Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
No seu livro O que é Ideologia (1980), Marilena Chauí, define a ideologia como um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer (p.113). Nesse contexto, a função da ideologia é:
Mostrar as diferenças, como as de classe, libertando os indivíduos das tarefas prefixadas pela sociedade;
Evidenciar as diferenças de classe e os conflitos sociais;
Apagar as diferenças, como as de classe, evitando a dominação de uma classe sobre outra;
Apagar as diferenças, como as de classe, procurando assegurar determinada relação dos homens entre si e com suas condições de existência;
Todas as alternativas estão erradas.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Para compreender as concepções vygotskianas sobre o funcionamento psicológico, é necessário ter claro um conceito central de sua teoria, a Mediação. Nesse sentido, Vygotsky define que:
A mediação consiste no processo estímulo/resposta, sem a intervenção de um elo a mais nas relações organismo/meio;
A mediação consiste na ação do Educador ao deixar que o aluno construa seu próprio conhecimento de maneira espontânea, não interferindo em seu processo para que a criatividade do aluno não seja tolhida;
A mediação não se processa como forma de intervenção de um elemento intermediário numa relação. Assim, refere-se à liberdade de ação oportunizada ao aluno para construir o seu próprio conhecimento;
A mediação é definida como o processo de adaptação que requer a assimilação e a acomodação do conhecimento;
A mediação é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Nas investigações sobre a gênese do conhecimento, Jean Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo em estágios. Assinale a alternativa CORRETA.
Primário, secundário, concreto e formal;
Sensório-motor, operacional concreto, operacional formal;
Sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal;
Infância, adolescência, maturidade e velhice.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...