Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

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Os estudos sobre currículo têm crescido ao longo do tempo. Com relação aos estudiosos dessa áreas, é CORRETO afirmar que:

    A) Ralph Tyler e John Dewey foram contemporâneos e suas ideias sobre currículo são convergentes na medida em que focam a resolução dos problemas sociais.

    B) Michael Apple trabalha com dois conceitos, hegemonia e ideologia, para uma análise reprodutivista do currículo.

    C) William Kilpatrick é apontado como o responsável pela sistematização do método de projetos, que utiliza as ideias de Dewey e Tyler.

    D) Paulo Freire é um expoente representante da vertente pós-estruturalista do currículo.

    E) Bobbitt e Michel Young são representantes da Nova Sociologia da Educação.

Analise as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, os currículos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos, conforme disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
II. Os estabelecimentos municipais de ensino têm a incumbência de informar o pai e a mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e o rendimento dos alunos, de acordo com o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa

    D) As duas afirmativas são falsas.

Uma professora do 2º ano aproveitou a falta de um aluno e o fato de ninguém saber seu telefone, nem onde morava, para propor uma Agenda da Classe, a fim de que as crianças ordenassem os seus nomes em ordem alfabética. A partir do endereço de cada aluno, a professora fez a classe estudar o bairro e também mostrou como é feita a numeração das casas nas ruas. Esse contexto de estudo favoreceu a vivência de currículo

    A) disciplinar.

    B) interdisciplinar.

    C) regional.

    D) oculto.

    E) reprodutivo.

O termo currículo tem sido significado de diferentes formas, por diferentes estudiosos da área, contudo, ainda que diferentes, os significados trazem consigo a ideia de organização de experiências/situações de aprendizagem/conhecimentos, conteúdos a serem apreendidos. Sobre currículo, marque (V) para as proposições verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Bobbit é um expoente do eficientismo que defende um currículo científico, baseado nos conceitos de eficácia, eficiência e economia. É um modelo explicitamente associado ao conceito de administração escolar. ( ) Para Ralph Tyler, “toda formulação dos objetivos da escola deve ser uma exposição das mudanças que devem operar-se nos alunos”. ( ) Currículo global, metodologia de projetos e currículo transversal podem ser entendidos como propostas de currículo integrado. ( ) O currículo como prática de significação reforça os conceitos de currículo formal, currículo vivido e currículo oculto. O currículo é um texto, seja escrito ou falado, que direciona o “leitor” ao conteúdo a ser apreendido.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

    A) V, V, V e F.

    B) V, F, V e F.

    C) F, F, V e V.

    D) F, F, F e V.

    E) V, F, F e F.

Nos currículos de ensino fundamental, o estudo sobre os símbolos nacionais será incluído como:

    A) Assunto Facultativo.

    B) Tema Transversal.

    C) Currículo Opcional

    D) Sistema Circular.

    E) Projeto Curricular Facultativo.

A partir da estrutura proposta para o sistema educativo, as administrações elaboram um plano curricular para cada uma das etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Segundo Ferran Candela Garcia, o plano curricular base para a educação tem os seguintes elementos:
I. Objetivos gerais da etapa. II. Áreas curriculares. III. Objetivos gerais de cada área. IV. Blocos de conteúdos. V. Orientações didáticas para a avaliação.
Quais estão corretas?

    A) Apenas III.

    B) Apenas I e IV.

    C) Apenas I e V.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II, III, IV e V.

Pode-se corretamente considerar como desenvolvimento escolar no requisito “currículo organizado e articulado” a seguinte característica pedagógica:

    A) O diretor e os professores tomam decisões conjuntas relativas ao horário escolar, aos livros-texto e demais recursos utilizados.

    B) O Currículo Escolar é discutido e definido por toda a equipe escolar, com validação do Colegiado ou Conselho.

    C) Os professores sabem qual o conteúdo a ser trabalhado em cada série ou ciclo e em cada disciplina.

    D) Os processos críticos da escola são gerenciados com auxílio de indicadores de desempenho com vistas à realização de melhorias.

A respeito de objetivos e conteúdos de ensino, assinale a opção correta.

    A) A objetividade e a universalidade dos conteúdos se apoiam no saber popular, constituído no senso comum.

    B) A escolha de conteúdos é fundamentada apenas nos programas oficiais e na organização lógica da matéria.

    C) A formulação dos objetivos educacionais pauta-se nos valores e ideais proclamados na legislação educacional, nos conteúdos básicos das ciências e nas necessidades de formação cultural exigidas pela população majoritária da sociedade.

    D) Os objetivos gerais referentes ao sistema escolar expressam o consenso do corpo docente somente em relação à prática escolar.

    E) São três os níveis de objetivos educacionais: objetivos preliminares, objetivos gerais e objetivos específicos.

Assinale a opção INCORRETA sobre a concepção de currículo integrado.

    A) Organiza o conhecimento e desenvolve o processo de ensino-aprendizagem de forma que os conceitos sejam apreendidos como sistema de relações de uma totalidade concreta que se pretende explicar/compreender.

    B) Nele nenhum conhecimento é só geral, posto que estrutura objetivos de produção, nem somente específico, pois nenhum conceito apropriado produtivamente pode ser formulado ou compreendido desarticuladamente das ciências e das linguagens.

    C) Nele, conhecimentos de formação geral e específicos para o exercício profissional também se integram.

    D) Nele um conceito específico não é abordado de forma técnica e instrumental, mas visando a compreendê-lo como construção histórico-cultural no processo de desenvolvimento da ciência com finalidades produtivas.

    E) É definido pela seleção e organização dos conhecimentos em componentes curriculares, sejam eles em forma de disciplinas, módulos, projetos; e mantémuma metodologia genérica de ensino que se fundamenta na passagem de informações de professores para alunos.

Ensinar inglês dentro de uma proposta formativa tem, para o currículo, implicações importantes. Dentre elas: I. Obriga a rever as relações entre língua, território e cultura, na medida em que os falantes de inglês já não se encontram apenas nos países em que essa é a língua oficial. II. Amplia a visão de letramento concebida também nas práticas sociais do mundo digital que aproximam e entrelaçam diferentes semioses e linguagens. III. Compreende que determinadas crenças, como a de que há um “inglês melhor” para se ensinar, ou um “nível de proficiência” específico a ser alcançado pelo aluno, precisam ser relativizadas, o que exige uma atitude de acolhimento e legitimação de diferentes formas de expressão do idioma. Está correto o que se afirma em:

    A) I, II e III.

    B) I, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) II e III, apenas.

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