Questões de Português

Lista completa de Questões de Português para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O que é Psicologia?

A Psicologia é o estudo dos processos mentais e do comportamento humano, de acordo com a Associação Americana de Psicologia (APA - American Psychological Association). Assim sendo, a psicologia se refere ao estudo da mente, de como ela funciona e de que maneira ela afeta o comportamento humano.
O estudo da psicologia abrange todos os aspectos da experiência humana, desde as funções do cérebro às atitudes das nações, desde o desenvolvimento infantil até o cuidado ao idoso. Nos mais diversos cenários, desde os centros de pesquisa científica até os serviços de saúde mental, a "compreensão do comportamento" é a tarefa dos psicólogos, de acordo com a APA.
Psicólogos e psiquiatras trabalham juntos para ajudar pessoas com condições de sua saúde mental, mas eles não são a mesma coisa. Enquanto o psicólogo trata um paciente através de psicoterapia, ajudando a aliviar sintomas através de mudanças comportamentais, o papel do psiquiatra, que é um médico especializado em psiquiatria, foca mais em prescrever medicações e outras intervenções para gerir condições de saúde mental.
A psicologia é considerada atualmente como a ciência que estuda a "mente" e o comportamento humano. Sendo tanto uma área de atuação (ciência aplicada) quanto uma área de pesquisa (ciência acadêmica), que estuda basicamente o comportamento humano e o funcionamento da mente humana, ou seja, como os processos cognitivos conscientes e inconsciente influenciam o modo como tomamos decisões e nos comportamos.

Por Josel Silvestre, em 2009 (disponível em: https://bit.ly/2C5iLPS). Com adaptações.
Leia o texto 'O que é Psicologia?' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. A psicologia estuda como os processos cognitivos conscientes e inconsciente influenciam o modo como tomamos decisões e nos comportamos, de acordo com o texto. II. De acordo com a Associação Americana de Psicologia (APA – American Psychological Association), a Psicologia é o estudo dos processos mentais e do comportamento humano, afirma o texto. III. Nos mais diversos cenários, desde os centros de pesquisa científica até os serviços de saúde mental, a “compreensão do comportamento” é a tarefa dos psicólogos, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

SELIC E INFLAÇÃO

SELIC


O mercado financeiro prevê um corte maior na taxa básica de juros da economia, a Selic, que hoje (06/04/2020) se encontra na mínima histórica de 3,75% ao ano. Até então, a expectativa dos economistas dos bancos era de que, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, no começo de maio de 2020, a taxa seria reduzida em 0,25 ponto percentual, para 3,5% ao ano. Na semana passada, porém, os analistas passaram a projetar um corte maior, de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, para 3,25% ao ano, no começo de maio de 2020. A previsão é que a taxa permaneça nesse patamar até o fim de 2020. 


Para o fechamento de 2021, a expectativa do mercado para a taxa Selic recuou de 5% para 4,75% ao ano, o que pressupõe alta do juro básico no ano que vem.


INFLAÇÃO


Segundo o relatório divulgado pelo Banco Central, os analistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação para 2020 de 2,94% para 2,72%. Foi a quarta redução seguida do indicador.


A expectativa de inflação do mercado para este ano (2020) segue abaixo da meta central, de 4%. O intervalo de tolerância do sistema de metas varia de 2,5% a 5,5%. Com isso, a previsão do mercado para a inflação deste ano (2020) começa a se aproximar do piso da meta (2,5% em 2020).


A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic).


Para 2021, o mercado financeiro baixou a estimativa de inflação de 3,57% para 3,50%. Essa também foi a quarta redução seguida.


No ano que vem (2021), a meta central de inflação é de 3,75% e será oficialmente cumprida se esse índice oscilar de 2,25% a 5,25%.


Adaptado. Por Alexandro Martello, G1, Brasília, em 06/04/2020. Disponível em https://glo.bo/2XiotFW.

Leia o texto 'SELIC E INFLAÇÃO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Para o fechamento de 2021, a expectativa do mercado para a taxa Selic recuou de 5% para 4,75% ao ano, o que pressupõe alta do juro básico, afirma o texto.


II. A meta de inflação é determinada pelo ministro da economia e deve ser sancionada pelo Senado Federal, de acordo com as informações do texto.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Prever para prover

Ricardo Essinger

Presidente da Fiepe

Ano passado, economistas e futurólogos faziam previsões otimistas do que estava por vir. O respeitado Ipea, por exemplo, indicava aceleração de crescimento do PIB, em 2,3%. Entretanto, ninguém previu a tragédia que vem se abatendo sobre a humanidade, ceifando vidas, tolhendo o esforço dos empreendedores, aqui e em todo o mundo. Em 2021, não deve ser muito diferente. A recessão global vai continuar e a extrema cautela deve prosperar entre investidores internos e externos. Cabe, portanto, a todos os nossos segmentos produtivos, trabalhar ativamente para superar as perdas e danos. É exatamente essa a atitude que está sendo tomada pela indústria pernambucana e, nesse contexto, o Sistema Fiepe vem participando, particularmente, no atendimento à crescente demanda tecnológica, que gera um avanço indispensável para se reinventar produtos e serviços. Assim, o Sistema Fiepe oferece cursos profissionalizantes, nas modalidades de ensino a distância ou presencial com segurança, para garantir a competitividade das empresas do estado.

A boa notícia é que a produção industrial de Pernambuco voltou a crescer. Em julho deste ano, se comparado ao ano anterior, o aumento foi de 17%, levando o estado a ter o maior crescimento entre as 14 federações pesquisadas. O resultado também foi superior à média nacional (-3,0%) e à do Nordeste (0,9%), em julho de 2020.

Os números podem oscilar neste final de ano, mas vários fatores contribuíram para esses resultados positivos alcançados em Pernambuco. O papel agregador que o Sistema Fiepe vem fazendo há anos, integrando sindicatos e pequenas e grandes empresas; e a formação de profissionais altamente qualificados, pelo Senai, tiveram participação relevante. Por isso, a satisfação dos clientes dos nossos serviços de tecnologia e inovação (consultorias, laboratórios etc.) tem 85% de aprovação; e a preferência das indústrias pelos concluintes dos cursos técnicos do Senai atinge o extraordinário índice de 100%.

O Sesi matriculou mais de 6,6 mil alunos nos cursos básicos, em Pernambuco, sendo um quarto deles, ou 1.530, de forma gratuita, mantendo os cuidados ampliados com a saúde, com foco nos cuidados preventivos com a pandemia. Saúde e economia devem seguir vencendo os desafios, saindo desta crise com a certeza de que todos os setores do desenvolvimento devem atuar em permanente sintonia.

Tudo isso vai contribuir para enfrentar a gravidade do momento. Vamos trabalhar para a superação. Senai, Sesi e IEL formam o triângulo de atuação da Fiepe, e o número de vagas deve permanecer o mesmo em 2021. Estamos trabalhando e muito para isso. Vamos prever para prover.


(Adaptado. Revisão linguística. Disponível em: https://bit.ly/3mqoNw1. Acesso em 20 nov. 2020)
Leia o texto 'Prever para prover' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Apesar de ser um artigo de opinião, o autor se utiliza de uma linguagem conotativa em alguns excertos, valendo-se da metonímia: “tolhendo o esforço dos empreendedores.” e “Os números podem oscilar neste final de ano”.

II. No último parágrafo do texto, as palavras “contribuir”, “enfrentar”, “gravidade” e “momento” são formadas, respectivamente, do seguinte modo: por prefixação; parassíntese; prefixação e sufixação; sufixação.

III. Nos trechos “Em 2021, não deve ser muito diferente” e “Cabe, portanto, a todos os nossos segmentos produtivos...”, as vírgulas foram usadas pelo mesmo motivo que nos enunciados a seguir, respectivamente: I. O médico, em seu último relatório, analisou amplamente o caso; II. É, pois, imprescindível que sejam tomadas todas as medidas.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Teoria da Burocracia
Por João M. Barreto (adaptado).

Raciocinando que toda organização é orientada por objetivos e abrange muitos indivíduos, o que exige uma regulamentação cuidadosa para controle de suas atividades, Max Weber (1864 – 1920), sociólogo alemão, advogado e historiador, desenvolveu a Teoria da Administração Burocrática que enfatiza a necessidade de uma hierarquia estritamente definida e governada por regulamentos e linhas de autoridade claramente estabelecidas.

Max Weber entendia que o modelo ideal para a Administração era a abordagem burocrática. Para ele, a burocracia é compreendida como uma maneira de organização humana baseada na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos (CHIAVENATO, 2006).

Para Weber, as burocracias são particularmente importantes porque permitem que grandes organizações desempenhem, de maneira uniforme, suas muitas atividades rotineiras necessárias à sobrevivência. Além disso, se as regras e os controles forem estabelecidos adequadamente, não haverá viés burocrático no tratamento das pessoas, sejam funcionários, sejam usuários. A ideia era a de que uma burocracia fosse eficiente e produtiva. No setor público, por exemplo, o modelo burocrático encontrou um terreno fértil, por isso, até hoje, é o modelo preponderante.

O entendimento de Max Weber sobre uma burocracia é que a organização apresente as seguintes características:
a) Caráter legal das normas: as normas são estabelecidas por parte dos atores sociais ocupantes dos cargos diretivos, visando a estabelecer padrões e a imprimir disciplina;
b) Caráter formal das comunicações: é típico das organizações burocráticas usar comunicações escritas. Regras, decisões e ações são formuladas e registradas por escrito para fornecer comprovação e documentação adequadas;
c) Divisão do trabalho: é importante para que cada um conheça os limites da sua função, de seus direitos e deveres, evitando, também, esforços duplicados;
d) Impessoalidade no relacionamento: as relações estabelecidas dentro e fora do ambiente de trabalho decorrem do cargo ocupado pelo indivíduo;
e) Hierarquização da autoridade: cada cargo é supervisionado pelo cargo hierarquicamente superior;
f) Rotinas e procedimentos padronizados: a padronização das atividades busca a eficiência máxima;
g) Competência técnica e mérito: este é o critério básico para o reconhecimento, a promoção e o avanço na carreira;
h) Especialização da administração: os membros do corpo administrativo não são os donos do negócio, mas profissionais especializados na sua administração;
i) Profissionalização: a escolha da ocupação de cada cargo é por critérios profissionais;
j) Princípio da publicidade: o direito à informação é essencial. No setor público, diante da necessidade de transparência dos órgãos estatais, isto é fundamental;
k) Previsibilidade do funcionamento: Por conta da padronização das atividades, o comportamento dos integrantes da organização é previsível. 

Fonte: http://bit.ly/2LQLxpP. 
Leia o texto 'Teoria da Burocracia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. As informações presentes no texto permitem concluir que a escolha da ocupação de cada cargo por critérios profissionais, técnicos e objetivos é uma característica contrária aos princípios da burocracia, na perspectiva de Max Weber. II. O texto leva o leitor a inferir que o princípio da publicidade representa o direito essencial à informação. No setor público, diante da necessidade de transparência dos órgãos estatais, isto é fundamental e, portanto, é uma característica inerente à burocracia, para Max Weber.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as alternativas e assinale a que NÃO indica, corretamente, o significado da palavra destacada:

    A) A raiva é de extrema importância para saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%. (mortalidade)

    B) O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças. (premeditação)

    C) A infecção da raiva progride, surgindo manifestações mais graves e complicadas. (esclarecidas)

    D) Não existem dificuldades para estabelecer o diagnóstico quando o quadro clínico vier acompanhado de sinais e sintomas característicos da raiva. (específicos)

INSTRUÇÃO: Leia o texto II a seguir, “Chuva no sertão”, de Ezequiel Fernando, para responder à questão.



Releia o trecho a seguir.


“Por que não há nada mas lindo

Do que ver todos menino

Se molhar no terrerão

Os veio vira menino”


As alterações efetuadas adequaram as estrofes à norma-padrão, exceto em:

    A) Porque não há nada mais lindo.

    B) Do que ver todos meninos.

    C) Se molhar no terreirão.

    D) Os velhos viram meninos.

(Disponível em: Correio do Povo, 6 de junho de 2017. Cidades - texto adaptado especialmente para

esta prova.)

Os termos sublinhados na frase “que todos tenham acesso a um ambiente ecologicamente equilibrado” (l. 18 e 19) devem, no contexto, ser classificadas, correta e respectivamente, como:

    A)

    sujeito e complemento nominal.



    B) objeto direto e complemento nominal.

    C) sujeito e adjunto adnominal.

    D) objeto direto e objeto indireto.

    E) predicado e agente da passiva.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão


Trabalho remoto exige planejamento e organização

Por Verônica Ruffino


(Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/joaopessoa/noticias/2020/04/trabalho-remoto-exige-planejamento-e-organizacao–texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa que apresenta a correta separação silábica da palavra “profissionais”, retirada do texto.

    A) Pro-fis-si-o-nais.

    B) Pro-fi-ssi-o-nais.

    C) Pro-fi-ssi-o-na-is.

    D) Pro-fis-sio-na-is.

    E) Pro-fi-ssio-nais.

Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

Tempos da arte
    Os tempos mudam, os costumes mudam, mudam as pessoas – e tantas obras de arte ficam. Elas não mudam? Certamente a linguagem em que se plasmaram permanece a mesma, mas os focos de leitura e a recepção delas mudam, e fazem caminhar no tempo o sentido delas. A principal característica de um grande artista é a atualização possível de sua obra. Mais do que “resistir ao tempo”, ela sabe se transformar com ele, acionada pelas mudanças de perspectiva de quem a contempla.
    Artistas grandes produzem objetos que são capazes de refletir dinamicamente a diversidade dos tempos históricos, das culturas nacionais, dos avanços da ciência. São obras por cuja maleabilidade ameaçam eternizar-se, na medida mesma em que funcionam como espelhos possíveis de cada momento. É um paradoxo, este, o de algo permanecer vivo quando tudo que o produziu já feneceu. Podemos contar com as artes como testemunhas dinâmicas que são de seu tempo, do nosso tempo e do que ainda virá.

(Gaudêncio Firmino, inédito) 
Está clara, correta e coerente com o sentido do texto a seguinte formulação:

    A) As obras de arte imperescíveis são aquelas que sabem traduzir tudo o que em diversas épocas são capazes de interpretá-las.

    B) Cabem aos receptadores culturais de cada época valorizar o sentido que nas obras de arte mais qualificadas venham a se determinar.

    C) Obras de um passado bastante remoto deixaram-nos um legado o qual nos causa espanto, pela vivacidade que ainda permanecem à despeito do tempo.

    D) São as diferentes gerações de público as responsáveis maiores pela permanência das obras de arte, haja visto aquelas de cujo sabor clássico se atualiza para nós.

    E) Fala-se no texto sobre essa capacidade que têm as obras de arte de se atualizarem em cada época, satisfazendo expectativas de sentido de sucessivas gerações.

Como usar a Comunicação Não-Violenta com grupos

A Comunicação Não-Violenta (CNV) é um conceito proposto pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg na década de 1960. Rosenberg é autor do livro Comunicação Não-Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, e defende que a CNV é uma das maneiras mais eficazes de resolver conflitos entre duas ou mais pessoas. Para Rosenberg, parte considerável dos conflitos entre as pessoas podem ser causados mais pela forma como comunicamos as nossas ideias do que por opiniões divergentes. Baseado nesse princípio, ele desenvolveu a técnica de CNV, guiada por 4 componentes básicos: Observação, Sentimentos, Necessidades e Pedido.
Dentre as intervenções possíveis, destacam-se os Círculos Empáticos, uma metodologia para estimular a escuta empática, a honestidade e para criar espaço para falar sobre as próprias necessidades e sentimentos. 

Como conduzir um Círculo focado em empatia: 
• Defina um facilitador: primeiramente, é preciso ter um facilitador que esteja familiarizado com os conceitos de CNV. Caberá a ele definir o tema que será abordado no círculo e organizar o encontro entre os participantes;
• Possibilite a escuta empática: este tipo de escuta propicia a conexão consigo mesmo e com o outro. Envolve, dentre outros fatores, o foco no momento presente, a curiosidade frente ao que está sendo dito, e o não-julgamento ou imposição de rótulos;
• O que deve ser evitado na escuta empática: dar conselhos, competir pelo sofrimento, interromper aquele que fala, mudar de assunto e tentar educar alguém que tenta se expressar;
• Realize uma prática de conexão: uma boa sugestão é fazer uma atividade de meditação ou respiração antes de começar;
• Verifique como cada participante chega ao Círculo: permita com que cada um diga como está naquele dia;
• Pratique a escuta empática: proponha que todos pensem uma situação desafiadora que estão vivendo. Em seguida, sugira que reconheçam como estavam se sentindo e quais foram as necessidades não atendidas. Em um segundo momento, sugira que compartilhem o que pensaram com uma dupla, que deverá praticar a escuta empática e parafrasear o que está sendo dito pelo outro;
• Encerramento: pergunte aos participantes como eles saem do encontro e qual aprendizado levam da prática.

A metodologia dos Círculos Empáticos pode ser uma alternativa interessante para permitir com que professores e alunos abordem temas que atravessam o cotidiano escolar.

(Texto adaptado. Ana Carolina C D’Agostini. Revista Nova Escola. 11 de Dezembro de 2019. Texto Adaptado. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18764/como-usar-acomunicacao-nao-violenta-com-grupos)
“_____ Diretor, Encaminhamos este convite a _________ e aos demais professores da ____ escola, para participar da inauguração da nova sede da biblioteca pública municipal.
Atenciosamente, Secretário de Educação”
Assinale a alternativa que contém os termos que preenchem CORRETAMENTE as lacunas do texto acima.

    A) Estimado – vossa senhoria - vossa.

    B) Senhor – vossa excelência - sua.

    C) Excelentíssimo Senhor – vossa excelência - sua.

    D) Senhor – você - sua.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...