Questões de Pedagogia da CONSESP Concursos

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De acordo com Vygotsky em “Pensamento e Linguagem”, assinale a alternativa verdadeira:

  • A. Um estudo profundo levou à conclusão de que a verdadeira comunicação requer significado, isto é, generalização, tanto quanto signos.
  • B. As formas mais elevadas da comunicação humana somente são possíveis porque o pensamento do homem reflete uma realidade contextualizada.
  • C. A linguística tradicional centrava-se na fisiologia e na acústica, mais do que na Psicologia da fala, pois considerava o som como um elemento independente da fala, usava o som isolado como unidade de análise.
  • D. Todas as alternativas são verdadeiras.

De acordo com Paulo Freire, assinale a alternativa que melhor leva o aluno a aprender a ler e escrever:

  • A. Memorizar “palavras-chave” nos textos e contextos lidos.
  • B. Reler várias vezes um texto.
  • C. Criar o hábito de anotar toda e qualquer situação vivenciada.
  • D. Ao invés de memorizar, mecanicamente, a descrição do objeto, apreender a sua significação profunda.

De acordo com Paulo Freire quando trata da importância do ato de ler, para a construção da visão crítica são indispensáveis:

  • A. Trabalhar a alfabetização espontânea, totalmente ligada aos setores político e social.
  • B. Trabalhar a alfabetização, neutralizando a política e as classes sociais.
  • C. Trabalhar a alfabetização, considerando a política com coerência, vivenciando, na prática, o reconhecimento óbvio, sabendo ouvir, falar e assumindo a ingenuidade dos educandos para poder saber o que estão aprendendo.
  • D. Trabalhar a alfabetização, assumindo a ingenuidade dos educandos, partindo do ensino da realidade social de seus alunos para, posteriormente, ensinar o desconhecido.

Assinale a alternativa correta de acordo com Vygotsky, quando trata de pensamento e linguagem:

  • A. No desenvolvimento da criança não existe um período pré-linguístico do pensamento e um período préintelectual da fala; o pensamento e a palavra são ligados por um elo secundário.
  • B. Nenhum conceito novo se forma sem o efeito regulador da tendência determinante criada pela tarefa experimental.
  • C. Podemos considerar o pensamento e a fala como dois processos independentes, paralelos, que se cruzam em determinados momentos e influenciam mecanicamente um ao outro.
  • D. Todos os pensamentos podem ser comunicados às crianças desde que elas estejam familiarizadas com as palavras necessárias.

De acordo com Edgar Morin, é verdadeira a alternativa:

I. A compreensão humana é a um só tempo, meio e fim da comunicação humana.

II. Em uma possível reforma de ensino não deve ser considerada a potencialidade de uma estruturação curricular em disciplinas para que, com cada uma delas, fique evidente a percepção da condição humana.

III. O Século XX nos legou, entre outras coisas, a racionalização que só conhece o cálculo e ignora o indivíduo, seu corpo, seus sentimentos, sua alma.

IV. A afetividade pode asfixiar o conhecimento, mas pode, também, fortalecê-lo.

  • A. Apenas I e II estão corretas.
  • B. Apenas III e IV estão corretas.
  • C. I, II, III e IV estão corretas.
  • D. I, II, III e IV não estão corretas.

De acordo com Luckesi, sobre a “Avaliação da Aprendizagem Escolar”, é correta a alternativa:

  • A. A avaliação como instrumento de diagnóstico para o crescimento, independe de uma pedagogia preocupada com a transformação social.
  • B. Com a função classificatória, a avaliação constitui-se num instrumento estático e frenador do processo de crescimento.
  • C. Ao avaliar, o professor deve atribuir uma nota ao aluno e dar por encerrado o processo, pois avaliar é apenas a verificação do que o aluno não sabe.
  • D. Não há alternativa correta.

Em “Avaliação da Aprendizagem Escolar”, para Luckesi é correta a alternativa:

  • A. A pedagogia dos conteúdos socioculturais nega a ideia de igualdade de oportunidades para todos no processo educacional.
  • B. O momento da avaliação deveria ser um “momento de fôlego” na escalada para, em seguida, ocorrer a retomada da marcha de forma mais adequada e nunca um ponto definitivo de chegada, especialmente, quando o objeto da avaliação é dinâmico como, no caso, a aprendizagem.
  • C. A pedagogia libertadora é marcada pela ideia de que a transformação virá pela emancipação das camadas populares em um processo de conscientização cultural e política além dos muros da escola.
  • D. Não há alternativa correta.

De acordo com Edgar Morin em “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, assinale a alternativa verdadeira:

I. A compreensão mútua entre os seres humanos próximos ou estranhos é, daqui para frente, vital para que as relações humanas saiam do seu estado bárbaro de incompreensão.

II. Nós, os humanos, somos seres infantis, neuróticos, delirantes, capazes de medida e desmedida, sujeito de afetividade intensa e instável, seres de violência, de amor e de ódio.

III. Em uma possível reforma de ensino deve ser considerada a adoção de um novo paradigma cognitivo, no qual a ordem e a desordem sejam vistas e tratadas nos seus campos específicos.

IV. Não há cultura sem cérebro humano, (aparelho biológico dotado de competência para agir, perceber, saber, aprender), mas não há mente, isto é, capacidade de consciência e pensamento, sem cultura.

  • A. Apenas I e III estão corretas.
  • B. Apenas II e IV estão corretas.
  • C. Apenas I, II, III e IV estão corretas.
  • D. Não há alternativa correta.

Sobre a “Avaliação da aprendizagem Escolar”, para Luckesi, não é correta a alternativa:

  • A. Ao avaliar, o professor deve coletar, analisar e sistematizar, de forma mais objetiva, as manifestações dos alunos.
  • B. É preciso colocar a avaliação escolar a serviço de uma pedagogia que entenda a educação como um instrumento de transformação social.
  • C. A prática escolar vigente se realiza dentro de um modelo teórico que pressupõe a educação como um mecanismo de conservação e reprodução da sociedade.
  • D. O modelo liberal-conservador, posterior à Revolução Francesa, deu origem apenas à pedagogia tradicional.

Qual destas alternativas não é verdadeira?

  • A. A perspectiva de globalização que se adota na escola e que se reflete nos Projetos de Trabalho trata de ensinar o aluno a aprender, a encontrar o nexo, a estrutura, o problema que vincula a informação e que permite aprender.
  • B. O tema do Projeto de Trabalho Pode pertencer ao currículo oficial, proceder de uma experiência comum (como os acampamentos), originar-se de um fato da atualidade, surgir um problema proposto pela professora ou emergir de uma questão que ficou pendente em outro Projeto.
  • C. Existem alguns temas que não podem ser abordados através de Projetos.
  • D. A função principal do Projeto é possibilitar aos alunos o desenvolvimento de estratégias globalizadoras de organização dos conhecimentos escolares, mediante o tratamento da informação.
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