Questões sobre Educação e Filosofia

Lista completa de Questões sobre Educação e Filosofia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A ação pedagógica é voltada para a educação do homem integral, em todas as suas dimensões e assume ora caráter normativo, ora compreensivo, apropriando-se de diferentes correntes filosóficas, como o pós-estruturalismo, o estruturalismo, o existencialismo, o idealismo, o positivismo e o materialismo, entre outras. O existencialismo

    A) questiona e desconstrói os modelos pedagógicos e educacionais construídos pelo homem até a atualidade.

    B)

    ajuda na compreensão da educação como parte de uma estrutura e auxilia a compreender os seus mecanismos de coerção e de alimentação do sistema.



    C) afirma que a escola passa a ser vista como uma instância de transformação social, tendo assim um papel fundamental na vida do indivíduo.

    D) defende que o professor desenvolve a autonomia dentro da educação, mas também uma relação de responsabilidade com seus alunos.

Basicamente, estamos sempre educando para um mundo que ou já está fora dos eixos ou para aí caminha, pois é essa a situação humana básica, em que o mundo é criado por mãos mortais e serve de lar aos mortais durante tempo limitado. O mundo, visto que feito por mortais, se desgasta e, dado que seus habitantes mudam continuamente, corre o risco de tornar-se mortal como eles.

(Adaptado de: ARENDT, H. Entre o passado e o futuro, 2003, p. 243)


A partir dos fundamentos filosóficos expressos no trecho,

    A) é tarefa da educação transmitir os conhecimentos pelos quais a humanidade tem apreço, a fim de preservá-los ao longo das gerações.

    B) a educação deve se transformar para se adequar, a cada geração, aos conhecimentos considerados relevantes pelas novas pessoas.

    C) num mundo mortal, habitado por pessoas que mudam constantemente, a educação se torna limitada e se desgasta

    D) educar é tornar-se mortal, adequando-se a um mundo que em essência é mortal.

    E) entre o passado e o futuro reside uma esperança de que as novas gerações construam um mundo imortal.

Segundo Veiga, a escola não pode ser apenas uma instituição que reproduz relações sociais e valores dominantes, deve ser uma instituição também de:

    A) Questões políticas, de trabalho fragmentado e de filosofia.

    B) Confronto, de resistência e de proposição de inovações.

    C) Trabalho fragmentado, de avaliação e de reprodução cultural.

    D) Avaliação, de confronto e de reprodução social.

    E) Inovação, de reprodução social e de resistência.

No âmbito da educação global, o Brasil é signatário da Declaração de Nova Delhi, assinada pelos nove países em desenvolvimento de maior contingente populacional do mundo, em que reconhece:

    A) A educação como instrumento proeminente da promoção dos valores humanos universais, da qualidade dos recursos humanos e do respeito pela diversidade cultural.

    B) A urgente necessidade do estabelecimento de um conjunto de diretrizes políticas voltadas para a recuperação da confiança da população mundial no ensino fundamental.

    C) A educação como dever do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tendo por finalidade o pleno desenvolvimento do educando.

    D) A importância da criação de escolas preparadas exclusivamente para o Atendimento Educacional Especializado, onde apenas alunos com necessidades especiais são priorizados e educados.

A educação formal


I é metodicamente organizada.

II segue um currículo, sendo dividida em disciplinas.

III segue regras e leis, dividindo-se por idade e nível de conhecimento.

IV deve ocorrer, principalmente, fora do espaço escolar. V tem os mesmos objetivos que a educação não formal e informal.



Estão certos apenas os itens

    A) I e V.

    B) I, II e III.

    C) I, III e IV.

    D) II, IV e V.

    E) II, III, IV e V.

A atuação pedagógica não se restringe ao ambiente escolar, mas se estende às organizações e aos espaços culturais e de convivência social. A ação educativa que se processa fora do ambiente escolar e que acontece de maneira intencional, mas com pouca sistematização e planejamento, é denominada educação

    A) não formal.

    B) ambiental.

    C) informal.

    D) a distância.

    E) formal.

A teoria psicogenética de Wallon, baseada na premissa de que a criança deve ser entendida de uma forma holística, contempla:


I. Os níveis biológicos e socioculturais, a afetividade e a cognição.

II. O uso determinante da divisão mente/corpo para a aprendizagem.

III. Os campos funcionais, a emoção, o ato motor, e a inteligência.

IV. O autoritarismo do professor como alicerce das relações pedagógicas.


Estão CORRETAS apenas:

    A) I e III.

    B) I, III e IV.

    C) I, II e III.

    D) II e III.

É preciso pensar a educação com base nas transformações do processo educacional contemporâneo, considerando a escola como uma instituição capaz de modificar antigas práticas e buscar alternativas inovadoras. No que se refere a essas transformações, pode-se afirmar que:

    A) Deve cumprir sua função social e política, formando os alunos para a participação plena na vida social, política, cultural e profissional na sociedade.

    B) Precisam enfatizar a formação cognitiva do aluno, uma vez que está é a única forma de contribuir para o projeto de sociedade que o século XXI exige.

    C) Considerar o aluno como produto de um tempo e espaço que lhe conferem particularidades que não podem ser transformadas.

    D) O sistema educacional deve estabelecer seus objetivos com base em um ajustamento individual e harmônico dos sujeitos.

A respeito dos aspectos relacionados à dimensão filosófica da educação, assinale a opção correta.

    A) O ideal da educação platônica é tirar o homem da escuridão do mundo das ideias e trazê-lo para a realidade.

    B) Para Santo Agostinho, deve-se aprender fazendo e isso depende de um esforço exclusivo do homem.

    C) Gramsci defende que a educação deve ser realizada em função daquilo que o mercado de trabalho necessita.

    D) De acordo com Dewey e os defensores da escola nova, a educação é um processo natural no qual a teoria prevalece sobre a prática.

    E) Para Rousseau, a educação deve afastar o aprendiz das relações sociais para que a própria natureza o eduque.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...