Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o texto 15A2EEE, julgue os itens a seguir, a respeito das abordagens relacionadas às temáticas sobre diversidade, gênero, sexualidade e direitos humanos nas salas de aula.

O Currículo em Movimento da Educação Básica para o Ensino Médio propõe, na matriz curricular da área de Ciências Humanas, a abordagem de temas relacionados à identidade, diversidade cultural, sexual e de gênero e prevê o estudo dos movimentos sociais de mulheres, negros, LGBT e outras minorias, no Brasil e no mundo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos textos 15A2AAA e 15A2BBB, julgue os próximos itens, a respeito do ensino de história da religiosidade africana e dos aspectos a ele relacionados.

As possibilidades de abordagem das religiões de matrizes africanas ou afro-brasileiras no currículo do ensino médio encontram na perspectiva dos multiletramentos e da valorização da diversidade um suporte relevante, podendo a temática ser tratada em vários componentes das ciências humanas e no ensino religioso.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do currículo e sua relação com a construção de conhecimentos, julgue os seguintes itens. O currículo, fixado e delimitado pela equipe gestora da escola, consiste simplesmente de uma lista das matérias de formação e das horas necessárias ao seu estudo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos textos 15A2AAA e 15A2BBB, julgue os próximos itens, a respeito do ensino de história da religiosidade africana e dos aspectos a ele relacionados.

O Currículo em Movimento da Educação Básica destinado aos anos finais do Ensino Fundamental, apesar de explicitar entre seus conteúdos a abordagem da história da África e do negro no Brasil, exclui o estudo das cosmogonias africanas e de suas contribuições na formação da cultura afro-brasileira.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do currículo e sua relação com a construção de conhecimentos, julgue os seguintes itens. O currículo representa a conexão entre sistema educativo e sociedade na medida em que se atualiza em função das demandas sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do currículo e sua relação com a construção de conhecimentos, julgue os seguintes itens. O currículo, apesar de representar as mutações sociais, deve permanecer inalterado por longos períodos de tempo, haja vista ser muito complexo seu processo de reelaboração.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do currículo e sua relação com a construção de conhecimentos, julgue os seguintes itens. O currículo pode ser entendido como o conjunto de experiências necessárias à formação de um aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto precedente, julgue os itens a seguir, a respeito das abordagens relacionadas às temáticas sobre diversidade, gênero, sexualidade e direitos humanos nas salas de aula.

O Currículo em Movimento da Educação Básica para o Ensino Médio propõe, na matriz curricular da área de Ciências Humanas, a abordagem de temas relacionados à identidade, diversidade cultural, sexual e de gênero e prevê o estudo dos movimentos sociais de mulheres, negros, LGBT e outras minorias, no Brasil e no mundo.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Sacristán (1998), o termo currículo origina da palavra latina currere, que se reporta à carreira, a um percurso a ser realizado e, por consequência, à sua representação ou apresentação.

A partir das reflexões de Sacristán (1998) sobre o que se deve considerar na conceitualização de currículo, é correto afirmar:

  • A. O estudo do currículo deve valer para possibilitar uma visão da cultura que se dá na escola, em sua dimensão oculta e manifesta, considerando as condições em que se desenvolve.
  • B. No currículo, ideias e práticas agem isoladamente.
  • C. Refere-se a um projeto que só pode ser compreendido de maneira pontual e neutra.
  • D. Deve ser visto como projeto cultural elaborado, desvinculado da profissionalização do docente e fechado em si mesmo.

Para Hernandez e Ventura (1998), um dos aspectos a ser considerado no desenvolvimento de um projeto de trabalho é a escolha do tema.

Sobre a escolha do tema, de acordo com os autores, é incorreto afirmar que:

  • A. essa escolha assume características diferentes em cada nível e etapa de escolaridade.
  • B. cabe ao professorado e aos alunos perguntarem-se sobre a necessidade, relevância, interesse ou oportunidade de trabalhar um ou outro tema determinado.
  • C. o tema pode pertencer ao currículo oficial, derivar de uma experiência comum, proceder de um fato da atualidade ou surgir de uma questão pendente de um outro projeto, mas há o impedimento de que deve ser proposto pelo docente, mesmo que considerem necessários e que mantenham uma atitude explicativa similar à exigida dos alunos.
  • D. o critério de escolha de um tema pela turma é baseado em sua relação com os trabalhos e temas precedentes, pois possibilita estabelecer novas maneiras de conexão com a informação e a elaboração de hipóteses que orientem a organização da ação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...