Questões de Português do ano 2020

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Assinale a alternativa em que se identifica um ERRO quanto ao uso da crase nas lacunas tracejadas ao longo do texto.

    A) Planejamento de retorno às atividades escolares (título)

    B) ... a volta às aulas é sempre um momento (l. 05).

    C) Às vezes, chega a ser doído... (l. 23).

    D) ) ... educação Infantil à fim de fazer uma primeira pesquisa... (l. 30-31).

    E) A professora Mônica conta que, à medida que começa seu... (l. 40).


Sobre ortografia, considerando o sistema oficial vigente, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas pontilhadas das linhas 06, 20, 21 e 27 do texto, nesta ordem.

    A) reencontros – autoavaliação – autocrítico – pré-diagnóstico

    B) re-encontros – auto-avaliação – autocrítico – prédiagnóstico

    C) reencontros – auto-avaliação – auto-crítico – pré-diagnóstico

    D) re-encontros – auto-avaliação – auto-crítico – prédiagnóstico

    E) reencontros – autoavaliação – auto-crítico – pré-diagnóstico


Assinale a alternativa cuja justificativa para o uso da vírgula no fragmento a seguir esteja correta.
“Para não se perderem de vista as ações do ano anterior, ela costuma deixar um espaço reservado em uma agenda para ir anotando o que precisa ser melhorado e também suas conquistas.”

    A) Separa termos de mesma função.

    B) Assinala uma oração adverbial final

    C) Marca o deslocamento de um adjunto adverbial.

    D) Separa uma oração intercalada.

    E) Indica a elipse da conjunção.


No que tange à acentuação gráfica, avalie as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiro, ou F, se falso.
( ) Todos os vocábulos proparoxítonos são acentuados na vogal tônica, conforme nos diz Cegalla. Estão incluídas nessa regra as palavras currículo e Diagnóstico. ( ) Conforme Cegalla, a 3ª pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos derivados de ter e vir leva acento circunflexo. Essa seria a justificativa para o uso do acento gráfico em tem (l. 39) caso substituíssemos ‘o’ por ‘todas as informações’. ( ) Todos os ditongos abertos – éi, ói, éu – devem ser acentuados em qualquer situação de ocorrência. Como exemplo, tem-se: doído (l. 23).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V.

    B) V – F – V

    C) V – V – F.

    D) F – F – V.

    E) F – F – F.


Assinale a alternativa em que se identifica a ocorrência de uma oração coordenada.

    A) Você ainda está de férias, mas já está se perguntando como serão os primeiros dias de aula?

    B) E esse planejamento começa muito antes da semana pedagógica, que antecede a retomada das atividades.

    C) Como está seu planejamento para o retorno?

    D) A gente trabalha com uma lógica de recuperação paralela.

    E) Com esses insumos em mãos, é hora de focar no que será aplicado aos alunos durante o ano.


Conforme Bechara, a língua possui unidades que têm por missão reunir orações num mesmo enunciado. Essas unidades são tradicionalmente chamadas conjunções, que se repartem em dois tipos: coordenadas e subordinadas. Sobre tais unidades, avalie as afirmações que seguem:
I. As conjunções coordenadas reúnem orações que pertencem ao mesmo nível sintático: dizem-se independentes umas das outras e, por isso mesmo, podem aparecer em enunciados separados. II. As conjunções subordinadas, assim como as coordenadas, têm a missão de assinalar que as orações que poderiam ser autônomas se inserem num enunciado simples em que elas (as orações) agregam a característica de enunciado ao conjunto, para exercer, num nível de estruturação gramatical, a função de palavra. III. As conjunções subordinativas ligam duas orações, subordinando uma à outra. Com exceção das integrantes, essas conjunções iniciam orações que traduzem circunstâncias como causa, condição, finalidade, dentre outras.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas II.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas I e III.

    E) Apenas II e III.


Conforme preconiza Cegalla: Fonemas são as menores unidades de fala; são os sons elementares e distintivos que, articulados e combinados, formam as sílabas, os vocábulos e a teia da frase, na comunicação oral. Fonema é som, letra é sinal gráfico que representa o som. Nesse sentido, assinale a alternativa cujo vocábulo, retirado do texto, tem menos fonemas do que letras.

    A) Perguntando.

    B) Atualizar

    C) Começa.

    D) Refletir.

    E) Adaptado.

Todos os itens a seguir são exemplos de gêneros textuais, EXCETO:

    A) Propaganda.

    B) Notícia.

    C) Injunção.

    D) Lista de Compras.

    E) Bate-papo por computador.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. 


(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/ - texto adaptado especialmente para esta prova).

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 24, 27 e 32.

    A) a – a – às

    B) à – a – as

    C) à – à – as

    D) a – à – às

    E) à – à – às

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. 


(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/ - texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa que NÃO relaciona um tipo de privilégio que a autora tenha mencionado no texto.

    A) Não sofrer preconceito racial.

    B) Não sofrer discriminação de gênero.

    C) Ter relações familiares estáveis.

    D) Ter acesso à educação considerada de qualidade.

    E) Ter tido acesso ao ensino superior.

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