Questões de Pedagogia da ATAME Grupo

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A ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho, focalizando sua energia, assegurando que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliando e adequando sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança é o:

  • A.

    Plano de Desenvolvimento da Escola.

  • B.

    Projeto Político Pedagógico.

  • C.

    Projeto de Trabalho.

  • D.

    Regimento Escolar.

O estágio pré-operatório também chamado de estágio da Inteligência Simbólica é caracterizado, principalmente pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio sensório-motor. Nesse estágio a criança, exceto:

  • A.

    É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.

  • B.

    Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").

  • C.

    Não deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.

  • D.

    Possui percepção global sem discriminar detalhes.

De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão denominado de:

  • A.

    Estágios.

  • B.

    Desequilíbrio.

  • C.

    Mudanças.

  • D.

    Escrita.

O projeto de educação expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes. Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas, reafirma-se a responsabilidade da escola com a formação ampla do aluno e a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção. No documento, os conteúdos são abordados em três grandes categorias, são elas, exceto:

  • A.

    conteúdos conceituais, que envolvem fatos e princípios.

  • B.

    conteúdos procedimentais que expressam um saber fazer, realizar ações.

  • C.

    conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.

  • D.

    conteúdos conceituais, que expressam um saber fazer, realizar ações.

O plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação. Mais do que saber elaborar um plano, é necessário acreditar que ele é o instrumento pessoal e intransferível de trabalho do professor, e expressa as concepções teóricas que sustentam suas atividades:

  • A.

    docentes.

  • B.

    familiares.

  • C.

    complementares.

  • D.

    discentes.

Inteligências Linguísticas: característica dos poetas; Inteligências Lógico-Matemática: à Capacidade lógica e matemática ; Inteligências Espacial: à capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo; Inteligência Musical: possuir o dom da música como Mozart; Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo; Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas; Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida. As sete inteligências acima foram teorizadas por:

  • A.

    Philippe Perrenoud.

  • B.

    Carl Rogers.

  • C.

    Howard Gardner.

  • D.

    Wilson Garcia.

Paulo Freire denominava o modelo tradicional de prática pedagógica de “educação bancária”, pois entendia que ela visava à mera transmissão passiva de conteúdos do professor, assumido como aquele que supostamente tudo sabe, para o aluno, que era assumido como aquele que nada sabe. A educação problematizadora de Paulo Freire rompe com a polarização entre professor e alunos, dominante na educação bancária, propondo em seu lugar o par educador-educandos. Segundo o autor, num tema gerador deve predominar:

  • A.

    O diálogo entre educador e educandos envolvidos num processo que deve propiciar a construção de um diálogo inteligente com o mundo, problematizando o conteúdo que os mediatiza.

  • B.

    Execução das tarefas indicadas pelo professor.

  • C.

    A realização das atividades pelos alunos sem questionamento.

  • D.

    O estudo de assuntos que priorizam a classe dominante.

Um grau de interação entre disciplinas próximas sempre acontece, porém a forma e a intensidade desse processo podem variar. Segundo Piaget, as relações entre as disciplinas podem se dar em três níveis, exceto:

  • A.

    Multidisciplinaridade.

  • B.

    Interdisciplinaridade.

  • C.

    Disciplinaridade.

  • D.

    Transdisciplinaridade.

Quando os sistemas de ensino não conseguem atender às diversidades de necessidades presentes nas escolas, deixando de identificar onde se localizam as inadaptações à aprendizagem, não conseguem levar o aluno a descobrir sua própria modalidade de aprendizagem, considerando como ponto crucial seu modo particular de se relacionar com o conhecimento, ou seja, a aprendizagem escolar, estamos diante do chamado:

  • A.

    fracasso familiar.

  • B.

    fracasso escolar.

  • C.

    fracasso social.

  • D.

    fracasso geral.

A concepção de avaliação vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído:

  • A.

    pelo aluno.

  • B.

    pelo professor.

  • C.

    pelo docente.

  • D.

    pela escola.

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