Questões de Pedagogia da FUNECE

Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNECE para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A forma como as pessoas se relacionam entre si caracteriza-se por etapas de interação de um indivíduo no desenvolvimento do grupo ao qual está inserido ao longo do tempo. Considerando essas etapas, numere a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 1, 1, 3, 2.
  • B. 3, 3, 2, 1.
  • C. 2, 2, 3, 1.
  • D. 1, 2, 1, 3.

O processo de ensino-aprendizagem é composto, por duas partes: ensinar, que exprime uma atividade, e aprender, que envolve certo grau de realização de uma determinada tarefa com êxito. Considerando as diferentes abordagens do processo de ensino-aprendizagem, numere a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 3, 2, 1, 4.
  • B. 2, 3, 4, 1.
  • C. 4, 3, 1, 2.
  • D. 1, 2, 3, 4.

Cultura diz respeito a todo modo de vida de uma sociedade e se refere à forma como as pessoas e os grupos sociais produzem sua própria existência a partir das influências que recebem. Com base nos pressupostos dos estudos culturais, é INCORRETO afirmar que

  • A. a cultura deixa, gradativamente, de ser domínio exclusivo da erudição e passa a contemplar o gosto das multidões.
  • B. os processos culturais estão intimamente vinculados com as relações sociais.
  • C. a cultura deixa, gradativamente, de ser domínio exclusivo da erudição e passa a contemplar o gosto das multidões.
  • D. recriando a cultura geral, grupos e comunidades criam culturas específicas.

A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da inclusão, tem por objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Analise o que se diz acerca da Política Nacional de Educação Especial e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) É entendida como uma modalidade de ensino.

( ) É vista como um serviço ou atendimento à parte do currículo escolar.

( ) Orienta a organização de redes de apoio e a formação continuada dos professores.

( ) O atendimento educacional especializado é um serviço de oferta facultativa pela escola.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. F, V, V, F.
  • B. V, F, V, F.
  • C. F, V, F, V.
  • D. V, F, F, V.

As Tendências Pedagógicas se originaram no seio dos movimentos sociais, em tempos e contextos históricos particulares e buscaram atender às expectativas da sociedade, seja das classes dominantes ou dos trabalhadores. Considerando os representantes teóricos mais significativos em cada Tendência Pedagógica, numere a Coluna II de acordo com a Coluna I a seguir:

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 1, 3, 4, 2.
  • B. 3, 1, 2, 4.
  • C. 2, 4, 3, 1.
  • D. 4, 2, 1, 3.

Didática é uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino, tendo em vista as finalidades educacionais, que são sempre sociais; assim, ela pode, junto às novas Tecnologias de Informação e Comunicação — TICS —, buscar novas formas de fazer a educação, assumindo a multifuncionalidade do processo de ensino-aprendizagem. De acordo com a perspectiva crítico-reflexiva, o principal componente para o uso do computador em educação é a

  • A. capacidade das máquinas disponíveis.
  • B. velocidade da Internet.
  • C. adequada preparação do professor.
  • D. aceitação da gestão da escola.

Conforme o grau de integração das diferentes disciplinas reagrupadas em um determinado momento, podemos estabelecer diferentes níveis de interdisciplinaridade. Segundo Piaget (1979), os níveis de colaboração e integração entre disciplinas, são:

  • A. multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.
  • B. pluridisciplinaridade, disciplinaridade cruzada, multidisciplinaridade.
  • C. pluridisciplinaridade, disciplinaridade cruzada, multidisciplinaridade.
  • D. pseudo-interdisciplinaridade, interdisciplinaridade estrutural e restritiva.

A interdisciplinaridade é fundamentalmente um processo e uma filosofia de trabalho que entra em ação na hora de enfrentar problemas e questões que preocupam em cada sociedade. Enumere, de 1 a 5, em ordem de ocorrência, os passos que costumam estar presentes em qualquer intervenção interdisciplinar.

( ) Decidir sobre o futuro da tarefa, bem como sobre a equipe de trabalho.

( ) Reunir todos os conhecimentos atuais e buscar nova informação.

( ) Determinar os conhecimentos necessários, inclusive as disciplinas representativas e com necessidade de consulta.

( ) Comparar todas as contribuições e avaliar sua adequação, relevância e adaptabilidade.

( ) Definir o Problema (interrogação, tópico, questão).

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 3, 2, 1, 5, 4.
  • B. 4, 2, 1, 5, 3.
  • C. 2, 5, 4, 3, 1.
  • D. 5, 3, 2, 4, 1.

Os autores classificam as tendências pedagógicas em dois grupos: as de cunho liberal e as de cunho progressista. Atente ao que se diz a respeito das tendências pedagógicas e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Na Pedagogia Libertadora, a atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria.

( ) Os métodos de uma Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos não partem de um saber artificial, depositado a partir de fora, nem do saber espontâneo.

( ) Na Tendência Liberal Renovada Não-Diretiva, o professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto.

( ) Os conteúdos na Tendência Tradicional são separados da experiência do aluno e das realidades sociais, valendo pelo valor intelectual.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. F, V, F, V.
  • B. F, V, V, F.
  • C. V, F, V, F.
  • D. V, F, F, V.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado:

“Nas palavras de Demo (1996), Educação não é só _________1, instruir, treinar, _________2; é, sobretudo, formar a _________3 do sujeito histórico competente, uma vez que, o educando não é o objetivo de ensino, mas sim _________4 do processo, parceiro de trabalho, trabalho este entre _________5 e solidariedade”. A opção que completa as lacunas, na ordem e corretamente, é:

  • A. transmitir1, escolarizar2, personalidade3, ente4, identidade5
  • B. informar1, repassar2, consciência3, recurso4, análise situacional5
  • C. ensinar1, domesticar2, autonomia3, sujeito4, individualidade5
  • D. produzir1, criar estratégia2, vida3, objeto4, competição5
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...