Questões sobre Problemas da língua culta

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A questão diz respeito ao Texto. Leia-o atentamente antes de respondê-la.

(Texto)


Sobre o emprego dos “porquês”, analise o Título do Texto e, em seguida, assinale a alternativa correta:


“Por que a Microsoft deixou 855 computadores no fundo do oceano por dois anos”.

    A) O emprego do “Por que”, separado, está correto, uma vez que está sendo utilizado em uma frase interrogativa indireta.

    B) O emprego do “Por que”, separado, está correto, uma vez que está sendo utilizado em frases afirmativas e em respostas.

    C) O emprego do “Por que”, separado, está incorreto. O correto seria: “Porquê a Microsoft deixou 855 computadores no fundo do oceano por dois anos.” Ou seja, significa "causa", "razão", "motivo".

    D) “Por que”, separado, foi empregado corretamente. Ademais, também estaria correto trocar “Por que” por “Por quê”, sem qualquer outra alteração no período.

A respeito da ortografia:
I- O ____das pessoas é a descrença; II- O candidato escreve muito ____.
Preenchem adequadamente as lacunas acima, as respectivas palavras:

    A) Mau – Mal.

    B) Mau – Mau.

    C) Mal – Mal.

    D) Mal – Mau.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.


(Disponível em: https://www.huffpostbrasil.com/entry/como-criar-habito – texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 01, 19, 22 e 24.

    A) Por que – porque – em que – por que

    B) Por que – porquê – que – porque

    C) Porque – porque – onde – por que

    D) Por quê – por que – que – porque

    E) Por que – por que – em que – por quê

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.


Distribuição justa


      A justiça de um resultado distributivo das riquezas depende das dotações iniciais dos participantes e da lisura do processo do qual ele decorre. Do ponto de vista coletivo, a questão crucial é: a desigualdade observada reflete essencialmente os talentos, esforços e valores diferenciados dos indivíduos, ou, ao contrário, ela resulta de um jogo viciado na origem e no processo, de uma profunda falta de equidade nas condições iniciais de vida, da privação de direitos elementares ou da discriminação racial, sexual, de gênero ou religiosa?
        A condição da família em que uma criança tiver a sorte ou o infortúnio de nascer, um risco comum, a todos, passa a exercer um papel mais decisivo na definição de seu futuro do que qualquer outra coisa ou escolha que possa fazer no ciclo da vida. A falta de um mínimo de equidade nas condições iniciais e na capacitação para a vida tolhe a margem de escolha, vicia o jogo distributivo e envenena os valores da convivência. A igualdade de oportunidades está na origem da emancipação das pessoas. Crianças e jovens precisam ter a oportunidade de desenvolver seus talentos de modo a ampliar seu leque de escolhas possíveis na vida prática e eleger seus projetos, apostas e sonhos de realização.


(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 106) 

No emprego das formas verbais, são regulares a flexão e a concordância na frase:

    A) Se ninguém se dispuser a mudar esse processo, ou vir pelo menos a reavaliá-lo, não se fará justiça quanto às riquezas a se distribuir.

    B) À medida que se recomporem as condições iniciais do processo, será maior a possibilidade de se atenderem a cada um de seus ideais.

    C) Se não se contiverem os vícios do processo de distribuição das riquezas, ele seguirá sendo envenenado pelas mesmas injustiças.

    D)

    Caso não se retenhem seus pecados de origem, a distribuição de riquezas não alcançará os objetivos da justiça que se desejam fazer.



    E) Como eles não requiseram maior igualdade de oportunidades, viram-se prejudicados pelo processo a que se deram um referendo.

Dadas as frases:
I-Haveremos de ter boas lembranças do sítio. II-O bombeiro houve-se como herói. III-Se tivesse havido mais informações, a discussão não teria acontecido. IV-Há pessoas que se doam para ajudar os necessitados.
Em relação ao emprego do verbo HAVER, estão corretas:

    A) Somente I e IV.

    B) Somente II, III e IV.

    C) Somente II e III.

    D) Somente I e II.

    E) Todas as alternativas.

    Sou feliz pelos amigos que tenho. Um deles muito sofre pelo meu descuido com o vernáculo. Por alguns anos ele sistematicamente me enviava missivas eruditas com precisas informações sobre as regras da gramática, que eu não respeitava, e sobre a grafia correta dos vocábulos, que eu ignorava. Fi-lo sofrer pelo uso errado que fiz de uma palavra no último Quarto de Badulaques. Acontece que eu, acostumado a conversar com a gente das Minas Gerais, falei em “varreção” — do verbo “varrer”. De fato, tratava-se de um equívoco que, num vestibular, poderia me valer uma reprovação. Pois o meu amigo, paladino da língua portuguesa, se deu ao trabalho de fazer um xerox da página 827 do dicionário. O certo é “varrição”, e não “varreção”. Mas estou com medo de que os mineiros da roça façam troça de mim, porque nunca os ouvi falar de “varrição”. E se eles rirem de mim não vai me adiantar mostrar-lhes o xerox da página do dicionário. Porque para eles não é o dicionário que faz a língua. É o povo. E o povo, lá nas montanhas de Minas Gerais, fala “varreção”, quando não “barreção”. O que me deixa triste sobre esse amigo oculto é que nunca tenha dito nada sobre o que eu escrevo, se é bonito ou se é feio. Toma a minha sopa, não diz nada sobre ela, mas reclama sempre que o prato está rachado.


Rubem Alves. Internet: (com adaptações).


A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o seguinte item. 

No trecho “Fi-lo sofrer pelo uso errado que fiz de uma palavra no último Quarto de Badulaques”, a substituição de “Fi-lo” por O fiz, forma mais comum no português do Brasil, manteria a correção gramatical do trecho, de modo que é possível concluir que a escolha do autor visa ironizar a visão que seu amigo tem sobre a língua.

Na passagem: “A questão é conhecer os mecanismos que medeiam essa influência do ambiente sobre a educação. Os aspectos socioeconômicos são considerados fatores determinantes distais.” (L. 5-8)


A forma verbal destacada no fragmento do texto sinaliza

    A) que o verbo mediar se conjuga, nas formas rizotônicas, como o verbo incendiar.

    B) que o verbo mediar se conjuga, nas formas rizotônicas, como o verbo premiar.

    C) que o verbo mediar se conjuga, nas formas rizotônicas, como o verbo balancear.

    D) que o verbo mediar se conjuga, nas formas rizotônicas, como o verbo sediar.

    E) que o verbo mediar se conjuga, nas formas rizotônicas, como o verbo financiar.

Veja a tirinha:


Sobre o uso dos “porquês” a alternativa que completa corretamente a tirinha é:

    A) Porque, Porquê, Por que.

    B) Porquê, Por que, Por quê.

    C) Por quê, Porque, Por que.

    D) Por que, Por quê, Porque.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas a seguir: Minha tia voltou ___ estudar ___ três anos.

    A) à – a.

    B) a – a.

    C) à – há.

    D) a – há.

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