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A respeito das Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental, assinale a opção incorreta.
São objetivos da Educação Ambiental: desenvolver a compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações para fomentar novas práticas sociais e de produção e consumo; fomentar e fortalecer a integração entre ciência e tecnologia, visando à sustentabilidade socioambiental.
A Educação Ambiental nas instituições de ensino deve contemplar abordagem curricular integrada e transversal, contínua e permanente em todas as áreas de conhecimento, componentes curriculares e atividades escolares e acadêmicas.
O tratamento pedagógico do currículo deve ser diversifi cado, permitindo reconhecer e valorizar a pluralidade e as diferenças individuais, sociais, étnicas e culturais dos estudantes, promovendo valores de cooperação, de relações solidárias e de respeito ao meio ambiente.
A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação Ambiental nos currículos da Educação Básica e da Educação Superior deve ocorrer por meio de projetos de trabalho com integração entre as áreas de ensino e mobilização de toda a unidade educacional.
Os sistemas de ensino, em colaboração com outras instituições, devem instituir políticas permanentes que incentivem e deem condições concretas de formação continuada, para que se efetivem os princípios e se atinjam os objetivos da Educação Ambiental.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Em relação ao tema Currículo e Diversidade, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao fi nal, assinale a opção correspondente.
( ) A diversidade pode ser entendida como um fenômeno que atravessa o tempo e o espaço e se torna uma questão cada vez mais séria quanto mais complexas vão se tornando as sociedades. ( ) A diversidade cultural é dependente do contexto. Aquilo que julgamos como diferença social, histórica e culturalmente construída recebe a mesma interpretação em diferentes sociedades. ( ) Na perspectiva curricular de organização e relacionamento com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) a diversidade está presente na parte diversifi cada, a qual os educadores sabem que, hierarquicamente, por mais que possamos negar, ocupa um lugar menor do que o núcleo comum. ( ) A incorporação da diversidade no currículo deve ser entendida como uma ilustração ou modismo, uma vez que está compreendida no campo político e tenso no qual as diferenças são produzidas. ( ) Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. As diferenças são também construídas pelos sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder.V, F, V, F, V
V, V, V, V, F
F, V, F, V,V
V, V, F, F, V
F, V, V, F, F
A respeito da Sociedade, Estado e Educação assinale a assertiva incorreta.
A educação surge como um trunfo indispensável à humanidade na sua construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social.
Existem tensões com que a sociedade precisa se ocupar e muitas delas passam pela educação: entre o local e o global; entre o universal e o singular; entre a tradição e a modernidade; entre a indispensável competição e a igualdade de oportunidades; entre o extraordinário desenvolvimento dos conhecimentos e as capacidades de assimilação pelo homem.
À educação cabe a missão de fazer com que todos façam frutifi car seus talentos e potencialidades criativas, o que implica responsabilizar-se por seu processo individual.
A sociedade impõe cada vez mais o conceito de educação ao longo de toda a vida, dada às vantagens que oferece em matéria de fl exibilidade, diversidade e acessibilidade.
A educação deve se adaptar em função das transformações e deixar de transmitir os conhecimentos acumulados ao longo de um tempo para se lançar no campo do novo.
A respeito da Função Social da Educação e da Escola assinale a assertiva incorreta.
Os fi ns da educação derivam da estruturação homogênea do ambiente social, identifi cam-se como interesses comuns do grupo, e devem se realizar igualitariamente em todos os seus membros.
A escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos, precisa ser um espaço de sociabilidade que possibilite a construção e a socialização dos conhecimentos produzidos.
A educação, como prática social que se desenvolve nas relações estabelecidas entre os grupos, seja na escola ou em outros espaços, se caracteriza como campo social de disputa hegemônica.
As relações sociais desenvolvidas são de aprendizagem e conhecimento. Neste sentido, se aprende no contexto da vida social independente da escola, anulando sua necessidade.
A escola é uma instituição social que, mediante sua prática no campo do conhecimento, dos valores, atitudes e, mesmo por sua desqualifi cação, articula determinados interesses e desarticula outros.
A respeito da relação entre Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação, assinale a opção incorreta.
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) foram introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica.
O uso das TICs na sala de aula contribui para facilitar a aprendizagem e dinamizar o ensino se for relacionado a projetos e atividades dinâmicas.
A relação inicial entre TICs e o ensino e a aprendizagem foi sem uma integração às atividades de sala de aula, representando uma atividade adicional ou compondo projetos.
As TICs favorecem uma nova relação com o saber ultrapassando os limites dos materiais instrucionais tradicionais e favorecendo a criação de comunidades de colaboração.
As TICs privilegiam a comunicação e permitem eliminar os muros que separam a instituição da sociedade e a articulação da escola com outros espaços produtores de conhecimento e podem resultar em mudanças interessantes.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Indique se as afirmativas relativas à gestão do conhecimento são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Por gestão do conhecimento entende-se um processo de criação, registro, disseminação e aplicação do conhecimento nas organizações.
( ) Por gestão do conhecimento entende-se um processo de diagnóstico, desenho, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento profissional.
( ) A gestão do conhecimento visa à melhoria do desempenho individual pela criação de valores competitivos.
( ) A gestão do conhecimento apóia-se na tecnologia da informação, adotando práticas de e-learning, comunidades virtuais, entre outras.
Selecione a opção correta.
V, F, F, V
F, V, F, V
F, F, V, V
V, V, V, F
F, V, V, F
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