Questões de Português do ano 2020

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Considere o trecho: “Há infinitas definições. Mas vamos partir da seguinte: felicidade é um estilo de vida, ou seja, está muito mais ligada à forma como se vive o dia a dia.” (Linhas 4-5)

Sobre a organização sintática do trecho, é CORRETO afirmar que

    A) o sinal indicativo de crase foi usado porque ocorre a fusão de uma preposição “a” com o artigo feminino “a”, exigidos, respectivamente, pelos termos regente e regido.

    B) o verbo “haver” foi usado facultativamente no singular; poderia ser flexionado para o plural, concordando com o seu sujeito “infinitas definições”.

    C) a conjunção “mas” insere no trecho uma ideia de conclusão, portanto introduz uma oração coordenada sindética conclusiva.

    D) as vírgulas que separam a expressão explicativa “ou seja” são facultativas, pois se trata de um adjunto adverbial curto.

    E) a posição enclítica ocupada pelo pronome oblíquo átono “se” é facultativa, uma vez que não ocorre palavra atrativa que obrigue esse pronome a estar nessa posição.

INSTRUÇÃO: Leia este trecho de uma entrevista da revista VEJA com o escritor John Green, autor de A Culpa é das Estrelas, para responder à questão.

“A literatura, então, pode ajudar quem sofre com problemas mentais? A literatura pode nos fazer menos sozinhos, e talvez nos ajude a nos entendermos melhor. Mas não sou a pessoa certa para dizer se meus livros conseguem fazer isso.”
Fonte: Revista VEJA, 08 nov. 2017, p.12.
Em relação à resposta do entrevistado, ele a conduz de forma

    A) racional, de modo a não deixar dúvidas no público leitor.

    B) evasiva, por isso mesmo não plenamente engajada.

    C) a gerar um sentido de contundência de expert no assunto.

    D) irônica, já que a literatura não resolve todos os problemas.

    E) a aguçar a curiosidade dos leitores sobre poderes da literatura.

INSTRUÇÃO: Leia este trecho de uma entrevista da revista VEJA com o escritor John Green, autor de A Culpa é das Estrelas, para responder à questão.

“A literatura, então, pode ajudar quem sofre com problemas mentais? A literatura pode nos fazer menos sozinhos, e talvez nos ajude a nos entendermos melhor. Mas não sou a pessoa certa para dizer se meus livros conseguem fazer isso.”
Fonte: Revista VEJA, 08 nov. 2017, p.12.
No trecho há uma alternância de vozes: as do entrevistador e do entrevistado. O entrevistador, nesse trecho, representa o papel daquele que

    A) tenta conseguir do seu entrevistado respostas a questões misteriosas da criação artística.

    B) tenta penetrar na esfera do espaço privado e, assim, entrar na intimidade do entrevistado.

    C) tenta tirar o entrevistado do anonimato e fazer com que ganhe notoriedade na sociedade.

    D) tenta trazer à luz intenções ocultas e fazer aparecer posições contraditórias do entrevistado.

    E) tenta orientar o debate público sobre o tema tratado como se ocupasse o lugar do cidadão.

INSTRUÇÃO: Leia este trecho de uma entrevista da revista VEJA com o escritor John Green, autor de A Culpa é das Estrelas, para responder à questão.

“A literatura, então, pode ajudar quem sofre com problemas mentais? A literatura pode nos fazer menos sozinhos, e talvez nos ajude a nos entendermos melhor. Mas não sou a pessoa certa para dizer se meus livros conseguem fazer isso.”
Fonte: Revista VEJA, 08 nov. 2017, p.12.
Com esse trecho, podemos afirmar que se trata de uma

    A) entrevista de estrela, cujo propósito é a vida das pessoas do mundo do espetáculo.

    B) entrevista política, cujo propósito diz respeito à vida dos cidadãos de uma comunidade

    C) entrevista de especialista, que possui um propósito técnico relativo à ciência, sociedade.

    D) entrevista cultural, pelo seu propósito, que é tratar do mundo, da vida literária

    E) entrevista de testemunho, por relatar um acontecimento digno de ser tratado na mídia.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.


“Canela fica tão colada a Gramado que nem parece que você mudou de cidade. São apenas seis quilômetros seguindo pela bonita Avenida das Hortênsias, para ir do centro de uma cidade à outra. Canela é bem mais bucólica do que sua vizinha badalada, mas tem seu charme. A Catedral de Pedra, por exemplo, é uma das mais belas do país. Além disso, Canela guarda uma impressionante sequência de parques naturais com trilhas e cachoeiras, como a Cascata do Caracol, um símbolo da Serra Gaúcha.”

Fonte: Revista Viaje Mais, dezembro de 2019, p. 34.



Entre as alternativas abaixo, marque aquela que, no texto, retoma a palavra “Gramado”.

    A) Parques naturais.

    B) Catedral de pedra.

    C) Cascata do caracol.

    D) Vizinha badalada.

    E) Símbolo da serra gaúcha.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.


“Canela fica tão colada a Gramado que nem parece que você mudou de cidade. São apenas seis quilômetros seguindo pela bonita Avenida das Hortênsias, para ir do centro de uma cidade à outra. Canela é bem mais bucólica do que sua vizinha badalada, mas tem seu charme. A Catedral de Pedra, por exemplo, é uma das mais belas do país. Além disso, Canela guarda uma impressionante sequência de parques naturais com trilhas e cachoeiras, como a Cascata do Caracol, um símbolo da Serra Gaúcha.”

Fonte: Revista Viaje Mais, dezembro de 2019, p. 34.


No processo de persuasão do leitor, o autor do texto utiliza-se

    A) da proximidade que uma cidade tem da outra, além dos seus atrativos naturais.

    B) do charme bucólico de uma cidade que ganha da badalação da outra cidade.

    C) dos encantos religiosos que prometem aos cristãos muitas orações e passeios.

    D) do caminho que dá acesso a Canela como o maior encanto entre as duas cidades.

    E) do chamamento, conclamando os amantes da natureza para fazerem trilhas.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir, para responder à questão.


“Em Barcelona, a calmaria das ruas contrasta com a agitação da política. Nos arredores da Sagrada Família, a igreja projetada por Antoni Gaudi, crianças vão à escola acompanhadas dos pais.”

Fonte: Revista VEJA, 8 nov. 2017, p. 60.


Nesse texto, as palavras “calmaria” e “agitação” constituem uma

    A) prosopopeia.

    B) metáfora.

    C) hipérbole.

    D) metonímia.

    E) antítese.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir, para responder à questão.


“Em Barcelona, a calmaria das ruas contrasta com a agitação da política. Nos arredores da Sagrada Família, a igreja projetada por Antoni Gaudi, crianças vão à escola acompanhadas dos pais.”

Fonte: Revista VEJA, 8 nov. 2017, p. 60.


A passagem entre vírgulas em: “Nos arredores da Sagrada Família, a igreja projetada por Antoni Gaudi, [...]”

    A) justifica uso de termo anterior a ela.

    B) caracteriza uso de termo anterior a ela.

    C) explica termo anterior a ela.

    D) dá nome ao termo anterior a ela.

    E) confere destaque ao termo anterior a ela.

INSTRUÇÃO: Leia este trecho de uma entrevista da revista VEJA com o escritor John Green, autor de A Culpa é das Estrelas, para responder à questão.

“A literatura, então, pode ajudar quem sofre com problemas mentais? A literatura pode nos fazer menos sozinhos, e talvez nos ajude a nos entendermos melhor. Mas não sou a pessoa certa para dizer se meus livros conseguem fazer isso.”
Fonte: Revista VEJA, 08 nov. 2017, p.12.
O termo “talvez”, nesse texto, foi usado para indicar a

    A) verificabilidade da ocorrência do fato.

    B) impossibilidade da ocorrência do fato.

    C) exceção, entre tudo que se diz do fato.

    D) utopia em relação à ocorrência do fato.

    E) probabilidade de ocorrência do fato.

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.


No texto, “Quem não se lembra do misterioso assassinato no Museu do Louvre que dá largada à maratona do professor de simbologia Robert Langdon em O Código Da Vinci; ou, ainda, da bela ex-primeira-dama Carla Bruni bancando a guia turística na comédia romântica de Woody Allen Meia-noite em Paris? Prepare a pipoca e viaje por esses filmes que contemplam diversos recantos da Cidade Luz imortalizados nas telonas.”

Fonte: Revista Viaje Mais, dezembro de 2019, p. 71. Adaptado.


O uso da interrogativa no texto possui a seguinte função:

    A) Dirigir-se apenas àqueles que assistiram aos filmes citados.

    B) Interpelar o leitor, utilizando-se de uma estratégia de persuasão.

    C) Lembrar a todos os leitores da importância dos filmes clássicos.

    D) Estimular a memória dos leitores que não são amantes do cinema.

    E) Permitir aos leitores que não conhecem Paris verem-na em filmes.

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