Questões de Português do ano 2021

Lista completa de Questões de Português do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Texto para o item.



Juliana Leitão. O Brasil conhece os Brasis?

Valor Econômico, 2019, p. A12 (com adaptações).

No que concerne à estruturação linguístico-gramatical do texto, julgue o item.

Sem prejuízo à correção gramatical ou aos sentidos do texto, a sentença “O fato é que um conjunto de pessoas não está tendo garantido seu direito à educação.” (linha 11) poderia ser assim reescrita: É fato que um conjunto de pessoas não estão tendo garantidos seu direito à educação.

Texto para o item.



Juliana Leitão. O Brasil conhece os Brasis?

Valor Econômico, 2019, p. A12 (com adaptações).

No que concerne à estruturação linguístico-gramatical do texto, julgue o item.

Sem prejuízo para a correção gramatical, o trecho “Diferentemente da área da saúde ou da segurança pública, em que a perda é imediata, concreta e visual, na educação sem qualidade, a morte é lenta” (linhas 8 e 9) poderia ser assim reescrito: Ao contrário das áreas de saúde e segurança pública, onde há perda instantânea, real e expressiva, a morte é lenta caso não haja educação de qualidade.

Texto para o item.



Juliana Leitão. O Brasil conhece os Brasis?

Valor Econômico, 2019, p. A12 (com adaptações).

No que concerne à estruturação linguístico-gramatical do texto, julgue o item.

Mantém a correção gramatical e os sentidos textuais a substituição do termo “exógeno” (linha 3) por interno.

Texto para o item.



Juliana Leitão. O Brasil conhece os Brasis?

Valor Econômico, 2019, p. A12 (com adaptações).

No que concerne à estruturação linguístico-gramatical do texto, julgue o item.


No texto, o termo “esse” (linha 2) retoma “diversidade” (linha 1).

Texto para o item.



Juliana Leitão. O Brasil conhece os Brasis?

Valor Econômico, 2019, p. A12 (com adaptações).

No que concerne à estruturação linguístico-gramatical do texto, julgue o item.

Sem prejuízo gramatical e para os sentidos do texto, na linha 1, a estrutura “a diversidade é um ativo, mais que belo, estratégico” poderia ser assim reescrita: a diversidade é um ativo tão belo quanto estratégico.

Texto para a questão.


Internet: <https://tirasarmandinho.tumblr.com>

Segundo a norma-padrão, no terceiro quadrinho, o pronome “ele” deveria ser substituído por

    A) a.

    B) o.

    C) um.

    D) na.

    E) no.

Texto para a questão.


Internet: <https://tirasarmandinho.tumblr.com>

Com relação ao acento em “têm”, corretamente empregado no segundo quadrinho, assinale a alternativa correta.

    A) No contexto, ele evita uma ambiguidade.

    B) Ele marca a terceira pessoa do singular, mas é facultativo.

    C) Ele participa de um processo de construção de coerência pragmática.

    D) Ele está correto enquanto circunflexo, mas equivale, no contexto, ao agudo.

    E) Ele é obrigatório para marcar a terceira pessoa do plural.

Texto para a questão.


Internet: <https://tirasarmandinho.tumblr.com>

No primeiro quadrinho, é correto afirmar que se fala de uma campanha

    A) política.

    B) partidária.

    C) beneficente.

    D) de imunização.

    E) de doação.

Em “Vou usar até a 2.ª dose, que sabe até depois” (linha 46), uma das palavras deveria ser substituída por

    A) quem.

    B) uzar.

    C) segunda.

    D) à.

    E) após.

Texto para as questão.

Internet: <https://iguinho.com.br>.

No terceiro quadrinho, a construção “Será que”, interrogativa, denota

    A) certeza.

    B) possibilidade.

    C) condição.

    D) dúvida.

    E) futuro.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...