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Na Educação Infantil, o ato de se alimentar e as diversas ações a ele relacionadas estão diretamente vinculados à saúde e higiene e proporcionam às crianças inúmeras aprendizagens nestes e em outros aspectos, assim como favorecem o seu processo de socialização. Um dos procedimentos sugeridos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil durante as refeições é:
permitir que as crianças sentem com quem desejarem para comer e possam conversar com os seus companheiros.
evitar que as crianças tentem se servir ou se alimentar sozinhas até os 3 anos de idade, sendo recomendável que o adulto as alimente.
insistir para que as crianças comam os alimentos que desconhecem, obrigando-as a comer tudo o que está no prato, mesmo que não queiram.
utilizar mecanismos que conduzam a atenção para a alimentação, ensinando-as a comer em silêncio e orientando-as a não interagir.
considerar os gostos particulares das crianças, definindo o cardápio de acordo com os seus alimentos preferidos.
Analise a situação hipotética relatada abaixo.
Duas berçaristas, Daniela e Júlia, estavam conversando sobre o que representa a função de cuidar na sua atividade profissional. Daniela defendia a ideia de que o cuidado é uma atividade intuitiva, que se aprimora com o fazer diário, com a experiência e observação. Júlia, embora concordasse com a importância da experiência e da observação, argumentou que o cuidar, principalmente do ponto de vista profissional, é uma atividade que transcende o entendimento prático.
Podemos afirmar que o argumento de Júlia está de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI- MEC/SEF 1998), pois segundo esse documento, para se atingir os objetivos dos cuidados com a preservação da vida e com o desenvolvimento das capacidades humanas, é necessário que as atitudes e os procedimentos estejam:
apoiados em trocas com os profissionais mais experientes, que possuem um conhecimento empírico e podem esclarecer dúvidas e auxiliar na definição de condutas gerais e homogêneas.
direcionados a ações infantis previsíveis e predefinidas, baseadas em princípios comportamentalistas, que devem ser traduzidos emmetas e avaliados periodicamente.
fundamentados nas contribuições teóricas behavioristas, segundo as quais o cuidar é uma atividade subjetiva, que se dá através das trocas simbólicas entre aquele que cuida e aquele que é cuidado.
baseados em conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento biológico, emocional e intelectual das crianças, levando em consideração as diferentes realidades socioculturais.
relacionados às concepções filosóficas pós-estruturalistas, segundo as quais a atividade prática é resultado do treinamento e da observação neutra e imparcial da realidade.
Na literatura contemporânea sobre a Educação Infantil, há uma crítica à dissociação do binômio cuidar / educar e a defesa de que:
o educar relaciona-se à mente e o cuidar relaciona-se ao corpo.
o cuidado deve ser compreendido como parte integrante da educação.
o educar é papel dos professores, enquanto que o cuidar é papel dos auxiliares.
o cuidado restringe-se à função guardiã e o educar destina-se à função preparatória.
o cuidado e a educação representam uma cisão a ser buscada e perpetuada.
O ingresso da criança nas instituições de Educação Infantil pode ser um momento permeado por ansiedade, tanto para ela como para os seus responsáveis e professores, principalmente quando se trata de bebês pequenos. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, são considerados fatores favoráveis a esse processo de adaptação, dentre outros:
a manutenção da rotina que ocorrerá posteriormente, sendo aconselhável que o tempo de permanência na instituição seja, desde o início, integral; promover a rotatividade de adultos em contato com a criança, com o objetivo de diversificar as atividades e os vínculos.
o preparo emocional dos educadores, que devem deixar a criança chorar até se acostumar com o novo ambiente, sem dar importância a esse fato; uma conduta mais objetiva e menos afetiva, evitando-se o contato físico, principalmente o colo.
a determinação de procedimentos a serem cumpridos pela família durante esse processo, que não devem ser modificados em hipótese alguma; a assertividade no momento da separação da criança de seu responsável, que deve ocorrer repentinamente.
o distanciamento necessário entre o(a) professor(a) e a família com o objetivo de evitar a mistura de papéis; a orientação de que os responsáveis não permaneçam na instituição, para impedir que o eventual encontro com a criança interfira na construção de sua autonomia.
a realização de um encontro anterior com a família, para obter informações sobre os hábitos e rotina da criança e estabelecer um vínculo inicial; a sugestão de que sejam trazidos para a instituição alguns objetos de transição (como chupeta, paninho ou brinquedos).
Leia com atenção o texto abaixo, que relata uma situação observada numa creche, com crianças de 1 ano e meio a 2 anos:
Nesta situação, podemos identificar alguns aspectos relevantes da atividade lúdica na Educação Infantil, tais como:
o faz de conta, que representa uma fase típica do estágio sensório-motor e revela a preponderância pensamento abstrato.
a imitação, que é uma atividade que estimula a criatividade e que deve ser usada para o condicionamento de condutas desejáveis.
a imitação, que é uma atividade que estimula a criatividade e que deve ser usada para o condicionamento de condutas desejáveis.
a mediação do educador, que deve ser evitada durante as brincadeiras, para que as crianças sintam-se à vontade e respeitadas.
as cantigas, que têm uma função importante pelo seu caráter moralista, inculcando valores e modos de pensar tradicionais.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
As ações educativas junto aos bebês envolvem a satisfação de suas necessidades de alimentação, higiene e descanso, além dos diversos estímulos para que se desenvolvam plenamente. O controle dos esfíncteres ocorre, em geral, entre os 18 e 24 meses e o papel dos profissionais de Educação Infantil na retirada de fraldas é muito importante. Algumas ações são indicadas para favorecer esse processo, dentre as quais:
estimular a criança a ir ao banheiro nos horários predeterminados durante a rotina diária, utilizando-se do recurso de premiá-las com balas, brindes ou outros itens de seu interesse durante este período de treinamento.
repreender a criança imediatamente, ao urinar ou evacuar fora do sanitário quando está sem fraldas, demonstrando a inadequação de sua atitude e mostrando como deve se comportar das próximas vezes.
utilizar músicas e dramatizações contendo mensagens que, indiretamente, levem as crianças a acreditar que haverá a punição se não urinarem ou evacuarem corretamente no banheiro, favorecendo essa associação.
combinar com a família procedimentos integrados, de forma a estimular a autonomia da criança para utilizar o sanitário, demonstrando respeito por sua vontade e a identificação de suas necessidades.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
A brincadeira é imprescindível para o desenvolvimento das crianças, pois é um(uma):
atividade simbólica que favorece a construção da sua identidade, assim como a internalização e elaboração de suas emoções e sentimentos.
meio de incutir nelas comportamentos e formas de agi r adequados , de acordo com os conhecimentos e a cultura da classe social hegemônica.
método de ensino que proporciona a sua heteronomia e o seu desenvolvimento psicossocial através de processos inatistas e fenomenológicos.
atividade que envolve o pensamento abstrato-emocional, segundo pensadores neoconstrutivistas, como Skinner, Pavlov e Wallon.
forma de resguardar a sua singularidade, considerando-as como sujeitos sociais, e de dissociar os aspectos sociais, afetivos e cognitivos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
Leia a citação abaixo:
Para este teórico, o desenvolvimento cognitivo se dá através de constantes desequilíbrios e equilibrações, por meio de dois mecanismos distintos e complementares, que são:
o insight e a intuição.
a maturação e a interiorização
a assimilação e a acomodação.
o treino e a interação.
a socialização e a abstração.
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