Lista completa de Questões de Política Internacional da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Política Internacional - BRICS - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
O termo BRIC foi cunhado, em 2001, para combinar Brasil, Rússia, Índia e China como quatro grandes mercados emergentes. Hoje, o desempenho de cada um desses países se dá, em grande parte, graças ao contexto de globalização, já que nenhum deles possui, internamente, as condições necessárias para o crescimento econômico.
Com relação aos países inicialmente incluídos no termo BRIC, assinale a afirmativa incorreta.As estratégias de desenvolvimento da China e da Índia estão baseadas na produção interna para exportação de bens manufaturados e serviços, respectivamente.
A Índia e a China são economias com enormes contingentes de agricultores e com mercados de capitais relativamente fechados e regulamentados pelo Estado.
O agrupamento BRIC baseou-se nas similaridades econômicas e políticas existentes entre eles, mesmo que internamente cada um tenha diferentes estratégias de desenvolvimento.
O Brasil e a Rússia tem suas economias significativamente baseadas em recursos naturais, mercados de capitais são controlados pelo Estado e pelo setor privado.
Política Internacional - Blocos inter-regionais & de geometria variável - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Os blocos econômicos regionais são mercados formados por um conjunto de países com interesses comuns de crescimento econômico.
Sobre os blocos econômicos regionais, assinale a afirmativa incorreta.União Europeia: tem como núcleo econômico a Europa Ocidental, com disparidades de renda entre países e regiões do norte e do sul.
MERCOSUL: tem como eixo estratégico a cooperação bilateral entre Brasil e Argentina, mas sua expansão está limitada pelo veto à entrada de novos membros.
NAFTA: zona norte-americana de livre-comércio em que o México é o integrante mais frágil em termos tecnológicos e financeiros.
APEC: alcança entorno de 50% do PIB mundial e a presença do Japão e da China contribui para que o bloco tenha uma alta capacidade de produção.
ASEAN: composta por países do Sudeste Asiático Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia, Brunei, Vietnã, Myanmar, Laos e Camboja.
Política Internacional - Sistema Financeiro Internacional & Comércio Internacional - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A - IV; B - I; C - III; D - II;
A - I; B - IV; C - III; D - II;
A - II; B - I; C - IV; D - III;
A - II; B - IV; C - III; D - I;
A - IV; B - II; C - I; D - III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...