Questões de Pedagogia da Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA)

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O pedagogo é um profissional da área da educação que, entre outras coisas, deve ter competência para orientar os professores para estabelecerem critérios quantitativos e qualitativos de avaliação e a forma de registro da demonstração do desempenho dos alunos de acordo com o que foi estabelecido no projeto político-pedagógico. Deve ser, ainda, um profissional capaz de coordenar o processo de avaliação qualitativa e quantitativa de toda a produção advinda da ação pedagógica desenvolvida pela escola. Diante dessa premissa, é possível afirmar que o pedagogo

  • A.

    é capaz de dominar todos os campos científicos e tecnológicos com bastante profundidade e desenvoltura.

  • B.

    deve ser capaz de fazer a mediação entre diferentes especialistas para que haja uma construção sólida do conhecimento dos alunos.

  • C.

    pode e deve realizar a tarefa de outros profissionais vinculados ao processo educativo com a mesma condição de desempenho técnico.

  • D.

    deve ser cúmplice de alunos e professores dentro do processo de ensino-aprendizagem realizado pela escola.

O pedagogo, dentro de uma instituição de educação, é importante, tendo em vista a função social de uma escola, seus objetivos e toda a base científica trabalhada na sua formação profissional, que deve ter possibilitado o desenvolvimento de competências e habilidades para tornar esse profissional um trabalhador capaz de realizar ações para ser

  • A.

    um direcionador de idéias das várias ciências que embasam a educação.

  • B.

    um articulador e mediador no desenvolvimento das ações técnico-pedagógicas.

  • C.

    um planejador das atividades didáticopedagógicas dos professores.

  • D.

    um articulador de todas as atividades dos discentes dentro da escola.

Na organização da educação profissional estão previstas as seguintes possibilidades para a estruturação de cursos:

  • A.

    formação inicial e continuada, técnica de nível médio, tecnológica de graduação e de pósgraduação.

  • B.

    organização por áreas profissionais a partir das diversas funções existentes, unicamente como necessidades do processo produtivo.

  • C.

    Utilização de certificações parciais para permitir ao aluno integrar-se ao mercado de trabalho.

  • D.

    estruturação sem nenhuma certificação parcial para garantir uma base científica e tecnológica sólida a todos os estudantes.

Os efeitos do economicismo na política educacional brasileira se expressaram de várias formas: pelo desmantelamento da escola pública e reforço da educação como "negócio" ou prestação de serviço; pelo dualismo de uma prática educativa que difere de qualidade e quantidade de educação para a classe dominante e outra para a classe trabalhadora; e pelo tecnicismo e fragmentação do processo de conhecimento e proletarização do magistério público. Pode-se dizer que a afirmação refere-se à aplicação

  • A.

    da Teoria do Capital Humano na educação.

  • B.

    dos princípios da Teoria da Qualidade Total na educação.

  • C.

    dos princípios da Teoria da Perda de Centralidade do Trabalho na educação.

  • D.

    dos princípios da Teoria da Sociedade do Conhecimento na educação.

O projeto SACI do Movimento de Educação de Base – MEB, colocado em funcionamento por D. Eugênio Sales, em Natal-RN, é um modelo de educação a distância de:

  • A.

    segunda geração;

  • B.

    primeira geração;

  • C.

    terceira geração;

  • D.

    quarta geração.

O projeto político - pedagógico de uma instituição de educação expressa as intencionalidades da ação educativa que serão desenvolvidas dentro da escola, em articulação com a sociedade e o mundo do trabalho. Para elaborar um projeto pedagógico de forma democrática, torna-se necessária a mobilização de todos os segmentos que compõem a organização escolar, além de uma reflexão sobre e com o entorno social. Nessa linha de raciocínio, será necessário que a instituição compreenda o contexto da sociedade atual, identifique suas necessidades, verifique as potencialidades existentes externa e internamente de maneira que possa tomar decisões quanto

  • A.

    à amplitude de atuação das políticas existentes no âmbito da sociedade; à educação e às questões sociais a serem enfrentadas para a mudança da estrutura.

  • B.

    às ferramentas e estratégias políticas que deverá utilizar para ampliar o seu espaço de atuação no seio da sociedade, acarretando em alterações efetivas junto à comunidade.

  • C.

    a seus objetivos, função social, níveis, etapas e modalidades de ensino que poderá oferecer quanto às formas de operacionalização, de avaliação, de controle e de registro dos resultados obtidos.

  • D.

    à elaboração de perfis profissionais dos alunos e das famílias que serão envolvidas nas ações pedagógicas, como instrumentos de controle e acompanhamento.

De acordo com a literatura da educação, podemos afirmar que existem diferentes tempos de desenvolvimento do processo de aprendizagem dos alunos. Um deles é destinado ao desenvolvimento de ações de busca, de construção de alternativas; outro é destinado a se ter o acesso aos conteúdos e informações científicas; e, finalmente, o último é destinado a uma análise crítica do processo, no qual ocorre um determinado nível de conscientização conquistado pelo próprio indivíduo. Diante do exposto, é possível concluir que

  • A.

    cada professor e cada aluno deve desenvolver-se, de forma separada e própria, ao seu momento, para fazer a síntese necessária.

  • B.

    o momento mais importante cada um é que define, para a concretização das ações a serem realizadas.

  • C.

    os tempos de aprendizagem devem ser nivelados e hierarquizados de forma a atender a todos da mesma maneira e a partir de um único padrão.

  • D.

    cada tempo se desenvolve dentro de um processo no qual os três estão estreitamente articulados.

Dentro de um enfoque crítico, a escola é entendida como uma instituição social permeada pela manifestação das contradições existentes dentro da sociedade brasileira, que é uma sociedade desigual em distribuição de rendas e de acessibilidade às oportunidades. Essas características determinam uma situação na qual podem ser identificadas duas tendências: formar grupos de resistência e pressão para mudar os rumos das coisas através de um processo de conhecimento dos determinantes sociais; e/ou a acomodação de todos os envolvidos no processo àquelas determinações. Nesse sentido, um projeto político-pedagógico deve se propor a

  • A.

    reproduzir a lógica social vigente no meio da instituição escolar e extrapola-la para a comunidade externa para consolidar mais.

  • B.

    fortalecer cada um dos efeitos da divisão social do trabalho, do controle hierarquizado e da fragmentação existentes pelas limitações de mudança.

  • C.

    reduzir as repercussões da divisão social do trabalho, do controle hierarquizado e da fragmentação existente através do acesso ao saber.

  • D.

    administrar a organização do trabalho técnicopedagógico de maneira a ser indiferente às contradições existentes porque não dizem respeito à educação.

A literatura da área da educação coloca, como condição para desenvolver um projeto pedagógico de forma democrática dentro da escola, alguns pressupostos que podem ser expressos através dos seguintes princípios:

  • A.

    contextualização, gestão participativa, flexibilidade, identidade e autonomia.

  • B.

    interdisciplinaridade, gestão participativa, hierarquia bem definida e produtividade.

  • C.

    gestão promissora de indivíduos, publicização de resultados e humildade pessoal.

  • D.

    laborabilidade, democracia, flexibilidade e interdisciplinaridade nas ações a serem realizadas.

As transformações em curso na sociedade brasileira, decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos, bem como a internacionalização da economia trouxeram novos desafios para a educação. Nesse contexto, as novas formas de organização e gestão do trabalho exigem uma pedagogia

  • A.

    que substitua a rigidez dos conteúdos pela flexibilidade, através da ampliação da democratização da educação básica.

  • B.

    determinada pelas transformações ocorridas no mundo do trabalho, voltadas para a aprendizagem simbólica.

  • C.

    conteudística que produza a formação do indivíduo na resolução de problemas práticos.

  • D.

    que priorize somente a racionalidade técnica fundamentada na divisão entre o pensar e o agir.

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