Questões sobre Avaliação Educacional

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Na Pedagogia Tradicional, a organização dos conteúdos assume as seguintes características:
I. Centralizados a partir dos interesses dos alunos. II. Desenvolvidos de forma objetiva. III. Exaltação do enciclopedismo.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

São características das metodologias ativas:
I. Aprendizagem por descoberta. II. Resolução de problemas. III. Aluno como protagonista da sua aprendizagem.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e III.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Com relação à avaliação de habilidades comunicativas, em particular, quanto à compreensão escrita, o aluno deverá ser capaz de:

    A) Praticar a leitura como um processo linear que exige o entendimento de cada palavra no texto.

    B) Demonstrar consciência crítica em relação aos objetivos do texto, em relação ao modo como escritores e leitores estão posicionados no mundo social.

    C) Selecionar informações gerais em lugar de informações específicas do texto.

    D) Demonstrar conhecimento culto da sintaxe, da morfologia, do léxico e da fonologia.

De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória). Analise as afirmativas a seguir sobre tais funções e marque V (verdadeiro) ou F (falso).


? A avaliação diagnóstica é adequada para o início do o período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer.


? A avaliação formativa é utilizada objetivando pré-determinar a maneira pela qual o educador deverá encaminhar, através do planejamento, a sua ação educativa. Terá como função estabelecer os limites para tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e eficaz.


? A avaliação somativa visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem.


? Por depender mais da sensibilidade e do olhar técnico do educador, a avaliação somativa fornece mais informações que permitem a customização do trabalho do professor com base nas necessidades de cada aluno.


A sequência CORRETA é:

    A) V – F – V – F.

    B) F – V – F – V.

    C) F – V – V – F.

    D) V – F – F – F.

O conhecimento de Matemática no Saeb deve ser demonstrado por meio da resolução de problemas e são consideradas capacidades como: observação, estabelecimento de relações, comunicação (diferentes linguagens), argumentação e validação de processos. Os conhecimentos e as competências matemáticas esperadas para cada etapa estão indicadas nos descritores da Matriz de Referência de Matemática.(Disponível em: http://provabrasil.ine.gov.br)


São descritores do tópico/tema denominado Grandeza e Medidas do 5º ano do ensino fundamental, EXCETO:

    A) Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

    B) Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.

    C)

    Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/ cm/mm, kg/g/mg, l/ml.



    D) Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.

    E) Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Existem duas formas, não excludentes, de aplicar a recuperação no âmbito escolar, uma delas é a recuperação paralela, que é:

    A) Quando os próprios alunos se organizam em grupos de estudo e se auxiliam na compreensão dos conteúdos.

    B) Realizada no decorrer das aulas e consiste em orientações e atividades extras ministradas pelo professor.

    C) O contínuo acompanhamento de um tutor ou orientador a um aluno que precisa de mais atenção durante seu processo de aprendizagem.

    D) A típica recuperação de fim de bimestre ou semestre, quando o aluno não atinge a nota mínima exigida.

O Saeb utiliza testes cognitivos, a serem aplicados aos alunos dos respectivos anos avaliados e questionários (Impressos e Eletrônicos), a serem aplicados aos alunos, professores, diretores, secretários estaduais e municipais de Educação que coletam informações sobre fatores socioeconômicos e de contexto que podem auxiliar a compreender o desempenho nos testes. (Disponível em: Cartilha SAEB 2019)


Nos questionários impressos, os professores NÃO responderão sobre:

    A) Informações pessoais e profissionais; Concepções.

    B) Hábitos culturais; condições de trabalho.

    C) Formação profissional.

    D) Clima escolar; práticas pedagógicas.

    E) Gestão e participação; condições de atendimento ao público-alvo da educação especial.

A avaliação do aluno, a ser realizada pelo professor e pela escola, é redimensionadora da ação pedagógica e deve assumir um caráter:

    A) Classificatório dos conhecimentos acumulados em sala de aula.

    B) Processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica.

    C) De mediação entre alunos e professores, estimulando a memorização dos conteúdos.

    D) De formação básica dos conhecimentos, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação.

Luckesi (2011) considera que recursos metodológicos da avaliação são:
I. Coleta de dados relevantes sobre a realidade do objeto da avaliação mediante meios consistentes de observação. II. Qualificação do objeto de avaliação por meio de comparação de sua descrição com um critério. III. Julgamento e classificação dos educandos a partir dos conteúdos atingidos e não atingidos.
Quais estão corretos?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Ao elaborar registros ou anotações depois das aulas, o docente torna possível a reflexão sobre o que aconteceu em classe e é capaz de identificar as conquistas da turma e os conteúdos que ainda precisam ser mais bem trabalhados. Sobre a importância dos registros como parte da avaliação em sala de aula, cumpre assinalar que:

    A) É fundamental registrar as discussões críticas da turma, isto é, as observações das próprias crianças sobre o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que isso permite construir o círculo da qualidade de ensino que consiste em planejar, realizar, documentar, analisar e replanejar.

    B) O professor deve se ater somente aos registros com características basicamente burocráticas. São os que contêm apenas os temas abordados, as presenças e as faltas.

    C) O docente deve apenas anotar os registros em sua base de dados e não deve inserir essa prática na rotina de sala de aula, uma vez que os registros são realizados apenas como procedimento técnico da escola.

    D) Tais documentos não devem ser compartilhados com a coordenação pedagógica e a comunidade, uma vez que são voltados exclusivamente para o uso do docente.

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