Questões de Português

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“Não existe nada que impeça as pessoas de escrecer em um, eu uma etc. Só não devemos alegar que essas formas são mais “elegantes” ou mais “corretas” do que num, numa etc., que estão registradas na língua há mais de 700 anos! Além do mais, tem uma grande incoerência aí: se ninguém escreve em ela, em o, em esse, em aquela etc., por que dar esse tratamento somente ao num?” (BAGNO, Marcos. Gramática de bolso do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p. 293.)
Conforme o que foi discutido no texto:

    A) As regras da gramática normativa seguem padrões determinados historicamente, entretanto, a sua incorporação na língua se dá paulatinamente.

    B) Devido ao caráter da língua ser sistemático, as mudanças linguísticas independem dos usuários.

    C) As mudanças linguísticas obedecem a regras instituídas pela própria língua e acordadas pelos falantes, assim todas as mudanças são permitidas e determinadas que se estabeleçam.

    D) As mudanças só são permitidas repentinamente, sem controle dos usuários da língua.

    E) Só há de fato mudanças potenciais se houver regras prescritivas para isso.

Analise as afirmativas a seguir: I. Substantivo abstrato é o que designa ser de existência independente: prazer, beijo, trabalho, saída, beleza, cansaço, por exemplo. II. É correto afirmar que, na formação do adjetivo pátrio composto, o primeiro elemento aparece exclusivamente na forma ampliada, e nunca erudita. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

PASSAPORTE DA IMUNIDADE


O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou neste sábado (04/04/2020) que negocia com um parceiro da Inglaterra a implementação do que chamou de “passaporte da imunidade”. Sem detalhar a medida, Guedes disse que está em discussão pelo governo a disponibilização para o Brasil de 40 milhões de testes para o coronavírus. 

A declaração foi dada em uma videoconferência com empresários do setor varejista, organizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Guedes disse aos empresários que conversou com um amigo na Inglaterra que criou o passaporte de imunidade, e que seria possível colocar disponíveis para os brasileiros 40 milhões de testes para o coronavírus por mês.

Segundo o ministro, a proposta já foi encaminhada ao Presidente da República e aos ministros Walter Souza Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde).

Com a testagem em massa, segundo o ministro da Economia, quem comprovadamente estiver imune ao coronavírus poderá deixar o isolamento. Essa testagem, segundo Guedes, seria aplicada aos “jovens”, pois os idosos seguiriam em casa.

O ministro afirmou que o país enfrentará duas “ondas”: a primeira seria a da saúde e a segunda, econômica. E o responsável por coordenar este primeiro momento de crise, de isolamento social, disse Guedes, é o ministro da Saúde, Mandetta. Guedes afirmou que, em seguida, haverá uma segunda onda, que é econômica, e o Brasil terá que superá-la também.

A proposta do ministro é de que as pessoas sejam testadas, por exemplo, semanalmente. Assim, os mais jovens que estiverem livres da doença continuarão trabalhando, enquanto os idosos ficam em casa. Dessa forma é possível ir girando a economia, afirmou Guedes.

Ao longo da videoconferência, Guedes ouviu diversas cobranças dos empresários, a maior parte deles voltada à liberação de crédito. O setor empresarial pressiona o governo a acelerar e a aumentar essa liberação de recursos às empresas.

Entre as sugestões feitas a Guedes estão o uso de cadastros das associações comerciais municipais e estaduais para que o dinheiro chegue, de fato, a quem precisa; a criação de aplicativos para acelerar a liberação de crédito; e ainda o uso das “maquininhas” de cartão de crédito para o repasse do recurso.


Adaptado. Por Ana Krüger e Filipe Matoso, G1, Brasília, em 04/04/2020. Disponível em: https://glo.bo/3c0GZae.
Leia o texto 'PASSAPORTE DA IMUNIDADE' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. De acordo com o texto, entre as sugestões feitas por empresários ao ministro da Economia, estão o uso de cadastros das associações comerciais municipais e estaduais para que o dinheiro chegue, de fato, a quem precisa.

II. Com a testagem em massa, segundo o ministro da Economia, quem comprovadamente estiver imune ao coronavírus poderá deixar o isolamento, de acordo com as informações do texto.

III. Com a testagem proposta pelo ministro da Economia, os indivíduos mais jovens que estiverem livres da doença continuarão trabalhando, enquanto os idosos ficam em casa, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

O que é segurança na internet?

Disponível em: http://bit.ly/2HiQ0yF (adaptado).


A segurança na Internet compreende os cuidados que devemos ter para proteger as coisas que fazem parte da Internet, ou seja, a sua infraestrutura, os computadores (pessoais e empresariais) e, também, as informações movimentadas na rede mundial de computadores (sejam elas sigilosas ou não).

Ora, de um modo geral, podemos entender que os usuários da rede mundial de computadores esperam uma navegação segura na Internet e, para isso, diversos profissionais de todo o mundo trabalham diariamente para criar métodos, procedimentos, softwares e normas que buscam identificar e eliminar as vulnerabilidades das informações e dos equipamentos físicos, como os computadores. Esses profissionais são especializados em segurança digital e o trabalho deles contribui para a segurança de informações e recursos computacionais em todo o mundo.

O conceito de segurança digital conta com bases de dados, arquivos e aparelhos que fazem com que as informações importantes não caiam em mãos de pessoas erradas e não sejam utilizadas para prejudicar os usuários da Internet. Por isso, uma das melhores formas de se manter seguro na rede mundial de computadores é usando um software antivírus nos computadores, sendo bastante recomendável sempre ter um instalado nos equipamentos.

Alguns dos principais riscos da Internet incluem: o risco de ter informações corrompidas, o roubo de informações, os ataques a sistemas ou equipamentos, o roubo de identidade, a venda de dados pessoais, o roubo de dinheiro, os crimes sexuais, o compartilhamento de informações sensíveis ou sigilosas sem a permissão dos proprietários e o compartilhamento de informações falsas (conhecidas como "fake news").

Os criminosos cibernéticos usam várias maneiras para atacar uma vítima na rede mundial de computadores. Eles podem, por exemplo, usar um vírus para tentar romper o sistema e alterar o funcionamento dos aparelhos eletrônicos. Outra modalidade é o phishing, na qual o cibercriminoso se passa por uma pessoa diferente através de e-mails, mensagens instantâneas ou redes sociais, para conseguir informações confidenciais, como senhas e números de cartões de crédito. 

Leia o texto 'O que é segurança na internet?' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:


I. O texto leva o leitor a entender que a segurança na Internet compreende todos os cuidados que devemos ter para proteger as coisas que fazem parte da Internet, inclusive as informações movimentadas na rede mundial de computadores.

II. O texto leva o leitor a concluir que alguns dos principais riscos da Internet incluem os ataques a sistemas ou equipamentos, o roubo de identidade, o roubo de informações, o risco de ter informações corrompidas e a venda de dados pessoais.

III. Após a análise do texto, é possível concluir que uma das melhores formas de se manter seguro na internet é usando antivírus nos computadores e padronizando as senhas utilizadas em diversos aplicativos e sites diferentes, inclusive naqueles onde são feitas transações financeiras. Assim, o risco de perda de informações é reduzido e o usuário da rede mundial de computadores pode ficar mais seguro.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

VENTO SOLAR EM VÊNUS


Em 2005, o Instituto Sueco de Física Espacial (IRF) enviou à órbita do planeta Vênus a sonda ASPERA-4, através da missão Venus Express, da agência espacial europeia ESA. A sonda estudou o planeta até 2014, medindo as propriedades do plasma ao redor de Vênus e os átomos neutros que escapam da atmosfera. Agora, o IRF está pronto para enviar uma nova missão venusiana.

Dessa vez, a missão será em parceria com a Índia. O novo satélite do IRF se chama Venusian Neutrals Analyzer (VNA) e foi projetado para estudar como as partículas carregadas do Sol (ou vento solar) interagem com a atmosfera e a exosfera do planeta. O instrumento viajará para o espaço a bordo da missão indiana Venus Shukrayaan-1.

As duas missões estão de certo modo relacionadas, pois ao analisar os átomos energéticos neutros (ENAs, na sigla em inglês), os cientistas puderam entender um pouco melhor sobre a interação entre o vento solar e a atmosfera de Vênus. Além disso, as duas missões estão sob o comando do professor associado do IRF, o pesquisador Yoshifumi Futaana.

Conforme explica Futaana, embora Vênus seja o irmão gêmeo da Terra, os dois planetas são muito diferentes. “A atmosfera [de Vênus] é densa e quente, mas é sem água. A água existia 4 bilhões de anos atrás quando Vênus foi formado, mas está perdida, provavelmente no espaço”, disse o pesquisador. A sonda ASPERA-4 provou que a pouca água venusiana restante ainda está escapando para o espaço através da energia que o planeta recebe do vento solar.

A missão indiana também levará outros instrumentos ao espaço, um total de 16 cargas úteis indianas e mais algumas cargas internacionais para clientes de diversos países. Essa não é a primeira vez que o IRF conta com a organização espacial da Índia, a ISRO. O diretor do IRF, professor Stas Barabash, e principal pesquisador do VNA, disse que “a colaboração com a equipe indiana foi a chave” para experimentos anteriores bem-sucedidos com o instituto sueco, mostrando que a parceria entre os países tem tido bons resultados e deve continuar em futuras missões.


Disponível em: https://bit.ly/2WnQNp9. Com adaptações.
Leia o texto 'VENTO SOLAR EM VÊNUS' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O novo satélite do Instituto Sueco de Física Espacial (IRF) se chama Rover 1, de acordo com o texto.

II. Os pesquisadores mencionados no texto afirmam que, por Vênus ser considerado o irmão gêmeo da Terra, os dois planetas são muito parecidos, seja em relação à temperatura ou mesmo em relação às condições atmosféricas.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Coloque-se no lugar do usuário

Muitos especialistas alegam que, para alcançar uma boa qualidade no atendimento, o servidor deve colocar-se no lugar do usuário dos serviços, ou seja, deve ter empatia.

A empatia é uma das maiores virtudes que uma entidade deve ter no atendimento ao público. Afinal, o usuário dos serviços precisa ter confiança em uma organização para cultivar uma imagem positiva da mesma.

Portanto, por mais que os processos sejam bem definidos e explicados para os servidores, a possibilidade de haver equívocos sempre estará presente. Caso ocorra algum erro que afete o serviço oferecido ao usuário, a melhor medida a ser tomada é pedir desculpas e procurar maneiras de atenuar o malestar, ao mesmo tempo em que se busca resolver o problema.

Mesmo fora de seu setor, é recomendável que o servidor procure cumprimentar a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os usuários dos serviços. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o cidadão ser reconhecido e cumprimentado.

O servidor deve fazer com que o usuário se sinta bem-vindo na instituição. Deve tratá-lo como alguém importante para a instituição. Assim, fazer comentários agradáveis pode ser uma boa forma de valorizar a relação com o cidadão, sempre mantendo o respeito na comunicação e dando a devida atenção à demanda do usuário.

Diante de um usuário autoritário ou exaltado, o servidor deve tentar usar toda sua habilidade de comunicação, cortesia e empatia para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal-entendido. Caso o servidor perceba que uma determinada situação pode se agravar, ele deve procurar ajuda de seu superior.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/36dA6Qk. 
Com base no texto 'Coloque-se no lugar do usuário', leia as afirmativas a seguir:
I. Diante de um usuário autoritário ou exaltado, o servidor deve tentar usar toda sua habilidade de comunicação, cortesia e empatia para acalmá-lo e dissuadi-lo das suas intenções, de acordo com o texto. II. Mesmo fora de seu setor, é recomendável que o servidor evite cumprimentar a todos, afirma o texto. Assim, o servidor deve comunicar-se apenas com os colegas de trabalho, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Leia o texto abaixo e responda a questão:


COGITO

(Torquato Neto)


eu sou como eu sou pronome

pessoal intransferível do homem que iniciei

na medida do impossível


eu sou como eu sou agora

sem grandes segredos dantes

sem novos secretos dentes

nesta hora


eu sou como eu sou presente

desferrolhado indecente

feito um pedaço de mim


eu sou como eu sou vidente

e vivo tranquilamente

todas as horas do fim.


Disponível em https://www.ouvirmusica.com.br/torquato-neto/387439/ Acesso em 31 dez. 2019. 

“... pronome pessoal intransferível...” Indique a assertiva que não possui um pronome pessoal:

    A) Venha a nós o vosso Reino.

    B) Leve-o contigo.

    C) Elas gostariam de lhe visitar.

    D) Ofertaram-nos bombons.

    E) Suas propriedades não constavam na declaração.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.


(Disponível em: https://www.huffpostbrasil.com/entry/como-criar-habito – texto adaptado especialmente para esta prova).

A palavra “que” aparece inúmeras no texto; entre as ocorrências das linhas 14, 18, 19, 20 e 21, destacadas no texto, assinale a que pertence a uma classe gramatical diferente das demais.

    A) Linha 14.

    B) Linha 18.

    C) Linha 19.

    D) Linha 20.

    E) Linha 21.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.

(Disponível em https://www.contioutra.com/a-dor-de-se-sentir-invisivel/ – Texto adaptado especialmente para esta prova.)

No excerto “No entanto, há um outro tipo de invisibilidade que contraria toda possibilidade de alcançar algum poder”, a locução conjuntiva sublinhada exprime uma ressalva. Para que, ao contrário disso, ensejasse uma conclusão, deveria ser substituída por:

    A) Contudo.

    B) Dado que.

    C) Se bem que.

    D) Porquanto.

    E) Por conseguinte.

Novas formas de vida?

     Uma forma radical de mudar as leis da vida é produzir seres completamente inorgânicos. Os exemplos mais óbvios são programas de computador e vírus de computador que podem sofrer evolução independente.

      O campo da programação genética é hoje um dos mais interessantes no mundo da ciência da computação. Esta tenta emular os métodos da evolução genética. Muitos programadores sonham em criar um programa capaz de aprender e evoluir de maneira totalmente independente de seu criador. Nesse caso, o programador seria um primum mobile, um primeiro motor, mas sua criação estaria livre para evoluir em direções que nem seu criador nem qualquer outro humano jamais poderiam ter imaginado.

    Um protótipo de tal programa já existe – chama-se vírus de computador. Conforme se espalha pela internet, o vírus se replica milhões e milhões de vezes, o tempo todo sendo perseguido por programas de antivírus predatórios e competindo com outros vírus por um lugar no ciberespaço. Um dia, quando o vírus se replica, um erro ocorre – uma mutação computadorizada. Talvez a mutação ocorra porque o engenheiro humano programou o vírus para, ocasionalmente, cometer erros aleatórios de replicação. Talvez a mutação se deva a um erro aleatório. Se, por acidente, o vírus modificado for melhor para escapar de programas antivírus sem perder sua capacidade de invadir outros computadores, vai se espalhar pelo ciberespaço. Com o passar do tempo, o ciberespaço estará cheio de novos vírus que ninguém produziu e que passam por uma evolução inorgânica.

     Essas são criaturas vivas? Depende do que entendemos por “criaturas vivas”. Mas elas certamente foram criadas a partir de um novo processo evolutivo, completamente independente das leis e limitações da evolução orgânica.

(Adaptado de HARARI, Yuval Noah. Sapiens, Uma breve história da humanidade.Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre: L&PM, 38. ed,, 2018, p. 419-420). 

Considere estas orações:


I. Os vírus de computador são formas inorgânicas.

II. Os vírus de computador podem evoluir por si mesmos.

III. Os vírus de computador replicam-se milhões de vezes.


Essas três orações integram-se num período único, correto e coerente em:

    A) As formas inorgânicas que são os vírus de computador podem evoluir por si mesmas, replicando-se milhões de vezes.

    B) Por replicarem-se milhões de vezes, as formas inorgânicas que são os vírus de computador, são assim mesmo capazes de evoluir.

    C) Ao evoluírem por si mesmos, à medida que se replicam milhões de vezes, os computadores se apresentam como formas inorgânicas.

    D) Uma vez que se repliquem milhões de vezes, as formas inorgânicas do vírus de computador passa a evoluir a partir de si mesmos.

    E) Ao serem formas inorgânicas, os vírus de computador evoluem, à proporção em que se repliquem por milhões de vezes.

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