Questões de Português do ano 2020

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Solidariedade é a ordem (editorial)


Nenhuma corrente é mais forte do que seu elo mais fraco. A regra, ditada pela sabedoria popular, se aplica a pessoas e sociedades. Em época de novo coronavírus, a lição por ela ensinada deve ser levada às últimas consequências. Quem pode mais ajuda quem pode menos.

No plano individual, a pessoa que pode ficar em casa, fique. Trata-se de luxo só acessível a parte da população. Trabalhadores de diferentes áreas precisam deslocar-se para manter o funcionamento de setores indispensáveis à vida urbana. É o caso de profissionais da saúde, segurança, informação, limpeza, transporte público, comércio essencial.

Servidores domésticos como diaristas quase sempre moram na periferia. Para chegar ao local de trabalho, precisam de ônibus ou metrô – em geral lotados, impossibilitando o distanciamento social. É hora de solidariedade. Por que não dispensá-los temporariamente mantendo a remuneração?

Muitos abrem mão dos profissionais e do pagamento. É injusto e cruel. Elos fracos da corrente, eles trabalham num dia para comer no dia seguinte. Não raro no mesmo dia. Sem vínculo empregatício, não contam com as garantias da legislação trabalhista. O ato lembra a abolição da escravatura. 

Historiadores contam que os senhores das casas grandes expulsaram os moradores das senzalas sem compaixão. Jogaram-nos na rua, deixando-os sem teto, sem roupa e sem comida. Reproduzir o gesto quase um século e meio depois é prova de ignorância das conquistas civilizatórias.

O mesmo ocorre com cidadãos cuja renda depende da circulação de pessoas e mercadorias. Protegê-los é proteger a todos. Estado, empresários, famílias e indivíduos têm de colaborar para frear a disseminação do vírus. Se muitos ficarem doentes ao mesmo tempo, o pior dos cenários se concretizará.

Os sistemas de saúde público e privado entrarão em colapso e, como alertou o ministro da Saúde, nem dinheiro, nem seguros, nem ordens judiciais poderão abrir vagas. A catástrofe, ao contrário da Lei Áurea, ceifará a vida de pobres e ricos.


(SOLIDARIEDADE é a ordem. Disponível em: https://bit.ly/2Wj49TG) 
Leia o texto 'Solidariedade é a ordem (editorial)' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Com base em uma máxima popular, o texto sustenta a ideia de que os atos de solidariedade, durante a epidemia do novo coronavírus, passam também pelo fato de manter em suas casas os servidores domésticos (como as diaristas), mas remunerá-los, já que quase sempre eles moram na periferia e, para chegar ao local de trabalho, precisam de transporte público.

II. A partir do cenário de pandemia, o texto enfatiza que o governo federal realize a proteção de todos aqueles que se encontram em uma situação econômica mais frágil, como as diaristas e os cidadãos cuja renda depende do fluxo de pessoas e mercadorias.

III. O último período do texto (A catástrofe, ao contrário da Lei Áurea, ceifará a vida de pobres e ricos) estabelece um paradoxo entre a pandemia promovida pelo coronavírus e a Lei Áurea que, apesar de libertar os escravizados, fez muitos ricos e pobres perderem a vida.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Solidariedade é a ordem (editorial)


Nenhuma corrente é mais forte do que seu elo mais fraco. A regra, ditada pela sabedoria popular, se aplica a pessoas e sociedades. Em época de novo coronavírus, a lição por ela ensinada deve ser levada às últimas consequências. Quem pode mais ajuda quem pode menos.

No plano individual, a pessoa que pode ficar em casa, fique. Trata-se de luxo só acessível a parte da população. Trabalhadores de diferentes áreas precisam deslocar-se para manter o funcionamento de setores indispensáveis à vida urbana. É o caso de profissionais da saúde, segurança, informação, limpeza, transporte público, comércio essencial.

Servidores domésticos como diaristas quase sempre moram na periferia. Para chegar ao local de trabalho, precisam de ônibus ou metrô – em geral lotados, impossibilitando o distanciamento social. É hora de solidariedade. Por que não dispensá-los temporariamente mantendo a remuneração?

Muitos abrem mão dos profissionais e do pagamento. É injusto e cruel. Elos fracos da corrente, eles trabalham num dia para comer no dia seguinte. Não raro no mesmo dia. Sem vínculo empregatício, não contam com as garantias da legislação trabalhista. O ato lembra a abolição da escravatura. 

Historiadores contam que os senhores das casas grandes expulsaram os moradores das senzalas sem compaixão. Jogaram-nos na rua, deixando-os sem teto, sem roupa e sem comida. Reproduzir o gesto quase um século e meio depois é prova de ignorância das conquistas civilizatórias.

O mesmo ocorre com cidadãos cuja renda depende da circulação de pessoas e mercadorias. Protegê-los é proteger a todos. Estado, empresários, famílias e indivíduos têm de colaborar para frear a disseminação do vírus. Se muitos ficarem doentes ao mesmo tempo, o pior dos cenários se concretizará.

Os sistemas de saúde público e privado entrarão em colapso e, como alertou o ministro da Saúde, nem dinheiro, nem seguros, nem ordens judiciais poderão abrir vagas. A catástrofe, ao contrário da Lei Áurea, ceifará a vida de pobres e ricos.


(SOLIDARIEDADE é a ordem. Disponível em: https://bit.ly/2Wj49TG) 
Leia o texto 'Solidariedade é a ordem (editorial)' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A frase “Protegê-los é proteger a todos” faz menção à importância que os grupos empresariais possuem para a movimentação da economia. Se muitas empresas decretarem falência, o pior dos cenários se concretizará.

II. De acordo com o texto, diversos historiadores afirmam que os senhores das senzalas expulsaram os moradores das casas grandes sem compaixão após o início da industrialização da agricultura e da pecuária no Brasil.

III. O texto defende a tese apoiada por diversos pesquisadores de que, em até cinco anos, os sistemas de saúde público e privado entrarão em colapso e apenas as ordens judiciais poderão impedir essa catástrofe no Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Como se dá a aplicação da gestão por resultados

Fonte: https://bit.ly/2UCI0yj (adaptado).


A gestão por resultados é uma metodologia consolidada em diversas organizações e que tem contribuído com o sucesso de muitas instituições no Brasil e em outros países. Para implementar a gestão por resultados são necessários 5 passos:

1º. Revisar os objetivos que a entidade definiu para si. Qual o planejamento estratégico que será utilizado? Quais são esses objetivos? Qual a missão e a visão? Como a entidade pode contribuir para a sociedade e para os usuários dos serviços públicos?

2º. A definição dos objetivos, das metas e dos prazos deve ocorrer a partir de um acordo e de um alinhamento de expectativas, entre os servidores e os gestores da entidade.

3º. A monitoração do processo é fundamental para o sucesso do gerenciamento. Por isso, é preciso estabelecer um período para se reunir novamente e analisar em conjunto se todas as ações estão sendo voltadas para a realização do projeto, se o entrosamento da equipe está sendo favorável ao progresso do trabalho e se as execuções das tarefas pertinentes, anteriormente acertadas, estão colaborando para que no prazo definido os objetivos sejam alcançados. Caso seja necessário, esse é o momento de fazer modificações.

4º. Avaliação de desempenho. Nesse passo é preciso avaliar o desempenho de cada atuação. Tanto de modo particular, como em grupo.

5º. Apoio da alta administração. Esse é possivelmente o mais importante dos passos. Com o apoio da diretoria e dos principais gestores da entidade, a implantação da gestão por resultados torna-se mais fácil e costuma ter melhor aceitação por parte dos colaboradores. 
Leia o texto 'Como se dá a aplicação da gestão por resultados' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto procura destacar que, na definição dos objetivos, cada servidor e gestor deve entrar em um acordo e estabelecer prazos para alcançar as metas almejadas.

II. O texto sugere que a gestão por resultados é uma metodologia consolidada em diversas organizações e que tem contribuído com o sucesso de muitas instituições no Brasil e em outros países.

III. O texto leva o leitor a entender que a avaliação de desempenho deve ocorrer apenas de modo particular, ou seja, os gestores apenas devem analisar o desempenho dos colaboradores individualmente, não em grupo.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Como se dá a aplicação da gestão por resultados

Fonte: https://bit.ly/2UCI0yj (adaptado).


A gestão por resultados é uma metodologia consolidada em diversas organizações e que tem contribuído com o sucesso de muitas instituições no Brasil e em outros países. Para implementar a gestão por resultados são necessários 5 passos:

1º. Revisar os objetivos que a entidade definiu para si. Qual o planejamento estratégico que será utilizado? Quais são esses objetivos? Qual a missão e a visão? Como a entidade pode contribuir para a sociedade e para os usuários dos serviços públicos?

2º. A definição dos objetivos, das metas e dos prazos deve ocorrer a partir de um acordo e de um alinhamento de expectativas, entre os servidores e os gestores da entidade.

3º. A monitoração do processo é fundamental para o sucesso do gerenciamento. Por isso, é preciso estabelecer um período para se reunir novamente e analisar em conjunto se todas as ações estão sendo voltadas para a realização do projeto, se o entrosamento da equipe está sendo favorável ao progresso do trabalho e se as execuções das tarefas pertinentes, anteriormente acertadas, estão colaborando para que no prazo definido os objetivos sejam alcançados. Caso seja necessário, esse é o momento de fazer modificações.

4º. Avaliação de desempenho. Nesse passo é preciso avaliar o desempenho de cada atuação. Tanto de modo particular, como em grupo.

5º. Apoio da alta administração. Esse é possivelmente o mais importante dos passos. Com o apoio da diretoria e dos principais gestores da entidade, a implantação da gestão por resultados torna-se mais fácil e costuma ter melhor aceitação por parte dos colaboradores. 
Leia o texto 'Como se dá a aplicação da gestão por resultados' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto leva o leitor a concluir que o apoio da alta administração é possivelmente o menos importante dos passos para a implementação da gestão por resultados, pois essa metodologia de gerenciamento é meramente operacional.

II. O texto sugere que a gestão por resultados compreende a revisão dos objetivos que a entidade definiu para si, os questionamentos sobre qual o planejamento estratégico que será utilizado e o entendimento sobre como a entidade pode contribuir para que um bom serviço seja prestado para a sociedade e para os usuários dos serviços públicos.

III. O texto recomenda estabelecer um período para se reunir e analisar em conjunto todas as ações estão sendo voltadas para a realização do projeto, se o entrosamento da equipe está sendo favorável ao cumprimento do que foi planejado e se as execuções pertinentes do que já foi previsto estão colaborando para que os objetivos sejam alcançados no prazo definido.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Comunicação com os usuários

Fonte: https://bit.ly/3fbqMBL (adaptado).


Para que a comunicação entre a instituição pública e os usuários dos serviços seja efetiva, é importante que o processo de atendimento conte com características que agreguem valor para os cidadãos. O servidor público pode apresentar certos atributos que favorecem um bom atendimento aos usuários, tais como a cordialidade, a agilidade, a proatividade, o atendimento personalizado e os resultados positivos.

Os servidores devem ter uma atitude positiva perante o público. É indispensável que eles compreendam as necessidades dos usuários dos serviços. O trabalho empreendido pelos colaboradores deve ter como base o respeito perante qualquer circunstância.

Os usuários demandam um atendimento ágil, rápido e prestativo. Por isso, é primordial contar com uma equipe altamente qualificada e focada nos prazos. Equipes bem treinadas proporcionam soluções rápidas para os usuários dos serviços.

Os usuários valorizam que a entidade coloque muito empenho na solução de problemas. A proatividade entidaderial é uma importante característica, em especial para o setor de serviços.

Manter um processo de atendimento alinhado com as necessidades dos usuários é uma forma de melhorar a percepção do público sobre a instituição. É importante, nesse contexto, criar ou fortalecer um vínculo entre a organização e o cidadão.

Os usuários dos serviços ficam satisfeitos quando o problema é solucionado de maneira rápida. Contudo, eles dão ainda mais valor quando percebem que o resultado é extremamente satisfatório. O melhor é evitar discussões. Para isso, aposte na paciência, educação e busca pelo contorno de problemas. 
Leia o texto 'Comunicação com os usuários' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. Uma das ideias presentes no texto é a de que a proatividade entidaderial é uma importante característica, em especial para o setor de serviços.

II. O servidor público pode apresentar certos atributos que favorecem um bom atendimento aos usuários, tais como a cordialidade, a agilidade, a proatividade, o atendimento personalizado e os resultados positivos, conforme sugere o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Comunicação com os usuários

Fonte: https://bit.ly/3fbqMBL (adaptado).


Para que a comunicação entre a instituição pública e os usuários dos serviços seja efetiva, é importante que o processo de atendimento conte com características que agreguem valor para os cidadãos. O servidor público pode apresentar certos atributos que favorecem um bom atendimento aos usuários, tais como a cordialidade, a agilidade, a proatividade, o atendimento personalizado e os resultados positivos.

Os servidores devem ter uma atitude positiva perante o público. É indispensável que eles compreendam as necessidades dos usuários dos serviços. O trabalho empreendido pelos colaboradores deve ter como base o respeito perante qualquer circunstância.

Os usuários demandam um atendimento ágil, rápido e prestativo. Por isso, é primordial contar com uma equipe altamente qualificada e focada nos prazos. Equipes bem treinadas proporcionam soluções rápidas para os usuários dos serviços.

Os usuários valorizam que a entidade coloque muito empenho na solução de problemas. A proatividade entidaderial é uma importante característica, em especial para o setor de serviços.

Manter um processo de atendimento alinhado com as necessidades dos usuários é uma forma de melhorar a percepção do público sobre a instituição. É importante, nesse contexto, criar ou fortalecer um vínculo entre a organização e o cidadão.

Os usuários dos serviços ficam satisfeitos quando o problema é solucionado de maneira rápida. Contudo, eles dão ainda mais valor quando percebem que o resultado é extremamente satisfatório. O melhor é evitar discussões. Para isso, aposte na paciência, educação e busca pelo contorno de problemas. 
Leia o texto 'Comunicação com os usuários' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto procura deixar claro para o leitor que manter um processo de atendimento alinhado com as necessidades dos usuários é uma forma de melhorar a percepção do público sobre a instituição.

II. O texto apresenta ao leitor a ideia de que os usuários valorizam a entidade que evitar manter um processo de comunicação ou de atendimento personalizado e preocupado com as necessidades dos cidadãos.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Comunicação com os usuários

Fonte: https://bit.ly/3fbqMBL (adaptado).


Para que a comunicação entre a instituição pública e os usuários dos serviços seja efetiva, é importante que o processo de atendimento conte com características que agreguem valor para os cidadãos. O servidor público pode apresentar certos atributos que favorecem um bom atendimento aos usuários, tais como a cordialidade, a agilidade, a proatividade, o atendimento personalizado e os resultados positivos.

Os servidores devem ter uma atitude positiva perante o público. É indispensável que eles compreendam as necessidades dos usuários dos serviços. O trabalho empreendido pelos colaboradores deve ter como base o respeito perante qualquer circunstância.

Os usuários demandam um atendimento ágil, rápido e prestativo. Por isso, é primordial contar com uma equipe altamente qualificada e focada nos prazos. Equipes bem treinadas proporcionam soluções rápidas para os usuários dos serviços.

Os usuários valorizam que a entidade coloque muito empenho na solução de problemas. A proatividade entidaderial é uma importante característica, em especial para o setor de serviços.

Manter um processo de atendimento alinhado com as necessidades dos usuários é uma forma de melhorar a percepção do público sobre a instituição. É importante, nesse contexto, criar ou fortalecer um vínculo entre a organização e o cidadão.

Os usuários dos serviços ficam satisfeitos quando o problema é solucionado de maneira rápida. Contudo, eles dão ainda mais valor quando percebem que o resultado é extremamente satisfatório. O melhor é evitar discussões. Para isso, aposte na paciência, educação e busca pelo contorno de problemas. 
Leia o texto 'Comunicação com os usuários' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto sugere que, para que a comunicação entre a instituição pública e os usuários dos serviços seja efetiva, é importante que o processo de atendimento conte com características que agreguem valor para os cidadãos.

II. Após a análise do texto, é possível concluir que os usuários dos serviços ficam satisfeitos quando o problema é solucionado de maneira rápida. Contudo, afirma o texto, eles dão ainda mais valor quando percebem que o resultado é extremamente satisfatório.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Comunicação com os usuários

Fonte: https://bit.ly/3fbqMBL (adaptado).


Para que a comunicação entre a instituição pública e os usuários dos serviços seja efetiva, é importante que o processo de atendimento conte com características que agreguem valor para os cidadãos. O servidor público pode apresentar certos atributos que favorecem um bom atendimento aos usuários, tais como a cordialidade, a agilidade, a proatividade, o atendimento personalizado e os resultados positivos.

Os servidores devem ter uma atitude positiva perante o público. É indispensável que eles compreendam as necessidades dos usuários dos serviços. O trabalho empreendido pelos colaboradores deve ter como base o respeito perante qualquer circunstância.

Os usuários demandam um atendimento ágil, rápido e prestativo. Por isso, é primordial contar com uma equipe altamente qualificada e focada nos prazos. Equipes bem treinadas proporcionam soluções rápidas para os usuários dos serviços.

Os usuários valorizam que a entidade coloque muito empenho na solução de problemas. A proatividade entidaderial é uma importante característica, em especial para o setor de serviços.

Manter um processo de atendimento alinhado com as necessidades dos usuários é uma forma de melhorar a percepção do público sobre a instituição. É importante, nesse contexto, criar ou fortalecer um vínculo entre a organização e o cidadão.

Os usuários dos serviços ficam satisfeitos quando o problema é solucionado de maneira rápida. Contudo, eles dão ainda mais valor quando percebem que o resultado é extremamente satisfatório. O melhor é evitar discussões. Para isso, aposte na paciência, educação e busca pelo contorno de problemas. 
Leia o texto 'Comunicação com os usuários' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto destaca a importância de criar ou fortalecer um vínculo entre a organização e o cidadão através de uma comunicação pouco clara e da imposição de barreiras ao atendimento ao público.

II. O texto leva o leitor a entender que os usuários demandam um atendimento ágil, rápido e prestativo. Por isso, é primordial contar com uma equipe altamente qualificada e focada nos prazos.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Comunicação com os usuários

Fonte: https://bit.ly/3fbqMBL (adaptado).


Para que a comunicação entre a instituição pública e os usuários dos serviços seja efetiva, é importante que o processo de atendimento conte com características que agreguem valor para os cidadãos. O servidor público pode apresentar certos atributos que favorecem um bom atendimento aos usuários, tais como a cordialidade, a agilidade, a proatividade, o atendimento personalizado e os resultados positivos.

Os servidores devem ter uma atitude positiva perante o público. É indispensável que eles compreendam as necessidades dos usuários dos serviços. O trabalho empreendido pelos colaboradores deve ter como base o respeito perante qualquer circunstância.

Os usuários demandam um atendimento ágil, rápido e prestativo. Por isso, é primordial contar com uma equipe altamente qualificada e focada nos prazos. Equipes bem treinadas proporcionam soluções rápidas para os usuários dos serviços.

Os usuários valorizam que a entidade coloque muito empenho na solução de problemas. A proatividade entidaderial é uma importante característica, em especial para o setor de serviços.

Manter um processo de atendimento alinhado com as necessidades dos usuários é uma forma de melhorar a percepção do público sobre a instituição. É importante, nesse contexto, criar ou fortalecer um vínculo entre a organização e o cidadão.

Os usuários dos serviços ficam satisfeitos quando o problema é solucionado de maneira rápida. Contudo, eles dão ainda mais valor quando percebem que o resultado é extremamente satisfatório. O melhor é evitar discussões. Para isso, aposte na paciência, educação e busca pelo contorno de problemas. 
Leia o texto 'Comunicação com os usuários' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto recomenda evitar discussões, para isso, deve-se apostar na paciência, na educação e na busca pelo contorno de problemas.

II. O texto leva o leitor a inferir que o trabalho empreendido pelos colaboradores deve ter como base e prioridade a busca contínua pela redução de custos nos serviços públicos.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Comunicação com os usuários

Fonte: https://bit.ly/3fbqMBL (adaptado).


Para que a comunicação entre a instituição pública e os usuários dos serviços seja efetiva, é importante que o processo de atendimento conte com características que agreguem valor para os cidadãos. O servidor público pode apresentar certos atributos que favorecem um bom atendimento aos usuários, tais como a cordialidade, a agilidade, a proatividade, o atendimento personalizado e os resultados positivos.

Os servidores devem ter uma atitude positiva perante o público. É indispensável que eles compreendam as necessidades dos usuários dos serviços. O trabalho empreendido pelos colaboradores deve ter como base o respeito perante qualquer circunstância.

Os usuários demandam um atendimento ágil, rápido e prestativo. Por isso, é primordial contar com uma equipe altamente qualificada e focada nos prazos. Equipes bem treinadas proporcionam soluções rápidas para os usuários dos serviços.

Os usuários valorizam que a entidade coloque muito empenho na solução de problemas. A proatividade entidaderial é uma importante característica, em especial para o setor de serviços.

Manter um processo de atendimento alinhado com as necessidades dos usuários é uma forma de melhorar a percepção do público sobre a instituição. É importante, nesse contexto, criar ou fortalecer um vínculo entre a organização e o cidadão.

Os usuários dos serviços ficam satisfeitos quando o problema é solucionado de maneira rápida. Contudo, eles dão ainda mais valor quando percebem que o resultado é extremamente satisfatório. O melhor é evitar discussões. Para isso, aposte na paciência, educação e busca pelo contorno de problemas. 
Leia o texto 'Comunicação com os usuários' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto procura destacar que os servidores devem ter uma atitude positiva perante o público. Assim, de acordo com o texto, é indispensável que eles compreendam as necessidades dos usuários dos serviços.

II. O texto leva o leitor a concluir que equipes bem treinadas proporcionam soluções antiquadas para os usuários dos serviços.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Provas e Concursos

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