Questões de Pedagogia da METTA C&C

Lista completa de Questões de Pedagogia da METTA C&C para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A imagem abaixo expressa claramente a idéia de:

  • A.

    A que os professores já são tão sofridos nos dias atuais que poderiam ser confundidos por meliantes;

  • B.

    Que até mesmo os professores estão se escondendo para não serem confundidos como realizadores de atos criminosos;

  • C.

    Que, os alunos sabem da constante lamentação pelo sofrimento dos professores, tiram proveito disso disfarçando-se deles;

  • D.

    Que os alunos se assustam ao verem criminosos disfarçando-se de professores

  • E.

    Que os crimes nas escolas são tão constantes que a polícia só não caça professores.

Analise com atenção a charge abaixo:

É possível apreender que:

I. O acesso ao ensino público está cada vez mais desacreditado como garantia cidadã até pela própria família.

II. O desestímulo pela educação começa no próprio ambiente doméstico-familiar.

III. Quanto mais a família é descapitalizada maior a ineficiência do ensino.

IV. A educação é tão desacreditada no na escola pública que é tratada como desnecessária.

Estão CORRETAS:

  • A.

    Todas estão corretas;

  • B.

    N.D.A;

  • C.

    I, II e III;

  • D.

    Apenas a I;

  • E.

    Apenas a II.

Vários foram os estudiosos que se destacaram na história da educação. A partir de seus legados formaram- se algumas tendências pedagógicas. Sendo assim, podemos dizer que a tendência pedagógica que tem seu método baseado na facilitação da aprendizagem, seus conteúdos fundamentam-se na busca do conhecimento pelos próprios alunos e um dos seus ícones é Carl Rogers é:

  • A.

    A Tendência Liberal Renovadora Progressiva;

  • B.

    A Tendência Liberal Renovadora Não-Diretiva;

  • C.

    A Tendência Progressista Libertadora;

  • D.

    A Tendência Progressista Libertária;

  • E.

    A Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos.

Qual das tendências pedagógicas abaixo pode ser considerada Crítica e Transformadora:

  • A.

    Liberal Progressiva;

  • B.

    Liberal Tecnicista;

  • C.

    Liberal Tradicional;

  • D.

    Liberal Renovado Não-Diretiva;

  • E.

    Progressiva Libertadora.

Faça a correspondência entre as colunas no que tange as definições:

I. Educação infantil.

II. Ensino Fundamental.

III. Ensino Médio.

IV. Ensino Superior.

( ) Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

( ) Tem por objetivo o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o plenodomínio da leitura, da escrita e do cálculo.

( ) Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

( ) Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.

  • A.

    IV – III – II – I;

  • B.

    IV – I – II – III;

  • C.

    I – II – III – IV;

  • D.

    III – IV – II – I;

  • E.

    II – I – III – IV.

Observe atentamente a imagem e leia o texto abaixo. .

“Há uma lógica perversa por trás dessa asquerosa escalada. A promoção do desrespeito aos valores, ao bom senso, às regras de bem viver e à autoridade foi elevada a método de ensino e imperativo de convivência supostamente democrática. No início, foi omaio de 68, em Paris: gritava-se nas ruas que era proibido proibir. Depois, a geração do não bate, que traumatiza. A coisa continuou: “Não reprove, que atrapalha. Não dê provas difíceis, pois temos que respeitar o perfil dos nossos alunos. Aliás, prova não prova nada. Deixe o aluno construir seu conhecimento. Não vamos avaliar o aluno. Pensando bem, é o aluno que vai avaliar o professor. Afinal de contas, ele está pagando...” E como a estupidez humana não tem limite, a avacalhação geral epidêmica, travestida de “novo paradigma”, prosseguiu a todo vapor, em vários setores: “o bandido é vítima da sociedade, temos que mudar ‘tudo isso que está aí; mais importante que ter conhecimento é ser crítico.” Claro que a intelectualidade rasa de pedagogos de panfleto e burocratas carreiristas ganhou um imenso impulso com a mercantilização desabrida do ensino: agora, o discurso anti-disciplina é anabolizado pela lógica doentia e desonesta da paparicação ao aluno – cliente... Estamos criando gerações em que uma parcela considerável de nossos cidadãos é composta de adultos mimados, despreparados para os problemas, decepções e desafios da vida, incapazes de lidar com conflitos e, pior, dotados de uma delirante certeza de que o mundo lhes deve algo. Um desses jovens revoltado com suas notas baixas, cravou uma faca com dezoito centímetros de lâmina, bem no coração de um professor. Tirou-lhe tudo o que tinha e tudo o que poderia vir a ter, sentir, amar. Ao assassino, corretamente, deverão ser concedidos todos os direitos que a lei prevê: o direito ao tratamento humano, o direito à ampla defesa, o direito de não ser condenado em pena maior do que a prevista em lei. Tudo isso, e muito mais, fará parte do devido processo legal, que se iniciará com a denúncia, a ser apresentada pelo Ministério Público. (Prof. Wildmann é engenheiro, doutor em ciência da computação, professor universitário e cidadão). Podemos dizer que a imagem e o texto acima:

I. Acusam a pedagogia ideologizada, que pretende relativizar tudo e todos, equiparando certo ao errado e vice-versa.

II. Acusam os pseudo-intelectuais de panfleto, que romantizam a revolta dos oprimidos e justificam a violência por parte daqueles que se sentem vítimas.

III. Acusam os burocratas da educação e suas cartilhas do politicamente correto, que impedem a escola de constar faltas graves no histórico escolar, mesmo de alunos criminosos, deixando-os livres para tumultuar e cometer crimes em outras escolas.

IV. Acusam a hipocrisia de exigir professores com mestrado e doutorado, muitos dos quais, no dia a dia, serão pressionados a dar provas bem tranquilas, provas de mentirinha, para adequar a avaliação ao perfil dos alunos;

V. Acusam a mercantilização cretina do ensino, a venda de diplomas e títulos sem o mínimo de interesse e de responsabilidade com o conteúdo e formação dos alunos, bem como de suas futuras missões na sociedade.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A.

    I, II e III;

  • B.

    II, III e IV;

  • C.

    III, IV e V;

  • D.

    I, IV e V;

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Boa parte das práticas modernas foram herdadas da antiga Grécia. Muitos dos ensinamentos gregos são praticados nos dias atuais. Em se tratando da educação os gregos nos deixaram:

  • A.

    Construtivista;

  • B.

    Liberal;

  • C.

    Religiosa;

  • D.

    Tradicional;

  • E.

    Renovada.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...