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Henri Wallon inovou ao colocar a afetividade como um dos aspectos centrais do desenvolvimento. Explicou que o desenvolvimento infantil vai do sincretismo á categorização. Wallon não é autor de fácil leitura. Contemporâneo de Jean Piaget e Lev Vygotsky se dedicou a estudar o desenvolvimento infantil, tendo uma relação estreita com as teorias da educação. Analise as afirmativas sobre Henri Wallon:
I - Para Wallon, o termo afetividade se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. É um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento;
II Para Wallon a afetividade está sempre presente em todos os momentos, movimentos e circunstâncias de nossas ações, assim como o ato motor e a cognição. Ou seja, a sala de aula, a distribuição das carteiras e a organização do ambiente provocam nos alunos abraço ou repulsa;
III A criança, para Wallon é essencialmente cognitiva e aos poucos vai constituindo-se em um ser socioemocional;
IV Wallon utiliza o conceito de sincretismo infantil como principal característica do pensamento da criança: a ausência de diferenciação entre os elementos; as informações que ela recebe do meio, as experiências pessoais e as fantasias se misturam.
Está INCORRETA a alternativa:
I
II
III
IV
Com base na Lei Orgânica do Município - CAPÍTULO III DA CULTURA, DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO analise os artigos abaixo:
I - Art. 177 - O Município estimulará o desenvolvimento das ciências, das artes, das letras e da cultura em geral, observado o disposto na Constituição Federal;
II - Art. 181 - O dever do Município com a educação será efetivado, mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente, na rede regular de ensino;
III- Art. 182 - O ensino oficial do Município será gratuito em todos os seus níveis e atuará prioritariamente no ensino fundamental e préescolar;
IV- Art. 183 - O ensino é livre à iniciativa privada, atendida as seguintes condições: I - cumprimento das normas gerais de educação nacional; II - autorização e avaliação de qualidade, pelos órgãos competentes;
V- Art. 185 - O Município manterá o professorado municipal em nível econômico, pedagógico, social e moral a altura de suas funções.
Estão corretos os itens:
I III IV, apenas
I II V, apenas
II III V, apenas
Todos os itens estão corretos
O dia do Professor é comemorado em ______________. A criação da data se deu em virtude de ___________, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de _______________________, através do decreto federal 52.682/63. A idéia de fazer do dia um feriado, surgiu em ______________, pelo _____________ Salomão Becker.
15 de outubro; D. Pedro II; Escolas de Primeiras Letras; Minas Gerais; professor
15 de outubro; D Pedro I; Escolas de Primeiras Letras; Rio de Janeiro; deputado
15 de outubro; D. Pedro I; Escola de Primeiras Letras; São Paulo; professor
12 de outubro; D. Pedro I; Escola de Primeiras Letras; São Paulo; professor
De 1986 aos dias atuais, nossa Educação se transformou: a universalização do ensino foi praticamente garantida, os investimentos aumentaram e a formação docente evoluiu. No entanto, há muito a fazer para garantir um bom ensino. Agora, é a vez de alcançar a qualidade. Analise as alternativas abaixo:
I - No ambiente educativo, o respeito, a alegria, a amizade e a solidariedade, a disciplina, o combate à discriminação e o exercício dos direitos e deveres são práticas que garantem a socialização e a convivência, desenvolvem e fortalecem a noção de cidadania e de igualdade entre todos;
II - A escola possui uma proposta pedagógica escrita, os professores participaram ativamente da elaboração, todos os que trabalham na escola, pais e alunos conhecem a proposta que é atualizada periodicamente;
III - Os professores planejam regularmente suas aulas. Trocam idéias entre si para planejar. Procuram saber o que os alunos aprenderam no ano anterior para preparar o planejamento do ano letivo. Ouvem e consideram opiniões e sugestões dos alunos para planejar suas aulas. O cumprimento do planejamento dos professores é acompanhado pela direção da escola;
IV - As aulas são organizadas de maneira que todos os alunos possam fazer perguntas, conversar sobre os assuntos apresentados, defender suas idéias e mudar de opinião;
V - No dia-a-dia da sala de aula, respeita-se o fato de que cada aluno precisa de um tempo diferente para aprender.
Assinale a alternativa onde as afirmativas citadas estão de acordo com a busca pela qualidade.
Estão corretas as afirmativas I II IV
Estão corretas as afirmativas II III V
Estão corretas as afirmativas I II III IV
Todas as afirmativas estão corretas
Com base na teoria de David Paul Ausubel (1918 2008) analise os itens:
I Acredita na influência do meio sobre o sujeito. O que os alunos sabem não é considerado e somente aprendem se forem ensinados por alguém.
II Aprender significativamente, para Ausubel é ampliar e reconfigurar as idéias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.
III Leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem.
IV - Para Ausubel, o aluno motivado por uma situação que faça sentido, proposta pelo professor, amplia, avalia, atualiza e reconfigura a informação anterior, transformando-a em nova.
Estão corretos os itens:
II e III, apenas
I, III e IV, apenas
II, III e IV, apenas
I e II, apenas
Quando falamos em aprendizagem por projetos estamos necessariamente nos referenciando à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno nunca é uma tábua rasa, isto é, partimos do princípio de que ele já pensava antes. (FAGUNDES, 2006)
Com base nas idéias expressas acima, classifique os itens abaixo em CERTO ou ERRADO:
I Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações nesse sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz. Como poderemos ter acesso a esses sistemas? O próprio aluno não tem consciência dele! Por isso, a escolha das variáveis que vão ser testadas na busca de solução de qualquer problema, precisa ser sustentada por um levantamento de questões feitas pelo próprio estudante;
II - Na verdade, no projeto de ensino, tudo parte das decisões do professor, e a ele, ao seu controle, deverá retornar. Como se o professor pudesse dispor de um conhecimento único e verdadeiro para ser transmitido ao estudante e só a ele coubesse decidir o que, como, e com que qualidade deverá ser aprendida;
III - Os Projetos de Aprendizagem configuram uma atividade que pode ser utilizada pelo professor a qualquer momento, para sanar dificuldades, mostrar a aplicabilidade de determinados conteúdos, aumentar e/ou despertar o interesse de seus alunos e principalmente, trabalhar todos os itens acima integrados inserindo as novas tecnologias em suas aulas como elemento de emancipação humana;
IV - Os projetos de aprendizagem favorecem o aprendizado de maneira dinâmica, atrativa, contribuindo ao mesmo tempo para o aperfeiçoamento constante do professor, uma vez que, este passa a interagir mais com os alunos, com sua realidade, com seus interesses.
Assinale a opção correta:
Apenas a afirmativa I é correta
Apenas a afirmativa II é incorreta
Apenas a afirmativa III é correta
Todas as afirmativas são corretas
Você - e todos os professores do Ensino Básico - tem um objetivo prioritário: fazer com que os alunos aprendam a produzir bons textos. Como um professor que acompanha as pesquisas sobre didática, você abandonou de vez as redações sobre as férias, a primavera ou de tema livre. Agora, você trabalha com gêneros e sua aula vai ser sobre fábula. Então, você diz aos alunos que a fábula tem uma narrativa breve, na qual os personagens geralmente são animais tipificados como humanos que se envolvem em uma situação-problema. O enredo se resolve com a solução do problema e uma lição de moral. Depois dessa explicação, você pede para que os alunos produzam cartazes sobre as características da fábula. Sua concepção de ensino de produção de texto mudou mesmo?
Sim. A conversa entre professor e alunos foi uma importante estratégia didática em se tratando da prática de produção de textos: ela permitiu, por exemplo, com que os alunos compreendessem o que é uma fábula. Portanto, eles teriam mais facilidade para redigir
Não, ainda. A escrita é uma prática social e o professor que pretende ensinar a escrever deve ter como referência fundamental os conteúdos envolvidos nas práticas sociais da leitura e da escrita. Isso não se faz verbalmente, como no exemplo acima. É preciso desenvolver os chamados comportamentos leitores e escritores, algo que se conquista por meio da familiarização com os textos em situação de leitura e com a prática da escrita de diferentes gêneros
Sim. Porque o professor criou condições para que os alunos aprendessem a escrever corretamente
Sim. O professor buscou com a atividade fazer com que os alunos identificassem conteúdos trabalhados em aula. Foi adequado solicitar aos alunos que escrevessem sobre o tema abordado
A inclusão da pessoa com deficiência na unidade escolar é uma conquista que vem se constituindo a cada dia. O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica e precisa estar presente nas discussões, nos debates, nas práticas cotidianas e acima de tudo em políticas públicas que resultem na garantia dos direitos da pessoa com deficiência, direitos estes que se consolidam em práticas que superem a exclusão e garantam que todos possam conviver e aprender juntos. Com base na perspectiva da Educação Inclusiva, analise as afirmativas abaixo e assinale C para certo e E para errado:
Assinale a opção CORRETA:C C C C E
C C C C C
C C E E C
C C E C - C
A avaliação é parte integrante e fundamental do processo educativo. Por meio dela, o professor fica sabendo como está a aprendizagem dos alunos e obtém indícios para refletir e melhorar a sua própria prática pedagógica. Um bom processo de ensino aprendizagem na escola inclui uma avaliação inicial para o planejamento do professor e uma avaliação ao final de uma etapa de trabalho (seja ele um tópico da matéria, um bimestre ou um ciclo). Com base no processo avaliativo, assinale a alternativa INCORRETA:
A avaliação deve ser um processo, ou seja, deve acontecer durante todo o ano, em vários momentos e de diversas formas. Avaliar a escola como um todo e periodicamente é muito importante. Apoiar a comunidade escolar para que a avaliação seja um instrumento participativo para a melhoria da qualidade da escola não deve ser esquecido
Quando o aluno avalia a si próprio é uma ótima estratégia de aprendizagem e construção da autonomia, facilitando a tomada de consciência de seus avanços, suas dificuldades e suas possibilidades
A avaliação deve se deter apenas na aprendizagem do aluno. Este é o objetivo principal
A comunidade escolar (pais, diretor, professores, demais funcionários, alunos, etc.) é informada sobre as estatísticas educacionais produzidas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação) ou pelas Secretarias de Educação sobre o desempenho da escola e da rede escolar da qual faz parte (tais como taxas de evasão, abandono, distorção entre idade e série, avaliações de aprendizagem, etc)
A promoção da cidadania na escola tem como meta contribuir na formação dos alunos, para que se reconheçam como cidadãos de direitos e deveres e possam se conduzir na sociedade de forma crítica e autônoma. Educar para a construção de uma sociedade plena em direitos requer provocar, estimular educadores e educandos a pensarem sobre sua própria realidade, a realidade de sua comunidade, de seu País e do mundo. A partir desse diagnóstico, refletir sobre sua responsabilidade e conceber uma prática individual, e também coletiva, para interferir e modificar esta realidade. A construção de uma cultura de paz requer uma prática educativa que promova a capacidade de crítica e a formulação de propostas, e não a passividade, que termina por ser cúmplice dos mecanismos de injustiça e violação de direitos.
Analise as afirmativas abaixo:
I Constituem direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010);
II - A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social;
III - Os PCNs apresentam uma proposta de organização curricular na perspectiva da educação comprometida com a cidadania, elegendo os princípios norteadores: dignidade humana; igualdade de direitos; participação e co-responsabilidade pela vida social;
IV - A prática pedagógica voltada para a construção da cidadania democrática é essencialmente romper com a cultura autoritária, de submissão, de mando, impregnada nas diferentes relações sociais; é criar uma nova cultura a partir do entendimento de que todo e qualquer indivíduo é portador de direitos e deveres; é garantir o acesso ao conhecimento que permita-lhe apreender a complexidade das relações e determinações do conjunto da sociedade; é prepará-lo para sua inserção no mundo do trabalho, para compreender o avanço tecnológico e a participação ativa na organização da sociedade;
V - Para que a escola possa desenvolver um trabalho nesta perspectiva, faz-se necessária a construção de um projeto pedagógico, democrático e participativo, em que a formação do sujeito possa ser assumida coletivamente.
Esse processo se desenvolve na prática diária, através da apreensão dos conteúdos curriculares e na vivência do exercício da cidadania. Estão corretos os itens:
I III IV, apenas
I II V, apenas
II III V, apenas
Todos os itens estão corretos
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