Lista completa de Questões de Pedagogia da Reis & Reis Auditores Associados para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São competências diretamente relacionadas à administração da progressão das aprendizagens, EXCETO:
Cenceber e administrar situaçõesproblema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos;
Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem informativa;
Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno;
Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino.
Representam competências relacionadas à prática de ensinar, EXCETO:
Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;
Utilizar novas tecnologias;
Não participar ou interferir na administração da escola;
Informar e envolver os pais.
Nome dado o currículo que diz respeito àquelas aprendizagens que fogem ao controle da própria escola e do professor e passam quase despercebidas, mas que têm uma força formadora muito intensa:
Currículo real;
Currículo formal;
Currículo padrão;
Currículo oculto.
A ___________ deve buscar a articulação entre os vários aspectos da vida cidadã (a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, o trabalho, a ciência e a tecnologia, a cultura, as linguagens) com as áreas de conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física e Educação Religiosa).
A expressão que preenche adequadamente a lacuna acima é:
composição curricular;
Lei de Diretrizes e Bases da Educação;
Avaliação:
Educação Infantil.
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil apresenta diversas características relevantes.
Qual das afirmativas abaixo se refere à característica da adequação:
elaboração do currículo conforme a avaliação dos interesses, habilidades e necessidades das crianças;
o conteúdo curricular tem estrutura aberta, que permite a introdução de novos elementos e a modificação dos existentes;
os referenciais devem gerar diferentes propostas pedagógicas atendendo as demandas e peculiaridades de cada região;
a organização interna é consistente com uma ordenação didática que facilita a compreensão do seu conteúdo curricular e sua relação com os componentes que a integram.
Leia o trecho da obra de BOFF:
Importa colocar cuidado em tudo, para isso urge desenvolver a dimensão anima que está em nós. Isto significa; conceder direito de cidadania a nossa capacidade de sentir o outro, de ter compaixão com todos os seres que sofrem, de humanos e não humanos, de obedecer à lógica do coração da cordialidade e da beleza do que é lógica, da conquista e do uso utilitário das coisas. (BOFF, 1999).
Sobre o trecho da obra de BOFF é correto afirmar:
O autor expressa o seu desejo em ver a humanidade se relacionar novamente com a natureza respeitando a sua divindade e no processo os seres vivos de um modo geral;
A ideia central é apresentar o cuidado incorporado à natureza humana, para que assim possa apresentar reais sentimentos de compaixão e ação no mundo a sua volta. Parte de uma tomada de responsabilidade dos seres das pessoas e das coisas;
Expressa a possibilidade de divinização do homem na volta ao seu eu primitivo, ligando-o novamente a natureza a sua volta e assim passando a cuidar da mesma;
A dimensão do cuidado aproxima o homem do seu eu divino, a humanidade quando se relacionar com a natureza pela ótica da compaixão passará a respeita-la tornando-se novamente parte dela.
Para PERRENOUD, a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos como saberes, habilidades e informações para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações se refere à:
Competência em educação;
Projeto Pedagógico;
Equilíbrio educacional;
Capacidade cognitiva.
São competências relacionadas às necessidades motivacionais do ensino, EXCETO:
Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno;
Instituir regras inegociáveis e imutáveis para os alunos, que tenham relação apenas com a percepção de mundo do professor.
Oferecer atividades opcionais de formação, com liberdade de escolha, pelo aluno, entre as opções apresentadas;
Instituir e fazer funcionar um conselho de alunos.
Acerca do currículo para a educação infantil em sua primeira etapa (de zero a três anos) é correto afirmar, EXCETO:
encontra-se definido no documento Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil(RCNEI);
ao ser desenvolvido pode ser flexibilizado;
Não há permissão para que se promova adequação às necessidades educacionais especiais das crianças;
O referencial curricular serve de base para a organização de planos individuais de intervenção, de orientação para a previsão de técnicas e materiais pertinentes e para embasar as ações integrantes da equipe multiprofissional.
Sobre a educação especial é correto afirmar, Exceto:
Refere-se a modalidade do sistema educacional que deve ser oferecida e ampliada na rede regular de ensino para educandos com necessidades educacionais especiais;
Articula-se com a educação infantil no seu objetivo de garantir oportunidades sócio-educacionais à criança;
Refere-se ao conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança, podendo modificar a sua prática conforme necessidades apresentadas pelas crianças;
Deve promover o desenvolvimento e aprendizagem da criança, ampliando dessa forma, suas experiências.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...