Questões de Pedagogia da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

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Analise as afirmativas correlatas.

I. “Na organização e gestão do currículo, as abordagens disciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar.”

PORQUE

II. “Revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A segunda afirmativa contradiz a primeira.
  • C. A segunda afirmativa é uma justificativa correta da primeira.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.

Acerca da organização escolar do tempo de aprendizagem, é INCORRETO afirmar que

  • A. a Lei nº 9.394/1996, Art. 23, institui os ciclos como possível forma de organizar o ensino.
  • B. a seriação pretende padronizar e massificar, com legitimidade, o processo de ensino e aprendizagem.
  • C. a seriação são períodos de escolarização maiores que os ciclos e que superam a fragmentação e desarticulação excessiva do currículo.
  • D. a seriação surgiu na escola centrada no trabalho docente, então mero transmissor de conhecimentos advindos, em geral, de livros didáticos.

Sobre o PPP, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Analisar o PPP implica em considerar a gestão democrática para a sua construção.
  • B. Discutir o PPP significa discutir, concomitantemente, a organização do trabalho escolar.
  • C. Propor intervenção na escola, sem contudo analisar de forma crítica a participação da comunidade escolar é possível.
  • D. Compreender a lógica das políticas educacionais e suas perspectivas para a escola pública, revendo os papéis de cada um, é um compromisso com as metas comuns.

O Projeto Político‐Pedagógico das instituições educativas que ofertam a educação básica devem considerar, EXCETO:

  • A. A aprendizagem como processo de memorização.
  • B. Capacidade de aprender permanente, desenvolvendo a autonomia dos estudantes.
  • C. Articulação teoria e prática, vinculando o trabalho intelectual às atividades práticas ou experimentais.
  • D. Problematização como instrumento de incentivo à pesquisa, à curiosidade pelo inusitado e ao desenvolvimento do espírito inventivo.

Quanto ao Projeto Político‐Pedagógico, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. É um instrumento formativo e auxilia a desenvolver uma ação coletiva.
  • B. Exige que cada professor tenha uma proposta, um plano de ensino articulado ao projeto da escola.
  • C. Exige uma ação colegiada para verificar se as atividades pedagógicas estão coerentes com os objetivos propostos.
  • D. Tem uma função social importante ao redefinir as relações sociais no interior da escola, impossibilitando a abertura de espaço para práticas democráticas.

As políticas educacionais neoliberais dão sinais de suas intenções ao darem ênfase à, EXCETO:

  • A. Formação crítica.
  • B. Avaliação (controle).
  • C. Educação a distância.
  • D. Educação técnica/profissionalizante.

Analise a seguinte situação hipotética: “ao iniciar o ano escolar, os docentes da escola X foram convocados para uma reunião para início dos trabalhos letivos. A maioria dos docentes eram novatos na instituição e no sistema. Assim foram informados acerca das incumbências do estabelecimento e dos docentes de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.” Relacione adequadamente as funções a seguir, considerando (1) para Estabelecimentos e (2) para Docentes.

( ) Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.

( ) Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

( ) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento

. ( ) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

( ) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

( ) Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.

A sequência está correta em

  • A. 1, 1, 2, 2, 2, 1.
  • B. 1, 2, 2, 2, 2, 1.
  • C. 2, 2, 1, 1, 2, 2.
  • D. 1, 1, 2, 1, 2, 2.

Considerando o exposto, a escola deve ser, EXCETO:

  • A. Pluralista, porque admite e respeita correntes de pensamento divergentes.
  • B. Humanista, por identificar o sujeito histórico como foco do processo educativo.
  • C. Consciente de seu papel político como instrumento para a emancipação e desalienação dos trabalhadores, condição para a transformação social.
  • D. Condutora de seus alunos a adaptarem-se ao contexto cultural vigente, tido como referência do modelo, sem contudo incentivar à colaboração entre pares e à democracia nas tomadas de decisões.

Uma forma de exercitar a gestão democrática é a participação dos diversos segmentos escolares e comunitários no planejamento, desenvolvimento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Como um instrumento de intervenção na prática educacional que se realiza na escola, o PPP da escola configura-se como uma forma de planejamento. Nesse sentido, analise os seguintes aspectos que delineiam esta reflexão:

I. O planejamento hoje em dia é frequentemente visto de forma negativa, com certo descrédito, pois foram tão divulgados nos últimos trinta anos que, na prática, nos deixaram como legado uma sociedade onde, cada vez mais, cresce a parcela da população marginalizada das conquistas políticas, culturais e econômicas, e cuja educação, saúde, alimentação, transporte e segurança lhes são negados. Nesse sentido, os direitos são “acenados”, mas não são concedidos.

II. O planejamento tem sido historicamente apresentado como um instrumento de administração tecnicamente “neutro”, cuja utilização independe da postura, escolhas e ideologias de seus idealizadores. Ele tem sido historicamente, um instrumento que retrata a concepção dominante do mundo e da sociedade. Com isso, está a serviço e endereça suas ações para um determinado grupo ou setor da sociedade. Sendo o planejamento uma ação de intervenção voluntária, na realidade, ele se configura como um instrumento político e não há neutralidade em política, portanto, apesar do planejamento ser apresentado como um instrumento “neutro”, ele de fato não é.

III. O planejamento, como ação administrativa, tem sido elaborado de forma isolada das políticas e da gestão do processo educativo. Verificamos que o planejamento é uma ação contínua e flexível que, também no processo educativo, retrata políticas e delineia a gestão, num constante redimensionamento de caminhos e busca do alcance dos objetivos. É o planejamento que estabelece a finalidade, a missão de uma dada ação e, com isso, instrumentaliza o processo de gestão, delimitando a forma e o espaço de intervenção.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.

Analise as afirmativas sobre a história da educação das crianças no Brasil.

I. No final do século XIX, foram criadas as primeiras creches para os filhos das classes menos favorecidas.

II. A origem das creches, relacionada com o trabalho feminino e preocupações sanitárias, foi influenciada pela pedagogia e medicina, sendo seu trabalho voltado para questões de higiene e aspectos pedagógicos.

III. Os “jardins de infância”, primeiros espaços escolares destinados às crianças pequenas de famílias mais abastadas, foram marcados pelas ideias de recreação e autonomia da criança.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
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