Questões de Pedagogia da Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No seu livro “O que é Ideologia” (1980), Marilena Chauí, define a ideologia como “um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer” (p.113). Nesse contexto, a função da ideologia é:

  • A.

    Mostrar as diferenças, como as de classe, libertando os indivíduos das tarefas prefixadas pela sociedade;

  • B.

    Evidenciar as diferenças de classe e os conflitos sociais;

  • C.

    Apagar as diferenças, como as de classe, evitando a dominação de uma classe sobre outra;

  • D.

    Apagar as diferenças, como as de classe, procurando assegurar determinada relação dos homens entre si e com suas condições de existência;

  • E.

    Todas as alternativas estão erradas.

Para compreender as concepções vygotskianas sobre o funcionamento psicológico, é necessário ter claro um conceito central de sua teoria, a Mediação. Nesse sentido, Vygotsky define que:

  • A.

    A mediação “consiste no processo estímulo/resposta, sem a intervenção de um elo a mais nas relações organismo/meio”;

  • B.

    A mediação “consiste na ação do Educador ao deixar que o aluno construa seu próprio conhecimento de maneira espontânea, não interferindo em seu processo para que a criatividade do aluno não seja tolhida”;

  • C.

    A mediação “não se processa como forma de intervenção de um elemento intermediário numa relação. Assim, refere-se à liberdade de ação oportunizada ao aluno para construir o seu próprio conhecimento”;

  • D.

    A mediação “é definida como o processo de adaptação que requer a assimilação e a acomodação do conhecimento”;

  • E.

    A mediação “é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento”.

Nas investigações sobre a gênese do conhecimento, Jean Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo em estágios. Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Primário, secundário, concreto e formal;

  • B. Pré-operacional, operacional concreto e operacional formal;
  • C.

    Sensório-motor, operacional concreto, operacional formal;

  • D.

    Sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal;

  • E.

    Infância, adolescência, maturidade e velhice.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...