Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.
As teorias da Escola Nova, inspiradas no pensamento iluminista europeu, representaram um avanço no que se refere à autonomia do pensamento pedagógico brasileiro.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos aspectos filosóficos e históricos da educação, julgue os itens que se seguem.
A concepção de educação tradicional privilegia o processo de desenvolvimento pessoal e social centrado na transmissão dos valores da sociedade em que os educandos se inserem, o que significa que, segundo tal concepção, há interdependência entre educação e sociedade.
A respeito das formas de ensino e de avaliação no âmbito da educação especial, julgue os itens subsecutivos.
O desempenho escolar deve ser avaliado, considerando-se os avanços de cada aluno em comparação consigo mesmo e não com os outros estudantes.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
Segundo Karl Mannheim, para a definição dos objetivos e das metas educacionais, deve-se considerar o contexto social, que não se constitui de valores exclusivamente dominantes; dessa forma, a educação pode contribuir para ampliar os horizontes do estudante e, consequentemente, levá-lo a superar a divisão da sociedade em blocos políticos e ideológicos.
A respeito da Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência, julgue os itens de 112 a 114.
A expressão discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência significa toda e qualquer forma de desatenção às demandas educacionais de alunos com necessidades especiais, como a não criação de condições para o acesso e a permanência desses alunos na escola.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
De acordo com Antonio Gramsci, a escola deveria ser organizada em dois sistemas de ensino estanques, um, de caráter formativo, voltado ao desenvolvimento intelectual e orgânico do educando, e outro voltado à capacitação profissional do indivíduo para o trabalho produtivo.
A respeito da Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência, julgue os itens de 112 a 114.
Entre as medidas convencionadas pelos Estados-partes, incluem-se as medidas para a eliminação de obstáculos arquitetônicos, de transporte e de comunicação existentes, com a finalidade de facilitar o acesso e uso pelas pessoas portadoras de deficiência.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron defendem que toda ação pedagógica é arbitrária, porque impõe a visão da classe dominante, inculcando normas e valores no educando, de modo que sejam por eles interiorizados, aplicados e retransmitidos aos outros.
A respeito da Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência, julgue os itens de 112 a 114.
O termo deficiência expressa restrição física, mental ou sensorial, de caráter permanente ou transitório, limitadora da capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando os aspectos sociológicos da educação, julgue os itens a seguir.
Para Émile Durkheim, por meio da educação, um mecanismo de coerção social com função socializadora, os indivíduos assimilam os fatos sociais e se preparam para a vida em sociedade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...