Questões de Português

Lista completa de Questões de Português para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As classes de palavras se dividem em varáveis e invariáveis.Qual das classes de palavras abaixo é invariável?

    A) Substantivo.

    B) Verbo.

    C) Adjetivo.

    D) Interjeição.


(Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2020/01/31/estagios-obrigatorios-professor/ - Texto especialmente adaptado para esta prova.)
Assinale a alternativa na qual a palavra “que” tenha sido empregada como pronome relativo:

    A) “que se faz para os futuros professores” (l. 07-08).

    B) “que aprenderam muito pouco nos estágios” (l. 09).

    C) “que não retomam” (l. 11).

    D) “que os estagiários aprendem” (l. 16).

    E) “que são justamente os poucos tempos destinados aos estágios” (l. 34).


(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/estilo-de-vida/obsessao-feliz-tornando-ansiosas-depressivas/ – texto adaptado especialmente para esta prova.)

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um encontro consonantal.

    A) Contemplar.

    B) Raiva.

    C) Tristeza.

    D) Prefere.

    E) Retrocessos.

Escolha a palavra adequada, colocada entre parênteses, de modo a estabelecer a correta coesão textual.


Para expressar uma condição: (Quando/Se) vocês arrumarem o quarto, terão uma surpresa.

Para expressar simples adição de ações: Não quero saber de política (nem/apenas) de entender de filosofia.

Para expressar oposição: Meu colega aceitou o novo emprego, (porquanto/porém) não está feliz.

Para expressar contradição: (Embora/Ao passo que) estivesse atrasado, parou para ver a cena.

Para estabelecer finalidade: Fiz um sinal (afim de que/que) lhe calasse.


Assinale a alternativa que indica as palavras corretas, de cima para baixo.

    A) Se • nem • porém • Embora • que

    B) Se • nem • porquanto • ao passo que • que

    C) Se • nem • porquanto • Embora • afim de que

    D) Quando • apenas • porém • Embora • que

    E) Quando • apenas • porém • Embora • afim de que

Leia o texto abaixo e, em seguida, responda à questão pertinente:

Mila
(Carlos Heitor Cony)
    Era pouco mais do que minha mão: por isso eu precisei das duas para segurá-la, 13 anos atrás. E, como eu não tinha muito jeito, encostei-a ao peito para que ela não caísse, simples apoio nessa primeira vez. Gostei desse calor e acredito que ela também. Dias depois, quando abriu os olhinhos, olhou-me fundamente: escolheu-me para dono. Pior: me aceitou.
    Foram 13 anos de chamego e encanto. Dormimos muitas noites juntos, a patinha dela em cima do meu ombro. Tinha medo de vento. O que fazer contra o vento?
   Amá-la – foi a resposta, e acredito que ela entendeu isso. Formamos, ela e eu, uma dupla dinâmica contra as ciladas que se armam. E também contra aqueles que não aceitam os que se amam. Quando meu pai morreu, ela se chegou, solidária, encostou sua cabeça em meus joelhos, não exigiu a minha festa, não queria disputar espaço, ser maior do que a minha tristeza.
    Tendo-a ao meu lado, eu perdi o medo do mundo e do vento. E ela teve uma ninhada de nove filhotes, escolhi uma de suas filhinhas e nossa dupla ficou mais dupla porque passamos a ser três. E passeávamos pela Lagoa, com a idade ela adquiriu “fumos fidalgos”, como o Dom Casmurro, de Machado de Assis. Era uma lady, uma rainha de Sabá numa liteira inundada de sol e transportada por súditos imaginários.
    No sábado, olhando-me nos olhos, com seus olhinhos cor de mel, bonita como nunca, mais que amada de todas, deixou que eu a beijasse chorando. Talvez ela tenha compreendido. Bem maior do que minha mão, bem maior do que o meu peito, levei-a até o fim.
   Eu me considerava um profissional decente. Até semana passada, houvesse o que houvesse, procurava cumprir o dever dentro de minhas limitações. Não foi possível chegar ao gabinete onde, quietinha, deitada a meus pés, esperava que eu acabasse a crônica para ficar com ela.
    Até o último momento, olhou para mim, me acolhendo e me aceitando. Levei-a, em meus braços, apoiada em meu peito. Apertei-a com força, sabendo que ela seria maior do que a saudade.

As Cem Melhores Crônicas Brasileiras / Joaquim Ferreira dos Santos, organização e introdução. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. 356 p. 

A passagem a seguir servirá de base para a próxima questão:

“Quando meu pai morreu, ela se chegou, solidária, encostou sua cabeça em meus joelhos, não exigiu a minha festa, não queria disputar espaço, ser maior do que a minha tristeza

Classifique a palavra “solidária” quanto à acentuação gráfica:

    A) paroxítona terminada em ditongo crescente

    B) polissílaba

    C) paroxítona terminada em ditongo decrescente

    D) oxítona

    E) proparoxítona terminada em ditongo decrescente

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir, para responder à questão.


“Em Barcelona, a calmaria das ruas contrasta com a agitação da política. Nos arredores da Sagrada Família, a igreja projetada por Antoni Gaudi, crianças vão à escola acompanhadas dos pais.”

Fonte: Revista VEJA, 8 nov. 2017, p. 60.


Nesse texto, as palavras “calmaria” e “agitação” constituem uma

    A) prosopopeia.

    B) metáfora.

    C) hipérbole.

    D) metonímia.

    E) antítese.

Leia o texto I para responder a questão.

Texto I

Ministério entrega à Presidência projeto de privatização dos Correios

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, entregou hoje (14) à Presidência da República o projeto de lei (PL) que cria as condições para a privatização dos Correios. De acordo com ele, o texto final deve ser encaminhado ao Congresso no ano que vem e a expectativa é que seja aprovado até o final de 2021, para que seja iniciado o processo de venda da empresa à iniciativa privada.

“Esse projeto (entregue hoje) trata mais sobre princípios do que regras, até porque o Congresso deve se debruçar sobre esse tema e é lá a arena onde serão debatidos todos os requisitos necessários, sobre a universalização das entregas dos Correios e em relação aos funcionários, tudo isso será tratado com bastante cuidado no Congresso e o Ministério das Comunicação vai fazer o acompanhamento junto com deputados e senadores”, disse, após reunião no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro-chefe da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira.

Faria explicou que o texto inicial do projeto saiu do Ministério da Economia, passou pelas Comunicações, órgão ao qual o Correios está vinculado, e agora segue para análise da Subchefia de Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral. Depois, passa pela Casa Civil para, então, ser encaminhado ao Congresso.

Além disso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contratou a Accenture, empresa de consultoria que estuda o melhor modelo de negócio para privatização da empresa estatal. Segundo Faria, o trabalho começou a cerca de 30 dias e a consultoria tem até 120 dias para apresentar seus resultados, que também serão enviados ao Congresso para dar suporte ao estabelecimento de parâmetros e diretrizes da privatização. 

“Tudo será debatido, ninguém vai fazer esse processo de maneira brusca. O projeto de privatização vem para melhorar a capacidade de entrega dos Correios”, disse, destacando que a universalização das entregas será mantida. “Quem recebe cartas, boletos, qualquer embalagem dos Correios, em qualquer lugar do país, essa parte da universalização será mantida, ninguém vai deixar de receber. Tenho certeza que o Congresso vai trabalhar nesse sentido”.

Em nota, o Ministério das Comunicações informou que o PL estabelece a nova organização e a manutenção do Sistema Nacional de Serviços Postais, para que sejam explorados em regime privado, “respeitando, porém, a Constituição Federal em seu artigo 21, que estabelece à União manter o serviço postal, o que será delegado ao Operador Postal Designado no decorrer do processo de privatização dos Correios”.

“As atividades dos serviços postais pela iniciativa privada serão baseadas nos princípios constitucionais da atividade econômica e terão por objetivo viabilizar o cumprimento das leis, em especial das relativas aos serviços postais, à ordem econômica e aos direitos dos consumidores”, diz a nota.

O projeto de Lei prevê ainda a criação da Agência Nacional de Comunicações, em substituição à atual Agência Nacional de Telecomunicações, que passará a regular também os serviços do Sistema Nacional de Serviços Postais, alterando a Lei nº 9.472 de julho de 1997

https://agenciabrasil.ebc.com.br, 14/10/2020
Assinale a opção que contém a explicação ADEQUADA para o emprego das vírgulas em: “O ministro das Comunicações, Fábio Faria, entregou hoje (14) à Presidência da República o projeto de lei (PL) que cria as condições para a privatização dos Correios”,

    A) Separar aposto.

    B) Isolar expressões que indica circunstâncias de companhia, sendo adjunto adverbial invertido na oração.

    C) Isolar termos independentes, utilizados para fazer um chamamento, uma invocação ou um apelo.

    D) Separar termos coordenados em uma oração.

    E) Separar orações subordinadas adjetivas explicativas.

Feita a leitura dos fragmentos textuais (I) e (II) abaixo expostos, extraídos da reportagem “CORTAR, CORTAR E CORTAR (Veja, 18/09/19), responda à questão, respectivamente.


Fragmento I


“O descalabro das contas públicas, devido a uma máquina inchada e cara, que falha em entregar serviços adequados para a população em áreas cruciais, exige que o país faça com urgência uma reforma administrativa. E um dos caminhos é reduzir drasticamente os gastos com pessoal, que consomem mais de 13% do PIB anualmente e custará cerca de 325 bilhões de reais neste ano. Torna-se urgente modificar as regras do funcionalismo, a fim de impedir que o colapso fiscal mantenha a escalada de crescimento.

Essa pauta incontornável está na mira do congresso. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já diagnosticou que, sem a mudança das regras para o funcionalismo, de nada adiantará se empenhar numa reforma que mexe nos tributos. Sem diminuir o tamanho do Estado, acredita Maia, não se reduz a carga tributária. No momento, a equipe econômica trabalha nos bastidores em uma proposta [...]” 


Fragmento II


“Para chegar a um modelo eficaz, o Executivo estuda sistemas adotados em países desenvolvidos, como o da Holanda, onde o servidor pode ser demitido em caso de performance abaixo do esperado, ou o da Inglaterra, país que pune afastamentos médicos frequentes. Além de experiências estrangeiras, o governo avalia estudos do setor privado e de organizações civis que têm se mobilizado para combater os gastos, que crescem acima da inflação, e a escalada de contratações”.

Analise as estruturas em destaque em (1) e (2) abaixo, e responda ao que se pede:


1. “.... sistemas como o da Holanda, onde o servidor pode ser demitido em caso de performance abaixo do esperado,...”

2. “....ou o da Inglaterra, país que pune afastamentos médicos frequentes


Assinale a alternativa que apresenta, na sequência, a classificação CORRETA.

    A) Oração adverbial de lugar/ Oração adjetiva explicativa.

    B) Oração adjetiva restritiva/ Oração adjetiva restritiva.

    C) Oração adjetiva explicativa/ Oração adjetiva explicativa.

    D) Oração adjetiva explicativa / Aposto.

    E) Oração adverbial de lugar/ Aposto.


No texto CG2A2-I, o verbo “extravasar” (R.12) tem o mesmo sentido de

    A) veicular.

    B) transformar.

    C) deliberar.

    D) expressar-se.

    E) estender-se.

Assinale a alternativa que apresenta o adjetivo no grau superlativo absoluto analítico:

    A) O Sol é maior que a Terra.

    B) Giovana é extremamente gentil.

    C) As comidas estavam mais saborosas que no ano passado.

    D) O policial era inteligentíssimo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...