Lista completa de Questões de Pedagogia da Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Piaget, ao discutir o ensino da matemática, enfatizava a importância da compreensão para depois chegar à internalização mecânica dos conceitos. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta os quatro passos básicos para o aprendizado, destacados por Piaget.
Mecanização, atividade, compreensão e simbolização.
Ação, compreensão, simbolização e automatização.
Simbolização, ação, mecanização e compreensão.
Automatização, participação, conceituação e ação.
Mecanização, internalização, automação e efetivação.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
William Stern defende uma concepção intelectualista do desenvolvimento da fala na criança, identificando três raízes da fala. São elas a tendência:
expressiva, a social e a intencional.
egocêntrica, a individual e a social.
particular, a real e a imaginária.
social, a analítica e a sintética.
significativa, a lógica e a racional.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
A teoria de Piaget classifica em dois grupos o desenvolvimento da linguagem nas crianças. Um período em que a criança fala apenas de si própria, sem interesse pelo seu interlocutor, e um segundo momento, em que a criança tenta estabelecer comunicação com os outros, pedindo, ordenando, transmitindo informações e fazendo perguntas. Esses dois momentos do desenvolvimento da fala são denominados pela teoria piagetiana de fala:
socializada e inconsciente.
limitada e transversal.
egocêntrica e socializada.
coletiva e individual.
inconsciente e consciente.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
A respeito dos princípios da avaliação da aprendizagem, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.
.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
1 2 3 4.
2 1 4 3.
4 3 2 1.
1 2 4 3.
3 4 1 2.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
A respeito das propostas progressistas de alfabetização e letramento, marque V para verdadeiro ou F para falso.
( ) Ensinar apenas a mecânica do ler e do escrever é alfabetizar letrando.
( ) No processo de alfabetização, é necessário trabalhar apenas o sistema gráfico.
( ) O processo de alfabetização e letramento exige o trabalho na dimensão significativa e na dimensão gráfica.
( ) O texto deve ser o ponto de partida do processo de alfabetização e letramento.
( ) Alfabetizar não se reduz ao domínio das primeiras letras. Envolve também utilizar a língua escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.
F V F V V.
F F V V V.
V V F F F.
V F V F F.
V V F V F.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Joana freqüenta uma classe de alfabetização. Ao tentar escrever COPO, registrou QOPO, e na escrita de CAMISA, escreveu KAMIZA. Esse nível de produção gráfica em que a criança não omite letras, mas usa letras diferentes da escrita convencional, é denominada na psicogênese da língua escrita como nível:
pré-silábico.
ortográfico.
alfabético.
alfabético.
silábico-alfabético.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
O trabalho com o texto na escola básica, proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, deve estar baseado numa concepção de linguagem. Segundo essa concepção, a linguagem é:
um instrumento de comunicação.
uma expressão do pensamento.
baseada em normas a serem seguidas, e tudo aquilo que delas se desvincula é considerado errado.
uma forma de interação social.
um conjunto de signos que se combinam segundo regras e que é capaz de transmitir uma mensagem.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Uma escola pública de ensino fundamental está passando por alguns problemas de violência, como desrespeito dos alunos aos professores e funcionários e agressões verbais e corporais entre alunos. Para resolver essa situação de forma duradoura e conseqüente, é indispensável:
solicitar ao sistema policial uma viatura permanentemente na escola.
passar uma determinação a todos os alunos, alertando-os sobre a medida de transferência a outras instituições de quem não obedecer às normas de bom convívio.
impor normas mais rígidas de conduta aos alunos.
ouvir professores, alunos e a comunidade como um todo, para que possa ser traçado um projeto coletivo visando o enfrentamento do problema.
treinar profissionais para fiscalizar permanentemente os alunos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
As metodologias das diversas áreas do conhecimento são decorrentes de uma concepção pedagógica denominada Pedagogia Histórico-Crítica, sistematizada no Brasil por Dermeval Saviani. Essa pedagogia propõe que o ensino seja baseado em 5 passos fundamentais:
atividade problema coleta de dados hipóteses experimentação.
preparação apresentação assimilação generalização aplicação.
prática social problematização instrumentalização catarse prática social.
vivência temas geradores problematização conscientização ação política.
apresentação de problemas vida cotidiana discussão narrativas ação cultural, social e política.
Que conteúdos são abordados no Referencial Curricular Nacional?
Históricos, científicos e filosóficos.
De identidade, de autonomia e de formação social.
Disciplinares, transdisciplinares e interdisciplinares.
Conceituais, procedimentais e atitudinais.
Teóricos, práticos e metafísicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...