Questões de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Vygotsky, a construção do pensamento e da subjetividade é

  • A. um processo cultural.
  • B. uma formação natural.
  • C. um processo universal.
  • D. uma condição inata.

Para Zilma Ramos de Oliveira (2007), a vivência da disciplina na creche e na pré-escola envolve o seguinte aspecto:

  • A. o trabalho educativo deve fixar-se no aprendizado de regras de moralidade, pois elas fazem parte de uma totalidade uniforme.
  • B. o ambiente moral deve ser construído depois de ocorrências de condutas consideradas indisciplinadas.
  • C. o campo da disciplina contém contradições e irracionalidades, pois lida com situações dinâmicas plenas de antagonismo.
  • D. a organização curricular deve buscar um ambiente livre de contradições, que priorize a apropriação de normas de conduta.

As instituições públicas de Educação Infantil no Brasil são

  • A. gratuitas, laicas e apolíticas.
  • B. filantrópicas, confessionais e comunitárias.
  • C. gratuitas, confessionais e independentes.
  • D. laicas, filantrópicas e independentes.

Segundo os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil,

  • A. os gestores das instituições devem divulgar antecipadamente o período de matrícula, que deve ser restrito aos primeiros dias do ano ou do semestre.
  • B. os pais são obrigados a matricular seus filhos com idade inferior a seis anos em instituições de Educação Infantil.
  • C. os professores e os demais profissionais devem valorizar igualmente o cuidado e a educação no atendimento às crianças da Educação Infantil.
  • D. as crianças com idade superior a seis anos devem ser matriculadas em uma instituição de Educação Infantil, caso não tenham tido acesso a ela anteriormente.

A orientação estabelecida nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, quanto ao desenvolvimento do trabalho pedagógico nas instituições de Educação Infantil, é a de que

  • A. o calendário de ensino precisa ater-se ao da escola de Ensino Fundamental.
  • B. a composição dos agrupamentos se dá independente da quantidade de meninos e meninas.
  • C. a quantidade máxima de crianças por agrupamentos é fixa.
  • D. o funcionamento do período parcial implica o recebimento das crianças por, no mínimo, quatro horas por dia.

A orientação contida nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, em relação ao período integral, é para que as instituições recebam crianças por até no máximo a seguinte quantidade de horas diárias:

  • A. 12 horas
  • B. 10 horas
  • C. 08 horas
  • D. 07 horas

Segundo Faria (2003, p. 74), o espaço físico representa um dos elementos fundamentais para a pedagogia infantil. A organização deste espaço deve levar em consideração todas as dimensões humanas potencializadas nas crianças”, entre as quais destacam-se:

  • A. o imaginário, o lúdico, o artístico, o afetivo e o cognitivo.
  • B. a linguagem, o imaginário, o psicológico, o afetivo, o lúdico.
  • C. a organização, o cognitivo, o lúdico, a habilidade e o afetivo.
  • D. a fala, a motricidade, o afetivo, o lúdico e o cognitivo.

No que se refere à qualidade da Educação Infantil, os documentos instituem várias diretrizes. Uma delas diz respeito à proporção adulto – criança na realização do trabalho diário. Segundo os parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil, essa proporção para o grupo de crianças de três anos deve ser a de um professor para cada

  • A. 25 crianças.
  • B. 20 crianças.
  • C. 15 crianças.
  • D. 12 crianças.

A creche nas décadas de 1930, 1940 e 1950 era de responsabilidade de entidades filantrópicas. Com o tempo, passou a receber ajuda governamental para seu trabalho (Oliveira, 1992). O trabalho junto às crianças nas creches dessa época era de cunho assistencialista, com ênfase no aspecto

  • A. médico.
  • B. custodial.
  • C. educativo.
  • D. afetivo.

Oliveira (1992) aborda o desenvolvimento da criança a partir de três concepções de desenvolvimento humano. Essas concepções são:

  • A. interacionista, behaviorista e cognitivista.
  • B. inatista, behaviorista e ambientalista.
  • C. inatista, ambientalista e a interacionista.
  • D. interacionista, inatista e cognitivista.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...