Questões de Português

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A implantação de uma biblioteca e suas peculiaridades


Fonte: https://bit.ly/3o88yo8 (adaptado).


A implantação de uma biblioteca exige uma série de cuidados que vão além da simples aquisição dos livros certos. Trata-se, antes de tudo, de criar um ambiente propício ao saber e ao conhecimento que deve ser seguro e confortável. Assim, destacaremos a seguir alguns dos principais requisitos para a implantação de uma biblioteca.


1. ESPAÇO. Refere-se geralmente a três aspectos: local destinado ao armazenamento da coleção ou acervo; local destinado ao trabalho; e local destinado ao atendimento e à consulta. A determinação correta destes espaços exige a elaboração de fluxogramas que indiquem a circulação de pessoas, de obras, percentagem de usuários simultâneos e a forma de utilização do acervo. Trata-se de um estudo e deve ser pensado e desenvolvido como tal.


O espaço deve ser sempre projetado para crescimento num prazo de 10 anos. Nesse período, a média de crescimento do acervo deve ser estimada em 50%.


2. LOCALIZAÇÃO. Uma biblioteca deve ser localizada em área central com relação ao seu público. É interessante levar-se em conta a necessidade de futuras ampliações. Recomenda-se que haja facilidade de acesso e a biblioteca esteja em local longe de ruídos externos. 


3. MOBILIÁRIO. Deve ser sólido, de fácil manutenção e padronizado. É imprescindível a existência de balcões ou ilhas de atendimento, cadeiras, mesas, estantes, fichários, balcões para terminais de consulta, vitrines para exposições, murais, bibliocantos (suporte em L para segurar as obras nas prateleiras) e carrinhos para transporte das obras. As estantes para o acervo geral devem possuir altura máxima de 1,80 m, largura de cerca de 1 m, cinco a seis prateleiras reguláveis e removíveis. O espaço ideal entre as estantes é de 0,75 a 1m. 


As estantes para o acervo de referência ou coleções de obras raras podem ter de 1 a 1,10 m de altura, em virtude do peso dessas obras e as dificuldades de seu manuseio. 


4. EQUIPAMENTOS. Os principais são: ar condicionado (que deve ser dotado de compressor térmico contra sobrecarga e superaquecimento, compressor lateral para diminuir o nível de ruído, timer programável, 3 velocidades de refrigeração, um ventilador e um termostato), bebedouro, copiadora, microcomputadores e impressoras, persianas, telefone, TV, Vídeo, scanner.


5. ILUMINAÇÃO. A iluminação é importante tanto para as pessoas quanto para o acervo. A quantidade máxima de radiação UV recomendada é de 75 UV (mm/lúmen). A luz solar direta deve ser evitada. O ambiente deve ser claro e a iluminação compatível com a atividade de leitura impressa ou na tela. 


6. PISOS E REVESTIMENTOS. A primeira recomendação é não esquecer que estantes e livros possuem peso muito superior a uma pessoa e este peso é constante, podendo gerar acidentes se o piso não for adequado ou for escorregadio. Os seguintes fatores não podem deixar de ser considerados: o piso ou revestimento deve ser capaz de absorver ruídos, não refletir luz, ser durável, fácil de manter, atóxico e antiderrapante. 

Leia o texto 'A implantação de uma biblioteca e suas peculiaridades' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto sugere que, em uma biblioteca, é imprescindível a existência de balcões ou ilhas de atendimento, de cadeiras, de mesas e de estantes, assim como de carrinhos para o transporte das obras.

II. O texto apresenta ao leitor a ideia de que as estantes para o acervo geral devem possuir altura máxima de 1,80 m, largura de cerca de 1 m, assim como cinco a seis prateleiras reguláveis e removíveis.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

O atendimento ao usuário nos serviços de saúde


Em 2 de setembro de 2015.


O atendimento ao usuário na área de saúde envolve aspectos diversos sobre qualidade e humanização. Um serviço de atendimento a um paciente exige o envolvimento de todos os servidores da instituição. Assim, faz-se necessário entender que o atendimento ao usuário de saúde está em todos os cantos e recantos da instituição ou do hospital. Da equipe de limpeza aos gestores, passando pelos médicos, pelos enfermeiros e demais funcionários, todos precisam estar sintonizados com uma política de atendimento comum, para dar as respostas competentes e precisas a cada momento, cada um conforme suas atribuições, naturalmente. 


Os usuários dos serviços de saúde mais do que quaisquer outros, necessitam de cuidados especiais, face à compreensiva fragilidade emocional a que estão submetidos. Atualmente, percebe-se que as organizações têm focado muito mais no aprimoramento do conhecimento técnico, do que nas habilidades e atitudes emocionais, tanto dos profissionais de saúde quanto do pessoal de apoio.


A qualidade no atendimento de saúde envolve aspectos muito mais amplos do que a qualidade do atendimento em qualquer outro tipo de organização. A qualidade no atendimento de saúde é sinônimo de humanização do atendimento, desde o momento da marcação da consulta até o consultório.


Assim, para uma adequada prática de atendimento, deve-se levar em conta que:


1 - o paciente está inserido em um contexto pessoal, familiar e social complexo;

2 - a assistência deve efetuar uma leitura das necessidades pessoais e sociais do paciente;

3 - na instituição, interatuam as necessidades de quem assiste e de quem é assistido.


Fonte: https://bit.ly/2VmHWDt (adaptado). 

Leia o texto 'O atendimento ao usuário nos serviços de saúde' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. As informações presentes no texto permitem inferir que o atendimento ao usuário na área de saúde deve concentrar-se exclusivamente em aspectos técnicos, sem manter qualquer relação com o comportamento ou a atitude dos colaboradores da entidade.

II. Uma das ideias presentes no texto é a de que um bom atendimento está relacionado a dar as respostas competentes e precisas a cada momento, cada um conforme suas atribuições, naturalmente.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

O sujeito da oração abaixo é classificado como:
“Tanto os cientistas quanto os religiosos estão temerosos”

    A) Simples.

    B) Oculto.

    C) Indeterminado.

    D) Composto.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Bruxas não existem

Quando eu era garoto, acreditava em bruxas, mulheres malvadas que passavam o tempo todo maquinando coisas perversas. Os meus amigos também acreditavam nisso. A prova para nós era uma mulher muito velha, uma solteirona que morava numa casinha caindo aos pedaços no fim de nossa rua.

Seu nome era Ana Custódio, mas nós só a chamávamos de "bruxa".

Era muito feia, ela; gorda, enorme, os cabelos pareciam palha, o nariz era comprido, ela tinha uma enorme verruga no queixo. E estava sempre falando sozinha. Nunca tínhamos entrado na casa, mas tínhamos a certeza de que, se fizéssemos isso, nós a encontraríamos preparando venenos num grande caldeirão.

Nossa diversão predileta era incomodá-la. Volta e meia invadíamos o pequeno pátio para dali roubar frutas e quando, por acaso, a velha saía à rua para fazer compras no pequeno armazém ali perto, corríamos atrás dela gritando "bruxa, bruxa!".

Um dia encontramos, no meio da rua, um bode morto. A quem pertencera esse animal nós não sabíamos, mas logo descobrimos o que fazer com ele: jogá-lo na casa da bruxa. O que seria fácil. Ao contrário do que sempre acontecia, naquela manhã, e talvez por esquecimento, ela deixara aberta a janela da frente. Sob comando do João Pedro, que era o nosso líder, levantamos o bicho, que era grande e pesava bastante, e com muito esforço nós o levamos até a janela. Tentamos empurrá-lo para dentro, mas aí os chifres ficaram presos na cortina.

— Vamos logo – gritava o João Pedro –, antes que a bruxa apareça. E ela apareceu. No momento exato em que, finalmente, conseguíamos introduzir o bode pela janela, a porta se abriu e ali estava ela, a bruxa, empunhando um cabo de vassoura. Rindo, saímos correndo. Eu, gordinho, era o último.

E então aconteceu. De repente, enfiei o pé num buraco e caí. De imediato senti uma dor terrível na perna e não tive dúvida: estava quebrada. Gemendo, tentei me levantar, mas não consegui. E a bruxa, caminhando com dificuldade, mas com o cabo de vassoura na mão, aproximava-se. Àquela altura a turma estava longe, ninguém poderia me ajudar. E a mulher sem dúvida descarregaria em mim sua fúria.

Em um momento, ela estava junto a mim, transtornada de raiva. Mas aí viu a minha perna, e instantaneamente mudou. Agachou-se junto a mim e começou a examiná-la com uma habilidade surpreendente.

— Está quebrada – disse por fim. — Mas podemos dar um jeito. Não se preocupe, sei fazer isso. Fui enfermeira muitos anos, trabalhei em hospital. Confie em mim.

Dividiu o cabo de vassoura em três pedaços e com eles, e com seu cinto de pano, improvisou uma tala, imobilizando-me a perna. A dor diminuiu muito e, amparado nela, fui até minha casa. “Chame uma ambulância”, disse a mulher à minha mãe. Sorriu.

Tudo ficou bem. Levaram-me para o hospital, o médico engessou minha perna e em poucas semanas eu estava recuperado. Desde então, deixei de acreditar em bruxas. E tornei-me grande amigo de uma senhora que morava em minha rua, uma senhora muito boa que se chamava Ana Custódio.

SCLIAR, M. Disponível em: <www.novaescola.org.br/conteudo/7562/bruxas-nao-existem>. Acesso em: 21 nov. 2019. 

Releia o seguinte trecho.

"[...] a porta se abriu e ali estava ela, a bruxa, empunhando um cabo de vassoura."

A palavra destacada tem, no trecho, o mesmo sentido de

    A) varrendo.

    B) segurando.

    C) jogando.

    D) empurrando.

Supondo que, na linha 32, os termos metade e outra metade fossem substituídos por 50% e outros 50%, respectivamente, quantos outros vocábulos teriam que passar por adaptações, no período todo, para fins de concordância?

    A) Cinco

    B) Quatro.

    C) Três.

    D) Dois.

    E) Um.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.


Essa é a hora de alinhar os relacionamentos profissionais

Por Fernando Mantovani

(Disponível em: https://exame.com/blog/sua-carreira-sua-gestao/essa-e-a-hora-de-alinhar-osrelacionamentos-profissionais/ – texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa que NÃO expressa uma ordem por não estar no modo imperativo.

    A) “Nunca perca a proximidade com o cliente”(l.09).

    B) “Aproxime-se do seu”(l.17).

    C) “aproveite para apresentar suas considerações”(l.20).

    D) “É dever do líder propor uma conversa de feedback” (l. 20-21).

    E) “mantenha o contato com os parceiros de trabalho”(l.27).

“Há pessoas que fazem as coisas acontecerem; há pessoas que observam as coisas acontecerem; há pessoas que comentam as coisas que acontecem”.

Esse pensamento é formulado com uma forma de oração chamada reduzida (sublinhada); se substituíssemos essa oração por uma forma desenvolvida, a opção correta seria:

    A) com que as coisas aconteçam;

    B) que as coisas acontecem;

    C) para que as coisas aconteçam;

    D) o acontecimento das coisas;


    E) que as coisas acontecessem.

Em 2018, a Rede Globo lançou sua campanha nacional de valorização da escola pública. Este é o trecho de fechamento da campanha publicitária:


Eu não sou o que sou apesar da escola publica;

sou o que sou também por causa da escola pública.


Só contém um raciocínio CORRETO em:

    A) O ponto e vírgula pode ser substituído por vírgula sem alterar o valor semântico.

    B) A expressão “apesar de” denota insatisfação e certo constrangimento.

    C) A palavra “também” pressupõe que outros fatores contribuíram para o sucesso profissional.

    D) A palavra “que” é expletiva, servindo apenas para reforçar a ideia da oração.

    E) A ideia de concessiva da primeira sentença se repete na segunda.

Texto I

Adaptado

Governo de SP divulga dados sobre segurança

da vacina contra a Covid da Sinovac 


O governo de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (19) dados sobre a segurança da vacina contra a Covid desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac e o Instituto Butantan. Ainda não são dados oficiais usados para futuro registro, mas a vacina da chinesa Sinovac, que está em teste coordenado pelo Instituto Butantan, tem demonstrado níveis de segurança classificados como excelentes na entrevista desta segunda.

Seis mil dos nove mil voluntários ainda não receberam a segunda dose da vacina testada pelo Butantan, mas acompanhamento de saúde feito de rotina mostrou que menos de 20% deles tiveram dor de cabeça e quase não foram observados efeitos colaterais leves, como edema ou inchaço no local da aplicação. Só que segurança é apenas um dos obstáculos a serem vencidos.

O governo paulista, que antes falava em 15 de dezembro como o início da vacinação em profissionais de saúde, agora não estabelece mais prazo.

“As perspectivas, como eu disse, são relativamente otimistas, mas nós não podemos dar para você uma data precisa de quando isso vai acontecer. Esperamos que até o final desse ano essa vacina tenha o seu dossiê entregue na nossa Anvisa, e que a Anvisa possa proceder muito rapidamente a análise e o registro da vacina”, afirma Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.

E, para chegar lá, todas as vacinas precisam passar pela fase três de testes, uma fase que pode demorar mais que o esperado por dois motivos apresentados nesta segunda em São Paulo: dificuldade em encontrar voluntários, e em atingir, entre eles, um número suficiente de contaminados pelo coronavírus para avaliar a eficácia da vacina.

No caso da vacina da Sinovac do Butantan, são necessários mais quatro mil voluntários de 18 a 60 anos que trabalhem na área da saúde em contato com pacientes de Covid. Além disso, avaliações só são feitas quando 61 e depois 151 voluntários forem contaminados pelo coronavírus.

“Como o estudo é controlado por um organismo internacional, quer dizer, não tem nenhum brasileiro participando desse comitê, é esse comitê que avalia os dados que são remetidos diariamente para lá, e é esse comitê que abrirá o estudo quando atingirmos 61 casos”, afirma Dimas Covas.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/10/19

“As perspectivas, como eu disse, são relativamente otimistas, mas nós não podemos dar para você uma data precisa de quando isso vai acontecer.”
Os termos destacados estabelecem entre as orações, RESPECTIVAMENTE, as relações de:

    A) Concessão e conformidade.

    B) Concordância e conclusão.

    C) Conformidade e oposição.

    D) Explicação e consequência.

    E) Comparação e concessão.

ENTREVISTA COM ENI ORLANDI

     M. S. – Você tem apresentado uma distinção entre a formação e a capacitação no que tange à formação de professores. Nesse sentido, de que forma os pressupostos teóricos da Análise de Discurso podem contribuir para a proposição de uma política de formação para os profissionais de Letras, tanto em nível de graduação, passando pelas chamadas formações continuadas, ofertadas pelas Secretarias de Educação de estados e municípios, quanto no âmbito da pós-graduação? 

     E. O. – A distinção que faço entre formação e capacitação não significa como está significada a palavra formação em “formação continuada”. Ao contrário, é uma noção que procurei formular para abrigar a possibilidade de se pensar em uma prática pedagógica de construção real de conhecimento, e não presa ao imaginário escolar já significado antes mesmo que se estabeleçam relações concretas com os alunos. A distinção básica é a que estabeleço entre a relação do ensino com a informação – capacitação – e com o conhecimento, com o saber – formação. Na capacitação, consumo e cidadania se conjugam. 
 
     Na conjuntura histórica atual, a alfabetização e o desenvolvimento se declinam, então, em “educação e mercado”, em que o mercado exige a qualificação do trabalho, a qualificação do trabalhador: um país educado. Isto significa um país rico em que os cidadãos “educados” são capacitados para o trabalho e circulam como consumidores de um mercado de trabalho qualificado; neste caso, o da capacitação, o denominador comum é o trabalho, e não o conhecimento. Basta a informação, o treinamento. O mercado funciona como uma premissa indefinida para se falar em “sustentabilidade”

     Esta palavrinha traz em seu efeito de memória a de desenvolvimento, que é o que precisamos, segundo o discurso dominante em uma sociedade capitalista, sobretudo em países ditos pobres. A capacitação é a palavra presente constantemente na mídia, na fala de empresários, governantes e... na escola. De nosso ponto de vista, este funcionamento discursivo silencia a força da reivindicação social presente, no entanto, na palavra formação. Pensando politicamente, podemos dizer que a formação, e não a capacitação, pode produzir um aluno “não alienado”. Retomo, aqui, o conceito de K. Marx (1844), segundo o qual a alienação desenvolve-se quando o indivíduo não consegue discernir e reconhecer o conteúdo e o efeito de sua ação interventiva nas formas sociais.

     A análise de discurso pode prover elementos para que a formação, e não a capacitação, seja incentivada como forma de relação com o conhecimento. Já porque suas reflexões juntam sujeito, língua, educação e formação social. Em minhas reflexões, uno a isto uma teorização do sujeito em que se tem os seus modos de individuação, produzidos pela articulação simbólico-política do Estado, através de instituições e discursos. Aí incluo, nesta presente reflexão, a escola e os discursos do conhecimento.

     Consideramos que a educação, e, em particular, o ensino da língua, como parte do que tenho trabalhado como a individuação do sujeito, neste caso, sendo a instituição a escola, poderia, se bem praticado como processo formador do indivíduo na sua relação com o social e o trabalho, dar condições para que este sujeito “soubesse” que sabe a li?ngua e soubesse “ler e escrever”, de forma a, em sua compreensão, ser capaz de dimensionar o efeito de sua intervenção nas formas sociais, com todas as consequências sociais e históricas que isto implica. Em uma palavra, se desalienasse. O que a capacitação não faz, pois o torna apenas um indivíduo bem treinado e, logo, mais produtivo. Isto não o qualifica em seu conhecimento, o que, com a formação, se dá e produz o efeito de tornar esse sujeito mais independente, deixando de ser só mais um instrumento na feitura de um “pai?s rico”. Ele estaria formado para dar mais um passo na direção de não só formular como reformular e ressignificar sua relação com a língua institucionalizada, a da escola, mas também com a sociedade.

     Ao invés de ser apenas um autômato de uma empresa (com a capacitação), poderia ser um sujeito em posição de transformar seu próprio conhecimento, compreender suas condições de existência na sociedade e resistir ao que o nega enquanto sujeito social e histórico. Tudo isto, se pensamos na formação - desde a educação básica, como o ensino superior – leva-nos a dizer que há modos de formar sujeitos preparados para descobertas e para inovações. Sujeitos bem formados que podem “pensar por si mesmos”, tocando o real da li?ngua em seu funcionamento e o da história, no confronto com o imaginário que o determina.

ORLANDI, EniPulccinelli. Entrevista com EniOrlandi. [Entrevista
concedida a Maristela Cury Sarian] Pensares em Revista, São Gonçalo
– RJ, n. 17, p. 8-17, 2020. (Fragmento).
A concepção de língua veiculada no texto se aproxima das formulações teóricas de:

    A) Ferdinand Saussure.

    B) Noam Chomski.

    C) Mikhail Bakhtin.

    D) Michel Focault.

    E) Roland Barthes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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