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A partir da Gestão Democrática e da participação social nos processos educativos, uma proposta de Currículo Nacional deve
O diálogo entre os alunos, como processo de desenvolvimento afetivo, cognitivo e social, está fortemente associado à perspectiva
As narrativas contidas no currículo, explícita ou implicitamente, corporificam noções particulares sobre conhecimento, sobre formas de organização da sociedade e sobre os diferentes grupos sociais e representam os diferentes grupos sociais de forma diferente. Enquanto as formas de vida e a cultura de alguns grupos são valorizadas e instituídas como cânon, as de outros são desvalorizadas e proscritas. Assim, contam histórias que fixam noções particulares sobre gênero, raça, classe noções que acabam também nos fixando em posições muito particulares (SILVA, 2005, p. 195). Segundo o autor, as narrativas contidas no currículo contribuem para:
I. o entendimento de que o currículo vincula-se a aspectos políticos inerentes às relações de poder que acentuam as desigualdades étnico-raciais e de gênero;
II. a superação das desigualdades instituídas em relação às questões étnico-raciais e de gênero;
III. a compreensão de que o currículo representa, de forma igualitária, os diferentes grupos sociais.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)
A produção do conhecimento, no contexto da Sociedade em Rede, gera a necessidade de articulação do currículo escolar com a produção da ciência e tecnologia no contexto de cada nação. A velocidade do processo de globalização por meio das redes exige relações curriculares complexas viabilizadas pelas tecnologias digitais. São atributos das tecnologias que influenciam diretamente a cultura curricular:
I. interatividade;
II. mobilidade;
III. conectividade;
IV. velocidade.
Dos itens, verifica-se que estão corretos
A função social da escola tem sido cada vez mais diversificada. Ela se funda na premente necessidade do acompanhamento, por parte das instituições educativas, das mudanças que se processam aceleradamente em função dos avanços da ciência e da tecnologia e o mundo do trabalho. Nesse sentido, é correto afirmar que
carência de condições materiais nas regiões pobres.
Na imagem, a relação entre a escola pública e a realidade social brasileira é marcada pela
Na escola, o Projeto Político-Pedagógico busca
Uma das principais características do lúdico é o(a)
Na educação de crianças, a repressão do movimento do corpo é
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