Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A partir das informações expressas no texto acima e considerando a relação entre o ensino religioso e a participação social e cultural, julgue os itens subsequentes.
O ensino religioso nas escolas oficiais é previsto em lei, porém em instituições militares é proibida qualquer forma de assistência religiosa confessional.
A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.
O planejamento escolar deve contemplar a atenção individualizada ao discente, a fim de atender à diversidade dos modos de aprender.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos instrumentos normativos orientadores das políticas de avaliação educacional Constituição Federal de 1988 (CF), LDB, PNE, e Plano de Desenvolvimento da Educação, criado em 2007 (PDE/2007) , julgue os próximos itens.
Conforme disposto na LDB, a avaliação da educação reafirmase como tarefa pública direcionada à melhoria da qualidade do ensino e orientadora das políticas públicas educacionais.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A partir das informações expressas no texto acima e considerando a relação entre o ensino religioso e a participação social e cultural, julgue os itens subsequentes.
Uma vez que o ensino religioso ganha espaço no meio acadêmico, ou seja, se submete ao conhecimento científico, cabe à disciplina questionar, analisar e emitir juízo de valor para cada tradição religiosa ou filosófica em busca da verdade objetiva sobre o conhecimento religioso.
A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.
Os objetivos educacionais influenciam a participação de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos instrumentos normativos orientadores das políticas de avaliação educacional Constituição Federal de 1988 (CF), LDB, PNE, e Plano de Desenvolvimento da Educação, criado em 2007 (PDE/2007) , julgue os próximos itens.
No cenário brasileiro recente, a avaliação educacional revelase, na CF, como instrumento balizador de um dos princípios fundamentais da oferta do ensino: a garantia do padrão de qualidade.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A partir das informações expressas no texto acima e considerando a relação entre o ensino religioso e a participação social e cultural, julgue os itens subsequentes.
A formação do estudante, do ponto de vista do ensino religioso, está diretamente relacionada à elaboração e prática do currículo disciplinar, bem como à formação do professor da disciplina. Por essa razão, cabe às confissões religiosas elaborar currículos e conceder formação adequada aos profissionais da área.
A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.
Os instrumentos de avaliação a serem utilizados bem como os critérios com base nos quais os alunos serão avaliados devem ser apresentados previamente a eles.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com base nos instrumentos normativos orientadores das políticas de avaliação educacional Constituição Federal de 1988 (CF), LDB, PNE, e Plano de Desenvolvimento da Educação, criado em 2007 (PDE/2007) , julgue os próximos itens.
Inclui-se entre as ações previstas no PDE/2007 o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB), aferido com base no rendimento dos alunos nos exames nacionais e nos indicadores do fluxo escolar.
No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.
No processo de ensino-aprendizagem, os aspectos não intencionais de ensino correspondem às atitudes dos professores em face das questões cotidianas.
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