Questões de Português

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(Disponível em: https://www.marinacolasanti.com – Texto especialmente adaptado para esta prova.)

Assinale a alternativa que NÃO apresenta palavra paroxítona.

    A) nome (l. 01).

    B) rosto (l. 01).

    C) amor (l. 04).

    D) amante (l. 08).

    E) juntos (l. 20).

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.


(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/ - texto adaptado especialmente para esta prova).
Analise as assertivas a seguir referentes à concordância verbal e nominal e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Nas linhas 10 e 11, no trecho “Vimos que havia mais para contar”, caso inseríssemos a palavra “histórias” ao trecho, teríamos as seguintes alterações “Vimos que haviam mais histórias para contar”. ( ) Na linha 24, a expressão “música chiclete”, se passada para o plural resultaria em “músicas chiclete”. ( ) Nas linhas 43 e 44, no trecho “Você se inspirou em mim”, caso substituíssemos o pronome “você” por “tu”, a forma resultante seria “Tu te inspirastes em mim”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V.

    B) V – F – V.

    C) F – F – F.

    D) F – V – F.

    E) F – V – V.

Leia o texto a seguir.

Entenda a origem do Carnaval no Brasil e no mundo

A famosa festa, realizada bem antes do nascimento da Igreja Católica, passou por várias transformações e se adaptou à cultura brasileira 

       Nem só de ziriguidum e telecoteco foi feito o Carnaval durante os séculos de história. A festa mais popular no Brasil, na verdade, teve início há milhares de anos na Antiguidade. Apesar de não ter samba nem mulatas na avenida, a folia sempre estava presente entre hebreus, romanos e gregos. Eram grandes festejos pagãos, cheios de comida e bebida para comemorar colheitas e louvar divindades. Ocorriam entre novembro e dezembro. 

       Na Idade Média, a Igreja decidiu incorporar as antigas festividades ao seu calendário. O Carnaval então passou a corresponder aos últimos dias antes das limitações impostas pela Quaresma (os famosos 40 dias sem carne até a Páscoa). Era a última chance de ter o prazer de um suculento bife antes das privações até a Sexta-feira Santa. A festa foi se desenvolvendo e, no século 13, começaram a surgir os bailes de máscara, principalmente na Itália. Eram as pri fantasias de Carnaval, totalmente restritas à nobreza.

    A partir do século 19, as máscaras e fantasias se popularizaram e fizeram parte das festas por toda a Europa. Os personagens que mais davam o que falar eram o Pierrô, o Arlequim e a Colombina (da commedia dell italiana), presentes ainda hoje na festa popular.


(CALVETTI, Fábio. Entenda a origem do carnaval no Brasil e no mundo. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/entenda origem-do-carnaval-no-brasil-e-no-mundo/. Acess de fev. 2020, com adaptações). 

Com respeito aos modos e aos tempos verbais utilizados no texto, assinale a alternativa correta.

    A) A fim de dar contemporaneidade ao assunto, no texto predomina o tempo presente do modo indicativo.

    B) Os tempos verbais pretérito perfeito e pretérito imperfeito são predominantes no texto.

    C) O modo verbal predominante no texto é o subjuntivo, devido ao forte teor de informações incertas utilizadas na construção do discurso.

    D) O último período do texto apresenta verbos no futuro do indicativo, com o intuito de demonstrar ações a serem realizadas na história do carnaval.

    E) O penúltimo parágrafo do texto apresenta exemplos de verbos no futuro do presente do modo indicativo.

O poema a seguir também foi escrito por Mário Quintana. Considere-o para responder a próxima questão.

“Todos os jardins deviam ser fechados,
com altos muros de um cinza muito pálido,
onde uma fonte
pudesse cantar sozinha
entre o vermelho dos cravos.
O que mata um jardim não é mesmo
alguma ausência
nem o abandono...
O que mata um jardim é esse olhar vazio
de quem por eles passa indiferente”. 
Das alternativas a seguir, marque a que apresenta APENAS palavras no singular.

    A) altos - muros - pálido.

    B) abandono - todos - eles.

    C) cinza - fonte - jardim.

    D) vermelho - cravos - ausência.

Apresentam-se, na sequência, alguns títulos ou trechos de matérias jornalísticas expostos no Jornal Correio da Paraíba, de 13/10/19. Em apenas UM deles ocorre uma falha quanto ao aspecto da concordância verbal. Assinale a alternativa que exibe essa falha.

    A) Lógica do automóvel e divisão socioeconômica PREJUDICAM área histórica.

    B) Sistema falho e má-fé JOGAM esgoto no mar. O problema existe há décadas, mas tem piorado nos últimos anos.

    C) O cuidado dos pais e a imposição de limites CONSTROI o caráter do filho. (Texto: A importância de falar 'não').

    D) “Aqui tem muita casa grande que daria bares e restaurantes internos. A potencialidade existe, BASTAM incentivos e uma boa visão de negócio”. (Empresário que tem bar no Centro Histórico de João Pessoa, referindo-se ao potencial econômico da localidade)

    E) “Como medida emergencial, eu acredito que patrulhamento da Guarda Municipal ou da Polícia Militar, com postos montados por ali, MELHORARIA a sensação de segurança”. (Artista, morador da vila Sanhauá, conjunto habitacional que funciona nos prédios da Rua João Suassuna, no Varadouro).

A invenção do horizonte

Deu-me uma angústia danada a notícia de que, num futuro próximo, muito próximo, teremos toda a literatura do mundo na tela do computador. Angústia duplicada. Primeiro, pela minha intolerância figadal a esta maquinazinha dos infernos. Segundo, pela suspeita de desaparecimento dos livros, esses calhamaços impressos, cheirando a novo ou a mofo, roído pelo uso ou pelas traças, mas que são uma gostosura viajá-los pelas trilhas das letras como quem explora um mundo mágico, tanto mais novo quanto mais andado. Sem o gozo de um livro nas mãos, fico cego, surdo e mudo, fico aleijado, penso, torto, despovoado. Espiá-los enfileirados nas estantes, gordos e magros, novos e velhos, empaletozados e esfarrapados, cobertos de pó e de teias de aranha, essa visão me transporta para todos os mundos e para todas as idades [...]. As minhas mãos ficariam nuas e inúteis quando não pudessem mais sustentar um livro, que não fosse pela velhice dos dedos. Mesmo assim, eles estariam por ali, nas prateleiras, amontoados na mesa, espalhados pelo chão, sempre comungando com o meu tempo, meu espaço, minha vida. Eles são a expressão digital da minha alma [...]. Um livro não é um simples objeto, um amontoado de folhas impressas. Vai mais longe, intangivelmente longe. É corrimão, é degrau, é escada, é caminho, é horizonte. Por mais que sonhe a tecnologia, jamais será capaz de inventar um horizonte.

(MARACAJÁ, Robério. Cerca de Varas. Campina Grande: Latus, 2014, p. 57
Analise as proposições a seguir, sobre a construção do enunciado “Eles são a expressão digital da minha alma”:
I- A construção discursiva é metafórica, porque há um novo sentido no enunciado, que não lhe é comum ou próprio, resultante de uma intersecção entre dois termos. II- O pronome pessoal “Eles” assume uma função sintática e, ao mesmo tempo, uma função referencial. III- A construção linguística apresenta um predicado verbal por ser formada com um verbo significativo que é núcleo do predicado.
É CORRETO o que se afirma apenas em

    A) III.

    B) I e III.

    C) I.

    D) II.

    E) I e II.

A questão diz respeito ao Texto. Leia-o atentamente antes de respondê-la.

(Texto)


A palavra “complexidade” (linha 23), no contexto em que está inserida, exerce função morfológica de:

    A) Preposição.

    B) Advérbio.

    C) Substantivo.

    D) Adjetivo.

       Quando eu era criança (e isso aconteceu em outro tempo e em outro espaço), não era incomum ouvir a pergunta “Quão longe é daqui até lá?” respondida por um “Mais ou menos uma hora, ou um pouco menos se você caminhar rápido”. Num tempo ainda anterior à minha infância, suponho que a resposta mais comum teria sido “Se você sair agora, estará lá por volta do meio-dia” ou “Melhor sair agora, se você quiser chegar antes que escureça”. Hoje em dia, pode-se ouvir ocasionalmente essas respostas. Mas serão normalmente precedidas por uma solicitação para ser mais específico: “Você vai de carro ou a pé?”.
      “Longe” e “tarde”, assim como “perto” e “cedo”, significavam quase a mesma coisa: exatamente quanto esforço seria necessário para que um ser humano percorresse uma certa distância — fosse caminhando, semeando ou arando. Se as pessoas fossem instadas a explicar o que entendiam por “espaço” e “tempo”, poderiam ter dito que “espaço” é o que se pode percorrer em certo tempo, e que “tempo” é o que se precisa para percorrê-lo. Se não fossem muito pressionados, porém, não entrariam no jogo da definição. E por que deveriam? A maioria das coisas que fazem parte da vida cotidiana são compreendidas razoavelmente até que se precise defini-las; e, a menos que solicitados, não precisaríamos defini-las. O modo como compreendíamos essas coisas que hoje tendemos a chamar de “espaço” e “tempo” era não apenas satisfatório, mas tão preciso quanto necessário, pois era o wetware — os humanos, os bois e os cavalos — que fazia o esforço e punha os limites. Um par de pernas humanas pode ser diferente de outros, mas a substituição de um par por outro não faria uma diferença suficientemente grande para requerer outras medidas além da capacidade dos músculos humanos.


Zygmunt Bauman. A modernidade como história do tempo. In: Modernidade líquida. Plínio Dentzien (Trad.). Rio de Janeiro: Zahar, 2001 (com adaptações).

A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item seguinte.


A correção gramatical e o sentido original do texto seriam preservados se o período “Se não fossem muito pressionados, porém, não entrariam no jogo da definição”, no segundo parágrafo, fosse reescrito da seguinte forma: Não entrariam no jogo da definição se não fossem muito pressionados, porém.



(Luis Fernando Veríssimo)

“E o cara-de-pau ainda se declara inocente!” (L.26)

A palavra destacada nessa frase faz o plural da mesma forma que

    A) Beija-flor.

    B) Pé-de-moleque.

    C) Obra-prima.

    D) Guarda-chuva.

    E) Bem-te-vi.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Nos verbos derivados de TER e VIR, o acento ocorre obrigatoriamente, exceto no singular. Distingue-se o plural do singular mudando o acento de agudo para circunflexo.

II. O adjetivo destacado em letras maiúsculas na frase seguinte é pátrio: Os escritores BRASILEIROS também são responsáveis pela mudança linguística.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

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