeitar as ações que contribuem para a saúde.

    D) Utilizar o corpo com controle, como instrumento de interação.

    E) Explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo.

No ensino de Estatística é importante que os alunos explorem as ideias básicas, reconheçam dados, organizando-os em tabelas e gráficos, e leiam as informações representadas por meio desses gráficos e tabelas, sabendo comunicar esses resultados. Existe quatro fases para que o método estatístico aconteça; são elas, EXCETO:

    A) Coleta de dados.

    B) Crítica desses dados.

    C) Estratégia Funcional.

    D) Exposição ou apresentação dos dados.

    E) Análise de resultados.

No ensino de Estatística é importante que os alunos explorem as ideias básicas, reconheçam dados, organizando-os em tabelas e gráficos, e leiam as informações representadas por meio desses gráficos e tabelas, sabendo comunicar esses resultados. Existe quatro fases para que o método estatístico aconteça; são elas, EXCETO:

    A) Coleta de dados.

    B) Crítica desses dados.

    C) Estratégia Funcional.

    D) Exposição ou apresentação dos dados.

    E) Análise de resultados.

O PCN traz como objetivos da Matemática no ensino fundamental, levar o aluno a, EXCETO:

    A) Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

    B) Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico).

    C) Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente.

    D) Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis.

    E) Reconhecer que não há conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...