Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O pedagogo é um profissional da área da educação que, entre outras coisas, deve ter competência para orientar os professores para estabelecerem critérios quantitativos e qualitativos de avaliação e a forma de registro da demonstração do desempenho dos alunos de acordo com o que foi estabelecido no projeto político-pedagógico. Deve ser, ainda, um profissional capaz de coordenar o processo de avaliação qualitativa e quantitativa de toda a produção advinda da ação pedagógica desenvolvida pela escola. Diante dessa premissa, é possível afirmar que o pedagogo
é capaz de dominar todos os campos científicos e tecnológicos com bastante profundidade e desenvoltura.
deve ser capaz de fazer a mediação entre diferentes especialistas para que haja uma construção sólida do conhecimento dos alunos.
pode e deve realizar a tarefa de outros profissionais vinculados ao processo educativo com a mesma condição de desempenho técnico.
deve ser cúmplice de alunos e professores dentro do processo de ensino-aprendizagem realizado pela escola.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O pedagogo, dentro de uma instituição de educação, é importante, tendo em vista a função social de uma escola, seus objetivos e toda a base científica trabalhada na sua formação profissional, que deve ter possibilitado o desenvolvimento de competências e habilidades para tornar esse profissional um trabalhador capaz de realizar ações para ser
um direcionador de idéias das várias ciências que embasam a educação.
um articulador e mediador no desenvolvimento das ações técnico-pedagógicas.
um planejador das atividades didáticopedagógicas dos professores.
um articulador de todas as atividades dos discentes dentro da escola.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Na organização da educação profissional estão previstas as seguintes possibilidades para a estruturação de cursos:
formação inicial e continuada, técnica de nível médio, tecnológica de graduação e de pósgraduação.
organização por áreas profissionais a partir das diversas funções existentes, unicamente como necessidades do processo produtivo.
Utilização de certificações parciais para permitir ao aluno integrar-se ao mercado de trabalho.
estruturação sem nenhuma certificação parcial para garantir uma base científica e tecnológica sólida a todos os estudantes.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Os efeitos do economicismo na política educacional brasileira se expressaram de várias formas: pelo desmantelamento da escola pública e reforço da educação como "negócio" ou prestação de serviço; pelo dualismo de uma prática educativa que difere de qualidade e quantidade de educação para a classe dominante e outra para a classe trabalhadora; e pelo tecnicismo e fragmentação do processo de conhecimento e proletarização do magistério público. Pode-se dizer que a afirmação refere-se à aplicação
da Teoria do Capital Humano na educação.
dos princípios da Teoria da Qualidade Total na educação.
dos princípios da Teoria da Perda de Centralidade do Trabalho na educação.
dos princípios da Teoria da Sociedade do Conhecimento na educação.
Pedagogia - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O projeto SACI do Movimento de Educação de Base – MEB, colocado em funcionamento por D. Eugênio Sales, em Natal-RN, é um modelo de educação a distância de:
segunda geração;
primeira geração;
terceira geração;
quarta geração.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O projeto político - pedagógico de uma instituição de educação expressa as intencionalidades da ação educativa que serão desenvolvidas dentro da escola, em articulação com a sociedade e o mundo do trabalho. Para elaborar um projeto pedagógico de forma democrática, torna-se necessária a mobilização de todos os segmentos que compõem a organização escolar, além de uma reflexão sobre e com o entorno social. Nessa linha de raciocínio, será necessário que a instituição compreenda o contexto da sociedade atual, identifique suas necessidades, verifique as potencialidades existentes externa e internamente de maneira que possa tomar decisões quanto
à amplitude de atuação das políticas existentes no âmbito da sociedade; à educação e às questões sociais a serem enfrentadas para a mudança da estrutura.
às ferramentas e estratégias políticas que deverá utilizar para ampliar o seu espaço de atuação no seio da sociedade, acarretando em alterações efetivas junto à comunidade.
a seus objetivos, função social, níveis, etapas e modalidades de ensino que poderá oferecer quanto às formas de operacionalização, de avaliação, de controle e de registro dos resultados obtidos.
à elaboração de perfis profissionais dos alunos e das famílias que serão envolvidas nas ações pedagógicas, como instrumentos de controle e acompanhamento.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
De acordo com a literatura da educação, podemos afirmar que existem diferentes tempos de desenvolvimento do processo de aprendizagem dos alunos. Um deles é destinado ao desenvolvimento de ações de busca, de construção de alternativas; outro é destinado a se ter o acesso aos conteúdos e informações científicas; e, finalmente, o último é destinado a uma análise crítica do processo, no qual ocorre um determinado nível de conscientização conquistado pelo próprio indivíduo. Diante do exposto, é possível concluir que
cada professor e cada aluno deve desenvolver-se, de forma separada e própria, ao seu momento, para fazer a síntese necessária.
o momento mais importante cada um é que define, para a concretização das ações a serem realizadas.
os tempos de aprendizagem devem ser nivelados e hierarquizados de forma a atender a todos da mesma maneira e a partir de um único padrão.
cada tempo se desenvolve dentro de um processo no qual os três estão estreitamente articulados.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Dentro de um enfoque crítico, a escola é entendida como uma instituição social permeada pela manifestação das contradições existentes dentro da sociedade brasileira, que é uma sociedade desigual em distribuição de rendas e de acessibilidade às oportunidades. Essas características determinam uma situação na qual podem ser identificadas duas tendências: formar grupos de resistência e pressão para mudar os rumos das coisas através de um processo de conhecimento dos determinantes sociais; e/ou a acomodação de todos os envolvidos no processo àquelas determinações. Nesse sentido, um projeto político-pedagógico deve se propor a
reproduzir a lógica social vigente no meio da instituição escolar e extrapola-la para a comunidade externa para consolidar mais.
fortalecer cada um dos efeitos da divisão social do trabalho, do controle hierarquizado e da fragmentação existentes pelas limitações de mudança.
reduzir as repercussões da divisão social do trabalho, do controle hierarquizado e da fragmentação existente através do acesso ao saber.
administrar a organização do trabalho técnicopedagógico de maneira a ser indiferente às contradições existentes porque não dizem respeito à educação.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A literatura da área da educação coloca, como condição para desenvolver um projeto pedagógico de forma democrática dentro da escola, alguns pressupostos que podem ser expressos através dos seguintes princípios:
contextualização, gestão participativa, flexibilidade, identidade e autonomia.
interdisciplinaridade, gestão participativa, hierarquia bem definida e produtividade.
gestão promissora de indivíduos, publicização de resultados e humildade pessoal.
laborabilidade, democracia, flexibilidade e interdisciplinaridade nas ações a serem realizadas.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
As transformações em curso na sociedade brasileira, decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos, bem como a internacionalização da economia trouxeram novos desafios para a educação. Nesse contexto, as novas formas de organização e gestão do trabalho exigem uma pedagogia
que substitua a rigidez dos conteúdos pela flexibilidade, através da ampliação da democratização da educação básica.
determinada pelas transformações ocorridas no mundo do trabalho, voltadas para a aprendizagem simbólica.
conteudística que produza a formação do indivíduo na resolução de problemas práticos.
que priorize somente a racionalidade técnica fundamentada na divisão entre o pensar e o agir.
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