Questões de Pedagogia da Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Piaget, ao discutir o ensino da matemática, enfatizava a importância da compreensão para depois chegar à internalização mecânica dos conceitos. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta os quatro passos básicos para o aprendizado, destacados por Piaget.

  • A.

    Mecanização, atividade, compreensão e simbolização.

  • B.

    Ação, compreensão, simbolização e automatização.

  • C.

    Simbolização, ação, mecanização e compreensão.

  • D.

    Automatização, participação, conceituação e ação.

  • E.

    Mecanização, internalização, automação e efetivação.

William Stern defende uma concepção intelectualista do desenvolvimento da fala na criança, identificando três raízes da fala. São elas a tendência:

  • A.

    expressiva, a social e a intencional.

  • B.

    egocêntrica, a individual e a social.

  • C.

    particular, a real e a imaginária.

  • D.

    social, a analítica e a sintética.

  • E.

    significativa, a lógica e a racional.

A teoria de Piaget classifica em dois grupos o desenvolvimento da linguagem nas crianças. Um período em que a criança fala apenas de si própria, sem interesse pelo seu interlocutor, e um segundo momento, em que a criança tenta estabelecer comunicação com os outros, pedindo, ordenando, transmitindo informações e fazendo perguntas. Esses dois momentos do desenvolvimento da fala são denominados pela teoria piagetiana de fala:

  • A.

    socializada e inconsciente.

  • B.

    limitada e transversal.

  • C.

    egocêntrica e socializada.

  • D.

    coletiva e individual.

  • E.

    inconsciente e consciente.

A respeito dos princípios da avaliação da aprendizagem, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3 – 4.

  • B.

    2 – 1 – 4 – 3.

  • C.

    4 – 3 – 2 – 1.

  • D.

    1– 2 – 4 – 3.

  • E.

    3 – 4 – 1 – 2.

A respeito das propostas progressistas de alfabetização e letramento, marque V para verdadeiro ou F para falso.

( ) Ensinar apenas a mecânica do ler e do escrever é alfabetizar letrando.

( ) No processo de alfabetização, é necessário trabalhar apenas o sistema gráfico.

( ) O processo de alfabetização e letramento exige o trabalho na dimensão significativa e na dimensão gráfica.

( ) O texto deve ser o ponto de partida do processo de alfabetização e letramento.

( ) Alfabetizar não se reduz ao domínio das “primeiras letras”. Envolve também utilizar a língua escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.

  • A.

    F – V – F – V – V.

  • B.

    F – F – V – V – V.

  • C.

    V – V – F – F – F.

  • D.

    V – F – V – F – F.

  • E.

    V – V – F – V – F.

Joana freqüenta uma classe de alfabetização. Ao tentar escrever COPO, registrou QOPO, e na escrita de CAMISA, escreveu KAMIZA. Esse nível de produção gráfica em que a criança não omite letras, mas usa letras diferentes da escrita convencional, é denominada na psicogênese da língua escrita como nível:

  • A.

    pré-silábico.

  • B.

    ortográfico.

  • C.

    alfabético.

  • D.

    alfabético.

  • E.

    silábico-alfabético.

O trabalho com o texto na escola básica, proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, deve estar baseado numa concepção de linguagem. Segundo essa concepção, a linguagem é:

  • A.

    um instrumento de comunicação.

  • B.

    uma expressão do pensamento.

  • C.

    baseada em normas a serem seguidas, e tudo aquilo que delas se desvincula é considerado errado.

  • D.

    uma forma de interação social.

  • E.

    um conjunto de signos que se combinam segundo regras e que é capaz de transmitir uma mensagem.

Uma escola pública de ensino fundamental está passando por alguns problemas de violência, como desrespeito dos alunos aos professores e funcionários e agressões verbais e corporais entre alunos. Para resolver essa situação de forma duradoura e conseqüente, é indispensável:

  • A.

    solicitar ao sistema policial uma viatura permanentemente na escola.

  • B.

    passar uma determinação a todos os alunos, alertando-os sobre a medida de transferência a outras instituições de quem não obedecer às normas de bom convívio.

  • C.

    impor normas mais rígidas de conduta aos alunos.

  • D.

    ouvir professores, alunos e a comunidade como um todo, para que possa ser traçado um projeto coletivo visando o enfrentamento do problema.

  • E.

    treinar profissionais para fiscalizar permanentemente os alunos.

As metodologias das diversas áreas do conhecimento são decorrentes de uma concepção pedagógica denominada Pedagogia Histórico-Crítica, sistematizada no Brasil por Dermeval Saviani. Essa pedagogia propõe que o ensino seja baseado em 5 passos fundamentais:

  • A.

    atividade – problema – coleta de dados – hipóteses – experimentação.

  • B.

    preparação – apresentação – assimilação – generalização – aplicação.

  • C.

    prática social – problematização – instrumentalização – catarse – prática social.

  • D.

    vivência – temas geradores – problematização – conscientização – ação política.

  • E.

    apresentação de problemas – vida cotidiana – discussão – narrativas – ação cultural, social e política.

Que conteúdos são abordados no Referencial Curricular Nacional?

  • A.

    Históricos, científicos e filosóficos.

  • B.

    De identidade, de autonomia e de formação social.

  • C.

    Disciplinares, transdisciplinares e interdisciplinares.

  • D.

    Conceituais, procedimentais e atitudinais.

  • E.

    Teóricos, práticos e metafísicos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...