Lista completa de Questões sobre Interpretação de Textos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O post abaixo servirá para responder a questão:
Fonte: Facebook- Abraços grátis Acesso: 01 jun. 2020.
Contribuições psicomotoras através da dança
O ser humano utiliza do movimento em todas as fases de sua vida. Esse movimento pode ser realizado com intenção de comunicação, de expressão, de relação entre um corpo e outro, sugerindo-se informações complexas e organizadas.
A psicomotricidade é um importante instrumento no desenvolvimento da criança, pois através da elaboração de atividades específicas é possível trabalhar com os aspectos motor, social e cognitivo. A psicomotricidade é uma ciência que busca fazer a conexão dos aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano, e que contribui para o conhecimento do ser humano na sua totalidade, e a dança pode se beneficiar dela. Através da união entre a psicomotricidade e a dança, é possível a comunicação e a expressão, além de se proporcionar inúmeros benefícios para o corpo.
A psicomotricidade é um importante instrumento no desenvolvimento da criança, pois através da elaboração de atividades específicas é possível trabalhar com os aspectos motor, social e cognitivo. A psicomotricidade é uma ciência que busca fazer a conexão dos aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano, e que contribui para o conhecimento do ser humano na sua totalidade, e a dança pode se beneficiar dela. Através da união entre a psicomotricidade e a dança, é possível a comunicação e a expressão, além de se proporcionar inúmeros benefícios para o corpo.
Cabe salientar que no meio escolar a dança não dever ser trabalhada como uma simples repetição de movimentos ou coreografias, mas, sim, como uma forma de contribuir para o desenvolvimento integral da criança, deixando com que elas se expressem e criem movimentos próprios. A dança, por meio de experiências educacionais, oferece aprendizagem em cada etapa do desenvolvimento psicomotor da criança, além de estimular a criatividade, dando a oportunidade que a criança crie seus movimentos.
A relação da dança com a Educação Física traz contribuições psicomotoras para que a criança possa adquirir conhecimento do mundo à sua volta por meio da expressão corporal e do conhecimento do corpo.
Adaptado. Laís P. B. da Silva (2018). Disponível em: https://bit.ly/31ErmT2.
Leia o texto 'Contribuições psicomotoras através da dança' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:
I. As informações presentes no texto permitem inferir que a psicomotricidade é uma ciência que busca fazer a conexão dos aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano. Ela contribui para o conhecimento do ser humano na sua totalidade, e a dança pode se beneficiar dela, afirma o texto.
II. Após a análise do texto, é possível concluir que o ser humano utiliza o movimento corporal em todas as fases de sua vida com intenção de comunicação, de expressão, de relação entre um corpo e outro, sugerindo-se informações complexas e organizadas.
III. O texto leva o leitor a concluir que os alunos que aplicam os conceitos e os princípios da dança através de aulas planejadas para desenvolver habilidades de dança aprendem a ter consciência corporal, controle, equilíbrio e coordenação.
Marque a alternativa CORRETA:
TELESCÓPIO ESPACIAL HUBBLE
O Telescópio Espacial Hubble será homenageado nos Estados Unidos (EUA) com uma moeda oficial de 1 dólar. A Casa da Moeda do país divulgou recentemente o design oficial da nova moeda, que estampa a imagem do telescópio sobrevoando a órbita terrestre, com parte do globo de nosso planeta logo abaixo.
Essa moeda será um dos quatro dólares de ouro que serão emitidos este ano (2020) como parte de uma série especial de moedas para "homenagear a engenhosidade americana e celebrar os esforços pioneiros de indivíduos ou grupos de todos os 50 estados", de acordo com a Casa da Moeda dos EUA. O Hubble foi o selecionado para representar o estado de Maryland.
A moeda foi criada e esculpida por Joseph F. Menna, escultor e principal gravador da Casa da Moeda, que também trabalhou diversas mídias digitais e tradicionais de escultura. O logotipo da NASA está incluído na moeda, no corpo do telescópio. As inscrições na parte superior e inferior da moeda "Estados Unidos da América", "O Telescópio Espacial Hubble" e "Maryland", foram desenhados em uma fonte com o mesmo estilo do logotipo da NASA.
Essa obra de arte que representa o Hubble foi recomendada à Casa da Moeda dos EUA pela Comissão de Belas Artes e pelo Comitê Consultivo para a Cunhagem dos Cidadãos. Além dela, havia outros 16 projetos candidatos ao tema da moeda, sendo seis deles focados no telescópio espacial Hubble. O Gabinete do Governador de Maryland também sugeriu o mapeamento do genoma humano como um possível tema.
Apesar de outros temas propostos terem sua importância, a escolha coincidiu com o aniversário do Hubble, que completou 30 anos no último mês de abril.
Disponível em: https://bit.ly/2ZvUMC7. Com adaptações.
Leia o texto 'TELESCÓPIO ESPACIAL HUBBLE' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. De acordo com as informações apresentadas ao leitor pelo texto, o telescópio Hubble foi o selecionado para representar o estado de Nova Iorque na série especial de moedas citada no texto.
II. Após a leitura e compreensão das informações do texto, pode-se concluir que a moeda em homenagem ao Telescópio Espacial Hubble foi recomendada à Casa da Moeda dos EUA pela Comissão de Belas Artes e pelo Comitê Consultivo para a Cunhagem dos Cidadãos.
III. As informações apresentadas no texto levam o leitor a concluir que o Telescópio Espacial Hubble será homenageado nos Estados Unidos (EUA) com uma moeda oficial de cem dólares, cunhada em ouro.
Marque a alternativa CORRETA:
Farmacovigilância
Por Helaine C. Capucho (adaptado).
Farmacovigilância, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a ciência relativa à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados a medicamentos. Ao definir esse conceito, no ano de 2002, a OMS ampliou o escopo da farmacovigilância, contemplando quaisquer problemas relacionados a medicamentos, como queixas técnicas, erros de medicação e interações medicamentosas.
A Política Nacional de Medicamentos (Brasil, 1998), divulgada pelo Governo Federal brasileiro, em abril de 1999, afirmava que as ações de farmacovigilância, além de tratar de eventos adversos e queixa técnica a medicamentos, deviam ser utilizadas também para assegurar o seu uso racional, reorientando procedimentos relativos a registro, forma de comercialização, prescrição e dispensação de produtos.
Os serviços de farmacovigilância, dentre outras atividades, recebem notificações de efeitos adversos a medicamentos, feitas pelos diferentes usuários destes produtos, e têm o papel de analisar essas notificações e disparar ações com o intuito de prevenir, eliminar ou, pelo menos, minimizar riscos de danos à saúde dos pacientes e dos profissionais.
Efeitos adversos com medicamentos acontecem frequentemente com pacientes hospitalizados. A ocorrência desses efeitos, em hospitais, pode levar a um aumento do tempo de internação e de custos (VAN DEN BENT et al, 1999). Assim, a detecção precoce e o diagnóstico de efeitos adversos a medicamentos tornam a farmacovigilância um importante instrumento para a saúde pública.
Cotidianamente, os farmacêuticos hospitalares brasileiros desenvolvem ações de farmacovigilância, mesmo que tais ações não estejam ligadas a um serviço formalizado, pois esses profissionais estão constantemente atendendo a solicitações dos profissionais de saúde acerca de problemas com medicamentos, como alterações de coloração, dificuldades de reconstituição de pós-liofilizados, reações adversas apresentadas pelos pacientes, falta de efeito terapêutico.
Entretanto, muitos hospitais do Brasil ainda não possuem serviços formalizados de farmacovigilância. Atualmente, a maioria desses serviços é encontrada em hospitais ligados à Rede Brasileira de Hospitais Sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e em hospitais que participam de algum programa de certificação de qualidade.
Disponível em: https://bit.ly/3qt3tsa.
Leia o texto 'Farmacovigilância' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O texto leva o leitor a entender que a farmacovigilância, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a ciência relativa à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados a medicamentos.
II. A farmacovigilância, de acordo com o texto, compreende o conjunto de medidas adotadas por um indivíduo para garantir que a própria rotina de administração enteral de um medicamento está sendo cumprida.
Marque a alternativa CORRETA:
TEXTO 2
VIDA TODA LINGUAGEM
Vida toda linguagem,
frase perfeita sempre, talvez verso,
geralmente sem qualquer adjetivo,
coluna sem ornamento, geralmente partida.
Vida toda linguagem
há entretanto um verbo, um verbo sempre, e um nome
aqui, ali, assegurando a perfeição
eterna do período, talvez verso,
talvez interjetivo, verso, verso.
Vida toda linguagem,
feto sugando em língua compassiva
o sangue que criança espalhará oh metáfora ativa!
leite jorrado em fonte adolescente,
sêmen de homens maduros, verbo, verbo.
Vida toda linguagem,
bem o conhecem velhos que repetem,
contra negras janelas, cintilantes imagens
que lhes estrelam turvas trajetórias.
Vida toda linguagem
como todos sabemos
conjugar esses verbos, nomear
esses nomes:
amar, fazer, destruir,
homem, mulher e besta, diabo e anjo
e adeus talvez, e nada.
Vida toda linguagem,
vida sempre perfeita,
imperfeitos somente os vocábulos mortos
com que um homem jovem, nos terraços do inverno, contra a chuva,
tenta fazê-la eterna como se lhe faltasse
outra, imortal sintaxe
à vida que é perfeita
língua
eterna.
(Mário Faustino, poeta teresinense, 1930/1962
Texto III para a questão.
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