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A ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho, focalizando sua energia, assegurando que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliando e adequando sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança é o:
Plano de Desenvolvimento da Escola.
Projeto Político Pedagógico.
Projeto de Trabalho.
Regimento Escolar.
O estágio pré-operatório também chamado de estágio da Inteligência Simbólica é caracterizado, principalmente pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio sensório-motor. Nesse estágio a criança, exceto:
É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.
Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").
Não deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.
Possui percepção global sem discriminar detalhes.
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão denominado de:
Estágios.
Desequilíbrio.
Mudanças.
Escrita.
O projeto de educação expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes. Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas, reafirma-se a responsabilidade da escola com a formação ampla do aluno e a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção. No documento, os conteúdos são abordados em três grandes categorias, são elas, exceto:
conteúdos conceituais, que envolvem fatos e princípios.
conteúdos procedimentais que expressam um saber fazer, realizar ações.
conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.
conteúdos conceituais, que expressam um saber fazer, realizar ações.
O plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação. Mais do que saber elaborar um plano, é necessário acreditar que ele é o instrumento pessoal e intransferível de trabalho do professor, e expressa as concepções teóricas que sustentam suas atividades:
docentes.
familiares.
complementares.
discentes.
Inteligências Linguísticas: característica dos poetas; Inteligências Lógico-Matemática: à Capacidade lógica e matemática ; Inteligências Espacial: à capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo; Inteligência Musical: possuir o dom da música como Mozart; Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo; Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas; Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida. As sete inteligências acima foram teorizadas por:
Philippe Perrenoud.
Carl Rogers.
Howard Gardner.
Wilson Garcia.
Paulo Freire denominava o modelo tradicional de prática pedagógica de educação bancária, pois entendia que ela visava à mera transmissão passiva de conteúdos do professor, assumido como aquele que supostamente tudo sabe, para o aluno, que era assumido como aquele que nada sabe. A educação problematizadora de Paulo Freire rompe com a polarização entre professor e alunos, dominante na educação bancária, propondo em seu lugar o par educador-educandos. Segundo o autor, num tema gerador deve predominar:
O diálogo entre educador e educandos envolvidos num processo que deve propiciar a construção de um diálogo inteligente com o mundo, problematizando o conteúdo que os mediatiza.
Execução das tarefas indicadas pelo professor.
A realização das atividades pelos alunos sem questionamento.
O estudo de assuntos que priorizam a classe dominante.
Um grau de interação entre disciplinas próximas sempre acontece, porém a forma e a intensidade desse processo podem variar. Segundo Piaget, as relações entre as disciplinas podem se dar em três níveis, exceto:
Multidisciplinaridade.
Interdisciplinaridade.
Disciplinaridade.
Transdisciplinaridade.
Quando os sistemas de ensino não conseguem atender às diversidades de necessidades presentes nas escolas, deixando de identificar onde se localizam as inadaptações à aprendizagem, não conseguem levar o aluno a descobrir sua própria modalidade de aprendizagem, considerando como ponto crucial seu modo particular de se relacionar com o conhecimento, ou seja, a aprendizagem escolar, estamos diante do chamado:
fracasso familiar.
fracasso escolar.
fracasso social.
fracasso geral.
A concepção de avaliação vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído:
pelo aluno.
pelo professor.
pelo docente.
pela escola.
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