Questões de Português do ano 2020

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Acerca da estrutura da oração e do período, é correto afirmar que a partícula “que” (linha 26) introduz uma:

    A) Oração subordinada substantiva completiva nominal.

    B) Oração subordinada substantiva predicativa.

    C) Oração subordinada adjetiva restritiva.

    D) Oração subordinada adjetiva explicativa.


De acordo com as partículas “que” presentes no Texto, analise:
I. A partícula “que” (linha 5) exerce função morfológica de conjunção integrante; II. As partículas “que” presentes nas linhas 9 e 25, respectivamente, exercem a mesma função morfológica; III. No Texto, não há partículas “que” exercendo função morfológica de conjunção integrante.
Dos itens acima

    A) Apenas o item II está correto.

    B) Apenas os itens I e II estão corretos.

    C) Apenas o item III está correto.

    D) Apenas os itens II e III estão corretos.


Há erro de concordância verbal e/ou nominal no seguinte trecho retirado do Texto:

    A) “‘[...]. Do ponto de vista clínico, há algum tempo também se sabe que pacientes cronicamente estressados tem prognóstico pior em diferentes tipos de doenças e tratamentos’.” (linhas 18 a 21).

    B) “Cientistas do Cold Spring Harbor Laboratory, da Universidade de Stanford, mapearam o circuito do cérebro responsável por noites insones em situações de estresse – exatamente o que vivemos hoje em dia.” (linhas 1 a 5).

    C) “E descobriram que, além de serem responsáveis por fazer você rolar na cama, as conexões neurais que disparam o gatilho da insônia provocam mudanças no sistema imunológico, que debilitam as defesas do organismo.” (linhas 5 a 10).

    D) “O estudo, divulgado mês passado na revista científica “Science Advances”, utilizou camundongos para demonstrar problemas familiares a todos nós, como explicou o professor Jeremy Borniger: “esse tipo de insônia causada pelo estresse é bem conhecido porque qualquer um que tenha tentado dormir tendo pendências, prazos apertados ou eventos importantes no dia seguinte. [...]’” (linhas 10 a 18).


Dentre as palavras retiradas do Texto, em relação à ortografia, assinale a alternativa que representa ao menos uma incorreta:

    A) “cérebro” (linha 3) – “insones” (linha 3) – “estresse” (linha 4)

    B) “exatamente” (linha 4) – “conexões” (linha 7) – “pendências” (linha 16)

    C) “sensíveis” (linha 26) – “caminhassem” (linha 28) – “entrelasçados” (linha 29).

    D) “cortisol” (linha 27) – “ocorria” (linha 33) – “defesa” (linha 36).



Sobre o uso dos pronomes demonstrativos em relação à norma padrão é correto afirmar que:

    A) Há inadequação no primeiro quadrinho, pois quando se refere a termos próximos ao locutor, deve-se usar “isto” e seus derivados.

    B) É facultativo o uso de “isto” ou “isso” no primeiro quadrinho, ficando à critério do locutor qual prefere usar.

    C) No segundo quadrinho, a mãe utiliza de forma adequada o pronome “Esta”, pois faz referência a uma situação já passada

    D) A mãe também poderia ter utilizado o pronome “Essa”, pois revela algo feito pelo interlocutor.

    E) O uso do pronome “esse” no último quadrinho faz referência ao vocábulo “tempo”.

Leia a tirinha de Baby blues para responder as questões abaixo.

Qual é a real intenção do garoto ao dar uma flor para sua mãe?

    A) presenteá-la pelo dia das mães

    B) mostrar seu amor

    C) amenizar uma provável reclamação

    D) ganhar um presente da mãe

    E) achou a rosa bonita

Marque a alternativa que indica o motivo da concordância do sujeito com o verbo nessa oração: O enxame não atacou a raposa.

    A) Nomes próprios de lugares ou títulos de obras precedidos de artigo no plural, o verbo fica no plural.

    B) Sujeito representado por um substantivo coletivo o verbo ficará no singular

    C) Sujeito composto antes do verbo, este fica no plural.

    D) Sujeito composto depois do verbo, este concordará com o mais próximo ou com todos, ficando no plural.

    E) Quando os núcleos do sujeito constituírem uma gradação, o verbo fica no singular.

Observe os períodos e suas respectivas análises. Marque a que foi feita corretamente:

    A) "Nunca a raposa curtira tanta sede em dias de sua vida”. A forma verbal curtira encontra-se no pretérito imperfeito do subjuntivo.

    B) O sujeito da oração “Todos os bichos vieram olhar a defunta.” é classificado como composto.

    C) No trecho “...fazendo correr a notícia de que tinha morrido...” pode-se afirmar que há uso da figura de linguagem metáfora.

    D) Na oração “— Quanto bebes, Folharal!”, a pontuação foi utilizada para indicar o discurso direto e o espanto do locutor

    E) Na oração “a raposa escapou, fugindo às gargalhadas” a crase foi utilizada pois faz referência direta a uma personagem feminina: a raposa.

A onça e a raposa

    A raposa e a onça eram inimigas antigas. Cansada de ser enganada pela raposa, sem poder apanhá-la, a onça resolveu atraí-la à sua furna, fazendo correr a notícia de que tinha morrido, e deitando-se no chão da caverna a fingir de cadáver. Todos os bichos vieram olhar a defunta, contentíssimos. A raposa também, mas prudentemente, pondo-se de longe. E, por trás dos outros animais, gritou:
       — Minha avó, quando morreu, espirrou três vezes. Espirrar é o único sinal verdadeiro da morte.
    Para mostrar que estava morta de verdade, a onça espirrou três vezes e a raposa fugiu às gargalhadas.
    A onça ficou furiosa por ter ela descoberto facilmente seu embuste e resolveu agarrá-la, quando fosse beber água. Havia seca no sertão e somente numa cacimba, ao pé duma serra, se encontrava ainda um pouco de água. Todos os bichos eram obrigados a matar a sede ali. A onça ficou à espera da adversária dia e noite, ao pé da bebida.
    Nunca a raposa curtira tanta sede em dias de sua vida. Ao fim de uns três, já não aguentava mais. Resolveu empregar astúcia para se desalterar. Procurou um cortiço de abelhas. furou-o e, com o mel que dele escorreu, untou todo o corpo. Espojou-se, depois, num monte de folhas secas, que se grudaram aos seus pelos e a cobriram toda.
    Ao cair da tarde, foi à cacimba. A onça montava guarda, olhou-a muito tempo e perguntou-lhe:
    — Que bicho és tu que não conheço e nunca vi?
    Ela respondeu, disfarçando a voz.
    — Sou o bicho Folharal.
    — Está bem. Podes beber.
    Mais que depressa, a raposa desceu a pequena rampa do bebedouro, meteu-se na água, sorvendo-a com delícia, e a onça, lá de cima, vendo aquela sofreguidão no beber de animal que trazia sede de vários dias, desconfiou e murmurou:
    — Quanto bebes, Folharal!
    Mas a água derretia o mel e as folhas iam-se despregando. Quando a raposa se fartou, caíra a última. Então, a onça a reconheceu e, com um urro de triunfo, saltou ferozmente sobre ela. A noite viera, o pulo foi mal calculado no escuro e a raposa escapou, fugindo às gargalhadas.
Sobre o gênero e tipologia textual do texto “A onça e a raposa”, analise as afirmativas a seguir.
I. O gênero textual em questão é uma fábula pertencente à tipologia narrativa.
II. A tipologia e o gênero textual se definem igualmente.
III. O gênero textual fábula em questão é pertencente à tipologia descritiva.
IV. São características que definem a fábula: os animais que falam e uma linguagem erudita.
V. Mesmo quando não há uma moral explícita, a fábula busca transmitir alguma lição moral humana.
Assinale a alternativa correta:

    A) I e II

    B) I e V

    C) III e V

    D) I, II, IV

    E) I, II, V



(Luis Fernando Veríssimo)
“Humm. Suspeitíssimo. Se fosse inocente não teria medo de vir dar explicações” (L. 12-13).
Nessa frase há um adjetivo flexionado no grau

    A) comparativo de superioridade.

    B) comparativo de igualdade.

    C) superlativo relativo de superioridade.

    D) comparativo de inferioridade.

    E) superlativo absoluto sintético.

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