Questões de Português do ano 2020

Lista completa de Questões de Português do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A questão diz respeito ao Texto. Leia-o atentamente antes de respondê-la.

(Texto)


“O especialista descobriu que o tamanho do neocórtex – [...]” (linhas 18 e 19)”. Os termos destacados, na oração a que pertencem, exercem função sintática de:

    A) Predicativo do sujeito.

    B) Objeto direto.

    C) Agente da passiva.

    D) Sujeito.

Com base nas orações subordinadas adverbiais, assinale a alternativa que representa corretamente uma oração subordinada adverbial consecutiva:

    A) Agimos conforme nossas próprias convicções.

    B) Fez todo o exercício sem que ninguém o ajudasse.

    C) Falou tanto que ficou rouco.

    D) Já que o contrato assim o determina, assim o farei.

Com base no uso dos “porquês”, assinale a alternativa correta:

    A) Por que agiu daquela forma tão arrogante?

    B)

    “Foi nessa ocasião que ela perguntou à minha mãe porque é que já não usava as joias do retrato.” (Machado de Assis)



    C) Deve haver algum por quê para a saída dele do cargo de gerente.

    D) “Nossas resoluções se perdem porquê não temos um objetivo predeterminado.” (Montaigne)

Leia os seguintes enunciados retirados de um texto de Joana de Angelis (www.facebook.com/joannadeangelisreformaintima) e marque a alternativa na qual o “A(AS)” NÃO deveria ter acento indicativo de crase.

    A) “Gratidão as oportunidades de trabalho, conquistas, evolução e progresso.”

    B) “Gratidão a vida que me inspira, me renova e me dá chance de evoluir diariamente.”

    C) “Gratidão a todos os órgãos do meu corpo que funcionam em plena harmonia e perfeição.”

    D) “Gratidão a casa onde moro, que me serve de refúgio e descanso.”

    E) “Gratidão as pessoas que me fizeram bem, porque me senti muito amado e abençoado.”

Feita a leitura do fragmento textual abaixo exposto, responda à questão:


As novas engrenagens do trabalho


Processos industriais com máquinas cada vez mais inteligentes requerem qualificação da mão de obra que as opera

[Comparar a atual rotina de um cidadão comum com a de alguém que viveu há apenas 30 anos mostrará significativas diferenças. Percebe-se isso nas transações bancárias, cada vez mais eletrônicas. Nas opções de para alugar ou assistir a um filme, hoje a um clique de nossas mãos, assim como na forma de se comunicar com outras pessoas, intensamente mais instantânea. ]* [Esse cenário denota a profunda transformação pela qual o mundo vem passando e que não dá sinais de terminar, com reflexos diretos no mercado de trabalho, como a extinção de diversas profissões e o surgimento de novas, em processo que só tende a se acelerar.]*

Um estudo da consultoria McKinsey chamado Jobs lost, Jobs gained: workforce transitions in a time of automation (“Empregos perdidos, empregos conquistados: transições da força de trabalho em um momento de automação”), de 2017, projeta que 60% das ocupações terão pelo menos 30% de suas atividades automatizadas até 2030. As tarefas recorrentes e repetitivas são as primeiras da fila. São consideradas atividades mais operacionais e que exigem menor qualificação do trabalhador.

Segundo pesquisa do fórum Econômico Mundial denominada The future of Jobs (“O futuro dos empregos”), de 2018, a previsão é de que 75 milhões de ocupações podem desaparecer em decorrência do avanço tecnológico. Em compensação, 133 milhões de postos devem ser criados, ainda que com outras características, já adaptados à nova divisão de trabalho entre homens e máquinas. (Isto É, 05/02/20)

**O 1ºparágrafo contempla dois tópicos, daí a demarcação dos blocos entre colchetes.

Nas frases abaixo transcritas, está em destaque o item gramatical “a”. Analise o contexto das três ocorrências, de modo a indicar sua classificação.
I- Comparar a atual rotina de um cidadão comum com a de alguém que viveu há apenas 30 anos mostrará significativas diferenças. II- Percebe-se isso [...] Nas opções de para alugar ou assistir a um filme, hoje a um clique de nossas mãos, [...] III- Esse cenário denota a profunda transformação pela qual o mundo vem passando [...]
A classificação CORRETA do elemento é, respectivamente,

    A) pronome demonstrativo, artigo e preposição.

    B) pronome oblíquo, preposição e artigo.

    C) artigo, artigo e artigo.

    D) pronome demonstrativo, preposição e artigo.

    E) artigo, preposição e preposição.

Feita a leitura do fragmento textual abaixo exposto, responda à questão:


As novas engrenagens do trabalho


Processos industriais com máquinas cada vez mais inteligentes requerem qualificação da mão de obra que as opera

[Comparar a atual rotina de um cidadão comum com a de alguém que viveu há apenas 30 anos mostrará significativas diferenças. Percebe-se isso nas transações bancárias, cada vez mais eletrônicas. Nas opções de para alugar ou assistir a um filme, hoje a um clique de nossas mãos, assim como na forma de se comunicar com outras pessoas, intensamente mais instantânea. ]* [Esse cenário denota a profunda transformação pela qual o mundo vem passando e que não dá sinais de terminar, com reflexos diretos no mercado de trabalho, como a extinção de diversas profissões e o surgimento de novas, em processo que só tende a se acelerar.]*

Um estudo da consultoria McKinsey chamado Jobs lost, Jobs gained: workforce transitions in a time of automation (“Empregos perdidos, empregos conquistados: transições da força de trabalho em um momento de automação”), de 2017, projeta que 60% das ocupações terão pelo menos 30% de suas atividades automatizadas até 2030. As tarefas recorrentes e repetitivas são as primeiras da fila. São consideradas atividades mais operacionais e que exigem menor qualificação do trabalhador.

Segundo pesquisa do fórum Econômico Mundial denominada The future of Jobs (“O futuro dos empregos”), de 2018, a previsão é de que 75 milhões de ocupações podem desaparecer em decorrência do avanço tecnológico. Em compensação, 133 milhões de postos devem ser criados, ainda que com outras características, já adaptados à nova divisão de trabalho entre homens e máquinas. (Isto É, 05/02/20)

**O 1ºparágrafo contempla dois tópicos, daí a demarcação dos blocos entre colchetes.

Com relação ao plano conteudístico, os três parágrafos do texto contemplam quatro tópicos temáticos (dois distribuídos no 1º parágrafo). Avalie se há correspondência entre os tópicos dispostos na sequência abaixo e o conteúdo desenvolvido em cada bloco textual. Sinalize (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Agilidade e rapidez nas atividades diárias dos cidadãos como reflexo da inserção da tecnologia no cotidiano. ( ) Impacto dos avanços tecnológicos no mercado de trabalho: vantagens e desvantagens. ( ) Efeitos da automação: diminuição dos postos de trabalho para as atividades que requerem menor qualificação. ( ) Dificuldades de criação de novos postos de trabalho em que se concilie a forma de trabalho humana com a máquina, conforme pesquisa realizada.
A sequência CORRETA é:

    A) V, F, V e V.

    B) V, V, V e V.

    C) V, V, V e F.

    D) F, F, V e V.

    E) V, F, F e F.

Após a leitura dos dois textos que seguem (notas jornalísticas – Isto é, 05/02/20), analise as proposições relativas aos aspectos estruturais e as classifique como (V) para verdadeiras ou (F) para falsas:
TEXTO I: Mello deixa STF
O STF vai ficar um bom tempo só com dez ministros. É que Celso de Mello estará de licença médica até o próximo dia 19 de março, em função de uma cirurgia no quadril feita na semana passada no Hospital Sírio Libanês. Pode ser que nem volte mais. Em novembro, quando completará 75 anos, vai se aposentar e Bolsonaro indicará outro para seu lugar.
TEXTO II: Jorginho na vaga?

Os que querem Moro no STF podem se surpreender. Bolsonaro está disposto a indicar o nome de Jorge Oliveira, atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, para o lugar de Mello, “traindo” o compromisso assumido com o ministro da Justiça. Jorginho, como é chamado pelo presidente, tem OAB desde 2013 e só apresentou 7 processos à justiça.
( ) No texto I, a expressão “é que” introduz uma justificativa para a informação precedente, sobre a redução no número de ministros no STF. ( ) Na última frase do texto I, o pronome possessivo em: “Bolsonaro indicará outro para seu lugar” faz remissão ao termo “Bolsonaro”. ( ) Na primeira frase do texto II, o sujeito do verbo “podem” é “os que querem Moro no STF”, tendo como núcleo o pronome demonstrativo “os”, equivalente a “aqueles”. ( ) No texto II, há uma relação de sentido de explicação entre os dois períodos iniciais, de modo que admitiria o emprego do conectivo “pois” para estabelecer a coesão sequencial. ( ) O sufixo “inho” tanto pode se revestir de um valor afetivo como irônico. No último período do texto II, o emprego do diminutivo reflete afetividade, de ambas as partes - da perspectiva do presidente bem como da do redator da matéria.
A sequência CORRETA de avaliação é:

    A) V, F, V, F e V.

    B) F, F, V, V e V.

    C) V, F, F, V e F.

    D) V, F, V, V e F.

    E) F, V, V, V e F.

A charge abaixo sinaliza, na superfície, para o fato de o desmatamento ser mais um dos fatores condicionantes da ocupação das ruas por pessoas sem amparo. Ao mesmo tempo, o texto conduz o leitor a refletir sobre os prejuízos ao planeta causados pelo desmatamento e o que se está fazendo para atenuar o problema.

Após uma leitura atenta, responda à questão:



(https://pt-static.z-dn.net/files/d00/89c03a291c5c50827df568698c39c3f8.jpg).
Do ponto de vista da estruturação linguística, avalie a veracidade das proposições com relação às estruturas oracionais.
( ) Três orações compõem a fala do primeiro personagem. Entre a segunda oração e a terceira, que é iniciada pelo conector E, depreende-se uma relação de causa e consequência. Quanto à relação entre a primeira e a terceira, é de adversidade. ( ) A versão escrita da fala do segundo personagem, seguindo o mesmo raciocínio da fala do primeiro personagem, resultaria em: “Eu trabalhava como segurança, protegendo a mata; mas, uma vez que veio o desmatamento, fiquei sem mata. Ou ainda: “Eu trabalhava como segurança, protegendo a mata; mas fiquei sem mata porque veio o desmatamento”. ( ) A versão escrita da primeira fala do personagem, conforme a lógica estabelecida – oração principal, oração adversativa, oração causal e consecutiva – resultaria em: “Eu trabalhava como segurança, mas, embora viesse a crise, perdi o emprego.” Ou, em outra ordem: “Eu trabalhava como segurança, mas perdi o emprego, embora viesse a crise”.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

    A) F, F e V.

    B) F, V e F.

    C) V, F e V.

    D) V, V e V.

    E) V, V e F.

Feita a leitura da charge abaixo ilustrada, que explora o tema da violência no âmbito escolar, responda à questão:


(http://1.bp.blogspot.com/qc66XjdSymk/Ufv7Ss06hOI/AAAAAAAAAPc/AQapQ8bD9hY/s1600/Crian%25C3%25A7a+Armada.jpg).
Na charge, há um interesse em retratar fielmente as características dos personagens, seja no modo de vestir, de se comportar, de usar a linguagem. Considerando um outro tipo de personagem, que empregasse a linguagem formal, mantendo-se o pronome “tu”, que forma teria a frase dita pela criança?

    A) Tu me destes zero?

    B) Tu mim deu zero?

    C) Tu deu zero a mim?

    D) Tu me desse zero?

    E) Tu me deste zero?

Feita a leitura da charge abaixo ilustrada, que explora o tema da violência no âmbito escolar, responda à questão:


(http://1.bp.blogspot.com/qc66XjdSymk/Ufv7Ss06hOI/AAAAAAAAAPc/AQapQ8bD9hY/s1600/Crian%25C3%25A7a+Armada.jpg).

A respeito do conteúdo expresso no texto, é CORRETO afirmar:


I- Não raro crianças provenientes de ambientes em condição de vulnerabilidade dão mostras da sua má educação também no ambiente escolar, no convívio com os colegas e professores, que são desrespeitados. O ineditismo desta charge está em retratar a presença de armas nesse ambiente, denunciando a facilidade de acesso.

II- A charge põe em evidência as condições de trabalho do professor, que temendo represálias fora do ambiente escolar, e também para manter o emprego, precisa se acomodar à situação de violência nesse contexto.

III- A charge retrata a vulnerabilidade dos professores no ambiente de trabalho, conduzindo à reflexão sobre o fator “segurança” mas também sobre a formação educacional das crianças, que está cada vez mais precária.


É(são) CORRETA(s) a(s) proposição(ões):

    A) I e II apenas.

    B) III apenas.

    C) I, II e III.

    D) II apenas.

    E) I e III apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...