Lista completa de Questões de Pedagogia da RG Assessoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Muito se tem discutido a respeito do compromisso da escola com a formação de leitores e a alfabetização dos cidadãos. Com relação ao papel da escola para o aprendizado da leitura e escrita, é correto afirmar que:
A escola pouco pode fazer para reverter a situação de desigualdades sociais, já que crianças de um meio socialmente desfavorecido, que tenham convivido pouco com a leitura, certamente terão muitas dificuldades para aprender a ler e escrever.
A escola tem o papel apenas de acompanhar e mediar esse aprendizado, pois, sendo o aprendizado infantil espontâneo, o importante é o contato da criança com a língua escrita e a valorização de sua capacidade em aprender por si só.
A partir de discussões ocorridas em um curso de formação continuada, uma professora, coerente com suas novas concepções construídas no curso, elaborou uma estratégia de trabalho de equipe, a ser desenvolvida com seus alunos, para integrar aspectos afetivos e cognitivos na relação ensinoaprendizagem. Nesse sentido, solicitou que seus alunos escrevessem uma qualidade que percebiam em si mesmos. Depois, distribuiu cartões coloridos para os alunos e formou grupos por cores. Pediu que os alunos observassem as qualidades reunidas em seu grupo e comentassem rapidamente por que se percebiam daquela maneira. Então, distribuiu uma tarefa que envolvia resolução de problemas, para que executassem usando aquelas qualidades que haviam destacado. Em seguida, a turma se organizou em um grande círculo e cada grupo apresentou sua tarefa e as qualidades que haviam utilizado para sua realização. Ao final, houve um debate com a turma, que procurou avaliar a atividade considerando as sensações, os sentimentos e as capacidades cognitivas dos alunos, bem como as dificuldades encontradas ao participar dessa tarefa.
Na estratégia desenvolvida na situação hipotética descrita, a professora não
Na ação docente, o processo de ensino-aprendizagem pode enfatizar aspectos distintos, conforme a abordagem utilizada. Qual é a ênfase dada na abordagem humanista?
Ênfase na técnica, com privilégio dos aspectos objetivos, mensuráveis e controláveis do processo ensino-aprendizagem.
Ênfase na socialização e no desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno, possibilitando seu pleno desenvolvimento
Analise as seguintes afirmações.
I – A Didática contribui para transformar a prática pedagógica da escola, ao desenvolver a compreensão articulada entre os conteúdos a serem ensinados e as práticas sociais.
II – A Didática se realiza por meio de ação consciente, intencional e planejada, no processo de formação humana, estabelecendo-se objetivos e critérios socialmente determinados.
III – Não compete à Didática refletir acerca dos objetivos sociopolíticos e pedagógicos, ao selecionar os conteúdos e métodos de ensino.
Assinale a opção correta
A equipe do conselho de classe de uma escola de Ensino Fundamental — composta por representantes da direção, da orientação educacional, da coordenação pedagógica e pelo professor regente da turma — resolveu fazer as seguintes recomendações para um aluno da 4.ª série, que apresentava dificuldades de aprendizagem na área de leitura e escrita, e para sua família:
I – procurar um professor particular para reforçar o trabalho realizado em sala de aula;
II – maior empenho do aluno nas tarefas a serem realizadas em casa;
III – retirada da televisão e de sua diversão predileta, pelos pais, até que as dificuldades sejam sanadas pelo aluno.
Com base nessas recomendações, conclui-se que o conselho de classe concebe que a avaliação deve
Uma menina de 5 anos diz à professora: "Quando crescer vou ser bailarina!" A professora lhe pergunta: "O que é preciso para ser uma bailarina?" A menina responde: "Usar collant e sapatilha." A professora então fala: "Não, é preciso saber dançar bem!" A menina permanece em silêncio, olhando por alguns minutos para a professora, que conversa com outras crianças sobre outros assuntos.
entende apenas superficialmente o universo simbólico infantil, mas desenvolve uma relação de escuta, estabelecendo a mediação entre a subjetividade da criança e o dado real, posturas básicas para o desenvolvimento e a formação humana.
compreende o universo simbólico infantil e desenvolve uma relação de confronto, havendo, portanto, um conhecimento das subjetividades e das significações culturais e históricas, básicas para o crescimento e a formação humana
estabelece uma relação com o universo simbólico infantil e desenvolve uma relação de observação, construindo uma dimensão de confronto de subjetividades e de esclarecimentos, básicos para o desenvolvimento e a formação humana.
apreende apenas superficialmente o universo simbólico infantil e não desenvolve uma relação de escuta, não havendo uma dimensão de confronto de subjetividades e de significações culturais e históricas, básicas para a formação humana
Apresentar ao grupo a conta de dividir e registrá-la no quadro, aproveitando assim para mostrar a todos essa operação e seus procedimentos
Num grupo de crianças de 5 anos, o momento do lanche é uma oportunidade interessante de vivenciar desafios matemáticos. Um deles diz respeito, por exemplo, à divisão dos biscoitos de um pacote. Assinale a atitude que a professora da turma deve tomar para favorecer mais amplamente o pensamento matemático infantil das crianças
o interesse e a curiosidade das crianças pela linguagem escrita, despertados pelo seu convívio com os símbolos gráficos.
não é adequada, pois, além de partir da idéia de que as crianças não aprenderam nada em seu meio cultural, utiliza como estratégia a repetição, que não mobiliza o pensamento infantil e não traz desafios à inteligência
não é adequada, pois, de acordo com estudos recentes, o aprendizado da seqüência numérica deve se dar do maior número para o menor, já que a criança nessa faixa etária percebe mais o todo que as partes
é adequada, pois, além de promover a interação entre as crianças, desenvolve a percepção visual e a memória, capacidades indispensáveis para o aprendizado das relações lógicas da matemática no ensino fundamental
é adequada, pois garante o aprendizado da seqüência numérica, sempre do menor para o maior, por meio de estratégias condizentes com a faixa etária das crianças, desenvolvendo assim a percepção e o raciocínio lógico.
é adequada, pois garante o aprendizado da seqüência numérica, porém a professora deveria trabalhar em pequenos grupos, estipulando um número para cada um, permitindo assim a troca de informações entre as crianças.
Diante do ambiente de letramento em que vivem, as crianças podem fazer uma série de perguntas, como "O que está escrito aqui?", ou "O que isto quer dizer?", a partir de dois ou três anos de idade. Tais perguntas NÃO pressupõem
a reflexão das crianças sobre a função e o significado da escrita, ao perceberem que ela representa algo.
a necessidade de os adultos treinarem bastante as crianças no contato com a linguagem escrita, para que elas não cometam erros.
a elaboração, pelas crianças, de uma série de idéias e hipóteses provisórias antes de compreenderem o sistema de escrita em toda sua complexidade.
a descoberta, pelas crianças, do aspecto funcional da comunicação escrita, por meio do contato diversificado com a escrita em seu ambiente social.
o interesse e a curiosidade das crianças pela linguagem escrita, despertados pelo seu convívio com os símbolos gráficos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...