Questões sobre Funções morfossintáticas da palavra QUE

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Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.


(Disponível em: https://www.huffpostbrasil.com/entry/como-criar-habito – texto adaptado especialmente para esta prova).

A palavra “que” aparece inúmeras no texto; entre as ocorrências das linhas 14, 18, 19, 20 e 21, destacadas no texto, assinale a que pertence a uma classe gramatical diferente das demais.

    A) Linha 14.

    B) Linha 18.

    C) Linha 19.

    D) Linha 20.

    E) Linha 21.

Texto 2


    A Convenção de Belém do Pará define violência contra a mulher como “qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada” (Capítulo I, Artigo 1º).

    A Lei Maria da Penha (11.340/2006)C - moral e patrimonial - que, somadas às violências física, sexual e psicológica, totalizam as cinco formas de violência doméstica e familiar.

    Em 2015, a Lei 13.104 altera o Código Penal para prever o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio, e o inclui no rol dos crimes hediondos. O feminicídio, então, passa a ser entendido como homicídio qualificado contra as mulheres “por razões da condição de sexo feminino”.

Disponível em: https://www12.senado.leg.br


Texto 3



Em “É triste ter que bater em alguém que tem razão”! O termo destacado é um pronome relativo e exerce a função sintática de:

    A) Adjunto adnominal.

    B) Sujeito.

    C) Complemento nominal.

    D) Objeto direto.

    E) Objeto indireto.

Analise as assertivas abaixo sobre as ocorrências da palavra QUE nos seguintes períodos do texto e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

“Das 32 sementes, seis brotaram com sucesso em intervalos que variaram entre semanas e meses. Depois, técnicas científicas confirmaram que elas...”

( ) Em cada uma das ocorrências, a palavra que tem uma classe gramatical diferente.
( ) Nas duas ocorrências, a palavra que tem a mesma classe gramatical, mas função sintática diferente.
( ) Na segunda ocorrência, a palavra que é um pronome relativo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V.

    B) V – F – F.

    C) F – V – F.

    D) F – F – V.

    E) V – F – V.

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