Questões de Português do ano 2021

Lista completa de Questões de Português do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o texto, para responder à questão.


Diamantes no deserto


    Vales marcados pela intensa aridez parecem ter se tornado ambientes ideais para o florescimento de frutos típicos do século XXI: os produtos tecnológicos. O maior centro de inovação do planeta se encontra em uma região seca da Califórnia. Todos os anos, o Vale do Silício concentra 50 bilhões de dólares de investimentos de alto risco, usualmente destinados a startups – quase metade do montante movimentado dentro dos Estados Unidos –, além de 15% da produção de patentes desse país.

    A mais de 10 000 quilômetros de distância de lá, no Oriente Médio, o Deserto de Nevegue, em Israel, vê crescer, sobre seu solo abrasador, um complexo industrial que põe o território em disputa direta com a cidade chinesa de Shenzhen pelo posto de maior polo de inovação do mundo. No oásis tecnológico proliferam companhias de ponta, que se espalham ainda pela costa litorânea, nos arredores de Tel-Aviv, fazendo dessa pequeníssima nação, com menos de 10% da área do Estado de São Paulo e população pouco maior que a da cidade do Rio de Janeiro, um sinônimo de progresso.

    Como Israel transformou um deserto árido em centro de inovação mundial? Responde Ran Natanzon, especialista em vender tal faceta do país: “Trata-se de uma combinação dos seguintes fatores, todos igualmente essenciais: somos uma nação altamente militarizada; mantemos a indústria em ligação com as pesquisas acadêmicas; o governo atua para fomentar o setor; há operação ativa de fundos de investimentos e multinacionais; e existe uma proliferação de startups”.

    Todo israelense, homem ou mulher, é obrigado a servir no Exército ao completar 18 anos. O que não quer dizer, no entanto, que o contingente completo vá para a linha de frente. Há, por exemplo, uma unidade, a 8 200, integrante do Corpo de Inteligência das Forças de Defesa, cujos membros se dedicam a decifrar códigos de computador. “Essa tropa fornece veteranos hábeis em trabalhar com segurança de dados digitais e em outras áreas do mercado da tecnologia”, explicou o engenheiro israelense Lavy Shtokhamer, que chefia uma divisão que mescla agentes ligados ao governo e representantes de empresas parceiras, como a IBM, em ações contra ataques de hackers que têm como alvo Israel ou, como vem sendo mais frequente, sistemas de companhias privadas.

(Filipe Vilicic. Veja, 12.02.2020. Adaptado)

É correto afirmar que o texto discorre sobre o assunto destacando

    A) dados experimentais, centrados em comparações apropriadas.

    B) aspectos informativos, associados a depoimentos abalizados.

    C) afirmações de cunho opinativo, desprovidas de coerência.

    D) percepções imprecisas do autor, complementadas por especialistas.

    E) práticas profissionais detalhadas de diferentes países.

Leia o texto a seguir.


Você ainda vai comer insetos


    Há pouco tempo, uma amiga que mora em Nova York me falou que tinha comprado farinha de grilo para fazer cookies. A princípio achei que “grilo” se tratasse de uma nova marca, mas estava completamente enganado. Ele se referia precisamente à farinha – cada vez mais popular – feita dos abundantes insetos, sobre os quais pouca gente no Brasil pensa como comida.

    O fato é que insetos estão se tornando, lentamente, a nova onda gastronômica no ocidente. Prova disso é que varias startups (empresas em fase inicial que desenvolvem serviços inovadores) estão surgindo nesse mercado da entomofagia. Dentre seus produtos estão grilos, larvas e barras de proteína feitas de insetos comestíveis.

    Basta um passeio rápido pela internet (e pelos principais supermercados de produtos orgânicos nos EUA) para ver a chegada desses produtos. Os rótulos são bem claros: nenhum deles contém glúten, aditivos, corantes ou alimentos geneticamente modificados. Além disso, a cada 10 gramas, 6 em média são de pura proteína.

    Hoje, são dois bilhões de pessoas no mundo que comem insetos todos os dias como parte de sua alimentação básica, conforme relatório das Nações Unidas. Mais do que isso, a alta gastronomia descobriu há algum tempo esse nicho. Restaurantes que estão no topo da lista dos melhores do mundo têm pratos com insetos em seu cardápio. 

    A ONU publicou até o ranking dos insetos-comida mais populares. Em primeiro lugar vêm os besouros, seguidos das lagartas, abelhas, vespas e formigas. Gafanho tos e grilos vêm a seguir. As posições seguintes são ocupadas pelas cigarras, os cupins e as libélulas.

    Do ponto de vista da sustentabilidade e da segurança alimentar, insetos fazem todo sentido como comida. Do ponto de vista nutricional, são ricos em proteínas, ácidos graxos, açúcares e têm altas concentrações de vitaminas. Além disso, são baratos.

    É claro que o aspecto cultural no ocidente torna o consumo de insetos praticamente um tabu entre nós. Mas as barras de proteínas e a farinha de grilo adicionada a outros produtos funcionarão como a porta de entrada para a entomofagia ocidental.


(Ronaldo Lemos. Folha de S. Paulo. Mercado, 03.09.2018. Adaptado.)

Leia a frase:


Mais do que isso, a alta gastronomia descobriu há algum tempo esse nicho.


Assinale a alternativa em que o verbo haver foi empregado com o mesmo sentido dessa frase.

    A) Este obstáculo não há de comprometer os resultados.

    B) Há muitas pessoas que se alimentam de insetos.

    C) Eles vêm se preparando há meses para a abertura do restaurante.

    D) Não há motivos para desistir da viagem agora.

Assinale a alternativa onde não concordância nominal:

    A) Que quadro lindo

    B) Que linda estátua e escultura

    C) O barco é de papel

    D) As ruas quinta e sexta

Assinale a alternativa onde não concordância nominal:

    A) Que quadro lindo

    B) Que linda estátua e escultura

    C) O barco é de papel

    D) As ruas quinta e sexta

Assinale a alternativa cuja pontuação está incorreta:

    A) A vaca foi para o brejo, na semana passada.

    B) A prova estava, demasiadamente, complexa demais.

    C) No dia de Santo Antônio farei uma promessa infalível.

    D) Nenhuma resposta certa

Assinale a alternativa onde não concordância nominal:

    A) Que quadro lindo

    B) Que linda estátua e escultura

    C) O barco é de papel

    D) As ruas quinta e sexta

Segundo o relator da CPI do Senado, o ex ministro faltou à verdade em seu depoimento. Assinale a alternativa correta sobre a figura de linguagem utilizada no destaque da oração:

    A) Antítese

    B) Prosopopeia

    C) Ironia

    D) Eufemismo

Analisando o sentido da mensagem da oração: “Ele comeu a bola no jogo de ontem”. Podemos afirmar que há o emprego do sentido de:

    A) Comparação

    B) Denotação

    C) Conotação

    D) Nenhuma resposta certa

Faça a análise sintática da oração “Utilizamos feijão sem desperdício” e assinale a alternativa incorreta:

    A) sem desperdício – adjunto adverbial

    B) o feijão – objeto indireto

    C) Nós – Sujeito oculto

    D) utilizamos - verbo transitivo direto e indireto

As palavras "fácil" e "agricultável" são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em "L". Identifique quais palavras precisam ser acentuadas graficamente, de acordo com as regras de acentuação atualmente em vigor e assinale a alternativa correta.

    A) Bilingue, colegio, propriedade, também

    B) Pioneiro, disponivel, ultimo, estatico.

    C) Seculo, inedito, ilustrado, musica.

    D) Agraria, responsavel, colonia, epoca

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...