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Nos últimos anos, observou-se elevado grau de continuidade na formulação e execução da Política Externa Brasileira (PEB), por exemplo, no que concerne à prioridade atribuída à América do Sul e à aproximação aos países em desenvolvimento. A respeito dessa política e de sua recente evolução, assinale a opção correta.
O Brasil defende o direito de todos os países signatários do Tratado de Não-Proliferação Nuclear de desenvolver tecnologias para os fi ns defi nidos em sua legislação e políticas internas, com ênfase nas aplicações pacífi cas desses conhecimentos, tais como as medicinais e agrícolas.
Ao privilegiar a relação com a Argentina, a PEB vem permitindo o progressivo desgaste de sua relação com a Grã-Bretanha, manifesta, por exemplo, na redução dos fl uxos comerciais entre os dois países, face ao contencioso entre Argentina e Grã-Bretanha com relação às Ilhas Malvinas / Falklands.
A prioridade conferida à África nos últimos anos, que condicionou a abertura de mais de trinta embaixadas e consulados naquele continente, não se materializou no aumento signifi cativo das relações econômicas ou políticas entre o Brasil e os países africanos. O comércio, por exemplo, ampliou-se apenas na medida do aumento regular do comércio exterior brasileiro.
A PEB visa contribuir para promover a redução da pobreza, mediante iniciativas destinadas a oferecer aos jovens oportunidades de educação de qualidade e a mobilização de capacidades para desenvolver a pesquisa científi ca e tecnológica, além da inovação em todos os campos do conhecimento.
Nos últimos anos, a atuação do Brasil nas Américas concentrou-se na articulação de esforços voltados para promover o livre comércio, em linha com o objetivo de assegurar a estabilização do Haiti, no marco da missão da ONU naquele país do Caribe.
Política Internacional - Brasil-Argentina - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca das relações do Brasil com os países sul-americanos, julgue os itens seguintes. Nesse sentido, considere que os termos MERCOSUL e UNASUL, sempre que empregados, referem-se, respectivamente, ao Mercado Comum do Sul e à União de Nações Sul-americanas.
No fluxo comercial entre Brasil e Argentina, as restrições às importações adotadas pelo governo argentino, nos últimos anos, afetaram negativamente os superávits brasileiros, pois resultaram em grande redução das exportações em geral e de bens de capital, em especial, do Brasil para aquele país.
Política Internacional - Brasil-Argentina - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A aproximação Brasil-Argentina, a partir de 1985-86, teve, entre outras, a seguinte motivação:
o acordo prévio de incorporar ao processo o Uruguai e o Paraguai, mas de excluir o Chile.
Política Internacional - Brasil-Argentina - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A aproximação Brasil-Argentina, a partir de 1985-86, teve, entre outras, a seguinte motivação:
a disposição para cooperarem mutuamente na área de energia nuclear.
Política Internacional - Brasil-Argentina - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A aproximação Brasil-Argentina, a partir de 1985-86, teve, entre outras, a seguinte motivação:
o interesse puramente econômico, sobretudo da liberalização comercial.
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