Questões sobre Interpretação de Textos

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Letramento Literário
RildoCosson

     Letramento literário é o processo de apropriação da literatura enquanto linguagem. Para entendermos melhor essa definição sintética, é preciso que tenhamos bem claros os seus termos. Primeiro, o processo, que é a ideia de ato contínuo, de algo que está em movimento, que não se fecha. Com isso, precisamos entender que o letramento literário começa com as cantigas de ninar e continua por toda nossa vida a cada romance lido, a cada novela ou filme assistido. Depois, que é um processo de apropriação, ou seja, refere-se ao ato de tomar algo para si, de fazer alguma coisa se tornar própria, de fazê-la pertencer à pessoa, de internalizar ao ponto daquela coisa ser sua. É isso que sentimos quando lemos um poema e ele nos dá palavras para dizer o que não conseguíamos expressar antes.

     Também nos apropriamos literariamente de um romance quando aprendemos com um personagem que há mais de um modo de percorrer os caminhos da vida. Por fim, é um processo de apropriação da literatura enquanto linguagem, ou da linguagem literária. Neste caso, não se trata simplesmente de um conjunto de obras consideradas relevantes, nem o conhecimento de uma área específica, mas sim de um modo muito singular de construir sentidos que é a linguagem literária. Essa singularidade da linguagem literária, diferentemente de outros usos da linguagem humana, vem da intensidade da interação com a palavra que é só palavra e da experiência libertária de ser e viver que proporciona. 

     Na prática pedagógica, o letramento literário pode ser efetivado de várias maneiras, mas há quatro características que lhe são fundamentais. Em primeiro lugar, não há letramento literário sem o contato direto do leitor com a obra, ou seja, é preciso dar ao aluno a oportunidade de interagir ele mesmo com as obras literárias. Depois, o processo do letramento literário passa necessariamente pela construção de uma comunidade de leitores, isto é, um espaço de compartilhamento de leituras no qual há circulação de textos e respeito pelo interesse e pelo grau de dificuldade que o aluno possa ter em relação à leitura das obras. Também precisa ter como objetivo a ampliação do repertório literário, cabendo ao professor acolher no espaço escolar as mais diversas manifestações culturais, reconhecendo que a literatura se faz presente não apenas nos textos escritos, mas também em outros tantos suportes e meios. Finalmente, tal objetivo é atingido quando se oferecem atividades sistematizadas e contínuas direcionadas para o desenvolvimento da competência literária, cumprindo-se, assim, o papel da escola de formar o leitor literário.

Disponível em http://ceale.fae.ufmg.br
Pode-se inferir do texto:

    A) O letramento literário contempla o estudo de obras literárias de forma a estabelecer, a rigor, o enquadramento dessas obras numa perspectiva histórica.

    B) A escola é o lugar, por excelência, do letramento literário, por isso é necessário que o professor forme comunidades de leitores com vistas na formação do leitor crítico.

    C) Quando o autor parte do pressuposto de que a literatura é uma linguagem, pode-se entender que ele amplia o escopo das práticas de leitura, dos suportes de textos literários, dentre os quais se pode acolher a literatura nos espaços digitais.

    D) Os romances são os melhores instrumentos de formação do leitor, pois na medida em que é um gênero de maior extensão, permite que o leitor tenha maiores experiências com o letramento literário. Um exemplo disso é o que esse leitor aprende com determinado personagem de uma obra dessa natureza

    E) Dada a especificidade da linguagem literária, não se faz letramento literário se na leitura analítica de um texto, o professor leitor fizer o aproveitamento de recursos linguísticos, visto que nesse caso estaria usando o texto literário como pretexto para estudos metalinguísticos.


No terceiro parágrafo do texto CG1A1-I, a forma pronominal “o”, em “o lançam” (29), faz referência a

    A) “esforço” (25).


    B)

    “homem” (26)



    C)

    “outro” (27).



    D)

    “espaço” (28).



    E)

    “interior” (28).



TAXAS DE JUROS


A atual política econômica do Banco Central (BC) jogou a taxa básica de juros da economia (Selic) ao menor patamar da história, a 2,25% ao ano. Apesar de um novo corte na Selic ainda ser cogitado para a próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), a redução dos juros a um patamar de 0%, como atualmente ocorre em países da Europa, no Japão e nos Estados Unidos, é algo amplamente descartado pelos economistas.

Igor Mundstock, economista do Grupo Laatus, classifica como “inimaginável” a queda da taxa de juros brasileira a zero. “Não é possível porque temos um risco muito maior do que há nos Estados Unidos, que estão com a taxa a zero e são os detentores da moeda mais poderosa do mundo”, avalia ele. “O Brasil com a taxa de juros a zero não conseguiria conter a especulação em cima do câmbio e nem a saída de capital, porque os investidores ingressam no Brasil para desfrutar justamente dessa taxa de juros mais elevada”, afirma Igor.

Mundstock diz ainda que a taxa de juros brasileira zerada iria proporcionar uma alta dos preços da economia. Segundo ele, esse cenário obrigaria uma alta muito rápida dos juros na sequência. “O Banco Central precisa agir de uma forma muito paciente”, explica ele.

Sempre que o BC opta pela redução dos juros básicos, como aconteceu durante a pandemia do novo coronavírus, o objetivo é estimular a economia nacional. Isso acontece porque o crédito mais barato tende a incentivar a produtividade e impulsionar o consumo das famílias.

Para Adriano Cantreva, sócio da Portofino Investimentos, as recentes reduções dos juros no Brasil seguiram uma tendência mundial “para o bem do governo e o mal dos investidores". Ele, no entanto, não aposta em novos cortes significativos da Selic. “No Brasil, o Banco Central quer evitar uma taxa de juros real muito negativa”, de acordo com Adriano.

Somente nos últimos quatro anos, a Selic já desabou 12 pontos percentuais, passando de 14,25% para 2,25% ao ano. Para os economistas consultados semanalmente pelo BC, a taxa básica ainda deve passar por mais uma queda de 0,25 ponto percentual, para 2% ao ano, patamar que deve persistir até o final de 2020.

“É provável que no próximo encontro do BC ele faça mais um corte, o que ficou aberto na última ata do Copom, mas seria um corte não tão forte como foram os dois últimos, de 0,75 ponto percentual, dependendo do desenrolar da crise do coronavírus”, afirma Mundstock.


Por Alexandre Garcia, do R7, em julho de 2020 (disponível em: https://bit.ly/3j5GbF7). Com adaptações. 
Leia o texto 'TAXAS DE JUROS' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Para Adriano Cantreva, sócio da Portofino Investimentos, as recentes reduções dos juros no Brasil seguiram uma tendência mundial, de acordo com o texto.

II. A atual política econômica do Banco Central jogou a taxa básica de juros da economia (Selic) ao menor patamar da história, a 2,25% ao ano, de acordo com o texto.

III. Igor Mundstock afirma, no texto, que os investidores estrangeiros ingressam no Brasil para desfrutar da taxa de juros mais reduzida e do câmbio forte.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Budapeste, Hungria


Budapeste, na Hungria, é uma das maiores cidades da União Europeia e também é uma das cidades mais baratas para viver na União Europeia, sendo um importante centro financeiro do país e considerada uma cidade global alpha. As principais atividades econômicas da cidade estão nas áreas de: indústria, serviços, turismo e comércio. 

O aluguel de um apartamento de um quarto no centro da cidade custa em cerca de € 469 (quatrocentos e sessenta e nove euros), as contas básicas de eletricidade, aquecimento, arrefecimento, água e lixo para um apartamento de 85 m² custam cerca de € 142 (cento e quarenta e dois euros) e uma pessoa recebe por mês, em média, um salário líquido de € 765 (setecentos e sessenta e cinco euros).

O custo de vida é considerado muito baixo, e a qualidade de vida na cidade é elevada, com nível elevado de segurança. No entanto, o poder de compra da população é baixo, pois o salário é baixo também, e o idioma pode ser um empecilho à vida nessa cidade. Já entre as vantagens estão o baixo custo de vida, a segurança da cidade, as boas oportunidades de trabalho, a qualidade de vida e o bom acesso a serviços de transporte.


Trecho adaptado. Disponível em: https://bit.ly/34hdHS0 (acesso em 07/04/2020). 
Leia o texto 'Budapeste, Hungria' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Budapeste é uma cidade com elevada qualidade de vida devido aos programas públicos de distribuição de renda para a população de baixa renda e moradores de rua, afirma o texto.

II. Em Budapeste, a qualidade de vida é elevada, o clima local é ameno e a moeda local, o won, é bastante valorizada em relação ao dólar, afirma o texto.

III. O texto afirma que, em Budapeste, uma pessoa recebe por mês, em média, um salário líquido de € 765 (setecentos e sessenta e cinco euros).

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

A implantação de uma biblioteca e suas peculiaridades


Fonte: https://bit.ly/3o88yo8 (adaptado).


A implantação de uma biblioteca exige uma série de cuidados que vão além da simples aquisição dos livros certos. Trata-se, antes de tudo, de criar um ambiente propício ao saber e ao conhecimento que deve ser seguro e confortável. Assim, destacaremos a seguir alguns dos principais requisitos para a implantação de uma biblioteca.


1. ESPAÇO. Refere-se geralmente a três aspectos: local destinado ao armazenamento da coleção ou acervo; local destinado ao trabalho; e local destinado ao atendimento e à consulta. A determinação correta destes espaços exige a elaboração de fluxogramas que indiquem a circulação de pessoas, de obras, percentagem de usuários simultâneos e a forma de utilização do acervo. Trata-se de um estudo e deve ser pensado e desenvolvido como tal.


O espaço deve ser sempre projetado para crescimento num prazo de 10 anos. Nesse período, a média de crescimento do acervo deve ser estimada em 50%.


2. LOCALIZAÇÃO. Uma biblioteca deve ser localizada em área central com relação ao seu público. É interessante levar-se em conta a necessidade de futuras ampliações. Recomenda-se que haja facilidade de acesso e a biblioteca esteja em local longe de ruídos externos. 


3. MOBILIÁRIO. Deve ser sólido, de fácil manutenção e padronizado. É imprescindível a existência de balcões ou ilhas de atendimento, cadeiras, mesas, estantes, fichários, balcões para terminais de consulta, vitrines para exposições, murais, bibliocantos (suporte em L para segurar as obras nas prateleiras) e carrinhos para transporte das obras. As estantes para o acervo geral devem possuir altura máxima de 1,80 m, largura de cerca de 1 m, cinco a seis prateleiras reguláveis e removíveis. O espaço ideal entre as estantes é de 0,75 a 1m. 


As estantes para o acervo de referência ou coleções de obras raras podem ter de 1 a 1,10 m de altura, em virtude do peso dessas obras e as dificuldades de seu manuseio. 


4. EQUIPAMENTOS. Os principais são: ar condicionado (que deve ser dotado de compressor térmico contra sobrecarga e superaquecimento, compressor lateral para diminuir o nível de ruído, timer programável, 3 velocidades de refrigeração, um ventilador e um termostato), bebedouro, copiadora, microcomputadores e impressoras, persianas, telefone, TV, Vídeo, scanner.


5. ILUMINAÇÃO. A iluminação é importante tanto para as pessoas quanto para o acervo. A quantidade máxima de radiação UV recomendada é de 75 UV (mm/lúmen). A luz solar direta deve ser evitada. O ambiente deve ser claro e a iluminação compatível com a atividade de leitura impressa ou na tela. 


6. PISOS E REVESTIMENTOS. A primeira recomendação é não esquecer que estantes e livros possuem peso muito superior a uma pessoa e este peso é constante, podendo gerar acidentes se o piso não for adequado ou for escorregadio. Os seguintes fatores não podem deixar de ser considerados: o piso ou revestimento deve ser capaz de absorver ruídos, não refletir luz, ser durável, fácil de manter, atóxico e antiderrapante. 

Leia o texto 'A implantação de uma biblioteca e suas peculiaridades' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto procura deixar claro para o leitor que a iluminação é importante tanto para as pessoas quanto para o acervo, e a quantidade máxima de radiação UV recomendada é de 75 UV (mm/lúmen).

II. Após a análise do texto, é possível concluir que, na biblioteca, a luz solar direta deve ser evitada, o ambiente deve ser claro e a iluminação compatível com a atividade de leitura impressa ou na tela.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

O atendimento ao usuário nos serviços de saúde


Em 2 de setembro de 2015.


O atendimento ao usuário na área de saúde envolve aspectos diversos sobre qualidade e humanização. Um serviço de atendimento a um paciente exige o envolvimento de todos os servidores da instituição. Assim, faz-se necessário entender que o atendimento ao usuário de saúde está em todos os cantos e recantos da instituição ou do hospital. Da equipe de limpeza aos gestores, passando pelos médicos, pelos enfermeiros e demais funcionários, todos precisam estar sintonizados com uma política de atendimento comum, para dar as respostas competentes e precisas a cada momento, cada um conforme suas atribuições, naturalmente. 


Os usuários dos serviços de saúde mais do que quaisquer outros, necessitam de cuidados especiais, face à compreensiva fragilidade emocional a que estão submetidos. Atualmente, percebe-se que as organizações têm focado muito mais no aprimoramento do conhecimento técnico, do que nas habilidades e atitudes emocionais, tanto dos profissionais de saúde quanto do pessoal de apoio.


A qualidade no atendimento de saúde envolve aspectos muito mais amplos do que a qualidade do atendimento em qualquer outro tipo de organização. A qualidade no atendimento de saúde é sinônimo de humanização do atendimento, desde o momento da marcação da consulta até o consultório.


Assim, para uma adequada prática de atendimento, deve-se levar em conta que:


1 - o paciente está inserido em um contexto pessoal, familiar e social complexo;

2 - a assistência deve efetuar uma leitura das necessidades pessoais e sociais do paciente;

3 - na instituição, interatuam as necessidades de quem assiste e de quem é assistido.


Fonte: https://bit.ly/2VmHWDt (adaptado). 

Leia o texto 'O atendimento ao usuário nos serviços de saúde' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto procura deixar claro para o leitor que o atendimento ao usuário de serviços de saúde limita-se às práticas adotadas dentro de um consultório por um médico.

II. O texto sugere que, atualmente, as organizações têm focado muito mais no aprimoramento do conhecimento técnico do que nas habilidades e atitudes emocionais, tanto dos profissionais de saúde quanto do pessoal de apoio.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.


Analise as seguintes assertivas:

I. Na linha 03, ‘Esse’ refere-se às grandes cidades brasileiras, onde a população não tem cinemas ao seu dispor.

II. Na linha 10, a expressão ‘estabelecimentos credenciados’ foi usada no lugar de cinemas.

III. Nas linhas 21 e 22, ‘município gaúcho’ retoma Gramado (l. 20).


Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Analise a redação dos trechos a seguir:


I. Não se pode olvidar a aplicabilidade dos direitos e garantias da legislação dos direitos autorais para o titular do programa, desde que tais prerrogativas não conflitem com a legislação específica.

II. Não se pode olvidar a aplicabilidade dos direitos e as garantias da legislação dos direitos autorais para o titular do programa, desde que tais prerrogativas não conflitem com a legislação específica.

III. Não se pode olvidar a aplicabilidade dos direitos e das garantias da legislação dos direitos autorais para o titular do programa, desde que tais prerrogativas não conflitem com a legislação específica.


Apresenta(m) redação sem deslizes gramaticais e com coerência e clareza:

    A) I e II.

    B) I e III.

    C) II e III.

    D) I, II e III.

    E) Somente a I.

    [...] Hannah Arendt foi a pensadora responsável por sua formulação – vazio do pensamento – em um livro chamado Eichmann em Jerusalém, de 1962, no qual ela faz um relato filosófico sobre o julgamento de um alto funcionário do regime nazista alemão que, no entanto, não chegava a ser um dos seus principais mentores. Adolf Eichmann que foi capturado na Argentina e julgado em Jerusalém por seus crimes contra a humanidade, estarreceu o mundo ao se apresentar como um cidadão de bem que pretendia apenas subir na carreira alegando cumprir ordens. No livro ela afirma que Eichmann não demostrava refletir sobre o que havia feito como funcionário. É como se sua capacidade de pensar estivesse interrompida. Questionado ele respondia por clichês e, ao mesmo tempo, não era um sujeito perverso que estivesse utilizando algum tipo de inteligência para fazer o mal conscientemente.

    Foi por analisar a figura de Eichman que Arendt lançou a questão do vazio do pensamento. A característica dessa forma de vazio é a ausência de reflexão, de crítica, de questionamento e até mesmo de discernimento. Podemos dizer que, em nossa época, isso se torna cada vez mais comum. O número de pessoas que abdicam da capacidade de pensar é cada vez maior.

    No entanto, parece absurdo que possamos viver sem pensamento e é justamente por isso que o uso de ideias prontas se torna a cada dia mais funcional como já acontecia com Eichmann. Hoje, as redes sociais sobrevivem principalmente pelo fluxo das ideias prontas. Pessoas se tornam a cada dia transmissoras de ideias não questionadas. Ideias que são como mercadorias compradas para viagem sem perguntar que sentido podem ter na vida de quem as leva consigo.

    No campo da publicidade e propaganda, os profissionais especializam-se em apresentar as ideias rarefeitas, não apenas como coisas superficiais, mas como algo que está ao alcance da mão, algo cuja complexidade não importa. As próprias ideias são consumidas. Há um consumismo das coisas, mas há também um consumismo das ideias e, nesse sentido, também da linguagem por meio da qual as ideias circulam. Ora, o estatuto das coisas em um mundo voltado ao hiperconsumo é o do descarte. Seriam as ideias descartáveis como as coisas junto às quais elas são vendidas? Ou as ideias que seriam primeiramente abstratas serviriam apenas para dar uma “aura” às coisas que, em si mesmas, as coisas não têm? 

    A partir disso, podemos falar de uma segunda forma de vazio que caracteriza o nosso mundo cada vez mais carente de reflexão. Ele diz respeito ao que sentimos. Vivemos em um mundo cada vez mais anestesiado, no qual as pessoas se tornam incapazes de sentir e cada vez mais insensíveis. A sociedade na qual vivemos parece cada vez mais excitada, angustiada e fadada ao desespero. Podemos falar de um vazio da emoção justamente no contexto em que as pessoas buscam, de modo ensandecido, uma emoção qualquer. Paga-se caro pela falta de sentimentos que podemos definir em um sentido genérico como uma frieza generalizada. A incapacidade de sentir torna o campo da sensibilidade em nós, um lugar de desespero. Da alegria à tristeza, queremos que a religião, o sexo, os filmes, as drogas, os esportes radicais e até mesmo a alimentação provoque mais do que sentimentos. Deseja-se o êxtase. A emoção também virou uma mercadoria e o que não emociona radicalmente parece não valer o esforço de se viver. O ódio é uma emoção fundamental em nossa época. Para quem não consegue sentir nada, a sua radicalidade é uma estranha redenção. 

    Nesse contexto, as mercadorias surgem com a promessa de garantir êxtase. Espera-se hoje que as experiências humanas sejam sempre e cada vez mais intensas, cinematográficas, impressionantes e espetaculares mesmo que se trate apenas de uma roupa nova, um telefone celular, um brinquedo ou um lugar para comer, tudo é vendido como se não fosse apenas o que de fato é. É o império da emoção contra a chateação, da excitação contra o tédio, da rapidez contra o tempo natural das coisas, da festividade contra a tranquilidade, da ebriedade contra a sobriedade. 

    Ora, quando falamos de emoções tendemos a considerar que elas são espontâneas. Mas nada é realmente espontâneo no mundo da sociedade publicitária. Tudo isso é contrabalançado por programações do pensar e do sentir. As emoções também são programadas. E a questão que está em jogo é a do esvaziamento afetivo em um cenário de frieza humana e expressão histérica. Mas se as pessoas estão cada vez mais frias, isso quer dizer também que elas estão necessariamente cada vez mais “robotizadas” por pensamentos e sentimentos programados. [...]

(TIBURI, Márcia. 23 de julho de 2019. Disponível em: https:// revistacult.uol.com.br/home/nos-e-o-vazio-sobre-o-pensamento-emocao-e-acao/. Adaptado.)

Considere as afirmações a seguir e analise-as de acordo com as ideias e fatos trazidos ao texto.


I. A incapacidade de sentir, ou seja, a insensibilidade cada vez maior reflete-se em um consumismo de ideias vazias e superficiais.

II. O consumismo das coisas é real sem que haja um consumismo de ideias, ambos caminham de forma distinta desde que a sociedade consumista se estruturou com todas as suas características.

III. Para a autora, a demanda atual da publicidade e da propaganda pressupõe que a mensagem transmitida seja objetiva e acessível ao público a que se destina e, para isso, necessário é que as ideias sejam superficiais.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

    A) I, II e III.

    B) I, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) I e III, apenas.

    E) II e III, apenas.

Catar Feijão

Catar feijão se limita com escrever:
jogam-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
Água congelada, por chumbo seu verbo:
Pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.

Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
A pedra dar à frase seu grão mais vivo:
Obstrui a leitura fluviante, flutual,
Açula a atenção, isca-a com risco.

MELO NETO, João Cabral de. Melhores poemas João Cabral de Melo Neto.
Seleção Antonio Carlos Secchin. 10 ed. São Paulo: Global, 2010.
Das hipóteses abaixo levantadas para interpretação do poema, considerando a imanência textual, somente uma não pode ser comprovada no texto.

    A) O trabalho do escritor, embora comparado com uma atividade simples como catar feijão, demonstra-se bem mais denso, o que se pode confirmar com o verso “Certo, toda palavra boiará no papel”.

    B) A impessoalidade no poema é marcada pela presença de verbos no infinitivo como “catar”, “escrever”, “boiar”, “soprar” e por verbos na voz passiva sintética como “se limita”, “joga-se”.

    C) A palavra “pedra” em todo o poema é usada como metáfora da dificuldade de atribuição de sentidos ao que se pretende ler em um texto poético.

    D) Catar palavras em meio às pedras pode ser entendido como um trabalho denso do escritor para não deixar os sentidos muito perceptíveis pelo leitor.

    E) O u?ltimo verso do poema: “Açula a atenção, isca-o com o risco” pode ser associado ao sujeito-leitor do texto.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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