Lista completa de Questões de Português para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/estilo-de-vida/obsessao-feliz-tornando-ansiosas-depressivas/ texto adaptado especialmente para esta prova.)
Escolha a palavra adequada, colocada entre parênteses, de modo a estabelecer a correta coesão textual.
Para expressar uma condição: (Quando/Se) vocês arrumarem o quarto, terão uma surpresa.
Para expressar simples adição de ações: Não quero saber de política (nem/apenas) de entender de filosofia.
Para expressar oposição: Meu colega aceitou o novo emprego, (porquanto/porém) não está feliz.
Para expressar contradição: (Embora/Ao passo que) estivesse atrasado, parou para ver a cena.
Para estabelecer finalidade: Fiz um sinal (afim de que/que) lhe calasse.
Assinale a alternativa que indica as palavras corretas, de cima para baixo.
A passagem a seguir servirá de base para a próxima questão:
Quando meu pai morreu, ela se chegou, solidária, encostou sua cabeça em meus joelhos, não exigiu a minha festa, não queria disputar espaço, ser maior do que a minha tristeza.
Classifique a palavra solidária quanto à acentuação gráfica:
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir, para responder à questão.
Em Barcelona, a calmaria das ruas contrasta com a agitação da política. Nos arredores da Sagrada Família, a igreja projetada por Antoni Gaudi, crianças vão à escola acompanhadas dos pais.
Fonte: Revista VEJA, 8 nov. 2017, p. 60.
Nesse texto, as palavras calmaria e agitação constituem uma
Feita a leitura dos fragmentos textuais (I) e (II) abaixo expostos, extraídos da reportagem CORTAR, CORTAR E CORTAR (Veja, 18/09/19), responda à questão, respectivamente.
Fragmento I
O descalabro das contas públicas, devido a uma máquina inchada e cara, que falha em entregar serviços adequados para a população em áreas cruciais, exige que o país faça com urgência uma reforma administrativa. E um dos caminhos é reduzir drasticamente os gastos com pessoal, que consomem mais de 13% do PIB anualmente e custará cerca de 325 bilhões de reais neste ano. Torna-se urgente modificar as regras do funcionalismo, a fim de impedir que o colapso fiscal mantenha a escalada de crescimento.
Essa pauta incontornável está na mira do congresso. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já diagnosticou que, sem a mudança das regras para o funcionalismo, de nada adiantará se empenhar numa reforma que mexe nos tributos. Sem diminuir o tamanho do Estado, acredita Maia, não se reduz a carga tributária. No momento, a equipe econômica trabalha nos bastidores em uma proposta [...]
Fragmento II
Para chegar a um modelo eficaz, o Executivo estuda sistemas adotados em países desenvolvidos, como o da Holanda, onde o servidor pode ser demitido em caso de performance abaixo do esperado, ou o da Inglaterra, país que pune afastamentos médicos frequentes. Além de experiências estrangeiras, o governo avalia estudos do setor privado e de organizações civis que têm se mobilizado para combater os gastos, que crescem acima da inflação, e a escalada de contratações.
Analise as estruturas em destaque em (1) e (2) abaixo, e responda ao que se pede:
1. .... sistemas como o da Holanda, onde o servidor pode ser demitido em caso de performance abaixo do esperado,...
2. ....ou o da Inglaterra, país que pune afastamentos médicos frequentes.
Assinale a alternativa que apresenta, na sequência, a classificação CORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...