Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens de 85 a 90, a respeito da avaliação escolar.
A concepção de avaliação como processo de medida teve sua origem na psicologia com a aplicação dos testes psicológicos, da psicometria, e dos testes de inteligência para crianças e adultos.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
O papel do professor é o de dirigir e orientar a atividade mental dos alunos, de modo que cada um deles seja um sujeito consciente, ativo e autônomo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
Todo ato educativo depende, em grande parte, das características, interesses e possibilidades dos sujeitos participantes, alunos, professores, comunidades escolares e demais fatores do processo. Assim, a educação ocorre na coletividade, perdendo de vista o indivíduo que é singular, contextual, histórico, particular e complexo.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
Pensar no processo ensino-aprendizagem de forma dialética associando-o à pesquisa, promove a formação de novos conhecimentos e traz a ideia de seres humanos como indivíduos acabados e passíveis de uma comodidade constante.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
Paulo Freire afirma que é tão fundamental conhecer o conhecimento existente quanto saber que se está aberto e apto à produção do conhecimento ainda não existente. Por isso, para ele, a docência e a discência devem ser dicotomizadas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Atualmente, não só na área da educação, mas, também em outras áreas, como a da saúde, pensa-se no indivíduo como um todo paradigma holístico. Parte-se de uma visão sistêmica e, portanto, amplia-se o conceito de educação e do processo de ensinoaprendizagem. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir.
Para se repensar as ciências humanas e a possibilidade de um conhecimento científico humanizado, há que se considerar que é a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e aprendizagem e a atualiza.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que, em cada uma das opções abaixo, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada, assinale a opção que apresenta uma situação que exemplifica a concepção defendida no texto.
Caso, em um jogo de basquetebol, um aluno não consiga a força necessária para o arremesso de lance livre, o educador deve sugerir que se mova mais para frente a fim de que execute a ação com a força adequada.
Caso, em um jogo de voleibol, o saque de um aluno não passe para o lado do time oponente, o educador pode instruir a equipe sobre a possibilidade de o saque ser completado por quaisquer integrantes da equipe sacadora.
A indicação do professor para que haja ajuda para a ação da parada de mãos em posição invertida com a intenção de que não aconteçam acidentes.
Caso, em um jogo de futebol, ocorra uma agressão verbal, o educador deve determinar a cobrança de penalidade máxima, que deve ser executada sem a participação do goleiro do time infrator.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Para se analisar os vários conceitos que envolvem o processo ensino-aprendizagem, é necessário ter em mente as diferentes épocas nas quais estes se desenvolveram, como também compreender sua mudança no decorrer da história de produção do saber do homem.
Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
A psicologia genética leva a uma concepção de aprendizagem a partir do confronto e da colaboração entre os conhecimentos do empirismo, do behaviorismo e da gestalt.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à cultura corporal, assinale a opção correta.
Enquanto as estratégias de ação configuram o conhecimento, as estratégias de reflexão configuram a definição do movimento possível.
Após a redefinição do movimento, deve-se realizar nova reflexão, com o objetivo de testá-lo em outras situações.
As estratégias para a reflexão devem proceder à ação para que haja o questionamento e a possível transformação.
As estratégias de ação que compreendem atividades voltadas para o como fazer enfatizam a consciência do aluno sobre o porquê de realizar determinada ação.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Para se analisar os vários conceitos que envolvem o processo ensino-aprendizagem, é necessário ter em mente as diferentes épocas nas quais estes se desenvolveram, como também compreender sua mudança no decorrer da história de produção do saber do homem.
Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.
A gestalt defende que o conhecimento é adquirido nas relações sociais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...