Questões de Pedagogia da Reis & Reis Auditores Associados

Lista completa de Questões de Pedagogia da Reis & Reis Auditores Associados para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São competências diretamente relacionadas à “administração da progressão das aprendizagens”, EXCETO:

  • A.

    Cenceber e administrar situaçõesproblema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos;

  • B.

    Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem informativa;

  • C.

    Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno;

  • D.

    Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino.

Representam competências relacionadas à prática de ensinar, EXCETO:

  • A.

    Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;

  • B.

    Utilizar novas tecnologias;

  • C.

    Não participar ou interferir na administração da escola;

  • D.

    Informar e envolver os pais.

Nome dado o currículo que diz respeito àquelas aprendizagens que fogem ao controle da própria escola e do professor e passam quase despercebidas, mas que têm uma força formadora muito intensa:

  • A.

    Currículo real;

  • B.

    Currículo formal;

  • C.

    Currículo padrão;

  • D.

    Currículo oculto.

A ___________ deve buscar a articulação entre os vários aspectos da vida cidadã (a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, o trabalho, a ciência e a tecnologia, a cultura, as linguagens) com as áreas de conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física e Educação Religiosa).

A expressão que preenche adequadamente a lacuna acima é:

  • A.

    composição curricular;

  • B.

    Lei de Diretrizes e Bases da Educação;

  • C.

    Avaliação:

  • D.

    Educação Infantil.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil apresenta diversas características relevantes.

Qual das afirmativas abaixo se refere à característica da “adequação”:

  • A.

    elaboração do currículo conforme a avaliação dos interesses, habilidades e necessidades das crianças;

  • B.

    o conteúdo curricular tem estrutura aberta, que permite a introdução de novos elementos e a modificação dos existentes;

  • C.

    os referenciais devem gerar diferentes propostas pedagógicas atendendo as demandas e peculiaridades de cada região;

  • D.

    a organização interna é consistente com uma ordenação didática que facilita a compreensão do seu conteúdo curricular e sua relação com os componentes que a integram.

Leia o trecho da obra de BOFF:

“Importa colocar cuidado em tudo, para isso urge desenvolver a dimensão anima que está em nós. Isto significa; conceder direito de cidadania a nossa capacidade de sentir o outro, de ter compaixão com todos os seres que sofrem, de humanos e não humanos, de obedecer à lógica do coração da cordialidade e da beleza do que é lógica, da conquista e do uso utilitário das coisas.” (BOFF, 1999).

Sobre o trecho da obra de BOFF é correto afirmar:

  • A.

    O autor expressa o seu desejo em ver a humanidade se relacionar novamente com a natureza respeitando a sua divindade e no processo os seres vivos de um modo geral;

  • B.

    A ideia central é apresentar o cuidado incorporado à natureza humana, para que assim possa apresentar reais sentimentos de compaixão e ação no mundo a sua volta. Parte de uma tomada de responsabilidade dos seres das pessoas e das coisas;

  • C.

    Expressa a possibilidade de divinização do homem na volta ao seu eu primitivo, ligando-o novamente a natureza a sua volta e assim passando a cuidar da mesma;

  • D.

    A dimensão do cuidado aproxima o homem do seu eu divino, a humanidade quando se relacionar com a natureza pela ótica da compaixão passará a respeita-la tornando-se novamente parte dela.

Para PERRENOUD, a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos – como saberes, habilidades e informações – para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações se refere à:

  • A.

    Competência em educação;

  • B.

    Projeto Pedagógico;

  • C.

    Equilíbrio educacional;

  • D.

    Capacidade cognitiva.

São competências relacionadas às necessidades motivacionais do ensino, EXCETO:

  • A.

    Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno;

  • B.

    Instituir regras inegociáveis e imutáveis para os alunos, que tenham relação apenas com a percepção de mundo do professor.

  • C.

    Oferecer atividades opcionais de formação, com liberdade de escolha, pelo aluno, entre as opções apresentadas;

  • D.

    Instituir e fazer funcionar um conselho de alunos.

Acerca do currículo para a educação infantil em sua primeira etapa (de zero a três anos) é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    encontra-se definido no documento Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil(RCNEI);

  • B.

    ao ser desenvolvido pode ser flexibilizado;

  • C.

    Não há permissão para que se promova adequação às necessidades educacionais especiais das crianças;

  • D.

    O referencial curricular serve de base para a organização de planos individuais de intervenção, de orientação para a previsão de técnicas e materiais pertinentes e para embasar as ações integrantes da equipe multiprofissional.

Sobre a educação especial é correto afirmar, Exceto:

  • A.

    Refere-se a modalidade do sistema educacional que deve ser oferecida e ampliada na rede regular de ensino para educandos com necessidades educacionais especiais;

  • B.

    Articula-se com a educação infantil no seu objetivo de garantir oportunidades sócio-educacionais à criança;

  • C.

    Refere-se ao conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança, podendo modificar a sua prática conforme necessidades apresentadas pelas crianças;

  • D.

    Deve promover o desenvolvimento e aprendizagem da criança, ampliando dessa forma, suas experiências.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...