Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Sabendo que a formação continuada de professores tem sido entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos, julgue os itens subsequentes. A boa formação profissional do professor implica uma contínua integração entre teoria e prática: a teoria vinculada aos problemas reais postos pela experiência prática e a ação prática orientada teoricamente.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
O fato de os indivíduos estabelecerem conexões humanas uns com os outros favorece o trabalho coletivo, o que, por sua vez, implica maior desempenho na execução das atividades das organizações. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que a unidade de trabalho fundamentada na sinergia denomina-se
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Teóricos como Piaget e Vygotsky evidenciaram que a criança se desenvolve na interação com o meio histórico-cultural em que vive. Considerando essa informação e tendo em vista que a criança precisa do outro, da natureza e da inter-relação possível entre esses elementos, julgue os próximos itens. A criança exige cuidados e atendimento específicos; por isso, é necessária uma conduta que a mantenha sempre limpa e em contato com objetos de conhecimento escolarizados. Sua exposição demasiada a elementos não estruturados ou à natureza barro, areia, água, árvore, jardins assim como a liberdade em excesso podem não resultar em aprendizagem.
Com base nos textos 15A2AAA e 15A2BBB, julgue os próximos itens, a respeito do ensino de história da religiosidade africana e dos aspectos a ele relacionados.
A escola desempenha uma função relevante no combate às discriminações e na emancipação dos grupos discriminados ao proporcionar aos estudantes o acesso a conhecimentos científicos e registros culturais diferenciados.Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
O docente utiliza um estudo de caso como estratégia para abordar o conteúdo, com o objetivo de estimular a argumentação dos estudantes por meio da abordagem de tema desafiador, o que aumenta a possibilidade de envolvimento dos discentes.Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Acerca do projeto político-pedagógico, julgue os itens subsequentes. A escola, por ser o único local de elaboração do saber formal, deve desenvolver seu projeto político-pedagógico com o envolvimento apenas da comunidade interna, sob pena de adotar práticas ilegais.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Sabendo que a formação continuada de professores tem sido entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos, julgue os itens subsequentes. A concepção de formação continuada, pautada em uma prática coletiva reflexiva, é enriquecida quando se desenvolve no próprio contexto escolar, privilegiando-se a escola como o locus de formação.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
A respeito do currículo e sua relação com a construção de conhecimentos, julgue os seguintes itens. O currículo, fixado e delimitado pela equipe gestora da escola, consiste simplesmente de uma lista das matérias de formação e das horas necessárias ao seu estudo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
Com base nos textos 15A2AAA e 15A2BBB, julgue os próximos itens, a respeito do ensino de história da religiosidade africana e dos aspectos a ele relacionados.
O Currículo em Movimento da Educação Básica destinado aos anos finais do Ensino Fundamental, apesar de explicitar entre seus conteúdos a abordagem da história da África e do negro no Brasil, exclui o estudo das cosmogonias africanas e de suas contribuições na formação da cultura afro-brasileira.Em uma de suas aulas, um professor dividiu os estudantes em grupos e propôs que cada grupo fizesse uma avaliação farmacológica do prontuário hipotético de determinado paciente internado em hospital. No prontuário, constava a informação de que o paciente era de meia idade, do sexo masculino, de que deveria ser-lhe administrada, antes do café da manhã, insulina regular por via subcutânea e administração oral de tetraciclina e carbonato de cálcio.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
Na técnica proposta, várias operações de pensamento estão envolvidas, na seguinte sequência: análise, interpretação, crítica, levantamento de hipóteses, decisão e resumo.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...