Questões de Português

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“Da janela ele via, sem ser visto, o esconderijo do ladrão.” O emprego da(s) vírgula(s) tem por finalidade na frase anterior:

    A) indicar a elipse de um termo.

    B) separar uma conjunção prepositiva.

    C) separar uma oração adverbial reduzida.

    D) separar oração adjetiva explicativa.

    E) separar adjunto adverbial.

A questão refere-se ao texto abaixo.



Assinale a alternativa que NÃO apresenta um sinônimo para o vocábulo “vulnerabilidade” (l. 13).

    A) Fragilidade.

    B) Fraqueza.

    C) Insegurança.

    D) Confiabilidade.

    E) Indefensabilidade.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questão.



(Disponível em: Correio do Povo, 6 de junho de 2017. Cidades - texto adaptado especialmente para esta prova.)
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 03, 07 e 25.

    A) defragrado – concistentes – tem

    B) defraglado – conscistentes – tem

    C) deflagrado – consistentes – tem

    D) defragrado – concistentes – têm

    E) deflagrado – consistentes – têm

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.


Distribuição justa


      A justiça de um resultado distributivo das riquezas depende das dotações iniciais dos participantes e da lisura do processo do qual ele decorre. Do ponto de vista coletivo, a questão crucial é: a desigualdade observada reflete essencialmente os talentos, esforços e valores diferenciados dos indivíduos, ou, ao contrário, ela resulta de um jogo viciado na origem e no processo, de uma profunda falta de equidade nas condições iniciais de vida, da privação de direitos elementares ou da discriminação racial, sexual, de gênero ou religiosa?
        A condição da família em que uma criança tiver a sorte ou o infortúnio de nascer, um risco comum, a todos, passa a exercer um papel mais decisivo na definição de seu futuro do que qualquer outra coisa ou escolha que possa fazer no ciclo da vida. A falta de um mínimo de equidade nas condições iniciais e na capacitação para a vida tolhe a margem de escolha, vicia o jogo distributivo e envenena os valores da convivência. A igualdade de oportunidades está na origem da emancipação das pessoas. Crianças e jovens precisam ter a oportunidade de desenvolver seus talentos de modo a ampliar seu leque de escolhas possíveis na vida prática e eleger seus projetos, apostas e sonhos de realização.


(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 106) 

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

    A) A menos que houvessem mais oportunidades para que cada indivíduo desenvolva seu talento, não ocorrerá justiça no processo.

    B) Aos sonhos e aspirações das crianças e dos jovens devem corresponder sua realização, para que não se frustrem seu desenvolvimento.

    C) Por mais que se esforcem, tem gente que não consegue obter sucesso em face dos vícios e da falta de oportunidade que o determinam.

    D) O autor do texto está convicto sobre o papel que desempenha no futuro de cada indivíduo as condições de seu nascimento.

    E) Argumenta-se no texto que a equidade de oportunidades é um fator determinante para uma justa distribuição das riquezas.

Leia o poema de João Cabral de Melo Neto

O ferrageiro de Carmona

Um ferrageiro de Carmona,
que me informava de um balcão:
“Aquilo? É de ferro fundido,
foi a fôrma que fez, não a mão.

Só trabalho em ferro forjado
que é quando se trabalha ferro;
então corpo a corpo com ele;
domo-o, dobro-o, até onde quero.

O ferro fundido é sem luta,
é só derramá-lo na fôrma.
Não há nele a queda de braço
e o cara a cara de uma forja.

Existe grande diferença
do ferro forjado ao fundido;
é uma distância tão enorme
que não pode medir-se a gritos.

Conhece a Giralda em Sevilha?
De certo subiu lá em cima.
Reparou nas flores de ferro
dos quatro jarros das esquinas?

Pois aquilo é ferro forjado.
Flores criadas numa outra língua.
Nada têm das flores de fôrma
moldadas pelas das campinas.

Dou-lhe aqui a humilde receita
ao senhor que dizem ser poeta: O ferro não deve fundir-se, nem a voz ter diarreia.

Forjar: domar o ferro à força,
não até uma flor já sabida,
mas ao que pode até ser flor…
se flor parece a quem o diga.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao poema.
1. O poeta compara o trabalho do ferrageiro com o do poeta. 2. Uma das inferências que se pode fazer do poema é que a poesia deve ser forjada, ou seja, bem trabalhada. 3. No trabalho com o ferro, a fundição dá originalidade à peça criada. 4. O texto nega a imitação e afirma a criação. 5. O forjamento implica imitação e tem valor negativo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

    E) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto a seguir para responder à questão.

Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/a-presenca-que-as-criancas-podem-nos-ensinar/. Acesso em 15 fev. 2020.

Considere o trecho: “Se perdemos a cabeça e gritamos, eles nos perdoam sem pestanejar, sem nos julgar, sem guardar rancor.” (Linhas 13-14) A conjunção “Se”, que introduz o trecho, insere nele uma ideia de

    A) causa.

    B) consequência.

    C) condição.

    D) concessão.

    E) tempo.

Texto 1

 Adaptado

    A Universidade de São Paulo (USP) é, mais uma vez, a instituição de ensino superior que mais fomenta o desenvolvimento do empreendedorismo entre seus estudantes.

    É o que diz o Ranking de Universidades Empreendedoras, estudo organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). O objetivo do ranking, que está em sua terceira edição, é premiar as comunidades acadêmicas inseridas em ecossistemas favoráveis que mais ajudam a desenvolver a sociedade, por meio de práticas inovadoras.

    Seis pilares compõem a pesquisa: capital financeiro, cultura empreendedora, extensão, infraestrutura, inovação e internacionalização. Desta vez, o ranking contou com 123 universidades das 27 unidades federativas e mais de 15 mil universitários. As pesquisas foram realizadas entre março e agosto de 2019.

    A USP foi a universidade mais empreendedora nas três edições da lista do Brasil Júnior. Neste ano, duas universidades ficaram empatadas na nona posição: a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

    Disponível em: https://exame.abril.com.br

“A Universidade de São Paulo (USP) é, mais uma vez, a instituição de ensino superior que mais fomenta o desenvolvimento do empreendedorismo entre seus estudantes”.


Esse trecho está reelaborado com o mesmo sentido na seguinte situação:

    A) O desenvolvimento do empreendedorismo dos estudantes da USP pouco contribui para o crescimento da instituição.

    B) Mais uma vez, a USP é a melhor do país em desenvolvimento científico e no quesito empreender.

    C) A Universidade de São Paulo é a melhor instituição do país, quando se trata de empreendedorismo.

    D) A Universidade de São Paulo (USP) lidera o ranking das instituições brasileiras de nível superior que mais incentivam seus estudantes às práticas de empreendedorismo.

    E) A instituição de ensino brasileira que mais incentiva os estudantes é a USP.

Empregue os pronomes relativos nos fragmentos textuais abaixo relacionados, extraídos da matéria “JÁ É FÁCILCOMPRAR” (Veja, 19/06/19), atentando para a preposição que pode antecedê-los.
I- O assassinato de várias vítimas, a esmo, não é crime típico. Mas a facilidade ______ os dois jovens conseguiram comprar arma e munição levanta um alerta neste momento ______ o governo de Jair Bolsonaro tenta flexibilizar o porte. II- Muitas armas que abastecem o crime vêm do lugar _____ deveriam ser muito mais bem guardadas: depósitos de delegacias e fóruns. Em abril, um policial caiu pasmo ao abrir o cofre da delegacia central de Cotia, em São Paulo, e constatar a falta de 81 armas que deveriam estar ali. III- Em 11 de maio, em Santo André, o empresário Marcelo Aguiar, de 36 anos, disparou cinco vezes contra um morador de rua ______ havia se desentendido. Ele era colecionador de armas e atirador esportivo, segundo relatos colhidos pela polícia.
A sequência CORRETA de preenchimento das lacunas é:

    A) com que – em que – onde – com quem.

    B) que – onde – que – com que

    C) com a qual – onde – em que – que.

    D) como – onde – o qual – com quem.

    E) na qual – que – em que – que.


Alexei Bueno. Uma história da poesia brasileira. Rio de Janeiro:

Germakoff Casa Editorial, 2007, p. 409 (com adaptações).

No texto 25A1-I, as palavras “isto” (l.5), “mas” (l.9), “alpercatas” (l.13), “muito” (l.16), “corra” (l.18) e “mimosa” (l.19) pertencem, respectivamente, às classes de palavras

    A) pronome, preposição, substantivo, adjetivo, verbo e adjetivo.

    B) preposição, conjunção, advérbio, adjetivo, verbo e substantivo.

    C) conjunção, preposição, substantivo, advérbio de intensidade, verbo e adjetivo.

    D) pronome, conjunção, substantivo, advérbio, verbo e adjetivo.

    E) preposição, conjunção, advérbio de modo, adjetivo, verbo e substantivo.

São considerados tipos de conjunção, EXCETO:

    A) adversativas.

    B) alternativas.

    C) optativas.

    D) explicativas.

    E) conclusivas.

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