Questões sobre Interpretação de Textos

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TEXTO 1

O “milagre chileno” se choca com a realidade


Eat the rich, coma os ricos. Poucas pichações são tão eloquentes sobre o momento que atravessa um país como a que apareceu recentemente na fachada de um hotel em Santiago. Uma mensagem direta, em inglês — para que ninguém, nem dentro nem fora, pudesse alegar a barreira idiomática — e com dois claros destinatários: as classes acomodadas de uma nação que arde em protestos há três semanas, e os turistas e homens de negócios que visitam a capital chilena num de seus períodos mais conturbados em muitos anos. O Chile quer justiça social e a quer já, depois de décadas de promessas descumpridas e de, nas palavras da economista do desenvolvimento Nora Lustig, “um modelo privatizador dos serviços públicos que deixou muita gente de fora”. O ano de 2019, como dizia outra das muitas pichações políticas que se multiplicam nas ruas da cidade, será recordado como o momento em que “o Chile acordou”.

(Fonte: MONTES, R.; FARIZA, I. O “milagre chileno” se choca com a realidade. El País Brasil, 2019). 

De acordo com as informações apresentadas no texto 1, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Em “para que ninguém, nem dentro nem fora, pudesse alegar a barreira idiomática”, os termos “dentro” e “fora” referem-se ao ambiente interior e ao exterior, respectivamente, do “hotel em Santiago” mencionado na frase anteposta.

    B) A frase “Eat the rich” é endereçada aos servidores públicos contrários às privatizações e aos estrangeiros empresários corruptos.

    C) O “Chile acordou” porque ele resolveu pichar muros com frases políticas.

    D) Pichações, como as que vêm ocorrendo no Chile, devem ser sempre evitadas, sobretudo, as que instiguem a violência.

    E) O povo chileno quer imediatamente o fim da injustiça trazida pelas privatizações e promessas não cumpridas.

Considere o texto a seguir, extraído de um dos discursos do orador brasileiro Rui Barbosa, para responder à próxima questão.

“As formas políticas são vãs, sem o homem que as anima. É o vigor individual que faz as nações robustas. Mas o indivíduo não pode ter essa fibra, esse equilíbrio, essa energia, que compõem os fortes, senão pela consciência do seu destino moral, associada ao respeito desse destino nos seus semelhantes. Ora, eu não conheço nada capaz de produzir na criatura humana em geral esse estado interior, senão o influxo religioso. Nem o ateísmo reflexivo dos filósofos, nem o inconsciente ateísmo dos indiferentes são compatíveis com as qualidades de ação, resistência e disciplina essenciais aos povos livres”. 
No trecho destacado, o autor emprega duas vezes a palavra “senão”. Em ambos os casos, esse termo poderia ser substituído, sem prejudicar o sentido e a fluidez do texto, por:

    A) mas.

    B) exceto.

    C) portanto.

    D) não obstante.

Leia o texto abaixo para responder à questão que se segue.


    Devagar e sempre, as mulheres conquistam cada vez mais espaço na economia e, embora ainda haja muitas desigualdades, o empreendedorismo feminino aumenta ano a ano. Em 2019, 25% das aberturas de empresas foram por mulheres. Em 2016, eram 18%. Também houve expansão de 7% no empreendedorismo feminino em 2019. Contudo, o estudo Women in The Boardroom — Uma Perspectiva Global, realizado pela Deloitte, mostra que a presença feminina em cargos de chefia é pequena. Nos assentos de conselhos, subiu apenas 1,9% desde 2017, atingindo, em termos mundiais, 16,9%. No Brasil, somente 8,6% dos colegiados são preenchidos por mulheres.


    Para Liliane Rocha, fundadora e CEO da Gestão Kairós — consultoria de sustentabilidade e diversidade para empresas —, o debate da participação das mulheres está avançando, “porém, a representatividade evolui menos em postos de decisão”. Ela ressalta que, nas 500 maiores empresas brasileiras, mulheres na liderança são somente 13%. “No entanto, são 52% da população e 60% do contingente que sai da graduação desde os anos 2000, ou seja, a conta não fecha”, alerta.


    A vantagem, acrescenta a especialista, é que as mulheres dentro das empresas estão mais empoderadas. “Agora, entendem quando algum tipo de assédio acontece e denunciam”, diz. Ela destaca, entretanto, que não há equidade salarial. “Em 2014, a renda média das brasileiras correspondia a cerca de 68% da dos homens. Se continuarmos no patamar atual, só será superada em 2095.” 


    Nem tudo são espinhos. Outro levantamento mostra que a diversidade dentro da empresa gera mais lucro. A pesquisa A diversidade como alavanca de performance, da consultoria McKinsey, realizada com mais de mil empresas em 12 países, aponta que ter mulheres em cargos de liderança aumenta em 21% as chances de uma empresa ter desempenho financeiro acima da média. “A maior participação da mulher no mercado de trabalho e em cargos diretivos tem o potencial de injetar até US$ 12 trilhões no PIB (Produto Interno Bruto) global até 2025. No Brasil, o incremento seria de cerca de US$ 410 bilhões”, assinala Liliane.


    Muito do movimento do empreendedorismo feminino, de acordo com Carmen Migueles — professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV Ebape), coordenadora do núcleo de estudos de sustentabilidade e gestão de riscos —, é provocado por necessidade. “Maior dificuldade de se inserir no mercado formal, filhos e necessidade de horário mais flexível levam muitas mulheres a abrirem seus negócios”, frisa. A participação em carreiras consideradas “masculinas” também é pequena, segundo Carmen. “Nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que são as que dão maior retorno, o contingente é, predominantemente, masculino.” 


    Isso não foi obstáculo para Deborah Alves, 27 anos, cofundadora e Chief Technology Officer (CTO) da Cuidas, startup que conecta empresas a médicos de família no local de trabalho, um projeto que nasceu da vontade de descomplicar e personalizar a atenção à saúde. Formada em ciência da computação e matemática pela Harvard University, foi engenheira de software na Quora, no Vale do Silício, e participou da fundação Brazilian Student Association (Brasa), onde conheceu os futuros sócios. “Desde jovem, participo de competições de matemática, em que há poucas meninas. Na faculdade, no contexto de computação, são, no máximo, 10% de mulheres. Mas isso tem mudado mais rapidamente”, conta.


    Como acumulou carimbos de especialização e as maiores notas, Deborah enfrentou poucos percalços e desrespeito, muito comuns quando a mulher se destaca em ambientes masculinos. “Tive poucas interações com homens que menosprezavam meu conhecimento, mas sempre tive a dificuldade de me vender”, reconhece. “É uma coisa enraizada, da cultura machista. A insegurança de que a mulher não pode ser metida, tem que ficar na dela, tem que ser mais para se destacar. Afeta a confiança.” (...).


Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br (Texto adaptado)

O objetivo do texto é apresentar dados sobre:

    A) O assédio moral nas empresas dominadas por homens.

    B) A superação das mulheres frente ao machismo da sociedade patriarcal.

    C) O crescimento do empreendedorismo feminino, apesar de as desigualdades ainda existirem.

    D) A dificuldade que as mulheres enfrentam de serem reconhecidas como capazes de contribuir com a economia de seu país.

    E) A competência profissional das mulheres em detrimento da falta de oportunidades para que elas mostrem seu potencial.


O tema central do texto CG2A1-I é

    A) a criação de um novo segmento profissional.

    B) a possibilidade de educar pedestres e motoristas para o trânsito.

    C) a influência das ferramentas tecnológicas em várias atividades humanas, inclusive no tráfego.

    D) a substituição dos meios de comunicação tradicionais pelas tecnologias da informação e comunicação.

    E) a forma como se deve lidar com o trânsito nas grandes cidades brasileiras.

Preço médio do etanol

Os preços médios do etanol hidratado subiram em 19 estados e no Distrito Federal na semana encerrada no sábado (04/07/2020), em comparação com a semana anterior (encerrada no sábado, dia 27/06/2020), de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilado pelo AE-Taxas. A cotação do biocombustível caiu em outros 6 estados e ficou inalterada na Paraíba.

Nos postos pesquisados pela ANP em todo o Brasil, o preço médio do etanol subiu 1,03% entre a semana encerrada no dia 27/06/2020 e a semana encerrada no dia 04/07/2020, passando de R$ 2,709 para R$ 2,737, o litro. Ao longo do mês de junho de 2020, a alta foi de 7,67%, alcançando o valor médio de R$ 2,542 nos postos pesquisados por todo o país.

Em São Paulo, principal estado produtor, consumidor e com mais postos avaliados, a cotação média do etanol hidratado ficou em R$ 2,544 (na semana encerrada em 04/07/2020), representando, assim, uma alta de 0,83% ante a semana anterior, encerrada no dia 27/06/2020, quando o preço médio era de R$ 2,523. A média da semana de 04/07/2020 também representa uma elevação de 8,95% na comparação com o mês de junho de 2020, quando a cotação média era de R$ 2,335.

Ainda considerando apenas a semana encerrada no dia 04/07/2020, a maior alta porcentual foi registrada no Tocantins, com elevação de 3,84%. A maior queda nesse período foi verificada em Roraima, com redução de 6,04%. O preço mínimo registrado na referida semana para o etanol em um posto foi de R$ 2,059, o litro, em São Paulo; e o menor preço médio estadual, de R$ 2,437, foi registrado em Mato Grosso. O preço máximo individual na semana citada, de R$ 4,999, o litro, foi verificado em um posto do Rio Grande do Sul. O Rio Grande do Sul também teve o maior preço médio, de R$ 3,945.

Na comparação mensal (em relação a junho de 2020), os preços do etanol subiram em 18 estados e no Distrito Federal e cederam em outros 8 estados. O estado que registrou a maior alta porcentual na comparação mensal foi no Paraná, com elevação de 14,15% no preço do etanol hidratado. A queda mais expressiva foi verificada em Roraima (- 5,45%).

Por Agência Estado, em julho de 2020 (disponível em: https://bit.ly/32jbYww). Com adaptações. 
Leia o texto 'Preço médio do etanol' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. O preço mínimo do etanol hidratado registrado na semana encerrada no dia 04/07/2020 foi de R$ 2,590, o litro, em um posto de São Paulo, de acordo com o texto. II. As informações apresentadas pelo texto são baseadas no levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilado pelo AE-Taxas. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Vilnius, Lituânia


Com apenas 575,1 mil habitantes (estimativa do ano de 2019), Vilnius, a capital da Lituânia entra na lista das cidades mais baratas para viver na União Europeia. A economia da cidade gira mais em torno dos seguintes setores: finanças, serviços, comércio e construção civil.

O aluguel de um apartamento de um quarto no centro da cidade custa, aproximadamente, € 482 (quatrocentos e oitenta e dois euros), as contas básicas de eletricidade, aquecimento, arrefecimento, água e lixo para um apartamento de 85 m² custam cerca de € 121 (cento e vinte e um euros) e uma pessoa recebe por mês, em média, um salário líquido de € 834 (oitocentos e trinta e quatro euros).

O indicador de custo de vida é baixo, e a qualidade de vida na cidade é muito elevada, com serviços de saúde e de segurança eficientes e baixo índice de poluição, com montanhas arborizadas.

Apesar dessas grandes vantagens, o poder de compra na cidade é baixo e a língua oficial (o lituano) pode ser uma dificuldade para quem não conhece.

Trecho adaptado. Disponível em: https://bit.ly/34hdHS0 (acesso em 07/04/2020).

Leia o texto 'Vilnius, Lituânia' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. De acordo com o texto, Vilnius conta com apenas 575,1 mil habitantes, segundo a estimativa do ano de 2019.

II. O texto afirma que Vilnius é uma das cidades mais baratas para viver na União Europeia.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

COGNA

A empresa Cogna comunicou recentemente que realizou protocolo público para registro da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da sua subsidiária, a empresa Vasta Platform Limited. O procedimento foi realizado junto à Securities and Exchange Commission (SEC), nos Estados Unidos (EUA).

A Cogna Educação (anteriormente Kroton Educacional) é a segunda maior empresa do mundo relacionada à educação. Foi fundada em 1966, em Belo Horizonte (MG), a partir da criação de uma empresa de cursos pré-vestibular chamada Pitágoras. Ela atua em todos os níveis escolares, tais como: Ensino Fundamental e Médio, ensino básico para adultos, vestibular, cursos livres, educação superior e pós-graduação.

A Cogna conta com mais de 1,185 milhão de estudantes presenciais, 819.000 na modalidade de EaD, 290.000 estudantes na Educação Básica, 127 campi e 726 polos divididos entre 11 marcas educacionais que estão distribuídas em todos os estados brasileiros.

"A oferta [de ações] será realizada exclusivamente no exterior, tendo a Vasta Platform Limited pleiteado sua listagem na NASDAQ [uma bolsa de valores norteamericana], nos termos das disposições legais aplicáveis, sob a coordenação de determinadas instituições financeiras", afirmou a empresa.

De acordo com a Cogna, a Vasta irá consolidar as atividades do grupo relacionadas às soluções educacionais e digitais voltadas às escolas particulares que operam no segmento da Educação Básica. A oferta de ações foi aprovada em reunião do conselho de administração da Cogna.

A Cogna reforçou que a efetiva realização da oferta de ações e a definição sobre seu volume estão sujeitas, dentre outros fatores, à deliberação final da administração da companhia, à obtenção das aprovações societárias competentes, às condições políticas e macroeconômica favoráveis, entre outros fatores.

Por Paula Arend Laier, em 2020 (disponível em: https://bit.ly/3906gB9). Copyright © Thomson Reuters. Com adaptações. 
Leia o texto 'COGNA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. As informações presentes no texto levam o leitor a inferir que a oferta de ações foi aprovada em reunião do conselho de administração da Cogna em junho de 2018.
II. A NASDAQ é uma bolsa de valores europeia, responsável por regular a emissão de ações de empresas do setor educacional em todo o mundo, de acordo com a autora. Essa bolsa de valores é considerada uma das mais ativas do mundo, como pode ser percebido pelo uso de um substantivo derivado no trecho "que estão distribuídas em todos os estados brasileiros".
III. O texto traz ao leitor uma série de informações que permitem concluir que a Vasta Platform Limited pleiteou sua listagem na NASDAQ, nos termos das disposições legais aplicáveis.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Coloque-se no lugar do usuário

Muitos especialistas alegam que, para alcançar uma boa qualidade no atendimento, o servidor deve colocar-se no lugar do usuário dos serviços, ou seja, deve ter empatia.

A empatia é uma das maiores virtudes que uma entidade deve ter no atendimento ao público. Afinal, o usuário dos serviços precisa ter confiança em uma organização para cultivar uma imagem positiva da mesma.

Portanto, por mais que os processos sejam bem definidos e explicados para os servidores, a possibilidade de haver equívocos sempre estará presente. Caso ocorra algum erro que afete o serviço oferecido ao usuário, a melhor medida a ser tomada é pedir desculpas e procurar maneiras de atenuar o malestar, ao mesmo tempo em que se busca resolver o problema.

Mesmo fora de seu setor, é recomendável que o servidor procure cumprimentar a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os usuários dos serviços. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o cidadão ser reconhecido e cumprimentado.

O servidor deve fazer com que o usuário se sinta bem-vindo na instituição. Deve tratá-lo como alguém importante para a instituição. Assim, fazer comentários agradáveis pode ser uma boa forma de valorizar a relação com o cidadão, sempre mantendo o respeito na comunicação e dando a devida atenção à demanda do usuário.

Diante de um usuário autoritário ou exaltado, o servidor deve tentar usar toda sua habilidade de comunicação, cortesia e empatia para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal-entendido. Caso o servidor perceba que uma determinada situação pode se agravar, ele deve procurar ajuda de seu superior.

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/36dA6Qk.

Com base no texto 'Coloque-se no lugar do usuário', leia as afirmativas a seguir:


I. Caso ocorra algum erro que afete o serviço oferecido ao usuário, a melhor medida a ser tomada é pedir desculpas e procurar maneiras de atenuar o mal-estar, ao mesmo tempo em que se busca resolver o problema, de acordo com o texto.

II. A empatia é uma das maiores virtudes que uma entidade deve ter no atendimento ao público, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

A onça doente
Monteiro Lobato
A onça caiu da árvore e por muitos dias esteve de cama seriamente enferma. E como não pudesse caçar, padecia fome das negras.
Em tais apuros imaginou um plano.
— Comadre irara – disse ela – corra o mundo e diga à bicharia que estou à morte e exijo que venham visitar-me.
A irara partiu, deu o recado e os animais, um a um, principiaram a visitar a onça.
Vem o veado, vem a capivara, vem a cutia, vem o porco do mato.
Veio também o jabuti.
Mas o finório jabuti, antes de penetrar na toca, teve a lembrança de olhar o chão. Viu na poeira só rastos entrantes, não viu nenhum rastro sainte. E desconfiou:
— Hum!… Parece que nesta casa quem entra não sai. O melhor, em vez de visitar a nossa querida onça doente, é ir rezar por ela…
E foi o único que se salvou.  
Disponível em: <encurtador.com.br/hALX1>.
Acesso em: 25 out. 2019.

Releia a sentença.


“Mas o finório jabuti, antes de penetrar na toca, teve a lembrança de olhar o chão.”


A oração pode ser reescrita da seguinte maneira, sem alteração de seu significado:

    A) Mas o néscio jabuti, antes de penetrar na toca, teve a lembrança de olhar o chão.

    B) Mas o ladino jabuti, antes de penetrar na toca, teve a lembrança de olhar o chão.

    C) Mas o insigne jabuti, antes de penetrar na toca, teve a lembrança de olhar o chão.

    D) Mas o ilustre jabuti, antes de penetrar na toca, teve a lembrança de olhar o chão.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. 


(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/ - texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa que NÃO relaciona um tipo de privilégio que a autora tenha mencionado no texto.

    A) Não sofrer preconceito racial.

    B) Não sofrer discriminação de gênero.

    C) Ter relações familiares estáveis.

    D) Ter acesso à educação considerada de qualidade.

    E) Ter tido acesso ao ensino superior.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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Provas e Concursos
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