Questões sobre Ortografia

Lista completa de Questões sobre Ortografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Memórias de um aprendiz de escritor


As palavras paroxítonas apresentam inúmeras regras de acentuação gráfica. Sabendo disso, assinale a opção que contém apenas palavras que se enquadram nessas normas.

    A) Prática – histórias

    B) Também – infância

    C) Colégio – vocês

    D) Incrédulo – lápis

    E) Rádio – horrível

Sobre o Acordo Ortográfico em vigor a partir de 2009:


I-O alfabeto português passa a ter 26 letras, considerando oficialmente as letras K, W e Y. Assim, palavras como quilo e quilômetro passam a vigorar com duas ortografias: kilo e kilômetro.

II-O sinal do trema é extinto, inclusive em nomes estrangeiros que devem ser aportuguesado, como Müller, passando a ser registrado sem o trema.

III-O acento circunflexo deixa de ser utilizado em palavras proparoxítonas como pêssego e efêmero.

IV-Palavras em que o segundo termo é iniciado com H, o hífen deixa de ser utilizado, como em antiigiênico.

    A) Somente II e IV estão corretas.

    B) Somente III está correta.

    C) Somente IV está correta.

    D) Todas estão corretas.

    E) Todas estão incorretas.

Na fala, “[...] A mocinha, filha dele, dezoito, vinte, vinte e dois anos, sei lá, veio lá de dentro, atendeu [...]” há quebra de entoação do narrador observador. Nessa perspectiva, a construção de sentido se dá:

    A) porque a ausência de vírgula configura-se em “erro de português”, tão comum na linguagem oral.

    B) tendo em vista o narrador transcrever a observação de igual modo como aconteceu, ocasionando um “erro” de ortografia, já que a linguagem escrita é divergente da linguagem oral.

    C) de forma falha, portanto é fácil identificar que o narrador erra os padrões da escrita, já que poderia omitir esta parte: “[...] dezoito, vinte [...]”, na qual não traz qualquer sentido/informação ao texto.

    D) porque o texto foi escrito em conformidade com o contexto anunciativo de realização, em que existe proximidade das marcas de oralidade na linguagem escrita.

    E) por conta da quebra de sentido presente neste fragmento semelhante ao analisado: “Alô. Dois quatro sete um dois cinco quatro”, no qual, em decorrência da ausência de entoação, fere a gramática normativa.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que define o conjunto de aprendizagens que os alunos devem desenvolver durante os anos escolares. Sobre a Língua Portuguesa é incorreto afirmar que:

    A) Possui quatro grandes eixos: leitura/escuta; produção de textos; oralidade e análise linguística/semiótica.

    B) A organização das práticas de linguagem se dá por campos de atuação: vida cotidiana (somente nos Anos Iniciais), artístico-literário, práticas de estudo e pesquisa, jornalístico/midiático e atuação na vida pública (os dois últimos fundidos nos Anos Iniciais sob o nome de Campo da vida pública).

    C) As habilidades específicas da Língua estão agrupadas nas diferentes práticas e devem ser consideradas sob as perspectivas da continuidade das aprendizagens e da integração dos eixos organizadores e objetos de conhecimento ao longo dos anos de escolarização.

    D) A quinta competência específica da Língua Portuguesa propõe empregar, nas interações sociais, a língua culta padrão, proporcionando ao(s) interlocutor(es) níveis de comunicabilidade acima da utilizada cotidianamente.

    E) A décima habilidade refere-se à cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos.

Leia o texto.

A Carroça

Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me para dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer.

Após algum tempo, ele se deteve numa clareira e, depois de um pequeno silêncio, perguntou-me:

— Além do canto dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?

Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:

— Estou ouvindo um barulho de carroça.

— Isso mesmo – disse meu pai – e é uma carroça vazia!

Perguntei a ele:

— Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?

— Ora – respondeu meu pai – é muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.

Tornei-me adulto e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, gritando (no sentido de intimidar), tratando o próximo com grosseria inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo e querendo demonstrar ser o dono da razão e da verdade absoluta, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:

“Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz”.

Autor desconhecido
<https://www.refletirpararefletir.com.br/>
Assinale a alternativa em que a palavra destacada está adequada e corretamente escrita.

    A) Colocou em um caxote toda a mercadoria.

    B) Muitos cidadões de Coronel Freitas dedicam-se à agricultura.

    C) As carroças transportavam muitas melancias, era uma réstia de melancias.

    D) Se você mora em uma grande rua, mora em uma ruela.

    E) Se você vê muitos porcos passando, está vendo uma vara.

Analise as afirmativas a seguir:
I. Locução adjetiva é a expressão formada de preposição e substantivo ou equivalente com função de adjetivo. Um exemplo de locução adjetiva é: Homem de coragem = homem corajoso. II. Algumas palavras na Língua Portuguesa possuem a escrita ou pronúncia idênticas, mas carregam significados distintos. Esse é o caso dos parônimos “descrição” e “distração”.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:
I. Pronomes pessoais são aqueles que substituem os substantivos, indicando indiretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala. II. O acento circunflexo é utilizado no trecho “Precisou de muito tempo para pôr ordem no escritório” pelo mesmo motivo que no trecho “Ele viajou pôr países que não conhecia”.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Assinale a alternativa em que a frase está corretamente escrita.

    A) A paralisação de ônibus foi para reivindicar preços mais justos nas passagens.

    B) Tomei uma chícara de café e depois um duxa de água fria.

    C) A salchicha estava quente e eu quiz esperar um pouco para comer o cachorro-quente.

    D) É preciso fazer a análize das finanças antes da viajem para o exterior.

    E) Nesses tempos de crise, iorgute e mortandela são opção de comida mais acessível à população.

Analise as afirmativas a seguir:
I. Nos verbos derivados de TER e VIR, o acento ocorre obrigatoriamente, exceto no singular. Distingue-se o plural do singular mudando o acento de agudo para circunflexo. II. O adjetivo destacado em letras maiúsculas na frase seguinte é pátrio: Os escritores BRASILEIROS também são responsáveis pela mudança linguística.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Texto 1

 Adaptado

    A Universidade de São Paulo (USP) é, mais uma vez, a instituição de ensino superior que mais fomenta o desenvolvimento do empreendedorismo entre seus estudantes.

    É o que diz o Ranking de Universidades Empreendedoras, estudo organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). O objetivo do ranking, que está em sua terceira edição, é premiar as comunidades acadêmicas inseridas em ecossistemas favoráveis que mais ajudam a desenvolver a sociedade, por meio de práticas inovadoras.

    Seis pilares compõem a pesquisa: capital financeiro, cultura empreendedora, extensão, infraestrutura, inovação e internacionalização. Desta vez, o ranking contou com 123 universidades das 27 unidades federativas e mais de 15 mil universitários. As pesquisas foram realizadas entre março e agosto de 2019.

    A USP foi a universidade mais empreendedora nas três edições da lista do Brasil Júnior. Neste ano, duas universidades ficaram empatadas na nona posição: a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

    Disponível em: https://exame.abril.com.br

A expressão instituição de ensino superior no primeiro parágrafo é usada no texto para evitar repetição. Dessa forma, pode-se inferir que houve um processo de substituição lexical, realizado através de:

    A) Sinonímia.

    B) Paronímia.

    C) Hiperonímia.

    D) Hiponímia.

    E) Antonímia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...