Questões sobre Ortografia

Lista completa de Questões sobre Ortografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

INSTRUÇÃO: A questão diz respeito ao Texto. Leia-o atentamente antes de respondê-la.


(Texto)


No Texto, todas as palavras estão escritas corretamente, exceto:

    A) “Imunodeficiência” (linha 2).

    B) “Incidência” (linha 8).

    C) “Habitantes” (linha 10).

    D) “Ocorência” (linha 10).

As boazinhas que me perdoem


    Qual o elogio que uma mulher adora receber? Bom, se você está com tempo, pode-se listar aqui uns 700: mulher adora que verbalizem seus atributos, sejam eles físicos ou morais. Diga que ela é uma mulher inteligente, e ela irá com a sua cara. Diga que ela tem um ótimo caráter e um corpo que é uma provocação, e ela decorará o seu número. Fale do seu olhar, da sua pele, do seu sorriso, da sua presença de espírito, da sua aura de mistério, de como ela tem classe: ela achará você muito observador e lhe dará uma cópia da chave de casa. Mas não pense que o jogo está ganho: manter o cargo vai depender da sua perspicácia para encontrar novas qualidades nessa mulher poderosa, absoluta. Diga que ela cozinha melhor que a sua mãe, que ela tem uma voz que faz você pensar obscenidades, que ela é um avião no mundo dos negócios. Fale sobre sua competência, seu senso de oportunidade, seu bom gosto musical. Agora quer ver o mundo cair? Diga que ela é muito boazinha.

    Descreva uma mulher boazinha. Voz fina, roupas pastéis, calçados rente ao chão. Aceita encomendas de doces, contribui para a igreja, cuida dos sobrinhos nos finais de semana. Disponível, serena, previsível, nunca foi vista negando um favor. Nunca teve um chilique. Nunca colocou os pés num show de rock. É queridinha. Pequeninha. Educadinha. Enfim, uma mulher boazinha.

    Fomos boazinhas por séculos. Engolíamos tudo e fingíamos não ver nada, ceguinhas. Vivíamos no nosso mundinho, rodeadas de panelinhas e nenezinhos. A vida feminina era esse frege: bordados, paredes brancas, crucifixo em cima da cama, tudo certinho. Passamos um tempão assim, comportadinhas, enquanto íamos alimentando um desejo incontrolável de virar a mesa. Quietinhas, mas inquietas.

    Até que chegou o dia em que deixamos de ser as coitadinhas. Ninguém mais fala em namoradinhas do Brasil: somos atrizes, estrelas, profissionais. Adolescentes não são mais brotinhos: são garotas da geração teen. Ser chamada de patricinha é ofensa mortal. Quem gosta de diminutivos, definha.

    Ser boazinha não tem nada a ver com ser generosa. Ser boa é bom, ser boazinha é péssimo. As boazinhas não têm defeitos. Não têm atitude. Conformam-se com a coadjuvância. PH neutro. Ser chamada de boazinha, mesmo com a melhor das intenções, é o pior dos desaforos.

    Mulheres bacanas, complicadas, batalhadoras, persistentes, ciumentas, apressadas, é isso que somos hoje. Merecemos adjetivos velozes, produtivos, enigmáticos. As “inhas” não moram mais aqui. Foram para o espaço, sozinhas.


MEDEIROS, Martha. Liberdade Crônica. Porto Alegre: L&PM, 2014.


Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa adequada sobre aspectos estruturais do texto:

    A) No título, o vocábulo “que” assume um papel pronominal, funcionando como pronome relativo.

    B) Não há desvio gramatical em “(...) pode-se listar aqui uns 700: (...)” (1º parágrafo).

    C) Na passagem “Qual o elogio que uma mulher adora receber?” (1º parágrafo), o vocábulo “que” deve ser classificado como uma partícula expletiva, pois apenas funciona como um realce no período.

    D) Os vocábulos “você”, “está”, “decorarᔠe “pastéis” atendem à mesma regra de acentuação gráfica.

    E) Não sobressaem, no primeiro parágrafo do texto, verbos flexionados no modo imperativo.

Empresas que exploram recursos humanos e naturais na sede por lucro são ____1________ insustentáveis. Tais empresas têm cada vez menos espaço numa época em que a pressão de acionistas e investidores por responsabilidade social e ambiental é cada dia maior.

A situação ideal no desempenho de sua empresa, como o “ponto doce” da raquete de tênis, no qual a batida na bola é mais eficaz, é aquela em que os interesses financeiros coincidem com os interesses sociais e ambientais.

O movimento em busca desse lugar ideal chama-se sustentabilidade, e muitas empresas da Fortune 100, como DuPont, PepsiCo e Toyota, estão começando a explorá-lo como o mais revolucionário conceito de negócios.

Reagindo à pressão crescente dos reguladores, dos ambientalistas e dos acionistas _____2______de consciência ambiental, aquelas e outras empresas estão à procura de soluções que proporcionem recompensas ambientais e sociais, além dos resultados financeiros. As empresas que ______3_______os princípios da sustentabilidade estão sujeitas a sérios ______4________em seus objetivos de negócios.

‘A empresa sustentável’ é um livro desbravador que mapeia a _____5___________da sustentabilidade no mundo dos negócios e mostra por que o sucesso financeiro caminha cada vez mais de mãos dadas com as realizações sociais e ambientais.

Disponível em https://www.travessa.com.br/ (trecho) Acesso em: 18/11/20
Marque a alternativa em que todas as palavras que completam o texto estão grafadas corretamente:

    A) 1. empreendimentos 2. imbuídos 3. infringem 4. retrocessos 5. ascensão

    B) 1. empreendimentos 2. embuídos 3. infringem 4. retrocessos 5. ascenção

    C) 1. emprendimentos 2. imbuidos 3. enfringem 4. retrosessos 5. assensão

    D) 1. emprendimentos 2. embuidos 3. inflingem 4. retrosseços 5. asensão

    E) 1. impreendimentos 2. inbuídos 3. inflingem 4. retrocesos 5. assenção

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.


O futuro demanda solidariedade

Por Luciana Allan



(Disponível em:
https://exame.com/blog/crescer-em-rede/ao-inves-de-um-novo-normal-um-normalmelhor-para-educacao/ – texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa na qual o hífen tenha sido INCORRETAMENTE suprimido.

    A) Autoestima.

    B) Interrelação.

    C) Infraestrutura.

    D) Autoescola.

    E) Contracheque.

Assinale a alternativa em que a palavra destacada é acentuada por motivo diverso das demais.

    A) “Os incêndios na floresta”

    B) “[...] e até estado de emergência já foi declarado na cidade [...]”

    C) “A fumaça e os gases liberados pelas fábricas”

    D) “[...] um bar em Nova Déli, capital da Índia, vende doses de oxigênio aromatizado [...]”

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.


 Como Pantera Negra virou um filme importante na luta .................

(Disponível em: https://www.metropoles.com/entretenimento/cinema/como-pantera-negra-virou-um-filmeimportante-na-luta-................ – texto especialmente adaptado para esta prova.)

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas pontilhadas do título, das linhas 05 e 29 do texto e do link da fonte.

    A) antirracista

    B) anti-racista

    C) anti racista

    D) antiracista

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.


O futuro demanda solidariedade

Por Luciana Allan



(Disponível em:
https://exame.com/blog/crescer-em-rede/ao-inves-de-um-novo-normal-um-normalmelhor-para-educacao/ – texto adaptado especialmente para esta prova).

Considerando a correta ortografia das palavras em Língua Portuguesa, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente,os pontilhados das linhas 04, 07 e 13:

    A) x –c –s

    B) z –s –z

    C) x –c –z

    D) z –c –s

    E) z –s –s

TEXTO

Importância do Pantanal


     O Pantanal é um dos biomas mais importantes do Brasil e do mundo e é extremamente rico quando se trata da fauna brasileira. A região abriga grande parte dos animais existentes no país, com mais de 1,2 mil espécies de animais nativos e dezenas deles em extinção. Em suas dimensões, o Pantanal chega a cerca de 220 mil km², sendo que 120 mil km² estão em solo brasileiro, nos estados do Mato Grosso do Sul (65%) e Mato Grosso (35%), na região Centro-Oeste. O Pantanal também abrange os países da Bolívia e Paraguai, que fazem fronteira com a região.


     A importância do Pantanal, além da fauna e de sua rica vegetação, também se destaca como uma das áreas contribuintes para a redução do aquecimento global, já que sua capacidade de absorção do carbono ajuda a conter o efeito estufa. As características do local levaram a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a considerar o Pantanal como Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera Mundial.


     A principal característica do bioma é a planície inundada, mas também há a presença do Cerrado, Caatinga e Floresta Tropical. A área do Pantanal é cercada por planaltos com elevada altitude, o que faz o bioma ser a nascente de vários rios pantaneiros, e possuir a característica de inundações. A paisagem da região é diversificada, possui árvores de médio e grande porte, assim como árvores tortuosas, comuns no Cerrado. Também há vegetações aquáticas, muitas utilizadas de forma medicinal. Além disso, nas matas ciliares, a vegetação é densa e possui muitas árvores altas.


Causas dos incêndios


     Essa é uma região que possui duas estações climáticas muito bem definidas. Ocorre o verão, com grandes chuvas, tempo úmido e inundação das planícies. A outra estação, o inverno, tem poucas chuvas, a umidade do ar fica muito baixa e o clima extremamente seco. É no período do inverno que as queimadas costumam surgir em maior número, já que o tempo seco facilita para que os incêndios possam se propagar. No entanto, as ações do homem também interferem no aumento das queimadas, agravando ainda mais a situação. Por isso, as origens do fogo no Pantanal são causadas tanto pelos aspetos naturais da região como pelas atividades exercidas pelo homem no local, principalmente pelo desmatamento e da transformação de áreas vegetais em pastos para a prática agropecuária.


     Segundo a professora de Geografia e Atualidades do Colégio Oficina do Estudante, Andreza Bernardi, os atuais incêndios no Pantanal têm causas humanas, geralmente relacionadas ao desenvolvimento e à expansão de atividades agropecuárias: prática da queima da área de pastagem, incêndios em equipamentos agrícolas e fogo nas raízes das árvores para extração de mel. Mesmo que essas atividades sejam frequentes na região, muitas vezes são feitas de forma ilegal e as consequências têm sido grandes. “Apesar de o fogo poder ser utilizado em alguns casos, como forma de manejo, há a necessidade de autorização prévia dos órgãos públicos competentes para utilização da técnica, fato que tem sido negligenciado”, informou a professora.


     Neste ano, o clima registrado foi ainda mais seco que o de costume, assim como o nível de chuvas muito abaixo. Consequentemente, houve a contribuição do aumento das queimadas, chegando ao número recorde informado pelo Inpe. Dos mais de 2 milhões de hectares queimados, 1,2 milhão está registrado no Mato Grosso e mais de 1 milhão no Mato Grosso do Sul. O aumento começou a se tornar mais preocupante em julho, quando a umidade do ar era registrada abaixo de 10%. Neste período, queimadas começaram a ser registradas em propriedades privadas da região.


Fauna e os impactos


     Uma das maiores preocupações com os incêndios na região do Pantanal está ligada à sua riquíssima fauna. Por conter espécies raras de animas, a região já sofre com fatores, como a caça e a pesca, que, mesmo proibidas em algumas situações, ainda são frequentes no local e contribuem para a extinção de alguns animais.


     Com os incêndios, muitos animais estão morrendo queimados ou por falta de alimentação e água. Além disso, os hábitats estão sendo perdidos e o ecossistema da região sofrendo alterações. De acordo com a professora de biologia, Paula Gadioli, as consequências virão em médios e longos prazos. “A preocupação não é apenas com a morte direta dos animais incinerados ou mortos por asfixia, mas também com as consequências a médio e longo prazo, já que com a destruição de seus hábitats há uma consequente alteração das populações, uma vez que as queimadas estão eliminando as fontes de alimento, bem como os locais de abrigo, repouso e reprodução dos animais”, afirma.


     Entre as espécies presentes no Pantanal, é possível encontrar mamíferos, répteis, aves, anfíbios e peixes.


Entre eles, estão alguns dos seguintes animais:

- Mamíferos: mais de 130 espécies entre antas, capivaras, veados, onças-pintadas, morcegos;

- Répteis: mais de 80 espécies, sendo a maior variedade de jacarés;

- Aves: mais de 400 espécies entre tucanos, araras, tuiuiú, carão;

- Anfíbios: mais de 30 espécies como a rã verde;

- Peixes: mais de 200 espécies de pacu, pintado, bagre, traíra, dourado, piau, jaú (o maior da região).


     Entre toda a atual situação enfrentada pelas queimadas na região, a professora também relembrou a presença do Parque Estadual Encontro das Águas. No local há a maior concentração de onças-pintadas do mundo e mais de 80% do território foi destruído pelas queimadas, de acordo com dados da ONG SOS Pantanal. “A onça-pintada (Panthera onca) é um dos animais em risco de extinção, juntamente com a onça-parda (Puma concolor), que já sofriam com a caça punitiva. Além destes, o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), a arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus), a ariranha (Pteronura brasiliensis) e o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) também estão nas listas de ameaçados de extinção”, comentou Paula.


Fumaça e a população


     Um outro fator preocupante é a fumaça proveniente das queimadas. Nos últimos dias, algumas cidades, já incluindo também a região Sul e Sudeste do país, relataram que houve uma chuva de tom escuro. De acordo com o Inpe, essas partículas de fumaça são liberadas na atmosfera e levadas pelos ventos para as demais localidades. No entanto, além do Pantanal, a Amazônia e o Cerrado também têm sofrido com queimadas, contribuindo mais ainda para a ocorrência desse tipo de fenômeno.


     Essa fumaça que chega às cidades é altamente prejudicial à saúde da população. Podem acarretar novas doenças ou piorar quadros de situações já existentes, como até mesmo a situação de pandemia do coronavírus. “As queimadas podem liberar diferentes gases tóxicos, como óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos, monóxido de carbono e dióxido de enxofre, além de material particulado. Essas substâncias podem causar problemas a curto, médio e longo prazo, provocando desde problemas oftálmicos, doenças dermatológicas, cardiovasculares e pulmonares, até câncer, devido aos efeitos carcinogênicos de substâncias tóxicas liberadas”, informou a professora de biologia.


     Além disso, as queimadas alteram totalmente as questões ambientais como a temperatura, o que pode influenciar na vegetação, populações animais e, consequentemente, na distribuição de insetos vetores de doenças. Já nas áreas atingidas pelo fogo, além dos animais, os moradores ribeirinhos também são diretamente afetados, ficando desabrigados e necessitando, em alguns casos, de serem resgatados.


     Nesse sentido, de acordo com a professora de Geografia e Atualidades do Colégio Oficina do Estudante, Andreza Bernardi, os impactos que estão sendo causados no Pantanal podem ser irreversíveis. “Apesar de haver a possibilidade de regeneração da flora em algumas localidades, a perda de extensas áreas com cobertura vegetal causa queda na evapotranspiração, aumento dos poluentes na atmosfera e perda da diversidade vegetal”, afirmou. Animais estão morrendo, pessoas estão sendo desabrigadas e a fumaça das queimadas já atingem as cidades, sendo extremamente prejudicial à saúde humana. Com isso, a situação do Pantanal, assim como dos biomas Amazônia e Cerrado, que também estão sofrendo com as queimadas neste período, é muito preocupante.


Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/atualidades/queimadas-no-pantanal-causas-e-impactos-no-meio-ambiente.htm (com adaptações). Acesso em 30-09-20.

O vocábulo destacado em “(...) os atuais incêndios no Pantanal têm causas humanas, (...)” recebe acento gráfico, segundo uma determinada regra, de acordo com o Novo Acordo ortográfico. Nas opções abaixo, o vocábulo que se acentua por causa da mesma regra da palavra destacada na passagem acima está presente no item:

    A) pé;

    B) pôde;

    C) amém;

    D) você;

    E) céu.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.


 Como Pantera Negra virou um filme importante na luta .................

(Disponível em: https://www.metropoles.com/entretenimento/cinema/como-pantera-negra-virou-um-filmeimportante-na-luta-................ – texto especialmente adaptado para esta prova.)

Sobre acentuação de vocábulos do texto, analise as seguintes assertivas:
I. “heroi” está grafado incorretamente em todas as ocorrências no texto, pois deveria ser acentuado. II. O vocábulo “mérito” é acentuado por ser uma proparoxítona. III. “resistência”, “estereótipos” e “rádio” são acentuados pela mesma regra.
Quais estão corretas?

    A) Apenas II.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas I e III.

Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.



Disponível em https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2019/10/11/parte-de-mangueira-cai-na-tv-vileta-em-belem-e-atinge-dois-veiculos.ghtml Acessado em 15 de janeiro de 2019

A inicial maiúscula foi empregada incorretamente em

    A) Almirante Barroso (linha 2).

    B) Corpo de Bombeiros (linha 3).

    C) Bombeiros (linha 5).

    D) Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (linhas 6 e 7).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...